domingo, 23 de novembro de 2014

Meus 32 anos e duas saladinhas

O post de hoje não é nada requintado e nem muito elaborado. É na verdade uma dica para quem está meio cansadão da salada ao vinagrete ou então da maionese que sempre acompanha os churrascos dos finais de semana, ou está querendo uma opção mais leve para o dia a dia. Porque variar é bom e nós gostamos, certo?

A primeira salada, de trigo em grão, é super simples e nutritiva. Utilizamos muito pouco esta variação do trigo e é bom saber que ele não precisa ser utilizado apenas como salada, você pode colocar em sopas, cozidos e até mesmo substituir o arroz com uma preparação refogada. Além disso, ele é uma ótima fonte de proteína. Se você nunca provou vale a pena experimentar.

A outra saladinha que apresento a vocês eu comi em um restaurante aqui em Sorocaba e é super simples. A abobrinha aqui é apresentada crua e se você tem algum preconceito quanto a isto, te digo que é super saboroso, porque o limão da salada da uma boa amolecida na bichinha e fica divino.

Bom e hoje, domingão, dia 23 de novembro, é meu aniversário. 32 aninhos de pura peraltice...risos. Estou sentindo que os anos estão passando cada vez mais rápido e eu tenho certa urgência na vida, o que me preocupa bastante. Quero realizar tantos sonhos ainda, tenho tanto o que conquistar e espero que o tempo seja meu amigo em esperar pra que tudo isso aconteça. Hoje eu não peço nada a Deus, só agradeço! Tive muitos altos e baixos na vida. Hoje encontrei uma serenidade que eu achei que jamais conseguiria. Aprendi que a minha obrigação é só com a minha felicidade e que se eu não me colocar em primeiro lugar, ninguém vai fazer isso por mim. Sou muito feliz ao lado do marido que eu escolhi, trabalhando com o que trabalho e podendo me divertir fazendo o que mais amo na vida: cozinhar! Então, parabéns pra mim! Hehehehe! Que venham os 33... 34...100...101...



Salada de trigo

Ingredientes:

- 1 xícara de trigo em grão
- 8 xícaras de água
- suco de 1 limão
- raspas de 1/2 limão
- 1 tomate grande sem semente picado em cubos
- 1 cebola pequena picada em cubos
- 1/2 xícara de salsinha picada
- 3 col. sopa de azeite
- 6 azeitonas picadas
- sal e pimenta do reino à gosto

Preparo:

- Deixe o trigo de molho em 2 xícaras de água por umas 4 horas;
- Escorra á água, lave bem e adicione 6 xícaras de água;
- Leve para cozinhar na panela de pressão por aproximadamente 20 minutos (pode levar mais e vai depender da textura que você preferir);
- Escorra e misture o tomate, a cebola, a salsinha, o azeite, as azeitonas e misture bem;
- Se gostaria mais azedinho, adicione mais suco de limão;
- Coloque as raspas do limão, sal e pimenta à gosto. Deixe gelar e tomar gosto por uns 30 minutos antes de servir;

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 40 minutos



Salada de abobrinha

Ingredientes:

- 2 abobrinhas italianas fatiadas à julienne
- suco de 1 limão
- 2 col. sopa de azeite
- 1 col. sobremesa de orégano seco
- sal e pimenta do reino à gosto

Preparo:

- Fatie as abobrinhas com a faca ou com a ajuda de um mandolim;
- Em uma tigela misture as abobrinhas, o limão, o azeite, o orégano e tempere com sal e pimenta do reino à gosto;
- Leve para gelar por 30 minutos e misture bem novamente antes de servir.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 20 minutos

Simples, leve e saudável, como eu espero que a minha vida seja sempre!
Um beijo a todos e bom domingo!
Fla.

8 comentários:

  1. saladinhas espertas, gosto das duas. mas adoro mesmo você por tudo que você é, parabéns mais uma vez! bj

    ResponderExcluir
  2. Uau...que lindas! Que delícia!
    Sou apaixonada por saladas, tenho um pacotinho de grão de trigo aqui em casa, lógico que vou fazer essa delícia de salada ou melhor as duas sugestões.

    Parabéns, que Deus lhe dê muitos e muitos anos de vida, recheados de paz, saúde e muitas alegrias junto a sua família!

    Bjs no seu ♥, sucessos sempre!
    Andréa

    ResponderExcluir
  3. Ihh 32 anos muito nova hahahaha, parabéns!! muitas felicidades prá vc!! eu como sempre adoro saladinhas diferentes, achei as ideias ótimas!! vou anotar com certeza porque sempre me faz bem uma salada bem feita! quando a minha nutricionista não atrapalha e tira todo o potássio!! rsrsrs bjs

    ResponderExcluir
  4. Querida Flá, não sabia que ontem foi seu aniversário, me desculpe o atraso, mas como dizia minha mãe, desejar coisas boas para os amigos queridos sempre é tempo. Parabéns pelos seus 32 aninhos, vc é 2 anos mais velha que minha filha, olha só!. E desejo de coração o mesmo que desejo a minha filhota, muita saúde, que é o primordial para se ter o resto, muitas felicidades, paz, que seus sonhos sejam realizados. O tempo está passando muito rápido e parece que a idade corre mais rápido, mas com dedicação e fé, sei que vc conseguira realizar todos seus desejos. Muitas felicidades viu? Que Deus continue te abençoando e protegendo. Agora vamos falar dessas duas delicias. Primeiro abobrinha que para mim é meu legume n° 1 na minha lista de preferidos. Adro salada de abobrinha crua e como vc disse o limão dá mesmo uma amolecida nela. E a salada de grãos é uma delicia, utilizo muito na minha cozinha, ficou linda e bem temperadinha, Duas excelentes sugestões. Beijinhos, ótima semana

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Fla! Mesmo que atrasado, desejo saúde, alegria e tudo de bom!
    Já fiz uma vez salada com trigo, ficou um tanto duro, mesmo cozinhando bastante tempo. Preciso tentar mais uma vez. Ficaram lindas suas saladas!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Fla, um pouco atrasado mas, te desejo todos os sonhos realizados, saúde e muita paz!!
    Gostei das saladinhas, bem diferente de tudo que tinha visto.
    Xerocas carinhosas
    Go

    ResponderExcluir
  7. Querida Flal,
    Eu também penso como você: meu compromisso é com minha felicidade. E ,quando a gente pensa assim, parece que tudo fica mais simples, mais fácil.
    Eu também adoro aniversário.É o único dia do ano só nosso rsrs. E, sempre temos muito o que comemorar.
    Parabéns! Muitas, muitas felicidades.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  8. Querida, suas saladas ficaram com uma carinha deliciosa.
    Viu como estou atrasada? É que domingo comemoramos o aniversário do marido almoço com a família, uma trabalheira toda, e hoje é o dia dele.
    Te desejo tudo de bom com esta nova idade, correndo sempre atras da felicidade, é isto que se faz de melhor, seja muito feliz. Deus te abençoe muito.
    Abraços apertados
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.