sexta-feira, 29 de abril de 2016

Paella Vegetariana


Que honra fazer parte deste projeto com gente tão bacana!!! Não conhece o Coletivo Gastronômico? Então pera que vou te contar tudinho! Mas antes eu preciso agradecer a oportunidade a todos os envolvidos pelo convite e pelo carinho com que fui recebida. Gente tão do bem! Que delícia fazer parte disto!

O Coletivo é uma ação colaborativa coletiva que acontece mensalmente entre diversos blogs de gastronomia e culinária, com o intuito de divulgar receitas com temas específicos e assim, apresentar ao seu público, outras opções de blogs e sites que são igualmente deliciosos! Legal né?!

E esse mês, a proposta são de receitas de uma panela só que possam te ajudar a preparar um delicioso almoço de Dia das Mães! Porque olha, vou te falar, que com o tanto de opções que iremos te dar, duvido que você vai querer enfrentar filas e mais filas em restaurante. O gostoso vai ser você preparar aquela comidinha delícia e fazer esse agrado pra sua mãe, avó, tia, irmã, etc.

A minha receita é uma Paella Vegetariana que você pode pensar que vai perder em sabor por não ter uma carne ou frutos do mar, mas eu te digo que você está enganada. Ficou bom, mas tão bom, que eu dificilmente vou querer fazer a receita de outro jeito! É sério, é muito boa!

Vamos a receita?

Ingredientes:

- +/- 800 ml de caldo de legumes
- 1 e 1/4 xícara de arroz paraboilizado ou o arroz para paella (eu fiz com o paraboilizado)
- 2 talos de salsão bem picados
- 1/2 cebola branca picada
- 2 dentes de alho picados
- 1/2 cenoura pequena em cubos médios
- 1/2 batata doce pequena em cubos médios
- 1/2 xícara de abobrinha italiana sem o miolo em cubos médios 
- 1/2 xícara de abóbora (utilizei a de pescoço) em cubos médios
- 1 xícara de brócolis
- 1/2 pimentão vermelho fatiado
- 1/2 pimentão amarelo fatiado
- 1/2 tomate picado sem semente
- 1/2 cebola roxa fatiada
- 1/4 xícara chá de ervilhas frescas
- 1/4 xícara de azeite extra virgem
- pistilos de açafrão 
- 1 col. café de cúrcuma
- sal e pimenta à gosto

Preparo:

- Em uma panela aqueça o caldo de legumes que pode ser o comprado pronto ou um caseiro que você tenha feito. O meu foi feito com (água, salsão, cenoura, tomate, cebola, alho, gengibre, pimenta em grãos, mostarda em grãos, cravo e louro). Adicione a cúrcuma ao caldo e mantenha o caldo quente durante o preparo da receita;
- Coloque metade do azeite em uma panela (pode ser uma frigideira grande ou uma paellera);
- Em seguida refogue a cebola e o salsão até que fiquem bem transparentes;
- Adicione o alho picado e a cenoura. Continue mexendo e refogando;
- Coloque a batata doce e cerca de 1/2 concha de caldo. Continue mexendo por uns 3 minutos até o caldo secar. Importante manter a panela em fogo alto;
- Adicione o arroz e o açafrão, misture bem e deixe refogar por alguns instantes. Caso não tenha o açafrão em pistilo, utilize o açafrão em pó;
- Acrescente a panela a abobrinha, a abóbora, o brócolis e o tomate picado. Adicione o caldo de legumes até que cubra o arroz e os legumes e mantenha em fogo médio. Nesse momento adicione sal o quanto baste;
- Coloque por cima da paella os pimentões, a cebola roxa fatiada e as ervilhas frescas para decorar;
- Vá adicionando mais caldo se necessário mas é importante não deixar o arroz cozido demais;
- Quando não houver mais caldo na sua paella e o arroz estiver cozido, desligue o fogo, adicione por cima do arroz o restante do azeite e salpique pimenta do reino à gosto. Sirva em seguida.

Rendimento: Serve 4 pessoas
Tempo de preparo: 1 hora
Grau de dificuldade: Fácil



Parece ser um prato complicado pela quantidade de ingredientes, mas não é, é muito simples. Como não estamos utilizando nenhuma proteína animal, é importante utilizar um caldo bem saboroso e abusar da diversidade de legumes. Aliás, você pode utilizar os legumes que desejar, eu dei apenas uma sugestão.

Bom, quer conferir as receitas de todos os participantes do Coletivo Gastronômico? Siga o Coletivo nas redes sociais (clique aqui para ir à página do facebook) ou siga-nos no instagram (@coletivogastronomico) e confira todas as delícias!!! 


Beijos,
Fla.

4 comentários:

  1. Fla amei esta Paella! Quero fazer!!!
    Bjsss
    Mel

    ResponderExcluir
  2. Já estou com água na boca, querendo muito fazê-la!!!
    Vou seguir vocês!!
    Flá, xerocas e uma lindo fim de semana!!!
    Go

    ResponderExcluir
  3. Que delicia! Nem vou esperar o dia das mães pra fazer!

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Gostei dessa paella, parabéns..........Bom apetite

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.