quinta-feira, 30 de junho de 2011

Vencedor promoção Tirolez

Gostaria de agradecer em primeiro lugar a participação de todos que enviaram a sua frase para a promoção Mês dos Namorados Tirolez.

Quem escolheu a frase ganhadora foi minha amiga Dani Fátima, que não estava participando da promoção e que não teve acesso aos nomes dos participantes, ela recebeu um arquivo com todas as frases e escolheu a mais original e criativa.

E vamos lá anunciar a frase ganhadora?

"Vou ganhar esse super kit TIROLEZ e fazer uma receita tão saborosa que vai convencer meu NAMORADO a casar comigo de vez!"

E a dona desta frase é a Viviane Alvez de São Paulo/SP.

Viviane, parabéns! Vou enviar um e-mail pra você solicitando seus dados para entrega do kit ok? Espero que aproveite muito e estamos torcendo pro seu namorado te pedir mesmo em casamento hein! Risos...

Gente, mais uma vez super obrigada a Tirolez pela parceira e a todos os participantes!

Beijo grande,
Fla.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Sobá - receita original


Já falei aqui no blog várias vezes da minha paixão por Campo Grande/MS, cidade onde morei cerca de 10 anos durante minha infância. Apesar de ter passado por momentos difíceis quando morei lá e ter perdido contato com a grande maioria das pessoas com quem convivia naquela época, ainda assim tenho um carinho enorme por aquele lugar.

As lembranças gastronômicas também são bem constantes, porque aqui no Sudeste, poucas pessoas conhecem alguns dos pratos que são famosos naquela região, e inclusive alguns produtos são bem difíceis de encontrar. Quando estive lá em agosto do ano passado (post aqui), pude sentir muitos destes sabores novamente e na mesma ocasião apresentei parte deste meu passado ao meu marido, portanto foi uma viagem muito especial.

Um destes pratos é o famoso sobá, já falei sobre essa receita aqui no blog (aqui), e realmente são pouquíssimas pessoas que conhecem esta receita, e para muitas o sentimento é de estranheza total quando digo que isto é servido em uma feira livre...risos. Para nossa sorte, minha mãe há muitos anos atrás fez um curso para aprender a fazer esta receita, e portanto, quando a vontade (e a saudade) aperta, vamos todas para a cozinha preparar esta delícia.

Receita original mesmo! Se você fizer certamente não irá se arrepender. Te convido a preparar e provar!

Ingredientes:

- 5 litros de água
- 1 copo (200 ml) de shoyo
- 2 col. chá de ajinomoto (glutamato monossódico)
- 1 quilo de carne de porco
- 1 quilo de osso de porco

Guarnição:

- Corte a carne em tiras ou fatias (ou utilize as bistecas de porco)
- 3 maços de cebolinha picados
- 6 ovos para fazer omeletes (prepare 3 omeletes com 2 ovos cada, enrole e pique em tiras finas)
- Macarrão do tipo UDON
- gengibre ralado

Preparo:

- Cozinhe o macarrão, escorra e reserve.

Caldo:

- Retire os ossos das bistecas de porco. Reserve.
- Ferva a água e adicione os ossos, deixe ferver por uns 30 minutos.
- Retire os ossos e tempero o caldo com o ajinomoto e o shoyo e deixe ferver mais um pouco. Mantenha o caldo sempre aquecido em fogo baixo.

- Tempere as bistecas que estão sem osso e leve ao forno para assar até que fiquem bem coradas, reserve.

- Em uma panela a parte ferva 2 litros de água e mantenha sempre aquecido.

Montagem:

- Em uma tigela japonesa ou a que desejar, coloque um pouco do macarrão, junte uma concha de água quente para escaldar e escorra de volta dentro da própria panela.
- Em seguida adicione 1 concha do caldo temperado.
- Por cima coloque uma bisteca, uma porção de omelete fatiado e cebolinha à gosto.
- Adicione mais shoyo à gosto e gengibre ralado. Sirva em seguida bem quente.

Rendimento: Serve até 8 pessoas
Tempo de preparo: 1 h e 30 minutos
Grau de dificuldade: Médio

Coloquei o modo de preparo da forma como fazemos em casa, se alguém tiver alguma dúvida é só escrever nos comentários preenchendo o e-mail que eu respondo tá! Ou então respondo nos próprios comentários. Não dá vontade de comer? É muito bom!

Ai ai, eu acabo de tomar meu sobázinho e já fico pensando em quando faremos novamente! Delícia!

Espero que tenham gostado! Ahhhhh e amanhã termina a promoção da Tirolez! Aproveitem!
Beijos,
Fla.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Como preparar um bacon crocante?

Dias atrás postei uma receita de risoto de abobrinha em que utilizei para dar um toque mais especial fatias de bacon crocantes. E fica bom isso gente, mas é muitoooo bom mesmo. Porém, calórico, obviamente. Já utilizei esse mesmo bacon para colocar no meio do sanduíche, quebradinho em cima de sopa de milho, e se eu ficar caçando acho mais possibilidades sem dúvida.

E como é que eu faço para ele ficar assim? Micro-ondas! Achei uma utilidade para este meu eletrodoméstico que até hoje só servia para esquentar leite...risos.

Para preparar você irá precisar de bacon em fatias, daqueles que você compra já fatiado, ou se você quiser comprar e fatiar na sua casa fique à vontade, só que as fatias precisam sem bem finas ok?

Em seguida coloque em um prato e arrume as fatias uma ao lado das outras e cubra com 4 folhas de papel toalha. Leve ao micro-ondas em potência alta por 2 minutos. Vai soltar muitaaaa gordura. Retire o prato com cuidado e retire as fatias de bacon do papel, seque em mais algumas folhas de papel e reserve.

Em um outro prato forre com 2 folhas de papel, coloque o bacon por cima e cubra com mais 2 folhas. Leve novamente ao micro-ondas por mais 1 a 2 minutos, dependendo do quanto você quiser ele crocante. Passado este tempo, é só retirar e utilizar na preparação que desejar.

Notas importantes:

- não coloque mais que 4 fatias no prato, você corre o risco de escorrer gordura para fora do prato
- o seu micro-ondas vai ficar cheirando bacon, não tem jeito
- como a gordura escorre e o papel absorve, o bacon mesmo fica com bem pouca gordura

Se você tiver com vontade, faça e depois me conta tá? De vez em quando pode né? =)

Ah pessoal, últimos dias para participar da promoção da Tirolez, você já enviou sua frase??? Então corre! Vai perder aquele super kit? Não né? Clica aqui, veja as regras e aproveite!

Beijos,
Fla.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Cupcake de café - Cozinhando o 7

Eu sou uma pessoa que visita diversos blogs quando tenho tempo. Sigo aproximadamente 300 blogs, e por isso visitar todo mundo e comentar principalmente, não é tarefa fácil. Mas eu sempre estou de olho em todos e salvo, de verdade, todas as receitas que gosto. As vezes demoro um pouco para preparar as receitas, mas vira e mexe é ali, naquele cantinho que procuro algo diferente para preparar.

E foi inclusive por isto que eu criei o tópico "Saboreando outros blogs", porque a ideia é mostrar para todo mundo o tanto de blog bacana que tem por aí, e antes que alguém pergunte (até porque já me perguntaram isso), eu não tenho medo nenhum de ser trocada...risos... de a pessoa parar de visitar o Arte, imagina, comigo não tem dessa não, sei que quem vem aqui é porque gosta do meu cantinho.

E em uma dessas minhas andanças virtuais eu dei de cara com essa receita da Carol, do delicioso blog Cozinhando o 7. Dias atrás na vontade doida de comer um docinho, lá fui eu pra cozinha preparar esta delícia. Como não tinha todos os ingredientes fiz algumas adaptações, e a cobertura eu mudei porque não tinha cream cheese em casa, infelizmente, porque a foto dos cups dela com essa cobertura me dão água na boca.

A receita original você encontra clicando aqui. E a com as minhas alterações está aqui embaixo.

Ingredientes:

- 3 ovos
- 1 1/2 xícara chá de farinha de trigo peneirada
- 3/4 xícara chá de café forte coado
- 1/3 xícara chá de óleo
- 1/2 xícara chá de açúcar mascavo
- 2 col. sopa de achocolatado
- 1 col. sopa de fermento em pó

Preparo:

- Na batedeira bata bem os ovos e adicione sem parar de bater a farinha de trigo, o café, o óleo, o açúcar e o achocolatado até obter uma mistura bem homogênea.
- Desligue a batedeira, junte o fermento e misture bem.
- Coloque a massa em formas de cupcake, cobrindo 2/3 da forma (eu utilizo as de papel) e leve para assar em forno médio pré-aquecido 180º por 20 minutos aproximadamente.
- Para cobrir utilizei um ganache de chocolate feito com 200 gr. de chocolate ao leite e 1 caixa de creme de leite e para enfeitar uma gominha.

Rendimento: 16 cupcakes
Tempo de preparo: 45 minutos
Grau de dificuldade: Fácil

Adoro gominhas...hehehe, por mim eu enfeitaria tudo com gominha...risos. Bom, não deixem de visitar o blog da Carol, que vale muito a pena viu. E a receita é nota 10, a minha ficou mais clarinha porque coloquei menos chocolate e meu café não estava tão forte quanto deveria...risos. Mas o sabor ficou delicioso!

Ótima sexta-feira pra vocês e excelente final de semana!
Beijos,
Fla.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Chocolate quente

O inverno começou literalmente ontem, mas para mim ele iniciou no outono, porque pelo menos aqui em Sorocaba estava um frio do cão. E olha que eu sou uma pessoa que ama temperaturas frias e nem costumo reclamar muito dessa época do ano, mas por causa dos problemas de rinite, sinusite e outros "ites", dessa vez o tempinho gelado não tem me deixado feliz.

E para aguentar esse friozinho e aquecer o corpinho, nada melhor do que um chocolate quente não é mesmo? Existem diversas receitas, eu conheço várias, mas desta vez fiz com o que eu tinha em casa mesmo, porque é isso que é importante né, preparar o que você está com vontade de comer ou tomar, aproveitando o que tem disponível na sua dispensa.

Receita fácil e muito saborosa, veja só.

Ingredientes:

- 500 ml de leite (eu utilizo o desnatado)
- 3 col. sopa de chocolate em pó (prefiro este do que o achocolatado)
- 1 col. sopa de mel
- 2 cravos da índia
- 1 pedaço de canela em pau
- 1 col. sopa de conhaque
- açúcar ou adoçante à gosto

Preparo:

- Em uma panela coloque todos os ingredientes menos o açúcar ou adoçante, misture bem com a ajuda de um fouet ou batedor e ligue o fogo.
- Deixe em fogo baixo até começar a ferver, não deixe que ferva por muito tempo, a idéia é que ele fique bem aquecido e não fervendo.
- Retire o cravo e a canela e sirva em seguida, polvilhe chocolate ou caneça e adoçe à gosto.

Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 10 minutos
Grau de dificuldade: Moleza

Muito simples eu sei, mas é tão gostosinho que eu não poderia deixar de postar. Você ainda pode incrementar com pedaços de chocolate meio amargo ou ao leite que fica delicioso também. Leite condensado é um crime permitido nas receitas de chocolate quente, mas eu particularmente não coloco porque engorda mais do que eu me permito...risos.

E o feriado chegou hein! Aproveitem e descansem!
Vou aproveitar o feriado e visitar os blogs que estou devendo visita pra todo mundo, mas é que a correria no trabalho anda enorme e por isso fico com pouco tempo livre.

Beijos a todos,
Fla.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Mimos para a cozinha

Oi pessoal, tudo certinho? Aproveitaram bem o final de semana? O meu foi ótimo, reunião com as amigas, domingo colocando a casa em ordem, tudo tranquilo graças a Deus. E com a semana curta ainda... não tem coisa melhor não é mesmo? Feriado prolongado é sempre bom.

Falando em coisas boas, eu tenho a sorte de ter uma mãe que tem uma loja repleta de coisas mimosinhas e lindas para a casa toda, ela trabalha com peças de madeiras e faz cada coisa linda que eu fico babando, e vez em quando eu faço minhas encomendas para ela.

Sempre quis um prato giratório, então pedi a ela que primeiro fizesse um pequeno até porque eu moro em apartamento e tudo tem que ser pequeno senão eu não tenho onde guardar minhas coisas. E aí ela me fez esse prato fofinho, todo em azul e laranja onde eu coloquei estes ramequins para servir uns petiscos para meus amigos.

E aí eu precisava de mais alguma coisa bonitinha e vi esta laranjinha na loja e não tive dúvida, para colocar patês gostosinhos era o que eu precisava! Olha que capricho! Os potinhos brancos encaixam na laranjinha então não tem perigo de escorregar e cair quando a pessoa for pegar o patê para passar na bolachinha. Chique né?

Brigada manhê!
Boa semana a todos.
Beijos,
Fla.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Quibe pizza


Aí que chegamos a nossa amada sexta-feira e dá para gastar um tempinho a mais na cozinha porque amanhã, muita gente não vai trabalhar, não é mesmo?

E se você quiser agradar a sua família preparando uma receita que será um sucesso pode fazer esta aqui que eu garanto que você não irá se arrepender. A combinação pode parecer estranha ou inusitada mas que ficou bom ficou viu, não sobrou um pedacinho se quer para contar história. Veja que fácil!

Ingredientes:

- 700 gr. de carne moída
- 1 xícara chá de trigo para quibe
- 1 cebola pequena
- 2 col. sopa de azeite
- 2 col. café de pimenta síria
- 1/2 xícara chá de folhas de hortelã
- suco de 1/2 limão
- 1 col. sobremesa de tempero pronto ou sal à gosto

Recheio:
- 1/2 xícara chá de molho de tomate
- 200 gr de queijo muçarela (é horrível escrever assim, mas é o correto)
- 1 xícara de tomate cereja fatiados ao meio
- 2 col. sopa de azeite
- 1 col. sopa de orégano

Preparo:

- Deixe o trigo de molho em 1 e 1/4 de xícara de água fervente por 40 minutos. A água será toda absorvida pelo trigo e não haverá necessidade de espremer. Reserve.
- Bata em um liquidificador ou mixer a cebola, o azeite, a pimenta, a hortelã, o limão e o sal ou tempero.
- Junte a mistura de temperos a carne e  misture bem.
- Adicione o trigo e misture até que todos os ingredientes estejam bem incorporados. Deixe descansar a massa do quibe por uns 30 minutos.
- Unte uma assadeira e coloque metade da massa do quibe, por cima adicione 1 col. de sopa de azeite, o molho, o queijo e os tomates. Polvilhe o orégano por cima dos tomates.
- Cubra com o restante da massa do quibe, e regue com mais uma col. sopa de azeite.
- Cubra a assadeira com papel alumínio e leve para assar por 25 minutos, depois retire o papel e deixe mais 25 minutos.

Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 1 hora
Grau de dificuldade: Fácil

O quibe e uma saladinha fica até um prato light. Neste dia como vocês podem ver servi com rabanetes fatiados, que eu amoooo de paixão apesar de saber que muita gente torce o nariz pro pobrezinho, e também com vagens cozidas, ambos orgânicos que são muito mais gostosos.

Pessoal, agora mudando de assunto, como a pessoa que havia sido sorteada para ganhar o kit Sazón não se manifestou, fiz um novo sorteio e dessa vez o ganhador foi Vanderlei Assis. E menino você precisa responder meu e-mail até quarta-feira ok?


Gente bom final de semana pra vocês!
Beijos,
Fla.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Um caderno de receitas especial...

No dia das mães deste ano, a minha irmã recebeu este presente lindo do pequeno Artur, um caderno de receitas personalizado que eles fizeram na escola em que ele estuda. Eu registrei a abertura do presente e a emoção dos dois numa foto linda e claro que assim que vi o presente pensei em compartilhar a ideia com vocês.

Muito original não é mesmo? Além de fofo de doer! =) Já pensei nas inúmeras possibilidades deste caderno, você pode fazer um para sua avó, tias e até mesmo no dia dos professores que as mães ficam sempre se perguntando o que fazer, acho que este caderno de receitas seria um presentão para as professoras.

Bom só mais uma coisa, o ganhador da promoção Sazón ainda não se manifestou e se até amanhã eu não receber os dados para entrega, será feito um novo sorteio.

Beijos,
Fla.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Escondidinho do reino

Oi gente, tudo bem por aí? E esse frio minha gente? Tudo bem que eu gosto muito mais de inverno do que verão, mas calma lá né, ainda estamos no outono e já está essa geladeira, imagina então quando mudarmos de estação?! Medo, muito medo...rs.

E para aquecer o corpinho nesse tempinho frio, nada melhor que pratos quentes, gostosos e que alimentem bem, não é mesmo? Tudo bem, todo mundo engorda um pouco no inverno, mas tem como resistir? Eu não consigo...risos.

Como eu parto do princípio que tudo que é feito com queijo é mais gostoso, e aproveitando o queijo do reino delicioso que recebi da Tirolez, resolvi preparar este escondidinho super saboroso. Essa camada derretida por cima deu um tchãn pra receita que marido ficou vidrado e agora tudo que vai ao forno ele quer complementar com uma camada deste queijinho. Virou um ratinho esse meu marido! Rs...

Ingredientes:

Purê:

- 2 batatas grandes cozidas
- 4 mandioquinhas pequenas cozidas
- 1/2 xícara de creme de leite fresco ou de caixinha
- 1 col. sobremesa de margarina
- sal, noz moscada e pimenta à gosto

Recheio:

- 300 gr. de carne moída
- 2 col. sopa de azeite
- 2 tomates sem pele e sem semente picados
- 1 cebola pequena picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 xícaras chá de molho de tomate
- 1/2 xícara chá de ervilhas
- 1 copo de requeijão Tirolez
- sal e pimenta à gosto

Cobertura:

- 2 xícaras chá de queijo do reino Tirolez ralado grosso

Preparo:

- Passe as batatas e as mandioquinhas pelo espremedor. Reserve.
- Em uma panela aqueça a margarina e coloque a massa de batatas. Mexa bem até que tudo esteja bem misturado.
- Adicione o creme de leite e tempere com o sal, a noz moscada e a pimenta à gosto. (se quiser um purê mais líquido adicione mais creme de leite) Reserve.

- Em outra panela aqueça o azeite e frite bem a carne. Depois que estiver bem cozida, solte com a ajuda de um garfo e adicione a cebola e o alho para refogar.
- Junte os tomates e deixe refogar até que ele esteja bem desmanchado.
- Coloque o molho de tomate e tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe apurar por uns 15 minutos em fogo baixo. Reserve.

Montagem:

- Em uma travessa coloque uma camada com metade do purê, meio copo de requeijão, a carne com o molho, a outra metade do copo de requeijão, o restante do purê e por cima o queijo do reino ralado.
- Leve ao forno pré-aquecido 180º por 25 minutos. Sirva em seguida.

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 50 minutos
Grau de dificuldade: Fácil

Gente me deu até fome de escrever este post...risos... frio também dá fome né? É isso aí gente, e aproveitando tem promoção da Tirolez rolando aqui no blog, é só clicar aqui e mandar sua frase, estão chegando frases ótimas e eu estou me divertindo com a criatividade de vocês! Participem!

Beijos e ótima semana,
Fla.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Vencedor(a) promoção Sazón

Boa tarde gente!!! E o ganhador(a) da promoção foi...


Parabéns! Você vai receber um e-mail solicitando seus dados para entrega e peço que envie em até 5 dias úteis, senão outro sorteio será feito.

Se você não ganhou, não fique triste, porque temos outro sorteio rolando no blog e ainda dá tempo de participar! E logo logo novas promoções virão.

Bom final de semana e obrigada pela participação de todos!!!!

Beijos,
Fla.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Risoto de abobrinha e gorgonzola - Sem Pressa

Eu definitivamente sou uma pessoa que ama risotos! As vezes tenho a impressão de que se eu fizer apenas o arroz, sem acrescentar ingrediente nenhum, isso já me tornará um ser feliz e bem alimentado. E pra mim, a preparação tem todo um charme, todo um ritual que eu adoro seguir e que pra mim faz toda a diferença.

Esta receita eu peguei do blog da Ju o Sem Pressa, que eu te convido a conhecer porque sei que certamente você ficará encantado com as receitas dela e também com as dicas de harmonização de vinhos que ela sempre posta e que são super bacanas.

Eu fiz algumas modificações na receita original (que você encontra clicando aqui) e por isto vou colocar abaixo como eu preparei. Mas uma dica que eu tenho que compartilhar com vocês é que eu tentei utilizar um arroz arbóreo nacional e ele não é nem de longe como o importado. Uma pena, porque apesar de ser uma marca bastante conhecida, nesse quesito deixou muito a desejar. Concordo com o preço do importado é bem salgadinho, mas neste caso ele faz muita diferença.

Vamos a receita então?

Ingredientes:

- 2 xícaras de arroz arbóreo
- 1 litro de água
- 100 ml de vinho branco seco
- 2 sachês de caldo de legumes Sazón
- 1 colher sopa de manteiga
- 3 colher sopa de azeite extra virgem
- 1 cebola pequena picada em cubos
- 1 abobrinha pequena picada em cubos
- 50 gr. de queijo gorgonzola Tirolez
- 50 gr. de queijo parmesão Tirolez
- fatias de bacon crocante (opcional)

Preparo:

- Ferva a água e dissolva os 2 sachês de caldo de legumes. Deixe em fogo baixo durante todo o processo de cozimento do risoto.
- Em uma frigideira coloque 2 col. sopa de azeite e refogue levemente a abobrinha por uns 5 minutos. Tempere com um pouco de sal e pimenta e reserve.
- Em uma panela coloque o azeite e refogue a cebola até que ela fique transparente.
- Adicione o arroz e frite bem.
- Coloque o vinho branco e mexa bem para soltar o amido do arroz até que esteja quase seco.
- Coloque o caldo concha a concha. Adicione a primeira, mexa sempre até que esteja praticamente seco e adicione as demais até que o grão fique al dente.
- Quando for adicionar a última concha de caldo, junte a abobrinha, o gorgonzola e mexa bem.
- Desligue o fogo, junte o parmesão e a manteiga e misture por uns 3 minutos, é o que alguns chamam de "bater o risoto", isto dará mais cremosidade ao prato.
- Sirva em seguida.

Rendimento: 4 porções
Tempo de prato: 40 minutos
Grau de dificuldade: Fácil

Algumas dicas para que seu risoto fique bom:

- Utilize como eu já disse, de preferência um arroz importado;
- Compre um bom vinho branco para sua receita;
- Utilize queijos de boa qualidade, nada de queijo parmesão de pacotinho pelo amor de Deus;
- Mexa sempre o risoto, quanto mais mexer, mais cremoso ficará;
- O caldo deverá estar sempre quente;
- Espere o caldo quase secar para adicionar uma nova concha de caldo;

Bom acho que é mais ou menos isso. Seguindo estas dicas certeza que seu risoto ficará delicioso como este ou como o da Ju, aliás ela adicionou curry no dela e eu fiquei morrendo de vontade de colocar no meu mas não tinha em casa. Certamente farei numa próxima. A e a receita do bacon crocante estará no blog em breve, posso garantir que é tuuuudo de bom!

É isso pessoal. Ótima quinta a todos! Aproveitem essa receita para o dia dos namorados, certamente será sucesso!
Beijos,
Fla.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

A sua cozinha precisa de... parte II

...um mini processador de alimentos. Digo mini porque ele é mais prático para guardar e para picar coisas pequenas, mas não que o processador grande não seja útil, porque eu sinceramente sinto muita falta de ter um grande também.

Eu tenho dois por falta de um. Um da Walitta, que vem com um mixer e que já me deu algumas dores de cabeça e esse que trouxe dos EUA e que paguei o ridículo preço de U$ 9,00 em uma das Wallgreens da vida. E garanto, apesar da marca ser desconhecida (pelo menos para mim), ele é infinitamente melhor que o da Walitta.

Para que você vai utilizar? Para picar cebola, alho, fazer um vinagrete (sim porque até tomate ele pica sem despedaçar), fazer patês e pastinhas diversas, para molhos em geral, pestos, etc, etc, etc... Vale muito a pena, facilita muito a vida da dona de casa e eu recomendo! Fica a dica.

Beijos,
Fla.

Recado: Gostaria de agradecer a leitora do blog Vanessa M., que não deixou e-mail, mas fez um lindo comentário no meu primeiro post do blog. Querida, muito obrigada viu, fiquei muito feliz com o recadinho. Seja bem vinda! Beijos.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Promoção Mês dos Namorados com Tirolez

Você gosta de queijo certo? E claro que já conhece os produtos da TIROLEZ não é mesmo? O que, não conhece ainda? Calma, não entre em desespero, você pode reverter este quadro agora mesmo e ganhar um delicioso KIT DE PRODUTOS TIROLEZ!

O kit contém:
- 1 foundue
- 1 creme de ricota
- 1 creme de queijo minas frescal
- 1 provolone fracionado
- 1 queijo estepe skin pack
- 1 sacola térmica

E aí você me pergunta: "Mas Fla, como eu faço para ganha esse kit?". E eu te respondo, é muito simples! Basta criar uma frase com as palavras NAMORADO(A) e TIROLEZ e enviar para o e-mail fla.artenacozinha@gmail.com. A frase mais criativa levará para casa 1 kit como o citado acima, delicioso não é mesmo?

As frases podem ser enviadas de hoje, dia 07/06/2011 até o dia 29/06/2011 às 23:59 horas. A divulgação da frase ganhadora acontecerá no dia 30/06/2011 às 17:00 horas. A escolha da frase será feita por uma pessoa não relacionada ao blog.

Poderão participar apenas pessoas residentes no território brasileiro. Não precisa ser seguidor do blog para participar, mas se quiser ser vou ficar feliz. A entrega é de reponsabilidade da própria empresa.

Ah sim, e para ficar por dentro das novidades da TIROLEZ sigam através do twitter pelo  e curtam a página da facebook.
Beijos e boa sorte a todos!
Fla.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Frango light com iogurte e ervilhas

Franguinho feito super as pressas, porque naquela muvuca de cozinha sem piso com pó pra todo lado, eu precisava ser rápida antes que tivesse um ataque de rinite mortal. Aliás, falando nisso, quem mais está sofrendo com esse tempo seco horroroso? Ai gente, ninguém merece né não?

Bom, mas voltando a receita... eu costumo comprar alguns peitos de frango, cozinhar com salsinha, cenoura e cebola, coar e congelar o caldo e também a carne já desfiada. Tá certo que isso dá trabalho, mas é tão mais prático quando quero fazer alguma receita e tudo já está bem adiantado, que o esforço vale a pena. Concordo com você que tá aí pensando "nossa, mas desfiar frango é um porre", totalmente assino embaixo, é mesmo, masssss liga o som bem alto, toma uma cervejinha e vai desfiando a penosa que depois você vai perceber que valeu a pena (trocadilho infame com a pobre da galinha).

Ahhh e o melhor de tudo, pratinho é light, olha que maravilha. Poderia até ser mais, porém eu sou uma pessoa apegada na batata palha e ela não é nada saudável, eu sei... mas finge que você não viu isso no meu prato. Vamos a receita?

Ingredientes:

- 1 peito de frango cozido, temperado e desfiado
- 1 xícara de molho de tomate pronto (eu utilizo daquele 100% natural)
- 2 dentes de alho picados
- 1 cebola pequena picada
- 1/2 xícara de ervilha fresca pré-cozida
- 1/2 pote de iogurte natural
- 1/2 caixa de creme de leite
- sal, orégano, cominho e pimenta a gosto
- 2 col. sopa de azeite.

Preparo:

- Em uma panela, aqueça o azeite e frite a cebola e o alho.
- Junte o frango desfiado e adicione sal, pimenta, o cominho e orégano a gosto. Refogue por alguns minutinhos.
- Adicione o molho de tomate e as ervilhas, mexa bem e deixe apurar por uns 5 minutos, caso utilize molho de tomate caseiro, deixe por mais tempo até cozinhar bem.
- Desligue o fogo, acrescente o iogurte e o creme de leite e mexa bem até ficar homogêneo.
- Corrija o sal se necessário e sirva quente.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Grau de dificuldade: Moleza

Dá pra ser feliz na simplicidade não é mesmo gente? =)

E você já está participando da promoção dos caldos SAZÓN aqui no blog? Ah, não acredito, ainda não? Então corre, inscrições até sexta-feira, clica no banner do lado direito do blog! E fiquem ligados, amanhã tem mais promoção aqui no blog!

Beijos e ótima semana,
Fla.

domingo, 5 de junho de 2011

PROMOÇÃO SAZÓN

Tem coisa mais gostosa do que cozinhar com amor? E que caldo traz mais amor pra sua comida? Sazón é claro! Além disso, por ser em pó, ele oferece além daquele sabor todo especial, muita praticidade nas preprações, pois não é preciso dissolver antes de adicionar à sua receita, e melhor ainda, você não corre riscos de deixar pedacinhos na sua comida.

E é para que você possa ter um kit igual a este na sua casa que a Ajinomoto, fabricante da marca, e que agora também é parceira do Arte na Cozinha, resolveu presentear você, leitor do blog, com uma caixa igualzinha a esta que ganhei, repleta de caldos deliciosos.

Vai ficar fora dessa? Não né?! Para participar é fácil, basta preencher o cadastro abaixo de hoje até o dia 10/06/2011 às 14:00 horas e cruzar os dedinhos! (Válido apenas para pessoas residentes no Brasil)



Agradeço mais uma vez ao pessoal da Ajinomoto pela parceria!  Para conhecer melhor os produtos Sazón acesse www.sazon.com.br.

Boa sorte a todos! Beijos, Fla.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Um amor de cuscuz...

Porque fala a verdade, tem como não amar um cuscuz em formato de coração? Luxo né? Ganhei de presente ano passado de uma amiga muito querida (brigadaaaa Bruuuu), forminhas de silicone em formato de coração. Quase morri de tão lindas que elas são. Já fiz algumas receitinhas utilizando as bonitinhas, mas no dia em que preparei este cuscuz vegetariano, eu não resisti a tentação de deixá-los nesse formato tão cute.

Quando preparei este prato para o jantar, pensei logo que talvez fosse uma opção para os celíacos, mas tinha dúvida se a farinha de milho poderia ser consumida ou não. Dúvida sanada, porque minha amiga Elisa, me disse que sim, a farinha de milho é amiga dos intolerantes ao glúten, porém há que se tomar cuidado com a contaminação cruzada, e verificar bem se no rótulo do produto existe a informação sem glúten.

Porque não preparar hoje mesmo hein? E olha, uma dica, de manhã com café preto passado na hora é ainda melhor. Vai por mim!

Ingredientes:

- 1 cebola pequena em cubos
- 2 tomates pequenos sem semente em cubos
- 2 xícara chá de molho de tomate
- 1/2 xícara chá de água
- 1/2 xícara chá de ervilhas frescas
- 1/2 xícara chá de milho verde
- 1/2 xícara chá de cogumelos fatiados
- 1 vidro pequeno de palmito fatiado
- +/- 1 xícara chá de farinha de milho umedecida com um pouco de água quente (para desfazer os floquinhos)
- 1/2 pimenta dedo de moça fatiada
- sal à gosto

Preparo:

- Em uma panela coloque 1 fio de azeite e doure a cebola.
- Adicione os tomates, o molho, a água, a pimenta, o milho e as ervilhas. Deixe apurar até que o molho esteja cozido, em torno de 15 minutos em fogo baixo.
- Coloque o palmito e os cogumelos e mexa delicadamente. Ajuste o sal.
- Com o fogo baixo adicione a farinha aos poucos e vá mexendo até dar a consistência desejada, caso goste mais sequinho vá colocando mais farinha. Mexa sem parar até que fique cozida a farinha.
- Coloque na forma que desejar, se for uma de buraco no meio é interessante untar com um pouco de azeite para ajudar a desenformar.
- Aperte bem para que o cuscuz se ajeite na forma e deixe esfriar por uns 45 minutos.
- Desenforme e decore como desejar.

Rendimento: 1 cuscuz médio, 12 corações de cuscuz como o da foto.
Tempo de preparo: 1 hora
Grau de dificuldade: Fácil

Simples, fácil, rápido e pra mim um prato único!

É isso aí pessoal. Semana que vem teremos novidades, aguardem! E obrigada pelo carinho no post do
www.mapadacachaca.com.br/blog. Vocês são uns amores sempre!

Beijos e ótimo final de semana,
Fla.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Arte na Cozinha e o Mapa da Cachaça

Bom dia gente!

Hoje eu vim aqui te convidar a ler o Arte na Cozinha em outro lugar. Há um tempo atrás recebi o convite da Gabriela, do site www.mapadacachaca.com.br para enviar uma receita que utilizasse a nossa boa e velha cachaçacinha. Topei de imediato porque além de ser apreciadora da "água que passarinho não bebe", achei o projeto muito legal.

E lá estamos, eu, o Arte na Cozinha e a receita da gelatina de pinga da minha mãe, porque afinal, toda receita tem uma história não é mesmo? Passe lá e conte pra gente a sua também! www.mapadacachaca.com.br/blog

Mais uma vez, super obrigada a equipe do Mapa da Cachaça pela parceira e oportunidade.

Beijos,
Fla.