terça-feira, 13 de setembro de 2016

Purple Grape Drink

Hoje é comemorado o dia da Cachaça, e essa bebida tão tradicional aqui no Brasil precisava de uma homenagem não é mesmo? E esse é justamente o tema do Coletivo Gastronômico desse mês: drinks com cachaça!

Em todo país ela é conhecida e com diferentes nomenclaturas: cachaça, mé, pinga, caninha. Mas o nome oficial é aguardante e ela é resultado da fermentação da cana de açúcar, que originalmente é nativo das regiões tropicais do Sul e Sudeste da Ásia e utilizado principalmente para a produção do açúcar e do etanol.

No Brasil a cana de açúcar foi introduzida no início do século XVI com a instalação dos engenhos de açúcar implantados por Portugal. Durante muitos anos foi a base da economia no nordeste brasileiro até que os antigos engenhos, que se ocupavam de mão de obra escrava, foram sendo substituídos pelas grandes usinas, fazendo com os mesmos escravos fossem transferidos para as fazendas de café.

A cachaça que já foi tida como uma bebida quase que marginalizada, hoje ganha status de bebida chique, graças ao seu reconhecimento internacional, o que acabou atraindo inclusive os olhos do mundo todo para uma das nossas bebidas mais tradicionais: a caipirinha. 

Pesquisando sobre a nossa cachaça, encontrei dados incríveis e é muito bacana poder fazer entender melhor como tornamos essa bebida uma espécie de tesouro nacional. E o céu é o limite para o uso da nossa branquinha. Receitas salgadas, doces, além dos drinks que vão muito além da caipirinha... te garanto que você pode se surpreender com o sabor que essa bebida pode agregar ao seu prato.

Fonte da pesquisa: 

Mas vamos ao nosso drink? Fácil, docinho e delicioso!

Ingredientes:

- 50 ml de cachaça
- 10 uvas roxas sem semente
- 30 ml de leite condensado
- 20 ml de suco de limão
- 6 pedras de gelo
- 40 ml de água com gás

Preparo:

- Em uma coqueteleira coloque as uvas e esmague com um socador;
- Adicione a cachaça, o leite condensado, o suco de limão e as pedras de gela;
- Tampe a coqueteleira e chacoalhe bem;
- Coloque o drink em uma taça alta e adicione a água com gás. Mexa rapidamente e sirva.

Rendimento: 1 taça
Tempo de preparo: 5 minutos
Grau de dificuldade: Fácil

Se você quiser menos doce, pode diminuir o suco de limão ou aumentar o leite condensado. Eu adorei e achei que ficou bem gostoso. Abaixo você confere nosso painel e os links para outros drinks fantásticos com cachaça que você pode fazer na sua casa!



Ótima semana!
Beijos,
Fla.

2 comentários:

  1. Olá Fla,
    sumida da blogosfera mas, te acompanhando pelo instagram.
    Muito lindo o drink, só não entendi o licor, na receita você não o descreve.
    Xerocas carinhosas
    Go

    ResponderExcluir
  2. Uma versão bem chic para nossa bebidinha nacional, Fla!
    Bj e ótimo fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.