Páginas

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Como montar uma tábua de frios


Aqui no blog já tem um post bem legal sobre tábua de frios e uma forma de montar bem simples, para aquele happy hour em casa mesmo, com poucas coisas, itens mais em conta e acho super válido você clicar aqui e ir conferir este post também.

Mas esse post aqui, é para te dar dicas de como fazer algo mais refinado, com uma montagem mais legal e que vai surpreender todo mundo. Claro, o investimento - e eu falo investimento mesmo, porque não é algo para se fazer sempre, é um luxo que de vez em quando dá pra fazer - é um pouco mais alto, mas você pode adaptar com o que encontrar na sua cidade.

Siga uma regra que dá super certo:

- Para cada 2 tipos de queijo, use 2 tipos de embutidos, 1 patê, 1 fruta e 1 fruta seca ou castanha e 1 conserva. 

Outras dicas que são super válidas para fazer suas combinações:

- Se você utilizar queijos mais fortes, procure um patê ou pastinha de sabor mais suave e mescle embutidos escolhendo um mais forte e outro também suave;
- Queijos mais fortes combinam bem com castanhas;
- Queijos adocicados ou mais suaves, vão super bem com geleias ácidas;
- Queijos mais cremosos, podem ser servidos dentro de mini pães ou então com torradinhas;
- Pastinhas mais suaves como grão de bico, coalhada e ricota, combinam muito bem com palitos de legumes;
- Se utilizar pastas mais fortes, como azeitonas, salame, salmão defumado, procure usar queijos mais suaves;
- Frutas que são ótimas para tábua de frios: Uvas sem sementes, figos, morangos e melão;
- Ervas ajudam a decorar a sua tábua, mas é importante colocá-las bem secas;
- Pratos, tábuas, tigelinhas, tacinhas, copinhos, tudo pode te ajudar a compor uma tábua bem legal.
Eu fiz a montagem desta tábua na casa de um amigo, então usei tudo o que eles foram me arrumando e ocupei toda a extensão da tábua, por isso ela não aparece. Mas deixar aparecer a madeira, dá um ar super legal também.

Comecei colocando as pastinhas, depois coloquei os embutidos que fui dobrando como um leque os mais firmes ou só colocando deixando com ar de desarrumado, como no caso do peito de peru defumado. 

Depois parti para os queijos, apenas um servi cortado em cubos, os demais deixei inteiro, com aquela faquinha de cortar lascas. O queijo verde é de wasabi, maravilhoso e achei numa promoção muito boa. O brie levou uma geleia de amora, bem gostosa.

Por último fui encaixando as frutas frescas, as secas e as bolachinhas. Tentando deixar tudo com ar de organizado, mas sem muita neura.

Se tiver flores, elas ficam lindas! Se quiser organizar tudo em um sentido único, fica maravilhoso, quem ama simetria, vai gostar. 

Deixe a imaginação fluir. Use os produtos que você tiver e fique de olho nas promoções de queijos dos mercados! Ah, outra coisa, palitos são questionáveis. Você pode encontrar alguns decorados, outros de plástico, mas na boa? O bom e velho palito Gina faz a mesma coisa e custa bem mais barato, risos.

É isso, espero que estas dicas te ajudem!
Beijos,
Fla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.