quarta-feira, 15 de junho de 2016

Arroz doce aromático

Se tem uma coisa que casa bem com o inverno é o uso das especiarias. Acho que o aroma, o sabor, as preparações em si, tudo me trazem aquele aconchego no coração que esquenta a alma e o estômago.

É importante sempre lembrar que o uso com parcimônia é importante, porque da mesma forma que elas podem enriquecer uma receita, se colocada em abundância e da forma incorreta, também estragar o seu prato.

Quando eu vi essa receita que a Beta do Cozinha da Gertrudes (pausa, a Beta é blogueira das antigas, uma pessoa tão querida, mas tão querida que sempre que a encontro eu fico muito feliz, além disso o blog dela só tem receitas deliciosas, despausa) fez eu fiquei doida de vontade de fazer, primeiro porque eu amo arroz doce, segundo que eu cheguei a sentir o cheiro dessas especiarias antes mesmo de fazer a receita.

E não tinha como ser diferente, ficou deliciosa! Fiz algumas poucas alterações e por isto estou transcrevendo a receita como eu fiz, mas o link original da receita você encontra aqui. Aproveita e já faz um passeio por todo o blog da Beta porque vale muuuuuito a pena!

Ingredientes:

- 1 xícara chá de arroz agulhinha (na original ela utilizou o arbóreo)
- 2 1/2 xícara chá de água
- 1/2 lata de leite condensado
- 1 vidro pequeno de leite de coco
- 300 ml de leite
- 1 pedaço de canela em pau
- 2 cravos
- 2 bagos de cardamomo
- 1 anis estrelado

Preparo:

- Em uma panela coloque o arroz e a água, leve ao fogo e deixe cozinhar até secar a água;
- Verifique se o arroz está cozido e macio, se não estiver, acrescente mais um pouco de água;
- Quando o arroz estiver cozido, acrescente o leite condensado, o leite de coco, o leite, a canela, os cravos, o cardamomo e o anis estrelado, misture tudo e deixe cozinhar em fogo baixo até que fique bem cremoso;
- Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela;
- Depois de pronto, distribua em pequenas taças ou em um recipiente único para servir.

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 60 minutos
Grau de dificuldade: Fácil

A Beta no post dá diversas dicas para apresentação e acompanhamento, como servir com coco queimado e com creme de manga. Eu fiz a opção que achei mais legal, que foi polvilhar o açúcar e maçaricar para fazer o brûlée e ficou surpreendentemente maravilhoso! Mas se você quiser a velha e boa polvilhadinha com canela também fica show!

Espero que tenham gostado!
Uma ótima quarta a todos.
Beijos,
Fla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.