terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Pão de batata da Márcia

Já comentei aqui que apesar de procurar muitas receitas na internet eu gosto de buscar receitinhas que anoto nos meus caderninhos e geralmente quando eu faço uma receita que fica incrível e que peguei na internet, eu já passo pro meu caderno, porque facilita muito a minha vida.

E é engraçado que estes caderninhos vem repletos de memórias porque vou nomeando os donos das receitas, então tenho por exemplo a "Broinha de fubá da Tia Jane", o "Pão da mãe", o "Bolo verde de limão da Fer", mas vez ou outra aparece um "Bolo de chocolate da Vinni - Amehlia Digital" ou "Nhoque para congelar do Na Biroskinha". 

E foi por uma busca nesse caderninho, que me lembrei de uma receita maravilhosa que certo dia uma amiga da minha mãe fez pra mim, e claro que ele estava anotadinho dessa forma "Pão de batata da Márcia amiga da mãe" risos... tudo é bem detalhado, sou sagitariana! Risos...

E esse pãozinho, te juro, é incrível! Macio, macio e macio! Rende super bem e pode ser congelado que continua com ótima textura depois do descongelado. O pulo do gato é seguir todas as dicas que estão na descrição do preparo. Vamos a receita? E se colocar no seu caderninho, coloca aí: "Receita do Pão de batata da Márcia - Arte na Cozinha". :)

Ingredientes;

- 8 batatas pequenas
- 2 xícara chá de açúcar
- 1 xícara chá de óleo
- 250 ml de leite
- 2 col. sopa de manteiga amolecida
- 4 ovos
- 1 col. sopa de sal
- 100 gr. de fermento biológico fresco ou 20 gr. do fermento biológico seco 
- +/- 1.5 Kg de farinha de trigo

Preparo:

- Cozinhe as batatas e passe pelo espremedor ainda quente;
- Junte o leite, o fermento, o açúcar e o sal;
- Dissolva tudo e deixe descansar por aproximadamente 15 minutos;
- Passado esse tempo em outra vasilha adicione os ovos ligeiramente batidos, a manteiga amolecida, o óleo e a mistura com o fermento, mexa bem;
- Adicione a farinha de trigo aos poucos, sovando bem até começar a desgrudar;
- Pulo do gato: não coloque farinha demais, o ponto da massa é quando ela começar a desgrudar das mãos, mas ainda houver pontos grudando, por isso é importante utilizar uma espátula para ajudar na sova. Se for farinha demais, a massa ficará muito densa e pesada.
- Quando a massa estiver no ponto e estiver lisinha, cubra com um pano e deixe descansar por no mínimo 2 horas em ambiente escuro e sem circulação de vento de preferência. Ela vai crescer bastante!!! Coloque em uma vasilha alta para não transbordar;
- Passado esse tempo, abaixe a massa dando leves soquinhos na massa;
- Você irá perceber que a massa estará um pouco grudenta, é assim mesmo. Passe farinha nas mãos, pegue pequenas porções da massa, modele da forma que desejar, e disponha em assadeira bem enfarinhada;
- Cubra com um pano de prato e leve para crescer novamente por 40 minutos;
- Preaqueça o forno 180º e leve para assar por 30 a 40 minutos. Não deixe o pão corar demais, assim que a parte debaixo estiver começando a dourar, o pão estará pronto.

Rendimento: aproximadamente 40 pães como os da foto
Tempo de preparo: 4 horas
Grau de dificuldade: Médio

Sério, comi esse pão com manteiga, com queijo, com antepasto de abobrinha... ele é incrível! E eu esqueci de tirar uma foto melhor deles... mas eu não ia deixar de postar por isso, vai fotinho na assadeira mesmo. 

Espero que gostem!
Beijos,
Fla.

3 comentários:

  1. Nossa que delícia adoro cadernos de receitas,ai como queria as receitas desse seu caderno.

    ResponderExcluir
  2. kkk entendi perfeitamente, tambem sou sagitariana!! delicia esse pão, vou tentar!

    ResponderExcluir
  3. Esse já está na minha lista de "a fazer", como pão de batata da Marcia da Fla :)

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.