terça-feira, 12 de abril de 2016

Lascas de polvilho - Helena Rizzo


Desde que vi essa receita postado no instagram da querida Lela do Jantinha de Hoje eu fiquei roxa de vontade de provar e reproduzir em casa. Aí fui até o blog do Jantinha e vi que a receita era da Helena Rizzo a famosa e premiada chef do restaurante Maní.

Também procurei o vídeo que a Lela cita no post e lá fui eu pra cozinha tentar reproduzir a receita, mas assim como a dela a minha massa não ficou com a mesma consistência que a da Chef, e isso porque a minha massa ficou 18 horas na geladeira. Ela muda a consistência, mas não chegou a ficar daquele jeito.

E se atrapalhou alguma coisa no resultado final? Não, de forma alguma. A receita é fácil, trabalhosa apenas na questão do tempo de descanso, leva poucos ingredientes, e é muito, mas muito surpreendente.

Vou deixar o link do vídeo, que você pode acessar clicando aqui, e também o link da receita no blog Jantinha de Hoje aqui. Mas embaixo vou detalhar pra você também essa maravilha.

Ingredientes:

- 200 ml de água
- 200 ml de óleo de girassol
- 500 gr. de polvilho azedo
- 20 gr. de açúcar
- 10 g. de sal
- 250 ml de leite
- 1 ovo

Preparo:

- Em uma panela coloque a água e o óleo e aqueça no fogo médio, sem ferver;
- Em uma tigela misture o polvilho, o açúcar, o sal e junte a água e o óleo já aquecidos. Misture com as mãos mas com cuidado para não se queimar;
- Acrescente o leite e o ovo e misture bem até que dissolva os gruminhos;
- Cubra a tigela e deixe esfriar. Depois leve a geladeira para descansar por 12 horas (eu deixei 18);
- Para assar utilize o silpat (tapete de silicone) ou então folhas de papel manteiga sobre uma assadeira e abra porções da massa de forma bem fina, polvilhe sal grosso e outro tempero que desejar (lemon pepper, pimenta, queijo ralado, páprica, etc...) e leve ao forno preaquecido a 165ºC, até que a massa fique bem crocante e dourada;
- Retire do silpat depois de frio e quebre as lascas para servir.

Rendimento: rendeu 8 placas do tamanho do silpat médio
Tempo de preparo: 1h:30m para o preparo e o tempo de assar as lascas (fora o tempo de descanso)
Grau de dificuldade: Médio 

Dá um certo trabalhinho, mas o sabor compensa muito! Espero que tenham gostado!
Beijos,
Fla.

3 comentários:

  1. Oi Flávia. A Carla do brisando está vendendo umas lasquinhas que parecem com estas. Estava louco pela receita e acho que deve ser muito parecido com estas. Estou louco para provar.

    beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.