quinta-feira, 7 de junho de 2018

Refogadinho de entrecasca de maracujá - Receitas Criativas Sesc Sorocaba

Como disse em um post anterior, quando estive visitando o programa Mesa Brasil no Sesc Sorocaba, recebi deles um desafio muito legal: preparar uma receita criativa com um dos ingredientes coletados no dia.

Se o principal objetivo do programa é combater o desperdício, eu pensei em reaproveitar uma parte geralmente descarta de um alimento. No dia da minha visita, não tivemos uma grande variedade de alimentos coletados, o que tornou tudo ainda mais desafiador. Pensei em utilizar a banana, depois pensei na abobrinha, mas aí vi um maracujá lindão na minha frente e pensei "o que será que eu posso fazer de surpreendente com isto?'.

Lembrei que quando criança, minha mãe fazia um refogado de casca de mandioca, e que nós adorávamos! Com isso na cabeça, fiquei encucada sobre como eu poderia transformar a casca daquele maracujá em algo parecido. Fui buscar receitas e não encontrei nada... a casca geralmente é utilizada para se fazer doces e compotas, mas eu não estava satisfeita, queria algo salgado!

Aí fui pra cozinhar testar. Provei cru, odiei! Provei a casca amarela, achei amargo que só! Tinha muito gosto de maracujá, óbvio! Rs... Resolvi fazer como as receitas de doce ensinam, deixar de molho, aí provei de novo e ainda achei estranho. Cozinhei... a parte amarela me pareceu bem estranha ainda, provei a entrecasca e pensei "epa, pera ae que acho que isso vai dar samba!".

Tive a brilhante ideia de fritar a parte amarela e tenho uma cicatriz no braço pra provar pra vocês que não tentem fazer isso em casa, o trem explode! Mas continuei com a entrecasca cozida e resolvi apenas refogar com outros ingredientes, quando terminei e provei fiquei encantada em descobrir um novo chuchu! Rs...  Dei para meu marido provar e não disse o que era, quando ele respondeu que tinha gostado e não questionou sobre o que era, aí tive certeza que tinha dado certo. 

Utilizei como recheio de omelete e também comi como acompanhamento e adorei! A Érica, coordenadora do Programa em Sorocaba, disse que grande parte dos nutrientes dos alimentos concentram-se na casca e pensem só, dos 4 Kg de maracujá que comprei para fazer esta receita e apresentar na oficina do Sesc, 280 gramas foi o que descartei da casca amarela, o restante aproveitei tudo! Pensem na quantidade que não seria descartada, se a entrecasca também fosse jogada fora. 

Bora mudar essa realidade e aprender a utilizar o máximo do que cada alimento nos oferece? Se liga na receita!

Ingredientes:

- 6 maracujás
- 1 cebola pequena (aproximadamente 1/2 xícara chá) picada em cubos
- 1 dente de alho espremido ou fatiado
- 2 tomates (aproximadamente 1 xícara chá ) sem semente picados em cubos
- 8 azeitonas verdes picadas (1/4 xícara chá)
- 3 col. sopa de cheiro verde picado
- 1 col. chá de orégano
- 1 col. sopa de azeite
- sal e pimenta do reino à gosto

Preparo:

- Corte os maracujás ao meio, retire a polpa (você pode utilizar para fazer um suco ou uma geleia) e retire também a membrana branca de dentro da casca;
- Com a ajuda de uma faca retire a casca amarela de fora (você pode utilizar para fazer a farinha da casca de maracujá), ficando apenas com a entrecasca branca;
- Coloque as entrecascas em uma vasilha e cubra com água quente. Deixe de molho por 4 horas ou de um dia para o outro;
- Depois desse tempo, escorra a entrecasca, passe em água corrente e coloque em uma panela com água para cozinhar por 10 a 15 minutos, até que você espete uma faca com facilidade;
- Quando estiver cozido, escorra novamente, espere esfriar e pique em cubos;
- Na mesma panela, aqueça o azeite e doure a cebola. Em seguida coloque o alho e refogue por mais 2 minutos;
- Adicione a entrecasca picada e misture bem, deixe refogando por mais uns 2 minutos;
- Coloque os tomates picados, a azeitona, o orégano, o sal e a pimenta, misture bem e refogue por mais uns 3 minutos;
- Desligue o fogo, acrescente o cheiro verde e misture bem;
- Sirva como acompanhamento ou deixe esfriar para utilizar como recheio.

Rendimento: aproximadamente 500 gramas
Tempo de preparo: 30 minutos (fora o tempo de molho)
Grau de dificuldade: Fácil

Sério, você vai provar e não vai ter ideia de que é algo tão inusitado quanto a casca de um maracujá!
Espero que vocês façam, ensinem outras pessoas a fazer e que me contem o que acharam!

Foto: Mirella Ghiraldi

Mais uma vez obrigada ao Sesc e as minhas parceiras nesta jornada tão bacana, Ana do Dom Manjericão e a Mel do Artes da Mel. Confira as receitas que elas prepararam clicando no nome de cada blog, vocês também irão se surpreender!

Beijos,
Fla.

2 comentários:

  1. Fla me surpreendeu esta receita, prova aí que não sabemos mesmo aproveitar o máximo dos alimentos! Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela criatividade!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.