terça-feira, 26 de agosto de 2014

Bolo de milho - Ora Pitangas

Esses dias eu brinquei no Facebook que ao invés de ir fazer as unhas eu me levantei e fui bater um bolo. E isso acontece com muita frequência. Posso ter preguiça de sair, fazer compras, estudar, ir ao salão pintar os cabelos, mas dificilmente eu tenho preguiça de cozinhar.

A cozinha é meu mundinho particular. É ali que penso na vida, que revejo meus caminhos, que tomo grande parte das minhas decisões e esqueço tudo o que não faz bem. Cozinhar é de fato uma terapia, um momento de relaxar e com certeza fico com as unhas sem fazer mas não deixo de ir pra minha cozinha bater um bolo. Questão de gosto, eu sei.

Neste dia, passei pelo blog da minha querida amiga e vizinha Angela do delicioso Ora Pitangas e fui atrás de uma receitinha de bolo de milho já que eu tinha algumas espigas em casa e precisava utilizar meio rápido. Não tive dúvidas quando li essa receita e vi que era fácil e prática. Fez um super sucesso e com um cafezinho para acompanhar foi o final de tarde perfeito!

A receita original você pode conferir clicando aqui e ainda vai conhecer muitas outras delícias do Ora Pitangas. Abaixo estou colocando os ingredientes e preparo com as pequenas alterações que fiz.

Ingredientes:

- 4 espigas de milho (a receita original são 6, mas eu tinha apenas 4 e eram enormes então usei as que tinha)
- 500 ml de leite
- 4 ovos
- 2 colheres sopa de manteiga sem sal
- 2 xícaras chá de açúcar (a receita original pede 2 e 1/2)
- 6 colheres sopa de farinha de trigo
- 1 colher sopa de fermento químico em pó

Preparo:

- Cortar os grãos das espigas e bater no liquidificador com o leite;
- Junte os ovos e a manteiga em temperatura ambiente e bata bem;
- Sem parar de bater acrescente aos poucos o açúcar, a farinha e por último o fermento em pó;
- Coloque em uma forma de anel ou redonda como a que utilizei untada com açúcar cristal, farinha e canela;
- Asse em forno preaquecido por cerca de 40 a 45 minutos, faça o teste do palito para verificar porque o tempo depende de cada forno;
- Sirva acompanhado de um café fresquinho.

Rendimento: 1 bolo médio
Tempo de preparo: 60 minutos
Grau de dificuldade: Fácil

Delícia né?! Impossível não gostar de bolo de milho. Eu coloquei em uma forma redonda e depois utilizei um cortador menor para fazer as porções. Por cima coloquei uma colher de iogurte grego e polvilhei canela. Ficou muito bom!!! Agradeço a Angela pela partilha desta receita!

Espero que gostem!
Beijos,
Fla.

4 comentários:

  1. Flávia, eu também sinto preguiça de qualquer coisa, menos de cozinhar, e sabia que foi cozinhando que eu melhorei razoavelmente de uma depressão pós parto? Costumo dizer que os blogs (tenho um outro tipo diário) me salvaram a vida!!!rs Bolo de milho me lembra festa junina, na escola onde leciono sou uma das responsáveis pela barraca delicias do milho, por isso estou sempre a procura de receitas novas!!! Gostei do seu bolo está bem fofinho!!! E vou lá visitar a sua amiga !!!rs Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. feliz que vc gostou. grata pelo seu carinho de sempre. adorei a releitura. beijo enorme

    ResponderExcluir
  3. Que delícia Fla, adoro bolo de milho.
    Também deixaria de fazer as unhas para ir para a cozinha fazer um bolo delicioso deste.
    Tenha uma Boa Noite amiga
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.