terça-feira, 4 de novembro de 2014

Bolo de banana sem açúcar, lactose e farinha e Otávio Machado Restaurante

Dia desses eu estava procurando uma receita que não levasse açúcar, porque eu amo bolo e isso é um fato, mas outro fato incontestável é que preciso cortar o açúcar inimigo e emagrecer. Por sorte, nas minhas "andanças" pela internet, eu encontrei esta receita da Tatiana do Panelaterapia.

Arrisquei sem medo porque todos os comentários eram excelentes e também fui uma das que me surpreendi não só com o sabor, mas com a textura desse bolo delicioso!

Já fiz mais de uma vez, uma inclusive para presentear minha mãe, e já na falta da aveia, já coloquei farinha integral e comum também. Agora atenção! Este bolo é sem farinha mas como utiliza aveia você deve verificar se a aveia que você vai utilizar não tem glúten. Porque sabemos que a contaminação na aveia é grande e portanto os celíacos devem ficar atentos, por isso não categorizei esta receita como "sem glúten" ok?

A receita original você pode ver clicando aqui e ainda aproveitar para ver as outras delícias do site, mas também vou colocar aqui para facilitar.

Ingredientes:

- 2 bananas nanicas pequenas (devem estar bem maduras, quase estragando);
- 1/2 xícara chá de uvas passas pretas;
- 2 ovos pequenos;
- 1/4 xícara chá de óleo;
- 1 xícara chá de aveia (tanto faz flocos finos ou grossos, mas eu fiz com o fino);
- 1 col. sopa de fermento em pó
- 1/4 xícara chá de nozes trituradas grosseiramente

Preparo:

- Bata todos os ingredientes no liquidificador menos o fermento;
- Adicione o fermento e bata ligeiramente;
- Misture as nozes trituradas e coloque a massa em forma untada e enfarinhada;
- Leve para assar em forno pré aquecido 200º por cerca de 35 minutos ou até que passe pelo teste do palito.

Observações:

- Não abra o forno antes dos 30 minutos;
- Caso seu forno seja muito forte, deixe assar em 180º;
- Quanto mais madura sua banana, mais doce ficará seu bolo.
- A forma precisa ser untada e você pode utilizar aveia para polvilhar, eu utilizei cacau, mas como você pode ver a lateral ficou meio escura, mas ficou bom o sabor.

Rendimento: 1 bolo médio
Tempo de preparo: 50 minutos
Grau de dificuldade: Moleza

Delícia gente, pode fazer que não tem erro. Eu servi essa fatia pro marido e coloquei uma bolinha bem pequena de sorvete. Também experimentei com um fio de mel e com geleia diet que eu tinha em casa e amei os dois. 

Mudando de assunto...

Semana passada eu recebi um convite para conhecer o cardápio do restaurante Otávio Machado em São Paulo. O evento gastronômico em parceira com a agência de comunicação Castlinho+Montano, reuniu diversos foodbloggers para a degustação do cardápio elaborado pela talentosa chef Juliana Mendes, que apesar de jovem já passou por restaurantes como o Maní e Brasil A Gosto.

Tudo foi muito bem cuidado, o ambiente é super aconchegante com um toque rústico e com direito a uma linda e produtiva jabuticabeira. O menu preparado com primor pela chef, foi muito elogiado por todos os participantes e a harmonização perfeita. 

Dos petiscos destaco o bolinho de bobó de camarão, crocante por fora e super cremoso por dentro, com o toque certo de pimenta. A entrada, uma salada caprese deliciosa, foi servida com uma torradinha ao pesto que estava dos deuses e a apresentação ficou linda com a salada servida sobre algo que me pareceu ser um granito, ou algo assim.


Já entre os pratos principais, meu destaque vai para o segundo prato, um mignon suíno com raclete de batata doce e queijo coalho, geleia de dedo de moça e crispy de cebola roxa. Sem dúvida, o prato mais saboroso da noite. Amei a combinação da leveza da carne de porco, com a doçura da batata doce e com o picante da geleia. Um prato muito inteligente que aguça diversos sentidos. 

As sobremesas estavam maravilhosas mas meu coração bateu mais forte pelo abacaxi em infusão de capim santo com farofa de aveia, gelatina de mel e sorvete artesanal de coco, um prato cheio de sabor que finalizou a noite perfeitamente.

Noite agradável, comida deliciosa, uma recepção super bacana por parte dos organizadores e o reencontro com amigos queridos, não poderia ter sido melhor. Agradeço muito o convite enviado pelo Fred Castilho!

Quer conhecer o restaurante? Abaixo vou passar os dados, tenho certeza que você irá amar!
Uma ótima semana a todos.
Beijos,
Fla.

Otávio Machado Café e Restaurante
Rua Otávio Machado, 283, Chácara Santo Antônio - São Paulo/SP

Funcionamento:
- Almoço – Seg a Sex, das 12h às 15h, e Sab e Dom, das 12h às 17h.
- Jantar – Terça a Sex, das 18h às 22h. Sab e Dom, fechado para eventos.
- Café Otavio Machado – Seg a Sex, das 8h às 18h, Sab e Dom, das 9h às 18h.
Informações e reservas: (11) 38041079.
Cartões de débito e crédito: Todos
Vale refeição: Ticket Restaurante, Alelo, Sodexo

*As fotos utilizadas e marcadas com teste símbolo (*), foram gentilmente cedidas pela Carol do Cozinha Autoral.

8 comentários:

  1. Que legal esse restaurante, Fla! Também recebi o convite.Se morasse aí pertinho, bem que teria ido. O cardápio me pareceu delicioso. E, estar com as amigas é sempre uma grande alegria.
    Quanto ao bolinho, adorei a sugestão light.Eu também sou "bolótra"
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Delícia de bolo e de jantar!! Que pena que eu não pude ir pra te dar um abraço, agora que vc voltou com tudo, graças a Deus!! E como tá lindona a sua cozinha!! Amei os azulejos =)

    beijoooooo

    ResponderExcluir
  3. Que delicia de bolinho Fla, descobriu-se a pouco uma tia que esta intolerante ao gluten e eu ando procurando receitas assim. Ficou muito bonito seu bolo. Quanto ao evento, a julgar pelas fotos, valeu muito a pena, só delicias hem! Sensacional esse restaurante. Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. amei querida mas que legal né mesmo ? bjokas

    ResponderExcluir
  5. Olá Fla, boa noite!
    O seu bolo ficou com um aspecto delicioso e o melhor é mais saudável.
    Delícia de encontro, restaurante lindo, acolhedor e o cardápio de dar água na boca, obrigada por compartilhar!

    Bjs, sucessos sempre ♥

    ResponderExcluir
  6. o bolo ficou show, adoro bolo de banana. ficou linda a postagem do restaurante, a chef é muito talentosa, muitas delícias. amei estar lá em sua companhia. bj

    ResponderExcluir
  7. Oi Fla ! Quanto tempo, que bom que está de volta ! Eu ando devagar quase parando com as postagens, sem tempo, sempre na correria.
    Amei esse bolinho, tô precisando de um assim.
    Lindo o lugar parece bem aconchegante.
    Um lindo e abençoado fim de semana !
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  8. Muito chique esse restaurante, achei lindo os pratos e a apresentação!!! Agora seu bolo sem açúcar eu AMEI!!! Essa é uma receita que se pode comer sem culpa!!! :)Tenha um ótimo domingo!!! Beijinhos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.