Páginas

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Pão das dez dobras - Projeto Banquete

Sem dúvida este pão foi o melhor que fiz nos últimos anos. Eu sigo o facebook da Tastemade que tem diversos canais de vídeos super bacanas. Entre os que mais gosto está o do pessoal do Projeto Banquete, produzido pelo Gastronomismo. São sempre vídeos muito explicativos, sem muita frescura e eles tem uma pegada "relax" que eu gosto.

Quando assisti a este especificamente, chamado pão das dez dobras, e me deparei com aquele pão cascudinho e crocante por fora e com o aspecto mega macio no meio, eu quase engoli o notebook. Geralmente assisto a estes vídeos no período da noite e aí já viu né, lombriga deu a volta ao mundo e voltou implorando para eu preparar essa delícia.

Fiz e repito, pra mim é a melhor receita de pão dos últimos tempos. Quer assistir o passo a passo completo dessa receita? Então clique no vídeo aqui embaixo. Mas vou colocar também os ingredientes e o preparo lá embaixo pra vocês, mas é bem importante assistir ao vídeo.



Ingredientes (muito importante pesar e utilizar as medidas exatas da receita)

- 500 gr. de farinha de trigo
- 350 gr. de água
- 10 gr. de sal
- 5 gr. de fermento biológico seco ou 10 gr. do fermento biológico fresco

Preparo:

- Misture todos os ingredientes em uma tigela até que incorpore bem mas não precisa sovar, apenas misture;
- Cubra com um pano e deixe crescer por 10 minutos;
- Passado o tempo, faça dez dobras na massa, pegando da parte debaixo e "dobrando" para cima de forma que o ar seja incorporado a mesma;
- Repita esse processo mais 3 vezes: descanso de 10 minutos + 10 dobras;
- Ao todo esse processo deve ser repetido 4 vezes;
- Quando finalizar a última dobra, deixe o pão crescer por 1 hora;
- Preaqueça o forno em temperatura máxima enquanto você prepara o próximo passo;
- Boleie seu pão acrescentando farinha somente o necessário para ajudar a dar forma. Como a massa é um pouco mole, trabalhe com farinha na bancada mas sem acrescentar muita quantidade; 
- Depois de dar o formato, forre uma panela de ferro, que possa ir ao forno com tampa, com papel manteiga, salpique farinha e coloque a massa;
- Deixe crescer por 40 minutos (ATENÇÃO: seu forno continuará preaquecendo porque para o pão dar certo é necessário que ele esteja bem quente!!!)
- Passado esse tempo, tampe a panela e leve ao forno reduzindo a temperatura a 200º;
- Deixe com a tampa nos primeiros 25 minutos, depois retire com cuidado e deixe por mais 20 minutos aproximadamente ou até que o pão esteja assado e corado.
- Retire do forno e deixe esfriar.

Rendimento: 1 pão grande
Tempo de preparo: +/- 3 horas
Grau de dificuldade: Médio


É um pouco trabalhoso, na descrição talvez não fique tão claro por isso é muito importante você assistir ao vídeo. Mas óh, vale muito a pena, vai por mim!

Na sexta eu vou colocar o sanduíche que fiz, seguindo a receita que eles também fizeram e que ficou sensacional! Não percam!!! Dá pra fazer pro feriadão!

Espero que gostem!
Beijos,
Fla.

9 comentários:

  1. dá um cadinho de trabalho mas pelo aspeto parece que vale bem apena.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
  2. Olá Fla!!!
    Hmmm...eu sou apaixonada por pães caseiros, normalmente acabo fazendo na Planetária, pois não tenho muita força no braço pra sovar! Mas este que não precisa sovar me parece uma ótima idéia!!!!
    Beijos!!!! =)

    ResponderExcluir
  3. Olá Flá querida, está melhor? Espero muito que sim. Adorei conhecer vc viu? E agora comentando aqui no blog me dá a impressão de estar falando pessoalmente com vc. Amo fazer pães, pra mim é uma terapia, e fiquei super curiosa com essa receita, ainda mais depois de ver o resultado. Pela foto o pão ficou bem macio e super crocante por fora como gosto. Vou assistir o vídeo tbém. Seu pão ficou lindíssimo. Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Ficou grande e bonito esse pão,...imagino o cheirinho nessa cozinha :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderExcluir
  5. Ficou lindooo seu pão. Com certeza saboroso também. bjs

    ResponderExcluir
  6. Trabalho? Que nada!! Normalmente eu faço enquanto preparo o jantar, especialmente se tem alguma coisa no forno. Meu filho controla os tempos e fica gritando: "Mais um dobra, mãe! rs". Eu adoro! Normalmente faço com farinha integral e também fica perfeito. Use a proporção de 350g de farinha integral e 150 g de farinha branca (isso mesmo, mais farinha integral).

    ResponderExcluir
  7. Fiz o pão e ficou muito mas muiiito bom mesmo!
    Vi a receita no canal banquete, mas fiquei em dúvida na preparação e tempos, mas com sua explicação escrita ficou perfeito.

    ResponderExcluir
  8. Tenho costume de fazer aquele de fermentação lenta e experimentei esse ontem. Nossa... Muito bom! O interior é muito macio e leve. Mas gosto mais da casca do de fermentação lenta. Acredito que o processo das dobras deixa o "miolo" mãos aerado, então vou tentar fazer isso na outra receita pra ver como fica. Vou deixar fermentar as 12 horas e então fazer as dobras. Depois conto como ficou.

    ResponderExcluir
  9. Já fiz,é super facil.A melhor receita do mundo,Amei o resultado.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.