segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Picanha invertida do Rodrigo Hilbert...

....Ou porque nós amamos o programa "Tempero de Família".



Sim, este post poderia ter dois títulos. Em casa rola uma ciumeira danada quando eu paro tudo o que estou fazendo para apreciar todos os dotes culinários do nosso querido Rodrigo Hilbert. Convenhamos que para a homarada ficou bicho feio ter que competir com um moço que além de bonito, faz a própria faca, mata o próprio boi, planta e colhe seus próprios alimentos e ainda por cima cozinha (pelo menos aparentemente) bem. 

Brincadeiras a parte, porque sou muito mais meu marido (ponto pra mim agora!), de todas as receitas que vi o mocinho preparando essa sem dúvida foi a que mais me chamou a atenção. Já tinha tido a oportunidade de provar pelas mãos de outra cozinheira, mas resolvi fazer a receita e ficou deliciosa. 

Em uma próxima vez eu só vou deixar um pouco mais no forno porque a carne ficou ao ponto como o marido gosta, mas eu prefiro ela mais assadinha. No entanto, o sabor ficou delicioso e a carne derretendo de tão molinha.

Se você quiser conferir a receita e ver o vídeo, assim, só pra aprender melhor como faz a receita...risos... clique aqui que eu te levo diretamente para o link (de nada, a propósito!). Mas abaixo estou colocando a receitinha na íntegra com as quantidades que usei. Ah sim, e ele serviu com um molho de cebolas que eu não fiz, porque para acompanhar fiz um macarrãozinho ao sugo show, mas você pode fazer caso queira.

Ingredientes:

- 1 picanha de até 1,3 Kg;
- 1 linguiça calabresa grande;
- 1/2 xícara de bacon picado em cubos;
- 2 batatas inglesas;
- 1 cenoura;
- manteiga;
- 1 xícara de queijo provolone;
- azeite;
- sal fino e pimenta do reino à gosto;
- sal grosso à gosto;

Preparo:

- Com uma faca bem fina retire o excesso de gordura da picanha;
- Faça um corte horizontal no meio da carne, abrindo um buraco para colocar o recheio;
- Vire a picanha do avesso, de forma que a gordura fique para o interior da peça, e tomando cuidado para não abrir na lateral;
- Reserve;

Recheio:

- Corte em cubos a calabresa, o bacon, o queijo, a cebola, a batata e a cenoura;
- Tempere com sal, azeite e pimenta do reino à gosto;
- Coloque o recheio dentro da picanha e intercale com pedaços de manteiga;
- O que sobrar de recheio coloque em volta da carne;
- Cubra com um pouco de sal grosso e leve ao forno para assar em fogo médio/baixo por +/- 2 horas (a minha ficou 1h e 30 min e ficou ao ponto para bem passado);
- Passado o tempo de cozimento, retire a carne e fatie para servir;

Rendimento: 4 porções generosas
Tempo de preparo: +/- 3 horas
Grau de dificuldade: Média (por conta de virar a carne)



Fica super saborosa gente! Eu com certeza vou fazer novamente e já pensei até em preparar uma maminha da mesma forma. Virar a carne do avesso não foi fácil, confesso, mas você pode ser menor orgulhosa e pedir para seu açougueiro que ele certamente fará isso com grande facilidade.

É isso, esse programa ma-ra-vi-lho-so passa no canal GNT toda quinta-feira às 20:00 e este post não é um jabá sobre o canal...rs.

Ótima semana a todos!
Beijos,
Fla

5 comentários:

  1. Bom dia Flávia!
    Picanha é uma carne indispensável e feita assim melhor ainda!
    Eu tbm adoro "Tempero de Família" principalmente o apresentador, adoraria provar uma comidinha feita por ele, rsrs...
    Eu fiz a receita dos pastéis com massa de creme de leite, delícia total!

    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita lá no meu tacho e comentário claro...a sua cozinha é um verdadeiro mimo e as receitas são fantásticas...um beijinho e resto de uma boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Fla querida vamos combinar que realmente o Rodrigo Hilbert provoca ciumes em qualquer namorado o marido kkkk. Além de lindo o danado é talentoso. Também gosto muito de assistir o programa dele. Essa picanha ficou um espetáculo hem!!! Também prefiro mais passada, mas dá pra ver que ficou bem macia e deliciosa. Vou ver o link pra ver se vc fez tudo direitinho sabe? (kkkkk). Adorei. Belo prato
    Ah! Seus pasteizinhos abaixo ficaram show. Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Eu também sou fã do Rodrigo HIlbert, Fla! Um homem completo,não? rsrs
    Essa picanha me deu água na boca, quero experimentar logo, logo.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. Nossa que delicia!!! Eu já vi alguns programas dele, mas não sou tão assídua como você!!! Vou tentar fazer aqui em casa essa carne e depois te conto se deu certo, a sua ficou um espetáculo, adoro carne assada, picanha nossa é a minha preferida (depois do mignon!) Beijinhos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.