segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Crepioca ou pão de queijo fake

Estamos na vibe da vida saudável. Uma pré-diabetes, uma crise de pressão alta e uma esteatose num grau altamente preocupante me fizeram botar a mão na consciência e entender que se não for agora, eu corro o risco de não ter outra chance. Cuidar da saúde virou ordem e a perda de peso será consequência da mudança de atitudes.

Eu nunca tive problema em comer coisas saudáveis, muito pelo contrário, eu adoro frutas, legumes, verduras, alimentos integrais... o problema sempre foi a quantidade que eu comia disso tudo e também as friturinhas, que como fora de casa, e do maledeto do açúcar. Esse sim é o meu principal vilão.

Chorar não adianta, reclamar também não e tenho plena consciência de que tudo isso acontece por culpa minha mesmo, então é arregaçar as mangas e correr atrás do preju. Fácil não é, mas tem 35 dias que estou "na pegada" e tenho me sentido tão bem que estou espantada. Na minha última escapulida, encarei uma porção gordurosa de um restaurante famoso da minha cidade e Jesus, quase morri. Dia seguinte, marido e eu voltamos ao nosso peixinho, saladinha, tudo levinho.

O corte de carboidratos foi uma decisão minha, mas a falta do pão ainda é brutal pra mim. Como eu prefiro não comer do que comer pouco, eu fiz a troca para um carboidrato de índice glicêmico menor, no caso a tapioca. Pra minha sorte e pura alegria eu AMO tapioca! Mas comer todo dia vai enjoando e por isso eu vou alternando entre tapioca, crepioca e panqueca de farelo de aveia.

A receita de hoje é a crepioca. A receita teve um boom na internet tem bastante tempo, mas como eu só virei adepta da bichinha agora, vou postar a receita que faço. Tem zilhões de opções por aí, mas a minha base foi feita através deste site aqui.

Ingredientes:

- 1 ovo
- 1 col. sopa de tapioca pronta (aqueles pacotinhos que vendem no mercado prontos para ir pra figideira)
- 1 col. sopa de requeijão light ou 1 col. sobremesa de parmesão ralado
- 1 pitada de fermento químico em pó
- sal à gosto

Preparo:

- Bata bem o ovo com a tapioca e o sal;
- Adicione o requeijão ou o queijo e com um garfo bata até que fique bem incorporado;
- Junte o fermento e mexa rapidamente;
- Coloque a mistura em uma forma antiaderente, tampe e deixa na frigideira por 2 minutos de cada lado, virando na metade do tempo;
- É importante deixar tampado para ela ficar cozida no meio e inchar um pouquinho.

Rendimento: 1 porção
Tempo de preparo: 10 minutos
Grau de dificuldade: Moleza

Fácil, rápido, sustenta e light. E sigamos em frente... deixando o pãozinho para um dia especial ou para quando o raio do açúcar resolver abaixar de vez. Eita genética estragada a minha...rs. Essa crepioca eu ainda acompanhei com um queijo branco delicioso que ganhei no Encontro Gourmet esse ano. 

Boa semana pra todo mundo!
Bjs,
Fla

3 comentários:

  1. Flá, eu tb tô assim, acima do peso e sempre cansada. Falta tempo pra preparar as coisas, então a gente acaba mesmo é no arroz, no miojo kkk que droga né?

    Confesso que já comprei a tapioca mas ainda não fiz!!! Adorei essa receita por ser super simples e prática e ainda ter queijo, que é tão bom, qualquer um rsrs

    Pena que o meu do EG veio com a lata estufada e tive que jogar fora. Chorei rsrs

    Vai devagar que você chega lá. Eu é que preciso tomar jeito e vergonha na cara rsrs

    beijosssss

    ResponderExcluir
  2. Fla querida cuide-se mesmo, nunca é tarde pra recuperar o tempo perdido.
    E com saúde não podemos brincar, aqui em casa já estou diminuindo o açúcar e o óleo. Meu colesterol e a glicose estão no limite.
    Acredita que tive vontade de comer sua crepioca? Vou tentar fazer.
    Tenha uma linda semana
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Eu sempre faço, um pouco diferente, acrescento 2 colheres de água, mais de tapioca, e ervas. Coloco recheio e substituo o jantar, e no cafe da manhã quando vou malhar mais pesado.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.