sexta-feira, 30 de abril de 2010

Quibe recheado com creme de ricota

Oi gente, tudo certinho?

Well, vamos por partes. Sobre a história do "bom-dia" ou "bom dia", seguinte gente, eu não vou prolongar o assunto aqui porque já tem gente polemizando a coisa. Recebi uma quantidade de email absurda sobre o assunto, e pessoal, quem acha que eu tô errada tudo bem, mas tem regra pra isso e todo mundo tem que tomar cuidado com links da internet certo? O ideial é buscar em fontes conhecidas e confiáveis. Teve muita gente que falou na boa, enviou links e tal e eu agradeço de coração, mas eu estou reclamando do pessoal que me crucificou, a grande maioria, por email. Ai gente, tenha dó de mim, please! Desculpa todo mundo e o assunto morre aqui, cada um escreve como achar que deve né? Quem quiser a regra mande um email para mim, fla.artenacozinha@gmail.com e eu envio, mas aqui no blog, o assunto móóóóórreu? Sigamos felizes e contentes. =)

Falando agora de comidinha... eu ganhei o kit da Tirolez lá no blog da Nana e coloquei aqui lembram? Então, fiz tanta coisa boa com esses produtos gente, amei. Comecei com esse quibe recheado com creme de ricota da Tirolez que ficou divino!!!

Eu sou super adepta do quibe assado por 2 motivos: primeiro que eu moro em apartamento e apartamento e fritura não combinam e segundo que é muito mais saudável.

Este eu fiz assim.

Ingredientes:

- 1/2 kilo de carne moída (usei patinho moído duas vezes)
- 1 xícara chá bem cheia de trigo para quibe
- 1 cebola pequena
- 2 col. sopa de azeite
- 2 col. chá de pimenta síria
- 1 xícara de folhas de hortelã
- suco de 1/2 limão
- 1 col. sobremesa de tempero pronto ou sal a gosto.
- 1 pote de creme de ricota Tirolez
- 2 tomates picados em rodelas
- 1 cebola grande em fatias
- 1/2 cheiro-verde

Preparo:

- Deixe o trigo de molho em 1 e 1/4 xícara de água fervente por 40 minutos. A água será toda absorvida pelo trigo e não terá necessidade em escorrer. Reserve.
- Bata com a ajuda de um mixer ou liquidificador a cebola, o limão, o azeite, a pimenta, o tempero ou sal e as folhas de hortelã.
- Coloque em uma vasilha: a carne, o trigo e os temperos batidos. Misture bem e deixe descansar por 30 minutos.
- Coloque metade da massa em uma forma pequena (usei o marinex número 0), por cima coloque todo o pote de creme de ricota Tirolez, a cebola fatiada, o tomate e o cheiro verde.
- Cubra com o restante da massa de quibe, faça marcas com a faca e regue com azeite do bom.
- Leve ao forno com papel alumínio por 25 minutos, retire o papel e deixe mais 25 minutos.
- Sirva acompanhado de coalhada.

Não se preocupe se você perceber que está "sorando" o creme de ricota, depois que você desliga o forno ele seca novamente, não esquente. Gente, o creme de ricota vira um creminho mega saboroso e fica uma coisa de delicioso.

A coalhada eu faço assim: 1 potinho de coalhada pronta, suco de 1 limão, 4 col. sopa de azeite, sal e pimenta síria a gosto e cebolinha picada. Misturo tudo e sirvo com o quibe. Adoro! Aqui embaixo o quibe já partido e o creminho escorrendo...nham nham!


Depois vocês irão conferir as outras receitas que este kit me rendeu. Adorei todos os produtos.

Beijos e até mais pessoal.
Amanhã teremos uma receitinha que fiz para participar de uma gincana aqui na net.
Fla.

36 comentários:

  1. MENINA,
    Qué que é isso!!??
    Tem mesmo muito bom aspecto!! E eu ia gostar muito.... aposto! :p
    beijinhos*

    ResponderExcluir
  2. Ai meu Senhor!
    Jura que você fez isso e nem me chamou prá provar?!
    Ai-que-delícia!

    ResponderExcluir
  3. Mas que delícia!!!!
    Era óptimo para o jantar!!!!

    Beijocas :)

    ResponderExcluir
  4. Olá Flavinha,

    Adoro Quibe, qualquer versão é uma delícia...

    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
  5. Sua malvada, essa hora olhar uma perdição dessas não vale... ficou ótimo e esse creme de ricota Tirolez faz toda a diferença né? amei! bjos e um ótimo final de semana! Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Jisuus!!! Deu fominha!!!

    Ah!!! uma vez comi quibe de queijo...os adeptos da cozinha vegetariana devem saber a receita direitinho, só vai trigo e ricota, e tempero claro....Nem parece que só tem queijo...bom demais!!!

    Adoro quibe e qualquer coisa que eu possa fazer assado, pq realmente se tem duas coisas que não se combinam de jeito nenhum é fritura e apto!!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Flá

    Nem vou comentar sobre o assunto do hífen, porque tô cnasada disso, nem sei se te falei que sou analista de comunicação e uma de minhas tarefas é revisar textos, então é regra de português o dia inteiro.......

    Quanto ao quibe, confesso que torço o nariz para aqueles que vendem em casa de produtos árabes, agora esses feitos em casa, com o maior cuidado, é tudo de bom.

    Bjs e ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  8. Falou e disse!!!

    meu Deus!!! esse quibe deve ter ficado divino!!!
    Eu Tbm amo quibe assado, sempre faço aqui em casa,já fiz recheado, mas não com esse creme maravilhoso... preciso de um babador urgente... rs

    Beijos querida

    ResponderExcluir
  9. Hummmm... Que lindo Flavinha! Super recheado hein! Que capricho! Bjokas

    ResponderExcluir
  10. Que delícia! Amo kibe, de todos os jeitos! Quando eu era pequena minha bisavó libanesa fazia kibe recheado e eram maravilhosos. Eu faço um recheado que é bem diferente desse no recheio, mas também é bem gostoso. Me deu vontade de comer este seu escorrendo creme de ricota! Uma maravilha Flá!
    Bjokas e ótimo findi

    ResponderExcluir
  11. Ola,Fla.
    Cada dia vc nos surpreende com uma receita gostosa e pratica.Eu faco quibe de forno por ser mais saudavel e pratico,poe o tabuleiro para assar com a mistura e pronto,mas nunca me ocorreu colocar um recheio,e o seu ficou uma maravilha.
    Querida,que bom que vc foi la no Lata buscar seu selinho e por favor nao se preocupe com essa coisa de seguir o blog,ta?
    Beijinho no coracao.zenaide storino.

    ResponderExcluir
  12. @@@Nossa, fiquei com água na boca, hummmmmmmmmm!

    ResponderExcluir
  13. seu quibe recheado ficou demais. amei. bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá Fla!Melhor que esse quibe só a noticia que vou te dar!
    Acharam o Gilberto!!!O primo do meu marido,ainda não fiz o post da noticia mas estou avisando as pessoas que nos deram uma força.Obrigada e um ótimo final de semana!
    Bjos!
    Alessandra

    ResponderExcluir
  15. Ô Flá, pelamordedeus, né? Vc faz um quibe desses e nem chama a gente??

    E olha, essa historia de bom dia, eu acho o seguinte: não importa se tem traço ou não tem traço, desde que seja BOM dia! Quem quiser encher o saco que vá ler dicionário, que na cozinha manda a cozinheira, rá rá rá!

    Tô longe da minha cozinha, maridão cozinhando (hhummm, tem dias e tem dias, né?), às vezes tem...miojo! Mas é por uma boa causa! E assim, estou cheia de novas idéias, para o blog, e depois quando der quero trocar umas letras contigo.

    Enquanto isso, kibe na moçadaaaaa!!

    Um fim de semana iluminado!

    ...não vai me dizer que tem traço tb, né? =)

    bjs!

    ResponderExcluir
  16. amiga..eu tambem sou como você:aqui em casa:fritura não combina!!!e..olha que moro em casa!!!e..tambem ..eu amo quibe assado!!é tudo de bom!!gosto tambem fito..mas..se não fôr feito aqui em casa!!amei seu recheio..com uma cervejinha..numa sexta feira...tudo de bom!!!!amei..e..quanto ao papo..deixa prá lá..nem esquenta..bjus querida e otimo findi...li

    ResponderExcluir
  17. Fla, seus kibes estão sempre deliciosos!

    Taí uma coisa que nao tenho o hábito de fazer...acho bom eu começar!

    Um abraço,
    Ótimo fim de semana pra vc!

    ResponderExcluir
  18. Mas tem gente que se preocupa se seu bom dia é com hífen ou sem hífen...ou melhor, hífen tem ou não assento, e tem, tem acento no e ou não....a Fla, pelo amor de Deus, oque importa isso!! Se os problemas do mundo fosse uma palavra equivocada estávamos no paraíso!! Viva o Bom Dia!!! kkkkk. Amei a receita Fla, adoro quibe recheado, minha vó sempre faz!! Ah, e amanhã vai rolar um sorteio lá no Cerejinha, não perca heim! Beijo enorme!

    ResponderExcluir
  19. Vou fazer se achar o creme de ricota,
    parece delicioso, eu amo quibe.
    Edilia

    ResponderExcluir
  20. hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
    Que delicia Flá, ótima receita pro fim de semana
    Muito bom
    Ai que vontade
    Bjocas e bom fim de semana
    Re

    ResponderExcluir
  21. Fla amei a receita! Adoro kibe (come hj!!hehe)
    Bom fds querida!
    bjocas

    ResponderExcluir
  22. hummmmmmm passei até em baixo da mesa..kkkkkk...ameiiiiiii,lindoooo, maravilhoso, só vc Flá, e sobre as regrinhas se vc quizer me enviar vou amar ando meia sem noção , estes dias atras levei maior pitaço..sobre um poema q digitei lá, vc viu né..mas fazer o que né..meu email é este vagner_bergamaschi@hotmail.com, é do meu marido mas sou eu que uso...rsss..bjuu linda!

    ResponderExcluir
  23. ...e eu q nem sabia q tinha tracinho...:D deve sê pq falo bão, né?!rsrs
    E morri procê..com gente folgada q gosta de render um assunto do tamanho do tracin... piquininin...:)
    Tem dó né fia...
    Olha q o dotô mandou eu comer quibe pq diz q tem muita proteína...mas o seu ficou um negócio de convidativo esbanjando esse creme na travessa...
    Fia...cê acha q eu escrevo érrádímais?!!rsrsrs
    Um bejim e amanhã vc tenha um bãodia, mió assim :D

    ResponderExcluir
  24. Nossa Flá que delecia, faz em tempão de não faço kibe de forno, fiquei com vontade vendo o seu...Lindo!!!
    Bjoo amigaa =)

    ResponderExcluir
  25. Que delícia Flá!

    Vc nem vai acreditar se te contar q estava pensando em fazer quibe de assadeira... Hoje fui a um churrasco e vi folhinhas de hortelã plantadas, logo lembrei de quibe de assadeira. Ia pegar um punhadinho, mas esqueci :(
    Agora entro no seu blog e olha o q vejo... Ahhh nãooooo. Fiquei c vontade!!!
    Bjoka

    ResponderExcluir
  26. Fla querida! Nas últimas duas semanas eu estava numa correria no trabalho e não consegui acompanhar direito as novidades, mas pelo jeito tem gente na blogsfera que não perdoa né! "Descascaram" a Tati, ofenderam a Carol e implicaram até com a tua saudação! Que chatiação... Como tu mesma disse, sigamos felizes e contentes!!!
    Então vamos ao que interessa! Amei tuas receitas da última semana, a começar pela panqueca de palmito (amo) e para fechar este quibe de forno recheado que deve estar maravilhoso!!! Babei!!! beijos e bom findi!

    ResponderExcluir
  27. Fla
    Que beleza de quibe, com o creme escorrendo... Nossa! Vou ter de fazer logo, logo.
    bjs

    ResponderExcluir
  28. Fla, que delícia.
    Eu adoro quibe, mas nunca fiz, gosto muito de servir quando faço a festa da pipoca, minha osbrinha que faz e enrola pra mim, depois eu frito, mas este seu quibe assado, deixou-me com vontade de tentar fazer.
    Vou levar esta receita maravilhosa. Beijinhos

    ResponderExcluir
  29. Taí Flá, liga não pra essa gente que te importunou, siga mesmo alegre e contente fazendo nosso deleite com suas recitas deliciosas.
    Amei esse Kibe, já anotei.

    Beijinho, e obrigada pelo carinho no blog .

    ResponderExcluir
  30. Fla, kkkkkk..infelizmente não pude comparecer, mas da próxima vez que fizer quibe, por favor, convide-me novamente que cancelo compromissos...kkkkkkk. Obrigada, Bjs: Tia Ném.

    ResponderExcluir
  31. `Que delicia....vou fazer!Parabéns pelo blog, está lindo!bj

    http://blogpontosefios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Eu fiz e ficou nota 1000,obrigado pela receita,simples e deliciosaaaaaaa.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.