quinta-feira, 7 de julho de 2016

Bolo de chocolate especial - Blog da Leili


Quinta-feira, dia de Ciranda de Receitas, um projeto super bacana idealizado pela querida Lylia do blog Simples Assim e que tem a participação de diversas blogueiras queridas, trocando receitas, um dedo de prosa e muito carinho.

Quem vem visitar o Arte na Cozinha hoje é a Leiliane do Blog da Leili, um cantinho repleto de receitas gostosas, fotos de dar água na boca além de sempre ter um texto de tom muito doce com a sua dona é. Conheci a Leili pessoalmente no Encontro Gourmet acho que de 2014, não me lembro bem. Mas quando começamos a conversar achamos uma coisa intrigante em comum, duas meninas da área de tecnologia da informação e blogueiras de culinária...risos... Não é comum vai?! 

E olha que receita ela trouxe para nós hoje, esse bolo de chocolate que está fazendo eu delirar de vontade de um pedaço agora, já, nesse momento! A Leili diz em seu post que a diferença dessa receita é a utilização do cacau em pó alcalino e do iogurte que fazem uma grande diferença no sabor e na textura do bolo. Vamos conferir a receita?

Bolo de chocolate especial

Ingredientes:

Massa:

- 2 xícaras chá de farinha de trigo
- 1 xícara chá de cacau em pó (ela utilizou o cacau em pó 100% alcalino da marca Melken)
- 1 col. chá de fermento em pó
- 1 col. chá de bicarbonato de sódio
- 1 xícara chá de manteiga em temperatura ambiente
- 1 1/2 xícara chá de açúcar
- 3 ovos
- 1 potinho de iogurte natural (200 gr)
- manteiga e chocolate em pó para polvilhar a forma

Cobertura:

- 2 col. sopa de manteiga
- 2 col. sopa de chocolate em pó
- 3 col. sopa de leite
- 1/2 xícara chá de açúcar

Preparo:

Massa:

- Retire os ingredientes da geladeira 1/2 hora antes de começar o bolo para que fiquem em temperatura ambiente;
- Coloque o forno para aquecer em temperatura baixa e unte uma forma grande redonda com furo com manteiga e polvilhe com chocolate em pó;
- Numa tigela a parte, peneire a farinha, o chocolate, o fermento e o bicarbonato. Misture e reserve;
- Na batedeira bata a manteiga amolecida até que fique fofa. Adicione o açúcar e bata apenas para misturar. Junte os ovos, um a um batendo bem em cada adição. Dica: Se a manteiga não estiver mole, corte em cubos e leve ao micro-ondas de 30 em 30 segundos até amolecer;
- Diminua a velocidade e adicione os ingredientes peneirados aos poucos, alternando com o iogurte. A cada adição, bata apenas para misturar;
- Desligue a batedeira, misture a massa com a uma espátula raspando as laterais da tigela e transfira para a forma preparada. Nivele a massa girando rapidamente sobre a mesa;
- Leve o bolo para assar a 180 graus por aproximadamente 40 minutos. Faça o teste do palito para verificar o ponto;
- Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por 10 ou 15 minutos antes de desenformar. Desenforme o bolo num prato bonito e aguarde esfriar completamente para espalhar a cobertura sobre ele.

Cobertura:

- Em uma panela junte todos os ingredientes e leve ao fogo médio e vá mexendo até obter uma calda brilhante.

Delícia de receita né gente?! Acredito que essa receita renda um bolo grande daqueles bons para servir num lanche da tarde para as amigas ou levar para a sobremesa de um almoço de domingo!

E agora, deixo aqui todos os links dos blogs participantes da Ciranda de Receitas!


Beijos,
Fla.

10 comentários:

  1. Oi, Fla!

    Hoje reservei a manhã para visitar e conhecer um pouco mais sobre os blogs participantes da Ciranda de Receitas. Eu não conhecia o seu cantinho, mas estou gostando muito.
    A partir de agora voltarei sempre, essa Ciranda vai fazer eu me organizar e voltar a visitar blogs que eu gosto. De cara já adorei seu layout, os ladrilhos me fazem viajar e lembrar da casa da vó. Depois li sua apresentação e vi que foi inspirada nas suas avós e sua mãe que o blog nasceu.
    Eu sou novata na Ciranda, e estou mega feliz por participar, agradeço a todas pela oportunidade.
    Sobre a receita, sou louca por chocolate e essa foto literalmente me deixou babando de manhã cedo. Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Tão legal quando a gente descobre o que temos em comum, não é mesmo Flá?! Sua receita já está lá no meu blog e tb falei sobre nossas semelhanças. Beijo enorme!!!

    ResponderExcluir
  3. Que bolo lindo! Há tempos quero fazer variações dessa receita que leva iogurte + o cacau, pois dizem que não tem comparação! Vou anotar! :)
    Um beijo pras duas queridonas! :)

    ResponderExcluir
  4. A Leili caprichou na escolha, hem, Mel? Bolo de chocolate! Bom demais! Agora vou lá ver só a delícia que você levou pra Ciranda dessa semana.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. Pq não basta a maldade do bolo de chocolate... tem q ser uma maldade completa, com cobertura e tudo...
    Entendi... E babei!
    kkkkk

    ResponderExcluir
  6. Lindo bolo da Leili, perfeito para formiguinhas (como eu!) de plantão.Indo conferir a arte que a Fla fez na cozinha da Leili!
    Bjo

    ResponderExcluir
  7. Bolo de chocolate é sempre uma alegria, ainda mais pra mim que sou "bololótra e chocolótra"...rsrs, Adorei e ficou muito lindo também!! Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Que lindeza de bolo! E de chocolate é preferência nacional, Leiliane arrasou :) Agora vou lá ver que gostosura vc levou pro blog da Leili... Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Nunca experimentei fazer bolo de chocolate com iogurte. Pelo visual desse bolo acho que vale super a pena testar, lindo!
    Bolinho maravilhoso para matar aquela vontade de comer chocolate :)

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.