sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Crème brûlée

O nome é muito mais difícil de escrever e pronunciar do que a receita propriamente dita. Sim, acredite, é muito fácil preparar essa sobremesa francesa deliciosa e muito charmosa. 

Brûlée significa "queimado" em francês e é justamente essa casquinha de açúcar queimadinha por cima que dá todo o toque para essa receita, porque você tem o crocante do açúcar que fica quente com o geladinho da sobremesa embaixo, portanto, na minha opinião é uma das receitas mais deliciosas do universo.

Eu fiz uma pesquisa enorme antes de preparar, aliás esta foi uma das sobremesas da minha ceia de ano novo. Acabei optando pela receita do chef Emmanuel Bassoleil que dispensa maiores apresentações. Aliás, a receita original está no site do Panelinha, e você confere clicando aqui, mas claro que pra facilitar eu estou colocando tudo passo a passo pra vocês aqui embaixo.

Ingredientes:

- 5 gemas
- 350 ml de creme de leite fresco
- 100 ml de leite
- 1/3 xícara de açúcar
- 1 1/2 col chá de essência de baunilha
- açúcar para caramelizar

Preparo:

- Preaqueça o forno a 160º;
- Separe a clara das gemas. (As claras não serão utilizadas nesta receita mas você pode congelar para utilizar em outras preparações)
- Coloque as gemas na tigela da batedeira, junte o açúcar e bata em velocidade alta até obter um creme bem claro;
- Pare de bater e adicione creme de leite, o leite e a essência de baunilha;
- Misture bem com uma colher e deixe a mistura descansar por 10 minutos;
- Enquanto descansa a mistura, leve ao fogo uma panela com água que será utilizado para o banho-maria;
- Com uma colher, retire toda a espuma que se formou na superfície da mistura de gemas;
- Distribua o creme em tigelinhas refratárias (que possam ir ao forno);
- Arrume as tigelinhas em uma assadeira retangular e leve ao forno. Antes de fechar a porta coloque a água fervente na assadeira com cuidado, para assar em banho-maria;
- Deixe assar por 40 minutos;
- Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira por no mínimo 6 horas;
- No momento de servir polvilhe o açúcar sobre toda a superfície da tigelinha fazendo uma camada generosa de açúcar;
- Caso tenha um maçarico culinário, utilize-o para criar o caramelizado, caso não tenha, esquente as costas de uma colher na chama do fogão e passe levemente sobre o açúcar fazendo movimentos circulares repetindo a operação até que toda a superfície fique caramelizada, mas não deixe queimar demais o açúcar.
- Sirva em seguida.

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 60 minutos
Grau de dificuldade: Fácil

Tem como não amar gente? Eu já tive a oportunidade de provar este creme em um dos restaurantes mais chiques que já fui na vida e paguei muitoooooo caro pela sobremesa. Valeu a pena pela experiência e pelo momento, mas agora que sei fazer em casa, não não, ninguém arranca mais essa grana de mim...risos.

Espero que vocês façam em casa e que comprovem como é boa esta receita!
Um ótimo final de semana!
Beijos,
Fla.

Um comentário:

  1. Ola Fla querida, que saudades ja sentia desse cantinho. Estava de férias e estou voltando com a cozinha a todo vapor. Adorei seu crème brûlée. Sabe que é uma das sobremesas que mais gosto, porém, ainda não fiz por que por duas vezes comprei o maçarico e não tive sorte com eles. Preciso achar uma marca boa, ou vou tentar com a dica que vc deu com as costas de uma colher. Ficou lindo. Beijinhos, uma ótima semana e um 2015 feliz pra vc e os seus.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.