sábado, 30 de janeiro de 2010

É canja de galinha!

Pessoal, alguém pode me explicar porque chove tanto? Há quase 24 horas está chovendo sem parar na minha cidade. As ruas estão alagadas, o trânsito caótico, e a represa da cidade vizinha já teve que abrir as comportas para não aconteça algo pior devido ao acúmulo de água e isso tem feito o rio ficar ainda mais cheio.

Já estou mais uma vez pensando: "Porque não comprei a secadora de roupas da última vez que choveu tanto assim?". Pois é, agora eu fico naquela: compro ou não compro? Porque secar roupa com chuva já é difícil, em apartamento então é impossível! Vamos aguardar pra ver se o tempo melhora.

Bom, semana passada como eu estava bem dodói e malemá conseguia me alimentar, tive que apelar pra sopinha né?! Confesso que o miojo rolou solto, primeiro porque eu gosto mesmo e admito, segundo que como eu não conseguia sentir cheiro de comida, preparar alguma coisa seria impossível.

Massss, com um peito de frango dando mole na geladeira, eu resolvi criar coragem e fazer uma canjinha. É bem verdade que canja mesmo é feita com arroz e acho que com menos tipos de legumes, mas era o que eu tinha em casa e como me deu vontade de fazer dessa forma eu fiz, e o resultado ficou muito bom.

Sopinha sem segredo: Tempera o frango cortado em cubos com sal, pimentinha, 1 col. chá de colorau e limão. Deixa tomar gosto e depois de 1 hora leva com um fio de azeite para a panela de pressão junto com 500 ml de água. Deixe cozinhar até que fique bem macio (coisa de uns 20 minutos). Retire os pedaços de frango, deixe a água do cozimento na panela, e desfie o franguinho todo.

Na panela de pressão coloque cortado em cubos: 2 tomates bem vermelhos s/ semente, 1 batata grande, 4 mandioquinhas, 1 cenoura média e 1 chuchu. Coloque mais água se desejar, volte o frango desfiado pra panela, tampe e deixe até que os legumes estejam quase cozidos.

Agora é só tirar a pressão, colocar coisa de 1/3 de xícara de macarrão argolinha ou de arroz e deixar que ele fique cozido. Acerte o sal e pronto.

O parmesão ralado fica a seu critério. Como é forte dessa vez eu tive que passar, mas em todas as outras eu me acabo no parmesão!

Tem como não ficar melhor depois de uma sopinha dessa? Ahn? Ahn? Ahn?

Cuidem-se, tenham um bom final de semana e cuidado com a chuva!
Beijos,
Fla.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Frango Xadrez

Oie! Voltei! Agora em definitivo. Gente do céu que virose é essa?! Olha, até agora eu não sei bem se foi ou não foi a tal da virose, mas o fato é que meus exames graças a Deus deram normais (tirando o ácido úrico que insiste em ficar alto) então nada justificaria uma infecção por exemplo.


Mas graças a Deus eu já estou boazinha e agora é só me hidratar bastante e tomar cuidado com o que como, pelo menos por um tempinho.

Bom, preciso abrir um parênteses aqui para dizer que hoje eu completo 2 anos de casada. E gostaria de dizer pro meu marido uma coisinha: Fá, eu te agradeço por tudo. Por ser meu amigo, por ser meu marido, por ser meu confidente, por ser meu porto seguro, por ser meu incentivador, por ser você... Sou muito feliz ao teu lado e te amo muito. Viva nóoooiiiiiissssss!

Agora sim, vamos a receita que é o objetivo desse boteco...hehehe.

Dias atrá eu estava numa preguiça mortal de ir pra cozinha, mas queria comer algo bem gostosinho. Aí lembrando de um franguinho que estava dando mole no freezer, resolvi buscar no meu caderno (o que eu tenho escrito a mão mesmo), alguma receitinha e eis que lembrei da minha receita de frango xadrez.

Lá fui eu pra cozinha mais animadinha e o resultado ficou show. Sei que eu peguei essa receita da net, mas não tenho ideia de onde foi porque já faz alguns anos que a tenho anotada. Vamos lá pra receita então?!

Ingredientes:

- 2 col. sopa de azeite
- 1 cebolas pequenas cortada em cubos grandes
- 2 dentes de alho fatiados
- 300 gr. de frango cortado em cubos
- sal a gosto
- 1/2 pimentão verde cortado em cubos
- 1/2 pimentão vermelho cortado em cubos
- 1/2 pimentão amarelo cortado em cubos (não tinha então não coloquei)
- 1/2 xícara de cogumelos fatiados
- 1/4 xícara de shoyo
- 1 col. sopa rasa de maizena
- 200 ml de água
- 1/2 xícara de amendoim (eu utilizei castanha de caju)

Preparo:

- Em uma panela coloque metade do azeite e frite a cebola e o alho. Retire da panela e reserve.
- Na mesma panela coloque o restante do azeite e frite os pimentões. Depois de uns 5 minutos coloque o cogumelo, misture bem, retire da panela e reserve.
- Na mesma panela coloque o frango (já temperado com sal, limão e pimenta) e frite até dourar.
- Volte todos os ingredientes na panela junto com o frango e misture por alguns minutos.
- Em uma vasilha coloque a água, o shoyo e dissolva a maizena. Junte esta mistura na panela e deixe cozinhar em fogo baixo até que forme um caldo espesso.
- Retire do fogo, misture o amendoim e sirva.



Olha, dá de dez em muito frango xadrez de fast food, que além de ser caro pra chuchu vem mais pimentão que frango. Vale muito a pena fazer em casa.

Espero que gostem da receita.

Mais uma vez obrigada a todos que torceram pela minha recuperação!
Beijos,
Fla.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Bolo de milho


Post reeditado em 03/10/2018.

Boa tarde gente, tudo certinho?

O trabalho anda me consumindo num grau que eu cada vez mais penso na minha aposentadoria...hehe. Mas o fato é que mesmo cheia de coisa pra fazer eu não abro mão de duas coisas: meu blog e minha fazendinha (aquela do facebook...rs). E que meu chefe nunca descubra o endereço deste blog...hahahaha.

Então, semana passada numa vontade alucinante de comer um doce e a necessidade de usar um pacote de coco ralado que já estava prestes a vencer, fui atrás de uma nova receita de bolo que fizesse o uso deste ingrediente e me lembrei de uma receita de bolo de milho que eu havia visto no Rainhas do Lar.

Cheguei em casa, abri minha dispensa e munida de todos os ingredientes lá fui eu preparar meu bolinho delicioso com o intuito de também agradar o meu marido.

A receita original não consta mais no site, mas fica aqui o registro do meu amor eterno pelo Rainhas do Lar. Mas eu vou colocar a receita completa aqui embaixo.

Ingredientes:

- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de milho verde escorrida
- 4 ovos
- 1 col. sopa de manteiga
- 100 gr. de coco ralado
- 2 col. chá de fermento em pó

Preparo:

- Bata no liquidificador todos os ingredientes, menos o fermento e deixe bater bem;
- Depois acrescente o fermento e misture bem com uma colher;
- Coloque em uma forma untada e polvilhada com açúcar e leve ao forno médio pré-aquecido por +/- 40 minutos;
- Depois de assado, desenforme e sirva.

Rendimento: aproximadamente 10 fatias
Tempo de preparo: 1 hora
Grau de dificuldade: Moleza

Não tenho preconceito contra bolos que utilizam batedeira mas confesso que os de liquidificador me agradam mais pela praticidade. E este eu assino embaixo.

Espero que tenham gostado.

Beijos e abraços,
Fla.

Foto do post original em 19/01/2018.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Minha Máquina de Fazer Pão

SIM! SIM! SIMMMMMMMMMMMMMMMM! Eu ganheiiiiiii uma MFP!!! Meu marido num ato de muita generosidade (hehe) me deu esse presente e eu fiquei megaaaaaaa feliz da vida e nesse mesmo dia eu ganhei uma MFP e quase perco minha mãe...kkkk, quase matei a Dona Néia de susto porque liguei pra ela pra contar numa euforia só e ela achou que tivesse acontecido alguma coisa, e aí foi um rolo só...hehehe, desculpa aí mãezinha.

Bom, mas o fato é que depois de muito tempo namorando a MFP dos outros, eu tenho a minha! Ai que felicidade...kkkk. Claro que chegando em casa eu já fui ler o manual todinho, mas só consegui fazer o pão 2 dias depois.

Deixei tudo na máquina, ligadinho, programado para que quando eu e meu marido acordássemos o pão estivesse lá, fresquinho, bonitinho, quentinho... Buttttttttttttttttt, 6:30 da manhã a bendita começa a apitar e dar uns estralos, levantei correndo achando que tivesse algo de errado, mas nãooooo, ela só estava me avisando que se eu quisesse poderia colocar mais ingredientes...hehehehe.

Aí, na euforia de ver meu pão ficando pronto nem dormi mais...hahaha. Depois foi só alegria, o meu pão saindo quentinho, bonitinho, e bem fofinho da máquina.

Já fiz mais algumas versões e aos poucos vou colocando as receitinhas, e também já peguei algumas de blogs amigos.

Ai ai, fiquei tão felizinha. Eu super recomendo a máquina viu.

Vou deixar a receita do pão básico tradicional, mas acho que quem já tem a MFP já deve ter a receita. E quem não tiver a máquina é só fazer do modo tradicional mesmo tá.

Ingredientes:

- 1 1/2 copo de água (320 ml)
- 1 1/2 col. sopa de margarina
- 1 1/2 col. chá de sal
- 2 col. sopa açúcar
- 4 col. chá de leite em pó
- 4 copos de farinha de trigo
- 2 col. chá de fermento biológico


Preparo:

- Adicionar os ingredientes na MFP na ordem acima.
- Escolher o ciclo normal e o tamanho do pão número II (900 gr.)
- Ligar sua MFP e esperar.

Depois é só retirar e ser feliz comendo um pão quentinho...hehehe.

Olha aqui uma fatia dele... bonito né?!


Gente, um excelente final de semana pra vocês!
Beijos,
Fla.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Batatas recheadas com tender e requeijão

Oi pessoal, bom dia! Tudo bem com vocês? Espero que sim.

Primeiro lugar queria pedir desculpa pela total falta de glamour da foto, porque nem deu tempo de tirar as batatinhas recheadas do papel alumínio, a minha pilha da máquina estava a um passo de acabar, eu tinha que aproveitar aquele momento e ser rápida para garantir uma fotinho, então acabei tirando daquele jeito mesmo, sorry.

Bom, assim como eu, muitas pessoas acabaram ficando com várias comidinhas de Natal e Ano Novo que sobraram não é mesmo? Eu por exemplo tinha tender, lombo e pernil em casa, e só ir esquentando para comer não dá, a gente precisa renovar o alimento não é mesmo?

Foi aí que surgiu as ideias das batatas recheadas com tender e requeijão. Gente, ficou bom isso que vocês não tem noção. Mega ultra power fácil de fazer e ainda me ajudou a desencalhar o tender que estava na geladeira (fiz essa receita já faz tempinho tá, não vão achar que eu ainda estava com comida do ano novo na geladeira...hehehe).

Eu fiz assim: peguei 4 batatas médias, lavei bem e fiz vários furos com a ajuda de um garfo. Coloquei as 4 na beirada de um prato raso e levei ao microondas por 16 minutos. Na metade do tempo virei as batatas. Quando termina o tempo, você as embrulha em papel alumínio e deixa uma abertura para que depois você possa abrir e rechear. Deixe-as embrulhadinhas por mais 5 minutos.

Passado esse tempo, você faz um pequeno corte com a ajuda de uma faca aonde ficou a abertura do papel alumínio, e dá um tapinha nas laterais até a batata abrir. Retire um pouco da "polpa" da batata com a ajuda de uma colherzinha, salpique dentro delas sal e coloque uma colherinha de margarina em cada uma delas. Reserve.

Em uma panela aqueça 1 col. sopa de azeite, frite 1 cebola em pedacinhos, em seguida junte 2 xícaras de tender em cubinhos e frite bem. Depois some cebolinha picada, 2 colheres sopa de requeijão e pimenta a gosto.

Recheie as batatas com o tender refogado, cubra com bastante mussarela ralada e leve ao forno para derreter o queijo.

Sirva com uma salada e seja bem feliz!

Hehehe, bom né?! Eu fiquei feliz com o resultado. Essa batata recheada eu já até tinha colocado aqui com outro recheio, ela é super coringa.

Prometo da próxima vez caprichar na fotinho...rs.
Beijos a todos,
Fla.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Farofa Fria


Post reeditado em 05/06/2020.

"Comprei um quilo de farinha, pra fazer farofa, pra fazer farofa, pra fazer farofa-fa-fa". Fala a verdade, eu fui longe agora né?! Se você é daqui do Brasil, provavelmente já ouviu essa música do Silvio Brito, que também já foi regravada pelo Sérgio Malando, certo? E se você não é do Brasil e não conhece a música, garanto que vocês não estão perdendo nada, a música é uma bobagem só, risos.

Mas, comecei o post de hoje com essa música, porque claro, a receita que vou colocar aqui é de uma farofa fria deliciosa. Quem me passou a mesma foi uma amiga, a Márcia Freitas e sou muito grata a mãe dela, que é dona da receita. 

Não dá um pingo de trabalho pra fazer, os ingredientes são simples e o resultado delicioso. Vamos a receita então? Aviso aos navegantes que a receita rende pra chuchu. Eu sempre faço metade.

Ingredientes:

- 3 cenouras raladas
- 1 lata de ervilha escorrida (eu usei ervilha congelada)
- 1 lata de milho verde escorrido
- 10 azeitonas verdes sem caroço picadas
- 3 ovos cozidos picados
- 1 pimentão verde bem picadinho
- 1 pimentão vermelho bem picadinho
- 2 tomates sem semente picados
- 1 cebola grande picada
- cheiro-verde, sal e pimenta a gosto
- 1 1/2 xícara de farinha de milho
- 1 1/2 xícara de farinha de mandioca torrada
- 1 xícara de azeite
- 1 xícara de passas

Preparo:

- Depois de picar todos os ingredientes, coloque em uma vasilha bem grande, junte o azeite, o sal, a pimenta e o cheiro-verde, misture tudo muito bem.
- O meu toque pessoal, é o suco de 1 limão para temperar bem, mas é totalmente a gosto.
- Leve a geladeira e retire na hora de servir.

Fácil né? E olha fica bem gostosa e substanciosa. Espero que vocês gostem!
Ótima segunda-feira!
Beijos a todos,
Fla
Foto do post original em 11/01/2010

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Bolo de damasco, maçã e nozes

Bom dia!!! Tudo bem com vocês? Espero que sim.

Aqui na minha Sorocaba continua um calor monstruoso apesar de estar chovendo um pouco durante a noite, porém aqui na sala onde trabalho o frio é constante, o que faz meu pobre nariz sofrer de tanto espirrar. Fazer o que né?! Ossos do ofício.

Bom, mas mudando de pato pra ganso, uma das receitas que mais fizeram sucesso no ano passado aqui no blog foi o bolo de banana com passas e nozes que eu publiquei aqui. Pois bem, tanto aqui no blog, quanto no grupo do Papo de Comadres que eu participo (graças a Christien que se tornou fã da receita e falava sempre do bolo), eu comecei a testar variações da mesma e olha, deu muito certo.

Para aproveitar o clima natalino e utilizar uma fruta que por aqui só encontramos nessa época, resolvi fazer a receita utilizando damasco, maçãs e nozes. Olha, até eu que não sou lá tãããão chegada em damasco gostei bastante.

A única coisa que alterei da receita, que você pode conferir aqui, foi que ao invés de utilizar bananas, eu coloquei 100 gr. de damasco seco picado e 2 maçãs sem semente picadas, ah e retirei as passas também.

Ah e preciso dar os créditos para minha mãe que correu achar uma fita para eu colocar no bolo porque esqueci de pensar na decoração do bichinho...risos.

Espero que gostem!
Beijos,
Fla

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Tender Agridoce e Lombo delícia


Bom dia pessoal, tudo bem com vocês?

Acho que vocês já devem estar de saco cheio de tanta receita de Natal e Ano Novo não é mesmo? Mas como eu não coloquei nenhuma ainda, vou me dar ao direito de postá-las, assim já fica aqui nos arquivos para o final deste ano.

Bom, desde o ano passado, eu e minhas amigas da época do colégio (ai, isso já faz tanto tempo), organizamos com nossos respectivos maridos, uma festa de pré-natal. Na verdade essa é uma forma de nos encontrarmos, agradecermos pela nossa amizade, rezarmos todos juntos e claro, fazer uma bela ceia farta com várias delícias.

Preciso confessar que das minhas 3 amigas que participam destes encontros, a única que realmente pilota o fogão sou eu, as demais digamos assim vivem da comida da mamãe, de disk's de todos os tipos, e lá uma vez ou outro encaram um grill...rs.

E por isso, a incumbência de levar um assado fica comigo (disseram que neste ano vão me livrar desta etapa...rs), e eu adoro claro, porque apesar de sermos apenas 7 pessoas, já que uma das amigas ainda não casou, é sempre muito gostoso pensar nos preparativos, decoração e claro elaborar o menu.

Ano retrasado eu fiz um lagarto recheado que agradou a todos e que modéstia a parte ficou realmente bem gostoso, agora pra esse ano eu precisava inovar um pouquinho, e queria algo com cara de Natal mesmo, por isso fiz duas receitas: Tender Agridoce com mostarda e mel e Lombo Delícia ao vinho branco.

As duas receitas são mega fáceis e você amiga, pode usar a ideia do lombo por exemplo, para fazer na sua casa num domingo qualquer.

Vamos então as receitas?

Tender Agridoce

Ingredientes:

- 1 tender (comprei da marca Rezende que é uma marca da Sadia) bolinha s/ osso de 1.200 Kg +/-
- 15 cravos da india +/-
- 3 col. sopa de mostarda (utilizei 1 de holandesa e 2 da normal)
- 2 col. sopa de mel
- suco de 1/2 limão
- 1 xícara de vinho branco seco
- 1/2 abacaxi em rodelas

Preparo:

- Risque o tender com uma faca superficialmente formando losângos. Em cada encontro dos losângos coloque um cravo da índia.
- Misture bem em um potinho a mostarda, o mel e o limão.
- Coloque o tender em uma assadeira antiaderente e besunte com metade da mistura.
- Jogue por cima do tender com cuidado metade do vinho branco.
- Leve para assar por 30 minutos em forno médio/baixo.
- Passado este tempo, coloque as fatias de abacaxi na assadeira junto com o tender e besunte-o com o restante da mistura e regue com o restante do vinho. Deixe mais 30 minutos em foto médio/alto para corar e ficar brilhante.
- Depois de assado retire o tender e os abacaxis da assadeira e reserve a assadeira.


Lombo Delícia

Ingradientes:

- 1 lombo de porco (também comprei o Rezende) de aproximadamente 1.800 Kg
- suco de 2 laranjas
- suco de 3 limões
- 1 xícara de vinho branco seco
- 3 dentes de alho inteiros com casca (só aperte os dentes para quebrá-los)
- 1 cebola partida em 4
- 1 ramo de alecrim
- 1 col. café de cominho em pó
- 4 cravos da índia
- 1/2 col. café de pimenta calabresa
- 2 col. azeite
- sal a gosto

Preparo:

- Tempere o lombo com todos os ingredientes.
- Se possível deixe em um saco fechado e vá virando as vezes. Deixe marinar por 24 horas.
- Em uma assadeira coloque o lombo e despeje todo o caldo.
- Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio/baixo por 1 hora.
- Não se esqueça de ir regando o lombo a cada 20 minutos. Isso ajuda a fazer com que ele fique úmido.
- Depois de 1 hora, retire o papel alumínio, vire a peça do lombo e deixe por mais 1 hora, regando sempre também.
- Passado este tempo, vire novamente a peça do lombo e aumente o fogo até corar. Continue regando e caso a assadeira seque derrame mais vinho branco.


Molho para acompanhamento:

- O que eu fiz foi muito simples. Peguei as duas assadeiras, do tender e do lombo (que eu coei), juntei o conteúdo das duas em uma panela e adicionei mais 1 xícara de suco de laranja com 1 col. sopa de farinho de trigo.
- Levei para o fogo baixo até engrossar um pouco.
- Depois foi só fatiar as carnes e deixar o molho ao lado.


Óh eu gostei bastante do resultado e foi bem elogiado, e isso óbvio, deixou a cozinheira aqui numa alegria só. Cá entre nós, não tem recompensa maior né não?

Espero que gostem da receita. A foto ficou meio distante e não deu pra ver que eu enfeitei o marinex com o abacaxi do tender e no meio deles coloquei uma cereja ao marrasquino. Bom a culpa da foto é minha porque depois de algumas tacinhas de Lambrusco eu já tava pra lá de Bagdá...hehehehe.

Beijos pra vocês!
Fla

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Pão da mamãe


Reeditado em 15/04/2018.

Bom dia pessoal, tudo bem com vocês?

Esta primeira receitinha que vou colocar é de um pão delícia, cuja receita é da minha mãe e é o tipo de receita certa, nunca dá errado e fica sempre divina. Você pode fazer o pão simples como fiz desta vez só para comer com uma manteiga ou então pode abrir e rechear com o que você desejar: presunto e queijo, linguiça, frango com requeijão, tomate seco com queijo. Essas foram algumas das opções que eu já fiz e que recomendo.

Receita fácil que eu espero que vocês gostem. Vamos a ela então?

Ingredientes:

- 600 ml de leite morno
- 15 gramas de fermento biológico seco
- 3 ovos
- 1 col. sopa de margarina com sal
- 100 ml de óleo
- 1 col. sopa rasa de sal
- 1 col. chá de açúcar
- +/- 1 kg de farinha de trigo

Preparo:

- Bata no liquidificador o leite com o fermento.
- Depois vá adicionando os demais ingredientes um a um e bata bem.
- Coloque esta mistura em uma vasilha e vá adicionando a farinha de trigo aos poucos.
- Sove bem a massa. Reserve uma bolinha da massa e coloque em um copo de água.
- Divida em duas ou três formas (dependendo do tamanho) para pão, untadas e enfarinhadas.
- Cubra as formas e mantenha-as em lugar seco e longe de correntes de ar. Deixe crescer por 1 hora mas caso a bolinha no copo de água não tenha subido, espere até que isso aconteça.
- Leve ao forno preaquecido a 180 graus, por aproximadamente 30 a 35 minutos ou até que ele fique bem corado.

Rendimento: 2 pães grandes
Tempo de preparo: 2 horas
Grau de dificuldade: Fácil

Gente o truque da bolinha no copo de água é antigo mas é muito útil viu?! Dá certinho. O negócio é esse mesmo, se ela subir antes não tem problema, sempre deixe 1 hora no mínimo para a massa crescer. Agora se passar uma hora e ela não tiver subido, deixe mais tempo até que isso aconteça.

Pãozinho batuta esse viu. Podem confiar. 

Foto do post original publicado em 05/01/2010
Lindo dia pra vocês!
Beijos,
Fla.