terça-feira, 30 de agosto de 2011

Surpresa de morango e chantilly


Em uma tarde de domingo, com direito aquele ócio que me dá agonia, eu resolvi ir pra cozinha porque no meu cantinho eu posso aprontar o que quiser, criar, inventar, acertar, errar e aquilo me faz feliz. Meu desafio naquele momento era aprender a utilizar o bico de confeitar...risos.

Meu talento para doces é muito pequeno, admito com humildade minhas limitações. Mas não é porque assumo minha dificuldade que não vou procurar melhora não é mesmo? E num momento de inspiração total eis que venci meu desafio, quer dizer, apresentei uma melhora significativa. Um dia eu chego lá!

Como eu ganhei de uma amiga uma linda caixa de morangos orgânicos, eu tive a ideia de preparar este docinho para o final da tarde. Aliás, vi tantos blogs postando receitas parecidas que vai parecer plágio...risos... mas é um doce super basicão né e que agrada todo mundo. O toque a mais ficou por conta do chantilly. Quer ver que fácil?

Ingredientes:

- 1 pacote de bolacha maisena
- 2 xícaras chá de morangos picados
- 1/4 de xícara chá de vinho do porto
- 1 caixinha pequena de chantilly (usei Fleischmann)
- 1 xícara de leite (para molhar as bolachas)

Para o creme branco:

- 500 ml de leite
- 1/2 lata de leite condensado (utilizei Mococa)
- 3 col. sopa cheias de amido de milho
- 2 gemas peneiradas
- 1 fava de baunilha (ou 1 col. chá de essência)

Preparo:

- Coloque os morangos picados em uma vasilha e adicione o vinho do porto. Deixe marinar por 15 minutos. Reserve.

Preparo do Creme:

- Coloque todo os ingredientes em uma panela. Mexa bem antes de desligar o fogo para dissolver o amido de milho.
- Ligue o fogo em temperatura baixa e vá mexendo sempre até engrossar bem.
- Quando estiver em ponto de creme de sonho desligue o fogo.
- Deixe esfriar e coloque um filme plástico ou alumínio sobre a panela para que ele esfrie e não crie película sobre o creme. Reserve.

Chantilly:

- Bata o chantilly conforme instruções da embalagem. Reserve.

Montagem:

- Forre uma forma de pão ou bolo inglês com plástico filme, deixando sobras nas bordas.
- Em um prato fundo coloque o leite e misture com o vinho da marinada do morango.
- Passe rapidamente as bolachas no leite com o vinho e vá montando o doce em camadas alternadas: bolacha no fundo da forma, em seguida creme, morangos picados, bolacha, creme, morangos e termine com bolachas.
- Dobre as sobras do plástico filme para dentro da forma, aperte um pouco o doce e leve para o congelador por 1 hora ou geladeira por 4 horas.
- Desenforme o doce em um prato e com o auxílio de um saco de confeitar e com um bico de sua preferência (eu usei o pitanga), decore da forma como preferir.

Rendimento: 8 fatias generosas
Tempo de preparo: 45 minutos (fora o tempo de espera para gelar)
Grau de dificuldade: Fácil

Aí você vai me perguntar: "Mas precisa do chantilly?" e eu respondo, não, claro que não, eu que quis fazer uma firula. "Pode montar em uma travessa de vidro?". Pode sim, é um pavê, eu só chamei de "supresa de morango" porque o doce mesmo ficou escondido por baixo do chantilly. Mas é bom gente, isso que importa! Risos...

Mudando de assunto...

Hoje eu li uma frase da minha querida amiga Amanda que me deixou reflexiva e representa bem o que eu sinto: "Amigos, não precisam estar perto fisicamente. Precisam ser AMIGOS. E só.". E sim, para mim, o fato de eu não poder estar perto fisicamente de alguns dos meus queridos amigos, não significa que eu os ame menos ou então a amizade deles tenha menos importância.

E este post eu dedico a uma amiga, que não está perto fisicamente, mas estaremos sempre unidas pelo coração, pela amizade e carinho que temos. , estarei contigo em oração em todos os dias que estarão por vir, e tenho fé em Deus que você, guerreira como é, irá sair desta com a cabeça erguida e mais forte como nunca. Te amo muito amiga!

Beijos,
Fla.
***************##************##**************##****************
PARTICIPEM DA PROMOÇÃO SANTA MARINA / MARINEX E ARTE NA COZINHA. CLIQUE AQUI E CONFIRA!!!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Promoção Santa Marina / Marinex

A Santa Marina tem mais de 115 anos de existência  e nesse tempo todo trazendo até a nossa casa produtos modenos e produzidos com alta tecnologia, e eu tenho certeza que você certamente tem algum produto desta empresa em sua casa, afinal Marinex é uma palavra super presente na vida daquelas que adoram cozinhar e manter sua cozinha sempre bem organizada e prática.

E como a empresa está sempre buscando novidades que possam auxiliar a dona de casa, esse novo parceiro do Arte na Cozinha, está oferecendo a vocês leitores a oportunidade de levar para casa:

1 KIT CONTENDO: 
- 1 tábua de vidro (lançamento saindo do forno por sinal)
- 3 facilita hermetics, que mantém o alimento fresco por mais tempo.

Para participar deste sorteio é fácil. Basta preencher o formulário abaixo informando seu NOME e E-MAIL. Só poderão participar pessoas residentes no Brasil ou que tenham endereço de entrega por aqui, e a promoção está valendo de hoje, dia 29/08 até o dia 02/09. O resultado e o ganhador será anunciado no dia 03/09. A entrega é de responsabilidade da Santa Marina.


Você não vai ficar fora dessa né?

E para conhecer mais sobre os protudos Santa Marina acesse: www.santamarina.com.br
Facebook: Fan Page Santa Marina
Twitter: @marinex_brasil

Participem! E boa sorte a todos!

Obrigada a Santa Marina pela parceira e confiança no Arte na Cozinha!

Beijos a todos,
Fla.

sábado, 27 de agosto de 2011

Ganhador - "A História do Queijo"

E então já temos um ganhador ou ganhadora da promoção para levar para casa o livro "A História do Queijo". Quem será? Quem será? Quem seráááááá?

Eis que quem levou foi a GRACIELA do blog ENTRE COPOS E PRATOS.


Querida, você precisa responder meu e-mail enviando seus dados para entrega em até 5 dias ok?

Obrigada mais uma vez pela participação de todos e semana que vem teremos mais um sorteio, fiquem ligados!!!

Ótimo final de semana!

Beijos,
Fla.


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Bolo de cebola e alho poró - Rainhas do Lar

Eu já disse no blog uma vez, que todo aniversário minha mãe prepara para mim uma das minhas receitas prediletas que é o bolo de cebola (post aqui). Eu sinceramente não preparo esta receita outras vezes no ano porque pra mim ela tem cara de aniversário e eu gosto de ficar naquela vontade louca de chegar logo o dia para que eu possa matar toda minha vontade.

Mas como o final do mês está chegando e a geladeira está ficando vaziaaa vaziaaa, eu fui procurar alguma receita na net que eu pudesse utilizar os poucos ingredientes que eu tinha disponível, e acabei caindo mais uma vez no extinto Rainhas do Lar.

A receita da Faby, que hoje está no Pimenta no Reino, lembra muito o bolo de cebola da minha mãe, porém não é batido no liquidificador e por isso você sente os pedacinhos dos ingredientes, o que eu achei bem interessante. Fiz uma adaptação e utilizei o alho poró que deu um sabor muito especial.

Te convido a fazer ainda hoje essa delícia e eu tenho certeza que você vai amar. A receita original aqui.

Ingredientes:

- 2 cebolas picadas
- 1 talo de alho poró fatiado
- 3 tomates sem semente picados
- 3 ovos
- 1/2 xícara chá de amido de milho
- 1/2 xícara chá de farinha de trigo (eu utilizei a integral)
- 1 col. sopa de fermento em pó
- cheiro verde à gosto
- sal e pimenta à gosto

Preparo:

- Em uma panela adicione a quantidade desejada de azeite e refogue a cebola, o alho poró e os tomates, até que o tomate esteja quase desmanchando.
- Tempere com sal e pimenta à gosto. Reserve.
- No liquidificador ou mixer, bata os ovos, o amido de milho e o fermento.
- Junte a mistura ao refogado e mexa bem.
- Coloque em uma forma de buraco no meio untada e enfarinhada e leve ao forno médio por 20 minutos ou até dourar.
- Sirva morno.

Rendimento: 1 bolo pequeno
Tempo de preparo: 50 minutos
Grau de dificuldade: Fácil

Uma saladinha e pronto, você tem uma ótima refeição. Mas nada te impede de você preparar esta delícia para um lanche da tarde. Com café é tudo de bom!

Bom pessoal, é isso aí.
Hoje termina a promoção do livro dos queijos e o resultado eu publico amanhã cedinho.

OBS: A querida Cláudia Ramalho, do Feito a Mão, lembrou de uma coisa muito bacana, esta receita não leva leite nem queijo, portanto os intolerantes a lactose podem consumir sem nenhum problema. Vou abrir este novo marcador porque sei que irá ajudar muita gente. Valeu pelo toque Claudinha!

Ótimo final de semana a todos!
Beijos,
Fla

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Quiche de carne e legumes

Antes de mais nada eu queria dizer que eu vi essa receita pela primeira vez em algum blog, mas quem diz que eu achei gente? Minha memória já é péssima, mas anda terrível! Portanto, se você minha colega blogueira fez essa receita, postou e eu comentei dizendo que faria, me fala aqui nos comentários que eu te linko com todo prazer!

Voltando a receita, gente, se você precisa fazer algo rápido e que seja bem gostoso, e que ainda por cima te sirva como prato único, essa é A receita. Vai por mim.

O Mais Você, programa da Ana Maria Braga anda bem chato, com uns assuntos muito pesados para o horário matinal, no entando as receitas são sempre maravilhosas, e essa não é diferente, te garanto. O link original com o vídeo você pode assistir clicando aqui.

Ingredientes:
Massa:

- 500 gr. de carne moída magra
- 1/2 cebola ralada
- 3 col. sopa de farinha de trigo integral
- 1 clara
- 1 col. chá de sal

Creme:

- 1 gema
- 1 ovo
- 1 caixa de creme de leite
- 2 col. sopa de parmesão ralado (ou mais se quiser)
- 100 gr. de muçarela ralada (1 xícara de chá)
- sal e manjericão à gosto

Recheio:

- 250 gr. de legumes de sua preferência, cortado em cubinhos, refogados (1 1/2 xícara de chá - eu utilizei cenouras, abobrinha e tomate)

Preparo:

Massa:

- Numa tigela misture todos os ingredientes da massa.
- Forre o fundo e a lateral de uma forma de fundo removível untada com azeite (27 cm. de diâmetro) com esta mistura de carne e leve para assar em forno a 250ºC por +/- 10 minutos.
- Não deixe muito tempo para não ressecar a carne.

Creme:
- Misture todos os ingredientes e reserve.


Recheio:

- Em uma frigideira coloque azeite à gosto e adicione as cenouras, deixe em fogo baixo para refogar.
- Depois que a cenoura estiver um pouco cozida porém al dente, adicione a abobrinha e deixe mais alguns minutos.
- Junte os tomates e desligue o fogo.

Montagem:

- Retire a massa do forno, distribua os legumes refogados e cubra com o creme.
- Se desejar polvilhe mais queijo parmesão ralado.
- Leve ao forno 250ºC por +/- 10 minutos ou até dourar (o meu ficou 20 minutos).

Rendimento: 6 porções generosas
Tempo de preparo: 1 hora
Grau de dificuldade: Fácil

Eu pra variar fiz um arroz e uma saladinha, mas você pode servir somente com uma salada que já é uma grande refeição. Fica de verdade delicioso e eu já estou doida para fazer com outros legumes.

Espero que gostem.
Beijos,
Fla.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Um pudim muito prático

Oi gente, primeiro gostaria de agradecer o apoio de todo mundo no post abaixo. Agradeço de coração todas as palavras que foram ditas nos comentários, os e-mails, recados no face, etc... valeu mesmo. Agora já passou minha bronca e tô fofinha de novo! Risos...

Óh, seguinte, essa dica é quente e como eu provei, gostei e repeti algumas vezes, eu tinha que vir aqui contar pra vocês esse achado. Tudo bem que eu tenho que concodar que fazer pudim de leite não é difícil, mas olha, de repente você tem um jantar todo para preparar e aí precisa pensar numa sobremesa rápida e não tem todos os ingredientes ou então não quer sujar o liquidificador... então pronto, seus problemas acabaram.

Eu confesso que a primeira vez que testei esse preparado para pudim da Fleischmann fiquei meio receosa, porque eu tenho PAVOR de doce com cheiro de ovo, pudim principalmente, e fiquei pensando que uma caixinha que tem preparado para pudim e que vai ovo só pode ter cheiro de ovo. Há! Aí é que eu me enganei... não cheira ovo gente, é lindo!

Você só precisa pegar a caixinha, misturar com leite, fazer a calda na própria assadeira e levar para assar. E por sinal assa bem mais rápido que o pudim normal. Eu amo essa vida moderna e prática! =)

Este post não é publieditorial, é que eu gostei do produto e vim aqui contar pra vocês.

Boa semana pra vocês!!!
Beijos,
Fla.

Nota: As opiniões expressadas através de cada post dos tópicos "Eu experimentei" e "Leitura em dia" são exclusivamente desta que vos escreve e não tem o intuito de influenciar na escolha de cada um, uma vez que são apenas sugestões e todos tem direito a livre escolha. Obrigada.

sábado, 20 de agosto de 2011

Papo sério...

Este blog existe há 2 anos e meio aproximadamente e posso dizer que com este espaço eu tive (e tenho) muitas alegrias e pude conhecer pessoas maravilhas (no virtual e no real), e sou muito grata a isto de verdade.

Mas, manter um blog não é tarefa fácil, existe uma dedicação enorme por parte dos blogueiros, que assim como eu, gastam uma parte do seu dia elaborando receitas, textos, procurando novidades, etc. E eu, particularmente, só me disponho a tudo isto, porque gosto de poder dividir e compartilhar o pouco que sei e ter este canto me dá uma satisfação enorme.

Que fique claro, que quando uma pessoa decide ter um blog, seja de culinária ou qualquer outro assunto, não existe um contrato que a gente assina que diga que vamos atender todas as pessoas que aqui passam e nos solicitam alguma coisa.

Para quem não sabe, eu trabalho das 08:00 até a hora que Deus quer e meu cargo requer além de muita responsabilidade, uma grande dedicação, e eu amo o que faço e tenho orgulho da minha profissão. Tenho casa e marido para cuidar e tenho vida social, família, etc. O blog é para mim um hobbie, levado a sério claro, mas não deixa de ser um hobbie. Que isto fique bem claro.

Nesse tempo todo em que escrevo por aqui, procurei atender a todas as solicitações da melhor forma possível, desde que a mesma seja feita com educação. Eu não sou obrigada a responder coisas do tipo: "Manda a receita pra mim e rápido", ou então "Se vira para conseguir", ou ainda "Vai, estamos esperando". Calma lá, cara pálida!

Receitas que envolvem publicações de outras empresas eu já expliquei aqui no blog que não posso divulgar. Quem visita o blog há mais tempo, deve se lembrar que tive uma dor de cabeça tremenda com a Unilever que me proibiu de publicar e enviar por e-mail as publicações de calendários antigos. Fui ameaçada de tomar um processo, e por mais que eu adore meus leitores, eu não posso ter uma dor de cabeça dessas, portanto não enviei mesmo e não vou enviar, você pode falar que sua mãe está com vontade, que seu filho não come há anos... paciência, é meu nome em pessoa física que está em jogo e eu sei que eles vivem de olho por aqui. As vezes encaminho uma outra, mas são coisas bem específicas, enviar tudo, nem pensar!

Então, eu vou pedir educadamente que vocês entendam que eu posso compartilhar e enviar qualquer receita a vocês, desde que essa solicitação seja feita por e-mail para o fla.artenacozinha@gmail.com e desde que eu tenha autorização para fazer isto quando a receita não for minha. E se você não tem e-mail, pede um do filho, da vizinha, do irmão, do neto... ou melhor, cria um pra você, é muito fácil e pode ser muito útil, e se você não sabe como criar, clica neste link aqui que tem um tutorial que te ensina e você vai ver que é muito simples.

E se você deixar alguma dúvida a respeito de algum post, ou você preenche seu e-mail quando for comentar para que eu te responda por e-mail, ou então volta no post que a resposta estará lá. Mas eu não sou obrigada a saber quando você vai retornar para ler a resposta, então não adianta me cobrar falando que você ficou esperando a resposta, se você não deixou e-mail e não voltou no post no dia seguinte, que culpa tenho eu?

E porque essa coisa de ficar me cobrando nos comentários está ficando muito chata, a partir de hoje os comentários serão moderados. É um porre, eu acho ridículo ter que fazer isso, mas é necessário, pelo menos nesse momento.

Espero que todos compreendam e peço desculpas àqueles que sempre trataram o Arte na Cozinha e a mim com muito respeito. Essas pessoas sim são o motivo de eu voltar aqui, querer sempre melhorar e me dedicar o máximo que posso.

E óh, ser educado nunca sai de moda tá? #ficaadica


Beijos,
Fla.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Tacos mexicanos


Reunir os amigos, dar risada, falar da vida alheia (porque, vai dizer que você não faz isso? rs), lembrar momentos do passado... enfim, estar perto de quem a gente gosta não tem preço não é mesmo? Por isso vez ou outra reunimos nosso grupinho para matar a saudade.

Dessa vez resolvemos fazer comida mexicana e apesar de ninguém nunca ter feito, uma das minhas amigas já estava com a receita em mãos, e deu tão certo, que nos surpreendemos com o sabor e com a praticidade. Fiquei fã da receita e claro que tinha que vir aqui mostrar pra vocês né?

Molho Chilli:

- 1 kg de carne moída
- 1 cebola grande cortada em cubos
- 1 pimentão verde pequeno cortado em cubos
- 1 pimentão vermelho pequeno cortado em cubos
- +/- 250 gr. de feijão cozido e escorrido
- 300 gr. de molho de tomate
- 1/2 pimenta dedo de moça picada
- 1/2 pacote de tempero pronto mexicano
- sal ou tempero pronto à gosto

Preparo Molho Chilli:

- Em uma panela aqueça cerca de duas colheres sopa de azeite.
- Coloque a carne moída e deixe em fogo médio, mexendo sempre para que fique bem soltinha.
- Quando estiver bem cozida e começar a fritar coloque sal ou tempero pronto à gosto. Deixe refogar por uns 3 minutos.
- Adicione a cebola picada e os pimentões, misture bem e deixe em fogo baixo, mexendo as vezes, até que o pimentão esteja macio.
- Adicione a pimenta e o feijão, misture e junte o molho de tomate.
- Deixe apurar por cerca de 10 minutos em fogo baixo.
- Por último adicione meio pacote de tempero pronto para comida mexicana (você poder encontrar em diversos supermercados). Mexa bem para envolver o tempero e desligue o fogo. Reserve.

Dip Cheese:

- 1 pote de cream cheese
- 1 caixa de creme de leite
- suco de meio limão

Preparo Dip Cheese:

- Bata todos os ingredientes com a ajuda do mixer ou liquidificador. Reserve.

Guacamole

- 2 abacates maduros porém firmes
- 1 tomate grande ou 2 pequenos cortado em cubos
- 1 cebola grande cortada em cubos
- suco de 1 limão
- coentro (opcional - trocamos por 4 col. sopa de cebolinha picada)
- sal e pimenta dedo de moça à gosto

Preparo guacamole:

- Amasse levemente o abacate com um garfo.
- Adicione os demais ingredientes, misture bem e tempere com sal e pimenta à gosto. Reserve.

Para os tacos:

- 2 pacotes de RAP 10
- 20 fatias de mussarela

Preparo tacos:

- Em uma frigideira antiaderente, coloque uma fatia de mussarela e quando começar derreter coloque o RAP 10 por cima, aperte com as mãos e faça movimentos circulares na frigideira até que o queijo grude no RAP 10 (isto acontece de forma rápida, não deixe o RAP 10 muito tempo na frigideira).
- Retire os RAP 10 e coloque em um prato. Reserve.

Acompanhamentos:

- Alface fatiada
- Muçarela ou queijo cheddar ralado

Montagem:

- Pegue uma fatia de RAP 10, que neste caso fará o papel do taco, passe um pouco de Dip cheese, coloque um pouco de guacamole, molho chilli, alface e queijo ralado.
- Dobre as pontas e está pronto.

Rendimento: Aproximadamente 20 tacos
Tempo de preparo: 1 hora
Grau de dificuldade: Fácil

E aí, o que acharam? Muito fácil né? Claro que se você encontrar e quiser comprar o verdadeiro taco você pode comprar, mas eu acho aquilo tão caro e o RAP 10 cumpre esse papel tão bem que acho desnecessário.

Bom pessoal, é isso aí.
Desejo a todos um excelente final de semana!
Beijos,
Fla.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Porta-Tempero Sazón

É muito amor para sua cozinha: que tal um porta-tempero #maiS2azon?

Se você gosta de Sazón, vai adorar o brinde da marca para deixar as cozinhas brasileiras bem mais elegantes: os porta-temperos #maiS2azon.

Para ter o seu, é bem simples: basta ir a um ponto de venda , comprar um tempero e um caldo Sazón e escolher uma das 4 estampas exclusivas, personalizadas com #maiS2azon para todos os gostos e cozinhas.

Agora você não tem mais desculpa para deixar os temperos jogados no armário hem? Além de organizar, o porta-tempero vai dar aquele toque de elegância na sua cozinha. Não perca tempo e garanta já o seu, a promoção é valida até durarem os estoques.

Para saber mais, acompanhe o Twitter da Sazón www.twitter.com/SazonOficial . Lá você encontra novidades culinárias e de bem-estar, além de poder participar de promoções muito bacanas.

#ficadica e muitoooo #maiS2azon a todos!

Beijos,
Fla.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Creme de ervilha e cebola e o Arte na Vejinha

Bom dia gente, tudo certinho com vocês?

Então, agora o frio deu uma trégua, mas nas últimas semanas que passaram o frio estava judiando da gente por aqui viu. Teve um dia, até postei uma foto no Facebook, que a neblina era tanta que eu não se via quase nada, era até bonito de ver.

E claro, em dias assim, uma sopinha, um caldinho e um creme sempre caem bem. E foi exatamente o que fiz, aproveitando um pacote de ervilhas secas que estava dando bobeira no meu armário. E a danadinha ficou boa que só experimentando viu. Rápido, fácil e gostoso, do jeito que eu gosto.

Ingredientes:

- 1/2 pacote de ervilhas secas (250 gr.)
- 2 cebolas pequenas ou 1 grande
- +/- 500 ml  de água
- 1 envelope de sazón sabor bacon
- 1/2 caixinha de creme de leite (100 gr.)
- sal e pimenta a gosto

Preparo:

- Em uma panela de pressão coloque a água, a ervilha, a cebola e o sazón.
- Leve ao fogo baixo por uns 20 minutos.
- Retire a pressão da panela e caso esteja muito grossa, acrescente mais água.
- Bata com ajuda de um mixer até que fique bem cremoso.
- Ajuste o sal, adicione a pimenta e coloque o creme de leite, misture bem.
- Sirva acompanhado de croutons.

Rendimento: 2 porções generosas
Tempo de preparo: 30 minutos
Grau de dificuldade: Moleza


Bom, e para minha surpresa, ontem a noite recebi um e-mail da querida Gabi, do Mapa da Cachaça, informando que o blog foi citado na matéria a respeito do site deles. Fiquei numa alegria sem igual, apesar de ser uma citação, o blog está lá linkadinho e eu fiquei muito feliz! =)

Quem quiser ler a matéria inteira é só clicar aqui.

É isso gente. Ótima quarta-feira pra vocês.
Beijos,
Fla

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Meat Loaf - Ora Pitangas

Semanas atrás tive o prazer de conhecer uma blogueira muito querida e que também é daqui de Sorocaba. Muitos de vocês eu tenho certeza que conhecem a Angela, do Ora Pitangas, e o que mais eu poderia dizer a respeito dela a não ser confirmar o que todo mundo já sabe, ela é uma pessoa muito bacana.

Como sou muito fã das delícias que ela faz, vez ou outro deixo anotadinha aqui as receitas que vejo em seu blog. Até comentei que uma das receitas que mais gosto é que mais aparecem aqui em casa é um delicioso bolo de laranja que já até postei aqui no blog e que é receita dela.

Desde que vi o post do meat loaf  no blog da Angela, fiquei muito curiosa a respeito do sabor e adorei a praticidade da receita, era tudo o que eu precisava. E no que diz respeito ao sabor, eu não poderia ter escolhido receita melhor, porque é muito, mas muito saborosa. Se você também preparar este prato, tenho certeza que não irá se arrepender.

Receita original clique aqui. Abaixo está o modo como eu fiz.

Ingredientes:

- 600 gr. de carne moída (fiz como a Angela indica, utilizei patinho moído duas vezes)
- 1 tomate vermelho grande ou 2 pequenos
- 1 cebola média
- 3 dentes de alho
- sal e pimenta a gosto
- 3/4 de farinha de trigo
- cebolinha, salsinha, orégano fresco (a Angela ainda indica manjerona e manjericão)

Preparo:

- Processar o tomate, a cebola e o alho com todos os outros temperos e tempere a carne.
- Regue a carne com um fio de azeite e adicione a farinha de trigo. Misture bem.
- Deixe descansar por uns 30 minutos para tomar bem o gosto.
- Unte as mãos com azeite e molde a carne fazendo uma espécie de bife grosso.
- Leve os bifes em uma frigideira em fogo médio, com tampa. Deixe corar dos dois lados e abaixo o fogo até que fique cozido.

Rendimento: 8 "bifes"
Tempo de preparo: 1h
Grau de dificuldade: Fácil

A Angela ainda dá a dica de poder rechear com presunto e queijo ou então de colocar um molho vermelho por cima e polvilhar queijo ralado e levar ao forno. Essa será minha próxima versão.

Para acompanhar eu fiz um purê rústico de batata doce da seguinte forma: cozinhei 400 gr. de batata doce sem casca, depois de bem cozida e escorrida, voltei para a panela e adicione 1 col. sopa cheia de manteiga, amassei a batata com as costas de uma colher e adicionei 100 ml de creme de leite fresco. Temperei com sal e noz moscada e servi.

Muito muito muito bom gente, de verdade! Angela, obrigada pela partilha da receita viu.

Bom, é isso. Vou aproveitar o restinho do feriado aqui em Sorocaba, porque amanhã começa tudo de novo né?

Beijos e ótima semana,
Fla.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Eu, Stella e Glico...

Saio do trabalho.
Penso que os dias estão cada vez mais estressantes e cansativos.
Cansaço mental antes de físico. 
Vontade de pedir demissão e passar o dia no shopping.
Quem dera!
Abro a porta a e a chave fica enroscada. 
Respiro fundo antes de soltar o primeiro palavrão.
Penso numa cerveja gelada.
Agradeço, ela está a minha espera.
Tiro o sapato e jogo pela sala.
Depois coloco no lugar.
Pego a cerveja.
Será que tem um salgadinho? 
Agradeço, tem glico.
Coloco o primeiro na boca.
Volto no tempo.
Sinto saudade.
Em épocas de vacas magras este era o salgadinho que dava para comprar. 
Vou pro sofá.
Ligo o rádio.
Eu, Stella Artois, Glico e Chico Buarque.
Passo duas horas sem fazer absolutamente nada.
Penso em Sheldon Cooper: "O que seria da vida sem algum capricho?".
Este definitivamente é o meu.


Faça a mesma coisa... se permita ter um capricho neste final de semana.
Se for pra perder tempo, que você perca curtindo algo que te dê algum prazer... mas não gaste seu tempo reclamando... a vida passa muito rápido!
Enjoy!

Beijos e bom final de semana.
Fla.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Arroz carreteiro à minha moda

Eu acho que já comentei algumas vezes aqui que eu não como carne seca. A carne de sol que é vendida no Noderste do Brasil e que é bem diferente da carne seca daqui do Sudeste, eu amo, mas a dita cuja que é vendida no supermercado eu não consigo comer.

Portanto arroz carreteiro em casa só mesmo se for feito com sobras de churrasco, e esse eu mando ver, porque acho que fica superhipermega saboroso. E pode ter qualquer tipo de carne, sempre fica bom. E as adaptações são imensas. Olha só como fica gostoso.

Ingredientes:

- 3 xícaras chá de carne de churrasco picada em cubos pequenos (nesse eu utilizei carne de vaca e linguiça toscana)
- 50 gr. de bacon picado em cubos
- 1 e 1/2 xícara chá de arroz cru
- 2 tomates sem semente picados
- 1 cebola grande picada
- 2 dentes de alho amassados
- 1 cenoura grande ralada
- 1 col. sopa de azeite
- 4 col. sopa de cheiro-verde
- sal e pimenta à gosto

Preparo:

- Em uma panela adicione o azeite e frite o bacon até ficar dourado.
- Retire o bacon da panela e reserve.
- Adicione na gordura da panela as carnes de churrasco picadas. Refogue por alguns minutos.
- Junte na panela a cebola e o alho e refogue bem.
- Volte o bacon na panela e adicione o arroz. Coloque tempero pronto ou sal e pimenta à gosto e frite bem o arroz.
- Coloque o tomate, a cenoura e o cheiro-verde e misture bem.
- Adicione água até cobrir o arroz e deixe em fogo baixo até que o arroz fique cozido.
- Sirva quente.

Rendimento: 4 porções generosas
Tempo de preparo: 40 minutos
Grau de dificuldade: Fácil

Dica experta, na hora de servir pingue algumas gotas de molho de pimenta e polvilhe uma farofa por cima. Aiiii meu Deus como isso é bom! Rs...E o melhor de tudo, a gente não desperdiça nadinha. E se quiser também pode utilizar o arroz já cozido, e aí só misturar ao refogado com as carnes e adicionar o tomate e a cenoura.

Então já sabe, se sobrar carne do churrasco de domingão, segundona você aproveita e faz este "falso" carreteiro. E depois me conta se gostou da receitinha.

Beijos,
Fla.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Geleias orgânicas - Passion Fruit

Você consegue imaginar o sabor de uma geleia orgânica? Eu te digo, aliás não vou te dizer, corre comprar porque você precisa sentir a diferença de sabor e textura dessa geleia. Eu sempre disse que prefiro alimentos orgânicos, e hoje praticamente tudo que utilizo em casa de legumes, verduras e frutas, são de produção orgânica.

Recebi essas amostras em casa e a cada potinho tenho uma nova surpresa: geleia de maracuja premium, geleia de maracuja com menta, geleia de maracujá com canela e chutney de maracujá. Difícil escolher a que mais gostei.

Obrigada a Passion Fruit Company do Brasil por ter me enviado estas amostras, que eu testei, aprovei  e super indico.

Para maiores informações: http://www.passionfruitcompany.com

Beijos,
Fla.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Torta de chocolate com coco e Promoção Tirolez

Sábado passado participei de uma reunião muito animada com alguns de nossos amigos e como tudo aconteceu meio de última hora, eu disse que levaria alguma sobremesa, afinal, todo encontro precisa terminar com docinho né?

Beleza, a ideia seria ótima se eu tivesse uma dispensa repleta de opções, o que naquele momento estava longe de ser a minha realidade. Depois que dei a ideia é que pensei: "mas que xarope, não tem nada em casa". E lá fui eu pensar no que fazer de sobremesa.

As possibilidades eram pequenas, nem ovo tinha em casa, então resolvi separar tudo que eu tinha disponível e eis que o resultado foi surpreendente, porque a torta que inventei ficou deliciosa e recebi muitos elogios, coisa que a cozinheira aqui nem curte né? Risos... Veja que fácil!

Ingredientes:

Massa:

- 1 e 1/2 pacote de bolacha maisena
- 6 col. sopa rasa de margarina / manteiga

Recheio de coco:

- 1 lata de beijinho MOCOCA
- 1 vidro pequeno de leite de coco

Recheio de chocolate:

- 160 gr. de chocolate meio amargo
- 60 gr. de chocolate ao leite
- 1 caixinha de creme de leite

- amêndoas, coockies em pedaços e coco ralado para decorar

Preparo:

Massa:

- Triture a bolacha no liquidificador e transfira para uma vasilha.
- Adicione a margarina derretida e misture bem até formar uma farofa úmida.
- Forre uma assadeira de fundo removível, fundo e laterais e leve ao forno pré-aquecido, 200º, por 10 minutos.
- Retire do forno e reserve.

Recheio de coco:

- Retire o beijinho da lata e coloque em uma vasilha.
- Leve ao microondas por 1 minuto, apenas para amolecer um pouco.
- Adicione o leite de coco e com a ajuda de um fouet misture bem.

Recheio de chocolate:

- Derreta em banho maria o chocolate meio amargo e o ao leite.
- Adicione o creme de leite e misture bem até ficar homogêneo.

Montagem:

- Despeje por cima da massa o recheio de coco e alise bem. Leve a geladeira por uns 10 minutos para firmar.
- Em seguida coloque o recheio de chocolate, cubra bem a torta e leve a geladeira novamente por umas 2 horas.
- Decore com amêndoas levemente tostadas, coockies em pedaços e coco ralado. Ou faça a decoração que preferir.

Rendimento: 12 pedaços
Tempo de preparo: 45 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Bom, aí você deve estar pensando que eu tinha sim um monte de coisa em casa, e eu vou logo falando: utilizei 1 pacote de bolacha maisena e 1/2 pacote de biscoito passatempo sem recheio (era o que tinha), o chocolate meio amargo eu tinha e o ao leite eu peguei de uma barrinha que ganhei na sexta-feira do trabalho, e o coco ralado da decoração, só tinha aquele tanto para cobrir e as amêndoas só deram para enfeitar a borda porque acabou. Agora eu vou ter que fazer compra mesmo...risos, não vai ter jeito.

PROMOÇÃO TIROLEZ - LIVRO A HISTÓRIA DO QUEIJO

Pessoal, a Tirolez, super parceira aqui do Arte na Cozinha, está presenteando um dos leitores com o super livro "A História do Queijo", escrito pelo Sr. Disney, gerente de marketing da Tirolez, e neste ele conta tudo sobre os queijos fabricados no Brasil e também traz diversas informações e curiosidades.

Para participar é fácil, basta preencher seus dados nesta caixinha aqui embaixo (nome e e-mail) de hoje, dia 08/08/11 até dia 26/08/11 e ser residente no Brasil ou ter um endereço de entrega por aqui. Não precisa ser seguidor do Arte, mas se quiser eu fico feliz, e se quiser você também poderá curtir a fan page da Tirolez aqui no Facebook e seguir @queijostirolez no twitter.



A entrega é de responsabilidade da Tirolez.

É isso gente!
Super semana pra todos nós!
Beijos,
Fla.