segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Hambúrguer vegetariano de feijão preto

Eu não sou vegetariana mas já assumi publicamente a vontade de me tornar uma. Mas existe um porém na minha existência e chega a ser vergonhoso assumir... eu amo salaminho. Eu sei que é gordura, não pretendo saber como é fabricado, mas eu amo, e isso certamente é um fator determinante pra minha escolha.

Mas isso não significa que eu não faça troca ou substituições durante a semana e diminua drasticamente o consumo de carne. Sim, eu sou dessas. Até porque, como eu costumo fazer janta na minha casa e carne vermelha pesa mais no estômago, eu evito prepará-la com frequência deixando para o almoço ou finais de semana.

E nessa minha busca por opções eu acabo descobrindo sabores e temperos tão bacanas que permitem brincar na cozinha e inventar algumas receitinhas. Como foi o caso desse hambúrguer de feijão preto, que foi uma super surpresa e agradou inclusive o meu marido. 

Quer ver como é fácil de fazer? Confira a receita abaixo.

Ingredientes:

- 350 gramas de feijão preto cozido (sem o caldo)
- 1 xícara chá de cenoura ralada no ralo fino
- 1/4 xícara chá de cheiro verde picado
- 1 dente de alho espremido
- 1/2 a 1 xícara chá de polvilho azedo
- 1/2 xícara chá de aveia em flocos
- 1/3 col. de café de páprica defumada
- 1/2 col. chá de sementes de cominho
- sal e pimenta do reino à gosto

Preparo:

- Em um processador, liquidificador ou mixer, processe o feijão e coloque em uma vasilha;
- Adicione a cenoura ralada, o cheiro verde e o alho. Misture bem;
- Tempere com a páprica, o cominho, sal e pimenta do reino à gosto;
- Adicione a aveia em flocos e vá colocando o polvilho aos poucos, até dar o ponto. A massa deve ficar ainda pegajosa, sem soltar completamente das mãos;
- Pegue uma porção da massa e com as mãos untadas, molde os hambúrgueres e coloque para fritar em uma frigideira antiaderente com um fio de azeite;
- Frite até que fique corado dos dois lados e sirva em seguida.

Rendimento: 6 hambúrgueres
Tempo de preparo: 40 minutos
Grau de dificuldade: Fácil

Sirva acompanhado de uma saladinha ou então dentro de um pão, coberto com queijo derretido. Fica uma delícia e é uma versão adaptada daquele hambúrguer de lentilha que postei esses dias e que você confere clicando aqui também. 

Espero que vocês tenham gostado e ah, uma dica importante, não é crime algum utilizar feijão preto de caixinha, mas se você sempre guardar um pouquinho congelado quando fizer aquela feijuca, garanto que não vai sobrar oportunidade para preparar essa receita de forma bem honesta! 

Pessoal, a partir de hoje eu estou de férias, mas o Arte não vai parar não. Essa semana eu vou viajar para Minas Gerais e vocês vão poder acompanhar essa minha aventura lá no instagram (@fla.artenacozinha) e no facebook (facebook.com/artenacozinha). Se eu conseguir, também vou postar algumas coisas no snapchat (oartenacozinha).

Uma ótima semana!
Beijos,
Fla.

2 comentários:

  1. Ficaram com um aspecto delicioso estes hambúrgueres!
    Beijinhos
    Ana Costa || www.petiscana.com

    ResponderExcluir
  2. Essa é super novidade para mim, Fla: hamburguer de feijão preto! Mas, pelos temperos deve ser bem gostoso.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.