terça-feira, 19 de abril de 2016

Macarrão ao Salsaretti caseiro

Acho que todo mundo já usou uma latinha de molho pronto na vida. Até pouco tempo atrás, quando o assunto alimentação saudável não estava tão em alta assim, qualquer dona de casa na sua compra do mês ia até a gôndola dos molhos e estocava algumas latinhas seja de molho ou de extrato. É prático? É. É saudável? Errrr... não. Se você sempre fez seu próprio molho, avance 3 casas no joguinho da nutrição porque olha, você tá de parabéns!

Mas não vou bradar aos 4 ventos tudo que a gente já sabe sobre molho pronto. Prefiro fazer o caseiro? Sem dúvida alguma! Uso o industrializado quando preciso? Sem dúvida alguma também.

E eu me lembro bem que quando criança, minha mãe ao fazer pizza em casa, usava um molho repleto de pedacinhos, que tinha um leve gostinho de orégano e que eu amava. Se deixasse eu comia puro. Lembrei desse molho dias atrás e pensei em tentar reproduzi-lo em casa. Ficou tão bom e tão parecido com o gosto que eu lembrava que eu amei e resolvi dividir com vocês.

É muito simples essa receita mas o toque especialíssimo fica por conta de dois ingredientes. Vamos conferir?

Ingredientes:

- 5 tomates sem pele e sem semente picados em cubos médios
- 1 cebola pequena picada em cubos pequenos
- 2 dentes de alho bem espremidos
- 1 col. sopa de ketchup 
- 1 ramo de orégano fresco (ou 1/2 col. café de orégano desidratado)
- sal e pimenta do reino à gosto

Preparo:

- Em uma panela coloque um fio de azeite e coloque a cebola. Deixe refogar até que comece a ficar transparente. Adicione o alho e termine de refogar mas não deixe pegar cor, eles devem ficar translúcidos;
- Adicione os tomates picados, junte o orégano e misture bem. Não precisa adicionar água. Deixe refogar em fogo baixo com a panela tampada e mexa de vez em quando. O molho vai começar a se formar e você deve deixar no fogo por 15 minutos;
- Passado esse tempo, destampe a panela e deixe em fogo médio para secar um pouco da água que juntou dos tomates. Adicione em seguida o ketchup e tempere com sal e pimenta do reino à gosto;
- Deixe apurar por mais uns 3 minutos e desligue o fogo. O molho deve ter uma consistência bem encorpada e deve ficar com vários pedacinhos.
- Coloque sobre o macarrão e sirva.

Rendimento: Para cobrir cerca de 250 gr. de macarrão
Tempo de preparo: 30 minutos
Grau de dificuldade: Moleza

Se quiser utilizar na pizza (eu sei que muita gente usa molho de tomate cru na pizza, eu sei, eu sei) deixe esfriar bem antes de colocar sobre a massa. Ele não é um molho de cozimento lento, portanto se seu tomate estiver mais ácido que o normal, você pode adicionar uma pitada de açúcar para quebrar essa acidez.

Ai, me deu vontade de fazer de novo. A enxaqueca não me permite comer molho vermelho com e frequência, mas que eu amo, amo! 

Espero que tenham gostado!
Beijos,
Fla.

2 comentários:

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.