quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Torta de doce de leite com morangos

Essa receita de torta de doce de leite já passou pelo Arte na Cozinha em 2009, e quando faço essas buscas dentro do blog é que percebo como faz tempo que ele existe e o quanto eu sou feliz por ter iniciado no mundo dos foodbloggers. 

Lá se vão 7 anos de muitas receitas, algumas paradas no meio do caminho, algumas frustrações, muitos quilos a mais, mas a certeza de que este espaço me proporcionou não só um aprendizado que eu nem imaginei que pudesse ter, como também amizades que fiz e que trago comigo por todo este tempo. O Arte é uma homenagem as três mulheres mais importantes na minha vida, minha mãe e minhas duas avós, e cada vez que sento para escrever um post, cada vez que entro na cozinha preparar alguma receita, são elas que me vem a mente. 

Portanto, hoje, de uma forma revisitada eu posto essa receita em homenagem a todos que por aqui passaram nestes últimos anos e em agradecimento por todo carinho que recebo! 

Vamos a receita? A do primeiro post você pode ver clicando aqui.

Ingredientes:

Massa:

- 2 pacotes (400 gr.) de biscoito de leite maltado com chocolate (pode ser qualquer outro biscoito sem recheio de chocolate)
- 8 colheres sopa rasas de manteiga sem sal
- 1 pitada de canela

Recheio:

- 450 gr. de doce de leite pastoso
- 500 ml de creme de leite fresco
- 2 col. sopa de cacau em pó
- 1 envelope de gelatina incolor sem sabor

Cobertura:

- morangos
- 2 col. sopa de cacau em pó

Preparo:

Massa:

- Derreta a manteiga e reserve;
- Em um processador ou liquidificador, triture as bolachas e junte a manteiga derretida;
- A massa fica com um aspecto de farofa molhada;
- Forre a forma cobrindo as laterais e o fundo e pressionando bem a massa (utilize uma forma de fundo removível caso queira desenformar depois);
- Leve ao forno preaquecido a 200 graus por 10 minutos. Depois de assada, reserve;

Recheio:

- Coloque para bater na batedeira o doce de leite, o creme de leite e o cacau em pó;
- Deixe em velocidade mínima por 5 minutos para não talhar o creme de leite;
- Passado esse tempo, desligue a batedeira, adicione a gelatina hidrata conforme instruções da embalagem e misture com a ajuda de um batedor da própria batedeira;
- Despeje o recheio por cima da massa fria e leve a geladeira por 4 horas;
- Decore com os morangos e polvilhe o cacau em pó e mantenha na geladeira até a hora de servir.

Rendimento: Cerca de 12 fatias
Tempo de preparo: 40 minutos
Grau de dificuldade: Fácil

O que está por cima e que ficou parecendo uma calda é o cacau que em contato com o morango solta um pouco de água e dá esse aspecto molhado por cima e que eu particularmente adorei. Essa sobremesa foi servida na ceia de Ano Novo na casa da minha irmã, e acho que todo mundo gostou porque não sobrou nadinha...rs.

Último post da semana, acabei de chegar de viagem e tenho muita coisa pra organizar em casa. Se quiser acompanhar um pouco mais das coisas que faço por aí, me segue no instagram @fla.artenacozinha. E se fizer alguma receita do Arte na Cozinha, posta nas suas redes sociais com a hashtag #receitadoartenacozinha que vou adorar compartilhar!

Beijos e ótimo final de semana,
Fla.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Pico de Gallo

Um molho mexicano bem parecido com o famoso vinagrete ou molho a campanha, mas a grande diferença é que nessa receita não entra o vinagre e além da cebolinha utilizamos a erva mais contraditória do universo, o coentro.

Eu confesso que até pouco tempo atrás eu não era nem um pouco fã do danadinho porque de fato foge um pouco ao paladar mais "paulista". Mas resolvi insistir e introduzir o coentro aos pouquinhos, primeiro em uma salada, depois na moqueca onde hoje em dia eu acho inaceitável não utilizar e agora me arrisco até colocar em alguns caldos, porque quando bem utilizado ele pode transformar o aroma de qualquer receita.

Você pode utilizar o pico de gallo em diversas preparações mexicanas como tacos e burritos, mas eu gosto de comer junto com frango frito, não me pergunte o motivo, mas eu acho uma combinação maravilhosa! 

Vamos a receita então?

Ingredientes:

- 2 tomates sem sementes picados em cubos
- 1 cebola roxa pequena picada em cubos
- 1/2 pimentão amarelo picado em cubos (opcional)
- suco de 1 limão
- 3 col. sopa de azeite
- 1/2 pimenta de moça (pode ser substituído por chilli serrano ou pimenta jalapeño, que são mais difíceis de encontrar)
- 1/4 xícara chá de coentro picado (eu coloco talos e folhas)
- 1/4 xícara chá de cebolinha picada
- sal à gosto

Preparo:

- Misture todos os ingredientes e tempere com sal;
- Deixe curtir na geladeira por 30 minutos antes de consumir, dessa forma o tomate e a cebola também liberam alguns sucos que contribuem para o sabor;
- Sirva com o que desejar.

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 15 minutos
Grau de dificuldade: Moleza

É muito gostoso. O pimentão eu coloquei porque tinha na geladeira dando sopa, mas na receita original não vai. Experimente, perca o medo do coentro e se joga!

Uma ótima semana a todos!
Beijos,
Fla.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Salmão ao molho de cebola e vinho branco

Todo ano eu faço a mesma promessa e repito fervorosamente que vou comer mais peixe. Se eu consigo? Não. E te digo porquê. Apesar de gostar muito de peixe, a peixaria fica longe de casa e o preço muitas vezes me desanima. Então a saída é a seguinte, quando eu passo por lá já compro algumas porções e congelo que é pra ficar mais fácil e levo só os peixes que estão com preço mais em conta.

Salmão não é um peixe com preço acessível a grande parcela da população,  e eu compro bem raramente. Se tem alguma promoção eu pego, senão deixo pra lá. Mas nada impede que esta receita seja preparada com outro peixe, até com cação que é mais barato e muito saboroso também, vai dar certo e ficar uma delícia. 

Aproveitando meu clima praiano, já que estou curtindo uns dias a beira mar, resolvi deixá-los com essa sugestão para o final de semana. Espero que gostem!

Ingredientes:

- 2 postas de salmão com a pele
- 2 cebolas grandes cortadas em rodelas
- 1 col. sopa de manteiga
- 1 col. sopa de azeite
- 1 xícara de vinho branco seco
- 1 col. café de amido de milho
- suco de 1 limão
- sal e pimenta do reino à gosto

Preparo:

- Tempere as postas de salmão com limão, sal e pimenta à gosto;
- Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo bem alto;
- Coloque as postas com a pele pra baixo e deixe fritar até que fique bem dourada e crocante;
- Só depois vire o peixe para dourar do outro lado e deixe ate cozer por completo. Depois de pronto, reserve;
- Em uma outra panela aqueça o azeite e a manteiga até derreter;
- Junte as cebolas aos poucos para que não junte muita água e vá mexendo até que fique levemente corada;
- Dilua o amido no vinho branco e coloque nas cebolas, misture bem e deixe em fogo baixo até que reduza pela metade;
- Tempere com sal e pimenta à gosto;
- Para servir coloque sobre cada posta uma porção das cebolas com um pouco do molho e salpique gergelim preto para decorar.

Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 25 minutos
Grau de dificuldade: Fácil

Fica muito bom gente. Esqueci de dizer que essa receita quem me passou foi a Ju, nutricionista que participou esses dias aqui no Arte na Cozinha e que logo logo trará mais informações pra gente. Faz muito tempo que ela me passou e esses dias eu lembrei e resolvi testar. Não me lembrava se era exatamente assim, mas ficou tudo de bom! 

Ah, já sabe né, se fizer alguma receita do Arte, coloca nas redes sociais com a hashtag #receitadoartenacozinha que eu vou ficar feliz em compartilhar!

Um ótimo final de semana a todos!
Beijos,
Fla

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Bisteca do Caipirinha em Tatuí

Se eu pudesse resumir esse restaurante em duas palavras eu usaria TRADIÇÃO e SIMPLICIDADE. Sabe aquele tipo de lugar que tem como sua história o principal ingrediente? Então, o Bisteca do Caipirinha em Tatuí é exatamente assim, um lugar simples, repleto de história e com uma culinária daquela de encher os olhos e lamber os beiços, como se diz no interior.

Não há quem nunca tenha ouvido falar do Seu Caipirinha e o famoso restaurante na cidade e em muitos lugares da redondeza. Eu o conheci pois a minha irmã viu um post antigo, e que infelizmente não consegui achar para linkar, da Rê Gallo onde ela mostrava um pouco sobre o lugar e apresentava algumas fotos dos pratos. Ficamos com tanta vontade que fomos de Sorocaba a Tatuí só para conhecer.

E posso falar? Já perdi a conta de quantas vezes eu voltei. O lugar preza pela simplicidade. Logo que você chega - e se for de sábado você corre o risco de ficar um bom tempo aguardando na fila de espera - faz a escolha da sua carne (sim porque lá se escolhe a carne que pode ser a famosa bisteca de vaca, bisteca de porco e o delicioso frango a milanesa). E todas as porções servem generosamente duas pessoas, já aviso. E também já define o ponto do seu ovo, com direito a gema mole ou não.  Se quiser também tem porção de batata frita, mas acho bem dispensável apesar de pedir as vezes.

Já valeria a pena a visita só pela carne e o ovo frito, porque quer coisa mais charmosa do que servir ovo frito em restaurante gente?!!! Mas aí eu te conto que logo em seguida você recebe uma salada de tomate e cebola que não é qualquer salada, é simplesmente A salada! Como vocês podem observar na foto, é muita cebola! E posso falar? Ela não é ardida e muito menos vai te deixar com aquele gosto por horas. Temperada com uma mistura de limão, vinagre e algum óleo que me lembra azeite Maria (lembram??), essa sem dúvida é a melhor salada que já comi na vida, e não estou exagerando. 

Se tudo isso já lhe parece bom, digo que tudo fica ainda melhor depois que você for até o fogão mais lindo do mundo, e servir-se de um arroz e feijão com gostinho de comida de vó. E nesse caminho, você aproveita para olhar na parede todas as fotos de chefs renomados e artistas que por ali passaram. 

E ainda tem mais! Não esqueça de pedir uma tubaína clássica da região e que desce geladinha e doce como uma boa tubaína tem que ser. Ah claro, e pra fechar tudo com chave de ouro, eles ainda oferecem um bombocado de sobremesa, que juro, não tem igual. Se você quiser pode levar pra casa as caixinhas de bombocado também e óh, leve viu, porque quando for a noite e você lembrar daquela maravilha, vai querer comer mais!

Te convenci? Então corre! O serviço detalhado você encontra abaixo, e se for, volta aqui pra me contar a sua experiência! Ai que fome que me deu... ser blogueira de culinária não é fácil...risos.

Beijos,
Fla.

Bisteca do Capirinha

Endereço: Rua do Cruzeiro, 954 - Tatuí/SP
Horário de atendimento: Seg a Sáb das 11:00 às 15:00
Preço médio por casal com bebida: R$ 60,00.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Macarrão ave maria express

Tem dias que você abre o armário e é quase engolido pelo vazio que encontra não é mesmo? Final de mês então é aquela lástima, dinheiro curto, pouca opção no armário e dá-lhe criatividade pra gente se virar e preparar uma comida honesta. 

Aqui em casa não é diferente não viu. Fora que eu não sei se isso também acontece com você, mas vai chegando o final do mês e já estou tão cansada que eu tenho que me segurar para não comer um pão com qualquer coisa, porque parece que até a vontade de cozinhar foi-se embora ao longo do mês.

Mas é nesses momentos que ter receitinhas coringas e deliciosas como esta podem fazer a diferença. Porque vamos combinar que todo mundo tem um pacotinho de macarrão para sopa destes tipo ave maria ou padre nosso no armário não é verdade? Porque quando rola uma sopa você vai usar o que, 1 ou 2 xícaras no máximo. E aquele restinho de macarrão fica ali, dando mole no seu armário por um bom tempo. Então, com esse macarrão e mais meia dúzia de ingredientes, que geralmente a gente tem na geladeira, vai sair uma refeição supimpa em 15 minutos!

Ingredientes:

- 2 xícaras de macarrão do tipo Ave Maria (pode utilizar outro de sua preferência, mas prefira as massas curtas)
- 2 tomates sem pele e sem semente picados em cubos pequenos
- 2 dentes de alho ralados ou bem picadinhos
- 1/2 xícara chá de azeite extra virgem
- 1 col. café de colorau
- 1/4 xícara chá de queijo parmesão ralado (vale até o de pacotinho)
- fatias de muçarela (muito opcional, só coloquei porque tinha em casa)
- sal e pimenta à gosto
- folhas de manjericão

Preparo:

- Cozinhe o macarrão al dente e reserve.
- Em uma panela aqueça em fogo baixo o azeite e frite o alho.
- Em seguida coloque o tomate e o colorau e refogue por 3 minutos, é jogo rápido.
- Desligue o fogo e adicione o macarrão. Mexa bem e misture as folhas de manjericão e o queijo ralado.
- Tempere com sal e pimenta do reino à gosto.
- Sirva com a fatia de muçarela, super e totalmente opcional.

Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 15 minutos
Grau de dificuldade: Moleza

Vai falar que não tem tempo pra fazer essa receita? E outra, se quiser pode utilizar uma panela só que já economiza até na louça pra lavar! No dia que eu postei a receita no instagram (@fla.artenacozinha) eu esqueci de falar do colorau, que eu coloco só pra deixar mais vermelhinho. 

Hoje é segunda, dia da segunda sem carne, um movimento super bacana que eu te convido a conhecer clicando aqui, e acho que essa receita vem bem a calhar! 

Uma ótima semana a todos!
Beijos,
Fla.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Risoto de alho poró, bacon e manjericão

Dias atrás eu postei a foto deste risoto no instagram (@fla.artenacozinha) e disse que apesar de não ser algo comum, eu gosto muito de utilizar vinho tinto seco na preparação principalmente por conta da cor que o risoto adquire. 

E não sei você que me lê aí deste lado, mas deste lado de cá, eu costumo cozinhar com o que tenho em mãos, jamais deixo de fazer uma receita porque me falta algum ingrediente. Não tem vinho branco mas tinto, coloca o tinto. Não tem chocolate mas tem achocolatado? Vai achocolatado. Não tem manteiga mas tem óleo? Vai óleo. E por aí vai. Posso dizer que dá certo na grande maioria das vezes.

Já disse em posts anteriores que quem não pode pagar R$ 10,00 a caixa do arroz arbóreo mas tem vontade de fazer risoto, tem mais é que se jogar no agulhinha mesmo e preparar. O resultado vai ficar diferente? Vai sim, não vou mentir, mas o sabor vai ficar próximo e você vai matar a sua vontade, e no final das contas, é só isso que importar. Cozinhar e comer são atos que tentem que nos dar satisfação e prazer.

Bora pra receita então?

Ingredientes:

- 2 xícaras de arroz arbóreo
- 1 col. sobremesa de manteiga 
- 50 gramas de bacon em cubos
- 1 talo grande de alho poró
- 1/2 xícara chá de vinho tinto seco (ou branco, o que preferir)
- 5 xícaras chá de caldo de legumes (feito em casa de preferência)
- 20 folhas de manjericão
- 1/4 xícara chá de parmesão ralado
- 1 col. sopa de azeite extra virgem

Preparo:

- Coloque o caldo para aquecer em uma panela e deixe em fogo baixo durante o cozimento do risoto;
- Em outra panela coloque os cubos de bacon para dourar. Quando estiver no ponto desejado, dispense quase toda a gordura;
- Adicione o alho poró e deixe refogar até que fique levemente cozido. Retire o refogado da panela e reserve;
- Retorne a panela ao fogo e coloque um fio de azeite;
- Frite bem o arroz e em seguida adicione o vinho, mexendo sempre até que ele reduza bem na panela;
- Vá adicionando o caldo concha a concha mexendo sempre até que o risoto atinja o ponto que você mais gostar (em casa gostamos dele bem al dente);
- Quando estiver com o ponto correto, coloque um pouco mais de caldo, junte o refogado e misture bem;
- Adicione então a colher de manteiga e o parmesão e mexa bem o risoto para que fique cremoso;
- Por último misture as folhas de manjericão, guardando algumas para enfeitar o prato;
- Deixe descansar por uns 3 minutos antes de servir e decore como desejar.
- Regue com azeite de boa qualidade antes de servir.

Rendimento: 2 porções generosas
Tempo de preparo: 40 minutos
Grau de dificuldade: Fácil

Eu como risoto de risoto se deixar, ou seja, arroz, vinho, caldo, manteiga e queijo. Só isso pra mim já é uma festa, mas incrementado assim gente, é só alegria. E você pode substituir pelo que gostar, se prefere cebola ao alho poró, é só trocar.

Espero que gostem! Aproveita o final de semana e prepara essa delícia aí na sua casa. E não esquece de compartilhar nas redes sociais com a #receitadoartenacozinha que eu vou adorar ver e compartilhar sua publicação!

Beijos,
Fla.

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Sorvete de coco com chutney de manga, biscoito de gengibre e caramelo de hortelã

Dias atrás eu comecei a busca por uma receita de sobremesa indiana. Como a internet não me deu muitas opções pois as que encontrei eram muito complicadas e cheias de especiarias que eu não tinha em casa, resolvi pedir ajuda para um grupo do Facebook que eu amo de paixão, o 365 de comida honesta. Se você não faz parte, corre e se inscreve pois além de dicas e debates super bacanas sobre alimentação saudável, rolam receitas imperdíveis! De lá, veio uma dica de servir o sorvete com um chutney de manga e especiarias e de fato foi a ideia que mais me agradou. 

Mas como eu não paro quieta e vivo inventando moda, decidi que faltava alguma coisa para dar textura a minha sobremesa e aí surgiu a ideia de acompanhá-la com uma farofa de biscoito de gengibre. Não contente, como imaginei a sobremesa montada, fiquei pensando que um item a mais para dar "altura" seria o ideal, mas o que? Pensei, procurei na internet, pesquisei... e eis que cheguei na ideia de preparar um caramelo de hortelã e gente, deu muito certo! 

Então, apesar do nome longo da sobremesa, ela não é difícil e ficou divina! Espero que você goste, faça em casa e poste nas redes sociais com a #receitadoartenacozinha que eu vou ter o maior prazer em compartilhar.

Ingredientes:

- 1 Kg de sorvete de coco (comprei pronto porque tudo tem limite nessa vida...risos)

Chutney de manga:

- 5 mangas do tipo Haden ou Palmer grandes cortadas em cubos
- 2 anis estrelados
- 3 cravos da índia
- 3 col. sopa de açúcar demarara
- 2 bagas de cardamomo (usar apenas as sementes internas)
- 2 pedaços de canelas em pau
- 2 col. sopa de vinagre de arroz

Biscoito de gengibre (receita já postada aqui no Arte na Cozinha - clique aqui)

- 5 col. sopa de manteiga em temperatura ambiente
- 1/4 xícara chá de açúcar refinado
- 1/2 xícara chá de açúcar mascavo
- 14 xícara chá de mel (utilizei melado)
- 1 ovo
- 3 1/2 xícara chá de farinha de trigo
- 1/2 col. chá de bicarbonato de sódio
- 1 col. chá de canela em pó
- 1/2 col. café de cravo em pó
- 1/2 col. café de gengibre em pó
- 1/2 col. café de noz moscada em pó
- 1/2 col. café de sal

Caramelo de hortelã:

- 1 xícara chá de água
- 1 maço de hortelã (cerca de 1 xícara chá de folhas)
- 1 xícara de açúcar
- corante em gel da cor que desejar (eu utilizei o amarelo que era o que eu tinha)

Preparo:

Chutney de manga:

- Em uma panela coloque a manga picada e os demais ingredientes;
- Misture tudo e leve ao fogo baixo por cerca de 15 minutos, mexendo sempre para não grudar;
- A manga não deve ficar completamente despedaçada e nem caramelizar demais;
- Passado os 15 minutos, desligue o fogo, coloque em um recipiente e deixe esfriar por cerca de 2 horas para apurar o sabor das especiarias;
- Reserve até o momento de servir.

Biscoito de Gengibre:

- Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar refinado e o mascavo até obter um creme leve. Junte o mel ou melado e o ovo batendo até ficar homogêneo;
- Na velocidade mínima, acrescente a farinha de uma vez só, o bicarbonato, a canela, o cravo, o gengibre, a noz moscada e o sal, todos peneirados;
- Retire da batedeira, amasse com as mãos sem sovar;
- Enrole em papel filme e leve para geladeira de 2 a 4 horas;
- Abra o biscoito entre dois plásticos com a ajuda de um rolo até formar uma camada fina de 0,3 mm aproximadamente. Coloque a massa com a ajuda do rolo em cima de uma assadeira forrada com papel manteiga ou um tapete de silicone;
- Leve ao forno preaquecido a 200º por cerca de 15 minutos ou até corar levemente;
- Retire o biscoito da assadeira quando estiver frio, quebre em pedaços e coloque dentro de um saco plástico. Bata o saco para triturar os biscoitos até que vire uma farofa grosseira, ainda com pedaços aparentes. Reserve em um pote bem fechado para não perder a crocância.

Caramelo de gengibre:

- Lave bem as folhas de hortelã e leve ao fogo com 1 xícara chá de água filtrada;
- Deixe ferver em fogo médio até que sobre aproximadamente 1/2 xícara de água. No meu fogão demorou cerca de 10 minutos;
- Coe a água do hortelã e devolva para a panela acrescentando 1 xícara chá de açúcar;
- Mexa bem e retorne a panela ao fogo médio até que o caramelo tome forma de ponto de cristal (pegue uma porção e coloque em água fria, se o açúcar cair imediatamente no fundo do copo fazendo barulho está no ponto), demora 5 minutos mais ou menos;
- Quando estiver pronto, pegue o corante em gel com a ponta de um palito de dente e coloque no caramelo fazendo movimentos circulares, o ideal é que fique com aparência manchada mesmo;
- Unte com óleo ou manteiga um tapete de silicone ou papel manteiga e despeje o caramelo imediatamente;
- Deixe secar por uns 40 minutos e depois quebre lascas para enfeitar a sobremesa.

Montagem:

- Na hora de servir, aqueça o chutney para que fique levemente morno;
- Coloque o sorvete, o chutney, a farofa de biscoito de gengibre e o caramelo de hortelã.

Rendimento: Serve 16 porções
Tempo de preparo: 2 horas
Grau de dificuldade: Médio


Não é legal a ideia de fazer jantares temáticos? Eu adoro! Desde pensar o cardápio, a preparação e essa é uma ótima desculpa para juntar amigos e familiares em volta da mesa para bater um papo descontraído, não é não?!

É isso gente. Espero que gostem da sugestão de hoje!
Uma ótima semana a todos!
Beijos,
Fla

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Hamburguer de lentilha

Faz tempo que não apareço por aqui hein?! Pois é, o trabalho me consumiu horrores no final do ano, por isso precisei dar um tempo na cozinha e no blog. Mas agora, ano novo de volta a ativa e vamos que vamos! Espero que todos tenham passado um final de ano excelente e do fundo do coração eu desejo um 2016 maravilhoso a todos os amigos e leitores do Arte na Cozinha!

Bora começar com novidade? Ano passado convidei a Juliana, uma amiga muito querida da época da faculdade, nutricionista super competente e que está vivendo por um tempo lá no Canadá, para escrever um pouco sobre nutrição e a importância do consumo de alguns alimentos. Fiquei super feliz em ela ter topado e dessa vez a Ju vai nos contar um pouco sobre a importância da lentilha, esse grãozinho maravilhoso e ator principal da nossa receita de hoje! Bem vinda Ju e ótima leitura a todos!


Ingrediente do dia: Lentilha

Essa leguminosa da mesma família do feijão, soja, ervilha e grão de bico é uma deliciosa fonte de proteínas sendo a segunda melhor fonte de origem vegetal, perdendo apenas para a soja. Também é riquíssima em fibras, para se ter uma ideia 1 xícara de de lentilhas cozidas fornece 40 gramas de carboidratos e desse total 16 gramas são fibras!

Ela também é excelente fonte de minerais como potássio, zinco, selênio e magnésio e também importantes vitaminas como ácido fólico (folato) e vitamina B6.

Dentre tantos benefícios que a lentilha nos oferece, vale destacar alguns importantíssimos, como:

1. Renovação e prevenção do envelhecimento celular: As proteínas presentes na lentilha contribuem para a renovação celular e construção de novos tecidos, em especial músculos e pele, função essencial em todas as fases da vida. Já o selênio é um poderoso antioxidante que atua na prevenção do envelhecimento celular.

2. Controle do colesterol: As fibras melhoram a digestão, auxiliam no trato intestinal e diminuem a absorção de gorduras;

3. Fonte de ácido fólico: Importante durante toda a vida pois atua na fase de multiplicação celular e por isto a ingestão diária de alimentos fonte desta vitamina é recomendada para todas as mulheres, principalmente gestantes no primeiro mês de gestação.

4. Controle da pressão arterial e fortalecimento do sistema imunológico: O potássio atua no controle da pressão e na contração muscular essencial para a prevenção de câimbras, já o zinco ajuda a melhorar o sistema imunológico. Níveis baixos de zinco estão associados ao aumento de gripes e resfriados.

5. Saúde óssea: O magnésio presente na lentilha ajuda a fortalecer a estrutura óssea e a combater a osteoporose. 

Com todos esses benefícios, a lentilha deve ser incluída no cardápio de pessoas que desejam uma dieta mais saudável e torna-se essencial no cardápio de vegetarianos e gestantes. E uma dica importante, não adicione bicarbonato na água de cozimento de grãos como a lentilha, soja, feijão, ervilha e outros, pois pode reduzir seu valor nutricional.

Juliana Iori - Nutricionista

*********************************************************

Pessoal, depois dessas informações não tem nem o que pensar, vamos incluir lentilha no cardápio e a receita de hoje é ótima opção também para vegetarianos. E juro, de pé junto como se diz aqui no interior, é tão, mas tão gostoso que você não vai sentir falta alguma de qualquer outra proteína. 

Ingredientes:

- 1 xícara de lentilha crua
- 1/2 cebola picada em cubos pequenos ou ralada
- 2 dentes de alho amassados
- 1/4 xícara de farelo de aveia
- 1/4 xícara de farinha sem glúten (ou de trigo caso você prefira)
- sal e pimenta à gosto
- 1 pitada de páprica defumada (opcional, mas ela dá um toque muito especial)

Preparo:

- Deixe a lentilha de molho em 2 xícaras de água por 6 horas ou de um dia para o outro;
- Passado o tempo, escorra bem e coloque mais 2 xícaras de água filtrada. Coloque em uma panela de pressão e deixe cozinhar por 5 minutos depois que começar apitar;
- A lentilha deve ficar bem molinha;
- Escorra com a ajuda de uma peneira e coloque em uma vasilha;
- Deixe esfriar e adicione os demais ingredientes misturando bem;
- A massa ficará meio pegajosa mas o ponto é este mesmo;
- Unte as mãos com azeite, pegue porções da massa  e modele os hambúrgueres;
- Coloque-os em uma frigideira antiaderente com um fio de azeite e não vire até que esteja corado, depois pode virar para dourar o outro;

Montagem opcional:

- Coloque molho de tomate caseiro por cima dos hambúrgueres e uma fatia de queijo sobre cada um e leve ao forno até derreter o queijo. Sirva acompanhado com uma salada.

Rendimento: 6 hambúrgueres pequenos
Tempo de preparo: 30 minuto (não considerando o tempo de molho da lentilha)
Grau de dificuldade: Fácil


Gente, vale muito a pena! A receita original (clique aqui) é do site Presunto Vegetariano, que se você ainda não conhece eu te convido a visitar o site e ficar encantado com tudo de delicioso que tem por lá.

Espero que tenham gostado do post e da receita e logo logo teremos mais dicas da Ju sobre nutrição!
Um ótimo ano a todos.
Bjs,
Fla.