segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Pão de requeijão e cebolinha

Bom dia pessoal, tudo bem com vocês? Por aqui tá tudo certinho, última semana antes das férias, então só alegria né, até dos problemas a gente esquece...risos. Tô super feliz que tem gente nova chegando no blog, e não consegui visitar todo mundo ainda, mas eu chego lá!

E para começar a semana um pão quentinho vai bem? E se for acompanhado de uma manteiguinha esperta? Ahhh, melhor ainda né? Pois eu vou deixar aqui uma receita super fácil que você pode fazer na MFP como eu fiz, ou então na mão mesmo que dá certinho também.

Anote a receitinha que foi retirada do livrinho de receitas que acompanha a MFP.

Ingredientes:

- 1/2 copo de água
- 1 copo de requeijão
- 1 ovo
- 2 col. sopa de margarina
- 1 1/2 col. chá de sal
- 2 col. sopa de açúcar
- 3 col. sopa de cebolinha verde picada (eu não coloquei, não tinha em casa)
- 3 3/4 copos de farinha de trigo
- 2 col. chá de fermento biológico seco

Preparo:

- Adicione todos os ingredientes na ordem acima na cuba da MFP
- Selecione o tamanho do pão (neste caso 900 gr.), a cor da casca e o ciclo recomendado (Normal ou Sanduíche).
- Feche a tampa e pressione Iniciar.

Rendimento: 1 pão de 900 gr.
Tempo de preparo: 3 horas
Grau de dificuldade: Fácil

E aí é só retirar o pão quentinho da máquina, cortar aquela fatia deliciosa, espalhar a manteiga MOCOCA, esperar derreter e abocanhar o seu pãozinho!

Tem jeito melhor de começar a semana? Tem nada sô! =)

Beijos e ótima semana!
Fla.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Polenta com ragú de carne


Eu sou doida por polenta, e não consigo entender quem não gosta. Acho um prato único, confort food total, ótimo para comer em qualquer época do ano (pelo menos na minha opinião) e é uma refeição super saudável.

Eu sempre testo novas receitas, é só ver em algum blog ou revista alguma receita diferente que corro anotar para testar mais tarde. Ou então enquanto estou fazendo a receita de sempre, procuro inovar alguma coisa, adicionar um ou outro ingrediente, tentando dar um novo sabor.

Numa noite dessas, apesar do forte calor, e tendo em mãos um pedaço de carne, logo pensei em fazer este ragú, e claro, a melhor combinação para ragú, pra mim, sem dúvida alguma é: polenta! Quer ver que receita batuta? Olha só.

Ingredientes:

- 600 gr. de carne em cubos (eu utilizei coxão duro)
- 2 col. sopa de vinagre
- 1 col. sopa rasa de tempero pronto ou sal a gosto
- 1 xícara chá de água
- 1 folha de louro

- 1 e 1/2 xícara chá de fubá
- 1 e 1/2 xícara chá de água
- 3 xícaras chá do caldo do cozimento da carne
- sal e pimenta à gosto

- 3 tomates sem semente picados em cubos grandes

- 1 cenoura média picada em cubos ou meia lua
- 1 cebola média picada em cubos
- 3 dentes de alho laminados
- 1 xícara chá de vinho tinto seco
- 1 xícara chá de água
- 2 col. sopa de extrato de tomate

Preparo:

Carne:

- Em uma tigela tempere a carne em cubos com o vinagre o tempero pronto ou sal e deixe descansar por uns 30 minutos.
- Aqueça uma panela de pressão, adicione 1 fio de azeite e doure a carne em fogo alto.
- Em seguida, adicione a água, a folha de louro e deixe a carne na pressão em fogo baixo/médio até que fique bem macia e quase desmanchando (a minha ficou quase 35 minutos).
- Passado o tempo, retire a carne, deixe esfriar um pouco e desfie a mesma e reserve a carne e 3 xícaras chá do caldo que irá se formar. Caso falte líquido, complete com água.

Polenta:

- Em uma vasilha coloque a medida de 1 e 1/2 xícara chá de água e o fubá, mexa bem e deixe que ele hidrate por cerca de 20 minutos.
- Na mesma panela que você cozinhou a carne, deixe ferver o caldo de carne e adicione o fubá hidratado aos poucos, mexendo sempre até que ele fique bem incorporado. Deixe em fogo baixo.
- Tampe a panela com alguma outra tampa porque espirra bastante e mexa de vez em quando até que o fubá esteja bem cozido (cerca de 30 minutos).
- Passado o tempo, unte uma vasilha com um pouco de margarina e despeje a polenta. Ou então adicione diretamente no prato para servir as porções.

Ragú:

- Aqueça uma panela com um fio de azeite, frite o alho e a cebola até que fiquem transparentes.
- Adicione a carne, os tomates e a cenoura e mexa bem.
- Coloque a xícara de vinho tinto e deixe evaporar um pouco.
- Coloque a água, corrija o sal, coloque pimenta a gosto e deixe ferver em fogo bem baixo por quase 1 hora, até que fique com um caldo grosso e a carne esteja bem desmanchada.
- Sirva sobre a polenta e coloque lascas de parmesão ou o queijo de sua preferência.


Rendimento: 4 porções bem servidas
Tempo de preparo: 2 horas
Grau de dificuldade: Médio

Demora? Sim. Vale a pena? Muito! =) Eu garanto!

Um ótimo final de semana pra vocês!
Beijos,
Fla.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Salada Waldorf - Claudia's Kingdom

No final de ano, minha irmã teve a idéia de preparar algumas saladas diferentes, para fugirmos da tradicional "maionese", e nós achamos ótimos, até porque a nossa família é bem adepta a provar sabores diferentes.

Conversando um dia. ela me falou dos ingredientes que gostaria de fazer a salada, porque acho que tinha visto em algum lugar, eu logo lembrei de um post da minha querida amiga Claudia, do blog Claudia's Kingdom, onde ela havia colocado a receita e também contava a história da salada Waldorf.

Dito e feito, irmã visitou o blog da Clau e preparou esta super salada, e quer ver como é fácil de fazer? Para conferir a receita original, clique aqui.

Ingredientes:

- 1/2 xícara chá de nozes torradas e picadas
- 1/2 xícara chá de aipo (salsão) picado
- 1/2 xícara chá de uvas vermelhas sem caroço picadas
- 1/4 xícara chá de passas
- 1 maçã picada
- 3 col. sopa de maionese
- 1 col. suco de limão
- sal a gosto
- Folhas de alface

Preparo:

- Misture todos os ingredientes (menos a alface) cuidodasomanete.
- Leve a geladeira para gelar bem.
- Sirva por cima das folhas de alface.

Rendimento: 2 porções generosas (minha irmã fez o dobro da receita)
Tempo de preparo: 20 minutos
Grau de dificuldade: Fácil

Esta salada também é excelente para acompanhar um churrasco, o sabor é delicioso. E se você não é chegada em aipo (salsão) como eu, é só ir separando...hehehehe. Porque olha, eu como quase tudo, mas o dito do salsão é minha diferença! Risos...

Ah e hoje eu não poderia deixar de deixar aqui um recadinho especial pro meu marido, afinal, hoje estamos completando 3 anos de casados, e eu sou muito feliz por ter ao meu lado alguém tão carinhoso e especial. Eu te amo muito e espero poder comemorar muitos e muitos anos ao seu lado.

Ótima quarta pra todo mundo.
Beijos,
Fla.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Torta Romeu e Julieta

Como vocês podem perceber o blog está devagar...quase parando. E nas próximas 2 semanas a tendência é piorar...risos. Ainda resolvendo as questões do carro e quase ficando louca de tanto trabalho pra fazer, o tempo que eu tenho para me dedicar ao blog fica bem pequeno.

O que tem me deixado mais aliviada é pensar que daqui 2 semanas vou sair de férias e terei 20 dias principalmente para colocar a cabeça em ordem, estou cansada mais mentalmente do que fisicamente é bem cerdade, e eu não sei como meu corpo ainda não demonstrou sinais desse stress todo.

O bom é que vou viajar, conhecer lugares novos, e me divertir por 15 dias sem ter preocupação alguma a não ser que loja visitar, onde almoçar, que lugares conhecer. =)

Mas bora falar de comida? Pois bem, estava eu em casa doida de vontade por um doce, e aí, avistei um pote de creme de ricota Tirolez e pensei comigo: "Como transformá-lo em um doce bem gostoso?". Não tive dúvidas, pensei na hora em tentar imitar um cheesecake e aí veio na cabeça essa receitinha: Torta Romeu e Julieta.

Olha só como é fácil de fazer.

Ingredientes:

- 10 bases de tortinhas doces (você pode fazer a sua massa e preparar as tortinhas ou então comprar pronta como eu faço e é bem mais prático)
- 1 pote de creme de ricota TIROLEZ.
- 2 col. chá de açúcar
- 1/2 xícara chá de goiabada em cubos
- 2 col. sopa de vinho do porto
- 1/4 xícara chá de água

Preparo:

- Misture o creme de ricota com o açúcar. Reserve.
- Em uma panela aqueça a goiabada com a água e o vinho do porto até que a goiabada esteja derretida e engrosse um pouco. Reserve.
- Na base da tortinha coloque o creme de ricota com o açúcar até preencher quase toda a massa (deixe um pouco para a calda de goiabada) e leve para gelar por uns 15 minutos.
- Depois desse tempo coloque a calda de goiabada já fria por cima e retorne a geladeira por no mínimo 2 horas.
- Sirva bem geladinha.

Rendimento: 10 tortinhas
Tempo de preparo: 30 minutos
Grau de dificuldade: Moleza

Como no dia minha mãe foi jantar em casa, ainda dei sorte porque a sobremesa já estava pronta. E posso dizer que todos aprovaram viu. E olha, o vinho do porto pode parecer uma "frescurinha", mas dá um sabor delicioso. Claro que se você não tiver não precisa sair pra comprar, mas se tiver, não deixe de colocar.
É isso gente, boa semana pra todo mundo!

Beijão,
Fla.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Farofa fria - repeteco

Oi pessoal, tudo certinho?

A receita de hoje já apareceu aqui no blog então é um repeteco. Mas ela é tão gostosa que eu resolvi postar mesmo assim, porque de verdade, essa farofa vai bem tanto com um churrasco, quanto em um final de ano, como aconteceu no jantar da virada do ano.

A historinha por trás da receita é que uma grande amiga, todo final de ano, quando nos reunimos para preparar o nosso jantar de pré-natal, sempre ela leva esta farofa, é de lei, quando começamos a discutir o menu do jantar, a farofa da Márcia é o primeiro item que já está pré-determinado.

O legal é que essa receita rende bastante, então caso queira fazer uma quantidade menor, vá reduzindo os ingredientes, só não deixe de fazer, porque é uma delícia.

A primeira postagem da receita está aqui. Mas vou colocar os ingredientes novamente aqui embaixo. E claro, como a receita é super fácil, ela pode ajudar e muito quem está começando a cozinhar, por isso, esta receita vai para o tópico "Iniciantes na Cozinha".

Ingredientes:
- 3 cenouras raladas
- 1 lata de ervilha escorrida (eu usei ervilha congelada)
- 1 lata de milho verde escorrido
- 10 azeitonas verdes sem caroço picadas
- 3 ovos cozidos picados
- 1 pimentão verde bem picadinho
- 1 pimentão vermelho bem picadinho
- 2 tomates sem semente picados
- 1 cebola grande picada
- cheiro-verde, sal e pimenta a gosto
- 1 1/2 xícara de farinha de milho
- 1 1/2 xícara de farinha de mandioca torrada
- 1 xícara de azeite
- 1 xícara de passas
- sal e pimenta à gosto

Preparo:
- Depois de picar todos os ingredientes, coloque em uma vasilha bem grande, junte o azeite, o sal, a pimenta e o cheiro-verde, misture tudo muito bem.
- Leve a geladeira e retire na hora de servir.
Rendimento: +/- 700 gr. de farofa prontaTempo de Preparo: 1 horaGrau de dificuldade: Fácil

Por mim eu comeria só essa farofa e de colher! Risos... Mas como aí eu resolvi acompanhar com um arroz e um lombo com molho de balsâmico, mel e shoyo. E depois na ceia a farofa ainda acompanhou outras delícias que serão apresentadas ao longo do mês.

Gente, a coisa aqui ainda anda devagar. A semana foi complicada, bateram no nosso carro, a mãe de uma pessoa próxima faleceu, enfim, passamos por algumas e por isso eu me sinto esquisita e sem ânimo. Mas tudo vai passar e se Deus quiser as coisas estarão melhores semana que vem.
Obrigada pelo carinho de sempre.
Beijos,
Fla.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Folhadinhos de queijo

Oi gente, tudo bem com vocês? Por aqui tudo beleza, aconteceram algumas coisas chatas nesse começo de semana, mas tudo bem, a vida segue e o importante é que estamos bem e com saúde.

Hoje eu trago pra vocês uma idéia super fácil de petisco, ideal para quando se recebe alguns amigos em casa, porque além de ser rápido de preparar, não tem quem resista a estes salgadinhos folhados, e você pode variar o sabor como preferir.

Eu confesso que nunca havia utilizado massa folhada, sempre morri de medo, mas acabei comprando uma para provar, e a minha grata surpresa é que achei super fácil de trabalhar com a massa e o resultado não tem como dar errado.

Estes folhadinhos eu fiz assim:

Corte retângulos de massa folhada do tamanho que desejar. Pegue cada retângulo e torça levemente formando uma espécie de "gravatinha"mais enroladinha. Coloque em uma assadeira untada com margarina, pincele gema batida e polvilho parmesão ralado. Leve para o forno pré-aquecido 180º até ficar douradinho.

Você pode ainda utilizar em cima da gema orégano seco, pimenta calabresa, manjericão seco, ou o que desejar. Só não deixe de fazer porque fica muuuuuuuuito bom. Sirva com uma cervejinha gelada ou uma milonga (cerveja + sal + limão).

É isso gente, espero que tenham gostado.
Beijos e ótima semana,
Fla.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

SOS RIO DE JANEIRO

O post de hoje já estava pronto, mas eu não poderia publicá-lo sabendo que milhares de pessoas estão precisando mais uma vez da nossa ajuda. Temos uma ferramenta muito forte em nossas mãos, e por isso, vamos utilizar os nossos blogs para ajudar aqueles que estão passando por esta tragédia no Rio de Janeiro.

A chuva já matou mais de 500 pessoas e este número ainda irá aumentar. São milhares de desabrigados, cidades devastadas e uma população sem ter a quem recorrer senão à nossa SOLIDARIEDADE!

Como você pode ajudar? De diversas formas! Abaixo você encontrará alguns dos postos de doações e também alguns números de contas que foram abertas para ajudar as vítimas das chuvas.

Em Teresopólis:

As contribuições podem ser levadas para o Ginásio que está abrigando as vítimas, o endereço é Rua Tenente Luiz Meirelles 211, Bairro da Várzea.

Na Polícia Militar:

Todos os batalhões da PM do Rio desde ontem estão recebendo doações de produtos não perecíveis, água mineral e produtos de higiene pessoal

Estádios:

Os estádios do Maracanãzinho e Caio Martins (em Niterói) recebem doações de garrafas de água mineral, fraldas, produtos de higiene pessoal, colchões e cholchonetes, alimentos, roupas e agasalhos.
Grupo Pão de Açúcar:

Os mais de 100 estabelecimentos da rede Pão de Açúcar no Rio de Janeiro estão recebendo doações. Participam da campanha os supermercados EXTRA, PÃO DE AÇÚCAR, ABC COMPRE BEM, SENDAS E ASSAÍ.

Shoppings:

Os Shoppings do Rio de Janeiro: BANGU SHOPPING, CARIOCA SHOPPING, CAXIAS SHOPPING, PASSEIO SHOPPING, SANTA CRUZ SHOPPING, SHOPPING GRANDE RIO, VIA PARQUE SHOPPING E SHOPPING LEBLON também possuem postos de doações.

Sesc, Senac, Sesi, Senai e Fecomércio:

Algumas das unidades também estão recebendo principalmente doações de água mineral e alimentos não perecíveis.

Você também pode fazer uma doação em dinheiro para a conta corrente da Defesa Civil - RJ.

Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 0199
Operação: 066
Conta: 2011-0

Ajudem! Vamos juntos fazer esta blogagem coletiva e tentar ajudar àqueles que neste momento estão precisando. Que Deus conforte estas famílias e que abençoe todos àqueles que estão ajudando.

Para maiores informações acesse este link (clique aqui) para saber alguns dos endereços dos postos de arrecadações. As fotos utilizadas neste post são portal G1.globo.com

Obrigada.
Fla.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Bife à milanesa

Existem zilhões de modos de se preparar alimentos à milanesa concorda? Pois bem, eu já provei diversos deles e posso te garantir, que pelo menos para o meu paladar, esta foi a melhor forma, onde a casquinha fica perfeita, o bife fica suculento e delicioso.

Sempre digo aqui que evito ao máximo comer frituras, principalmente fazê-las dentro do apartamento, porque convenhamos, o cheiro se espalha, a cozinha fica toda brilhante e se tiver roupa no varal...já era. E óbvio que também pelo fato de saber que fritura não é saudável.

Só que bife à milanesa é algo que simplesmente não dá pra fazer no forno. A casquinha não fica firme, ela não fica crocante, enfim, eu já desisti dessa possibilidade, por isso a única forma que eu vejo de preparar estes bifinhos é colocá-los em óleo para fritar.

Talvez você minha amiga que cozinha há anos, já saiba dessa dica, mas existem muitas outras que assim como eu, não são tão experientes e certamente vão gostar. É fazer, provar e com certeza aprovar.

Ingredientes:

- 8 bifes de alcatra ou qualquer carne de sua preferência
- 2 ovos
- 1 1/2 xícara chá de farinha de trigo
- 1 1/2 xícara chá de farinha de rosca (ou de pão)
- sal e pimenta à gosto
- 2 col. sopa de vinagre
- 1 col. café de cominho em pó
- 2 xícaras chá de óleo de soja ou o que preferir

Preparo:

- Tempere os bifes com sal, pimenta e vinagre, ou faça como eu, utilize tempero pronto caseiro (receita já postada no blog). Deixe descansar por 10 minutos.
- Em um prato fundo coloque a farinha de trigo e misture com o cominho em pó.
- Em outro prato fundo coloque os ovos e bata bem com o garfo até que ele comece espumar.
- Coloque também a farinha de rosca em outro prato fundo.
- Pegue cada bife, passe diretamente na farinha de trigo, e bata com as mãos para que a farinha fique bem aderida.
- Em seguida passe o bife ligeiramente pelos ovos batidos virando se necessário, mas sempre com movimentos leves para a farinha de trigo não sair do bife. Levante o bife para escorrer um pouco do líquido.
- Depois passe na farinha de rosca e também bata com as mãos para a farinha fique aderida.
- Em uma panela funda, coloque o óleo e deixe aquecer enquanto prepara os bifes.
- Coloque os bifes, no máximo 2 de cada vez, na panela em fogo médio, e vire apenas uma vez para que doure dos dois lados.
- Retire os bifes da panela, e deixe escorrer em papel absorvente.

Rendimento:
4 porções (com 2 bifes cada)
Tempo de preparo: 1 hora
Grau de dificuldade: Fácil

Muito fácil e faz toda a diferença. Sequência simples: bife + farinha de trigo + ovo + farinha de rosca. E seu bifinho vai ficar supimpa. Ah sim, e você pode utilizar da mesma mistura para fazer frango, berinjela (aqui só acho melhor retirar o cominho), e o que mais quiser comer à milanesa.


E nesse dia o marido ainda fez purê de batatas para acompanhar. Chato né? Esse é o meu almoço de domingo predileto!

E com esta postagem dou ínicio ao tópico "Iniciantes na Cozinha", sugestão da minha amiga Bruna, uma mineirinha que manda super bem na cozinha, mas que assim como eu, sabe que o começo nem sempre é fácil para quem não tem muita habilidade ou então nunca teve a oportunidade de se aventurar na cozinha antes de casar ou morar sozinho. Muitas outras postagens irão aparecer neste tópico e eu espero que ajude muita gente!

É isso gente.
Boa quinta pra todo mundo.
Beijão.
Fla.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Patê de cheddar e catupiry

Todo final de ano, minha mãe escuta a mesma pergunta do meu cunhado: "Vai ter patê D. Sidnéa?". Porque pra nós, final de ano sem o famoso patê de cheddar e catupiry da minha mãe, não é final de ano.

E ai da minha mãe quando fala brincando: "ah, esse ano acho que não vou fazer". A revolta é geral, porque já é quase uma tradição e realmente não pode faltar. E pra nós todos tem tanta cara de ano novo, que em nenhuma outra época do ano é feito este patê, e nem sei explicar o porque, seria a mesma coisa que comer peru sem ser no Natal, não teria graça.

E olha, eu garanto, além de delicioso, é fácil de fazer e fica super bonito. Servimos como entrada no Ano Novo, acompanhado de biscuit, torradinhas e bolachinhas. Faça e você com certeza vai ficar fã.

Ingredientes:

- 2 binasgas pequenas de catupiry
- 1 bisnaga pequena de cheddar
- +/- 1 pacote de salsa desidratada
- +/- 1 pacote de orégano desidratado
- alho frito (minha mãe compra aquele pronto, mas você pode fazer o seu)

Preparo:

- Em uma vasilha de preferência de vidro, forre com filme plástico e deixe sobrar bastante nas bordas e laterais.

- Coloque uma bisnaga de catupiry na vasilha, ajeite com uma colher se necessário.

- Agora coloque a bisnaga de cheddar, e coloque a bisnaga restante de catupiry.

- Dobre o que sobrou do filme plástico para dentro da vasilha, cubrindo o patê e pressione um pouco o patê para que tome forma.

- Leve ao freezer por 1 hora ou então para a geladeira por 3 horas.

- Passado este tempo, retire as dobras do plástico que estavam fechando o patê, vire em um prato e desenforme.

- Retire todo o plástico filme com cuidado, e polvilhe a mistura de orégano e salsa desidratada.

- Por cima coloque um pouco de alho frito.

- Sirva gelado de preferência.

Rendimento: +/- 60 torradinhas cobertas generosamente
Tempo de Preparo: 1 hora e meia (levando em conta o tempo do freezer)
Grau de dificuldade: Moleza

Bom eu tentei explicar o modo de preparo conforme minha mãe me explicou, espero que vocês tenham entendido e que principalmente façam, porque é muuuuuuuuuito bom. Vai um teco aí?

Beijos,
Fla.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Antepasto rápido de berinjela

Bom dia! Tudo bem com vocês? Espero que sim! E o final de semana, aproveitaram bastante? Por aqui a chuva atrapalhou um pouco, principalmente a minha vida de dona de casa, que precisa de sol para secar a roupa e aí já viu né, com chuva fica difícil.

Fiquei feliz que vocês gostaram do post sobre as coxinhas da Padaria Real, e que bacana saber que tem um monte de gente que conhece minha cidade...hehehehe. Porque tem gente que de verdade nunca ouviu falar em Sorocaba...rs.

Bom mas vamos ao post de hoje. Suponha que você receba um telefonema e que em menos de 1 hora reberá visitas em casa e não tem nadinha para servir. Pois bem, esse antepasto super simples é delicioso e mega rápido de fazer, pode ser sua salvação. Em menos de 30 minutos você terá tudo pronto e geladinho para comer com seus convidados.

O toque principal fica por conta desse azeite da Borges com folha de manjericão que é dos deuses e vale super a pena ter em casa, porque dá um sabor bem especial a receita. Eu experimentei e recomendo.

E para esta receita fazer basta você levar para a panela: 1 cebola grande em pedaços médios, 2 tomates sem semente picados em cubos médios, 1 berinjela grande (ou 2 pequenas) em cubos, 3 dentes de alho fatiados, 1/4 xícara chá de azeitonas fatiadas, 1/4 xícara chá de azeite comum extra-virgem, 1/4 xícara chá de azeite com manjericão, 1/4 xícara chá de vinagre de vinho tinto, 1 col. sopa de orégano seco, sal e pimenta a gosto.

Misture tudo muito bem e deixe em fogo baixo por uns 15 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar. Caso junte muito líquido, nos últimos minutos suba bem o fogo para secar. Quando a berinjela estiver cozida, desligue o fogo, coloque em um recipiente e leve ao freezer por uns 15 minutos, mexendo de vez em quando.

Sirva acompanhado de torradinhas e uma cervejinha bem gelada! Fácil não é mesmo? E quebra um galhão. Fora que você pode acompanhar como salada depois que também fica uma delícia, que foi o que eu fiz no dia seguinte, servi para acompanhar um peixe delicioso (receita amanhã).

Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Grau de dificuldade: Fácil

Espero que tenham gostado! No tópico de saladas e antepastos você irá encontrar outras opções de saladinhas e antepastos com berinjela.

Ótima semana a todos.
Beijos,
Fla.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Coxinha da Padaria Real

Primeiro gostaria de informar que este não é um post publieditorial. Não, não é mesmo, até porque o comércio em questão nem faz idéia da minha humilde existência. No entanto, como eu sou do adepta do, "se é bom, eu indico", e como eu já falei muitas vezes sobre isto principalmente no Twitter, resolvi mostrar pra vocês as famosas "COXINHAS DA PADARIA REAL".

A Padaria Real é um dos locais mais conhecidos e famosos de Sorocaba e a coxinha preparada por eles, está entre uma das mais saborosas do Brasil, e na minha humiiiilde opinião, só perde para a da Ofner.

Se eu te contar que tem gente de outras cidades que vem até Sorocaba apenas para degustar esta coxinha vocês acreditam? E é verdade, eu mesma conheço histórias desse tipo. E se vale a pena? Oxe! Se vale!

A Padaria Real conta com 4 filiais na cidade e todas elas estão sempre cheias, a qualquer hora do dia ou da noite, principalmente aquela estrategicamente instalada no local de mais agito na cidade, o Bairro Campolim, e que funciona 24 horas do dia (para a alegria dos baladeiros famintos).

Devo confessar que a única coisa que de verdade não gosto na padaria é o pão francês. Eu tenho o meu predileto na cidade e não abro mão, mas todos os demais itens você pode comprar de olhos fechados e irá amar com certeza.

Quando custa uma coxinha? Não sei ao certo, mas é caro sim, para os padrões de salgadinhos por aí, é caro. Algo em torno de uns R$ 3,80 talvez. Mas vale muito a pena, isso te garanto. Os outros salgados como a deliciosa esfirra de frango, a tortinha de presunto e queijo, o risóles de palmito, a torta de alho poró (amoooo), o triângulo de queijo (divino), são todos maravilhosos, e digo isso como consumidora destes produtos de muitos anos!

Se você estiver passando por Sorocaba, não deixe de provar qualquer um dos salgados da Padaria Real, especialmente a famosa coxinha. E por mais que tenha gente que diga que não tem naaaaada demais no salgado, não ouse a dizer isto perto de um sorocabano, porque aqui, este assunto é coisa séria! A coxinha é patrimônio da cidade!

Para maiores informações sobre a Padaria Real, acesse http://www.padariareal.com.br/.

Hummm, acho que vou até ali buscar uma quentinha para o lanche... tchau tchau.

Bjs,
Fla.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Macarrão com almôndegas


Eu não sou a maior fã de almôndegas mas como sei que o marido gosta eu as vezes faço esse agradinho pra ele, e confesso que dessa forma com macarrão e molho, eu gosto mais, afinal o sangue italiano corre nas veias e não posso negar as origens né?

Existem zilhões de formas de preparar este prato, eu faço como minha mãe me ensinou e não utilizo ovo na receita, porque não vejo necessidade, ah sim, e eu não gosto de cozinhá-las diretamente no molho, prefiro sempre assá-las primeiro, porque tenho nervoso de pensar que elas podem não ficar bem cozidinhas.

Aliás, fica a dica, mesmo que não seja para fazer com molho, ao invés de fritar as almôndegas, utilize o seu forno para assá-las. Com um pouco de azeite elas ficarão coradas e gostosas da mesma forma.

Quer ver que fácil essa receita? Anote aí.

Ingredientes:

- 250 gr. de macarrão (utilize o tipo que preferir)
- 300 gr. de carne moída
- 1 pão francês (de preferência aquele que ficou de um dia pro outro)
- 1 col. sopa de azeite
- 1 col. chá de tempero pronto ou sal à gosto
- 1/2 xícara chá de cheiro-verde picado
- 1 col. café de cominho em pó
- 1 pitada de pimenta síria
- gotas de limão

Para o molho:

- 4 tomates maduros sem semente (os meus não estavam maduros, por isso o molho ficou pálido)
- 1 xícara de água
- 1/4 cebola picada
- 1 cenoura picada
- 1 dente de alho picado
- folhas de manjericão fresco
- tempero pronto ou sal à gosto
- azeite

Preparo:

- Umedeça o pão francês, aperte bem para tirar o excesso de água e esfarele nas mãos. Junte o pão esfarelado aos demais ingredientes da almôndega e misture bem.
- Enrole a massa fazendo bolinhas do tamanho que desejar.
- Coloque em uma assadeira untada anti-aderente untada com azeite e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos, virando as almôndegas na metade do tempo para dourar por igual.

Enquanto a almôndega está no forno preparo o molho da seguinte forma:

- No liquidificador bata os tomates, a cebola, o alho, a cenoura e a água.
- Em uma panela aqueça um pouco de azeite frite tempero pronto e coloque o molho, junte as folhas de manjericão e deixe apurar por uns 15 a 20 minutos em fogo baixo.
- Depois de apurado, junte as almôndegas e deixe ferver por mais uns 10 minutos.
- Despeje o molho sobre o macarrão já cozido.
- Polvilhe parmesão ralado e sirva.

Rendimento: 2 porções bem servidas
Tempo de preparo: 50 minutos
Grau de dificuldade: Fácil

Servi acompanhado de saladinha de tomate sweet grape, com cebola picadinha e manjericão, temperados com balsâmico, azeite e sal.

Ficou bem gostoso e o marido comeu até dizer chega! E o melhor de tudo é que é muuuuito fácil de fazer e não demora quase nada.

Este post foi programado (não sou muito fã de fazer isto, mas devido a correria esta é a única opção).

Beijos,
Fla.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Muffin de peito de peru - Blog da Nô

Oi pessoal, tudo certinho? Por aqui como já disse a coisa anda numa correria só, tem hora que eu paro e tenho que me lembrar o que eu estava fazendo há 5 minutos atrás...risos... é muita coisa para uma cabecinha só. Mas tudo bem, as férias estão chegando e eu vou poder descansar, quer dizer, a última coisa que vou fazer nestas férias é descansar!

E para dar conta do ritmo alucinado e ainda ter tempo de me alimentar, tenho preparado pratos rápidos e saborosos, e estes muffins de peite de peru da querida Nôemia do blog da Nô, são a salvação nos dias agitados.

Sorte a nossa que a Nô compartilhou esta receita, porque olha, ela vai te servir tanto para um lanche ao final da tarde, como para comer quentinho de manhã e até mesmo como uma entrada em um jantar. Vai por mim, a receita é show e super fácil de fazer.

Para conferir a receita original clique aqui e já aproveita para conhecer o blog todo que vale muito a pena viu. Vou colocar do modo que fiz, com apenas algumas alterações.

Ingredientes:

- 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1/2 xícara de aveia em flocos
- 1/2 col. chá de sal
- 1 col. sopa de fermento em pó
- 1/3 xícara de chá de azeite extra virgem
- 1/2 xícara de leite
- 2 ovos ligeiramente batidos
- 1 xícara chá de peite de peru defumado picadinho
- 1 xícara chá de mussarela ralada
- orégano fresco
- 1 tomate s/ pele e s/ semente bem picadinho

Preparo:

- Em uma tigela misture a farinha, a aveia, o sal e o fermento em pó. Reserve.
- Em outra coloque os ovos, o leite, o azeite e misture bem.
- Junte as duas misturas e mexa bem.
- Adicione o peito de peru, a mussarela, o tomate e o orégano. Misture para incorporar.
- Coloque em forminhas para muffins untadas e leve ao forno pré-aquecido 180º até assar e ficar douradinho, cerca de 30 minutos.

Rendimento: 12 muffins
Tempo de preparo: 45 minutos
Grau de dificuldade: Fácil

Tá vendo só que ótima opção para você preparar ainda hoje? E dá para substituir o peito de peru por presunto, calabresa ou se você for da turma dos vegetarianos que tal dobrar a quantidade de queijo? Hummm, deve ficar maravilhoso também.

Espero que tenham gostado.
Beijos,
Fla.

**************************

UPDATE:

Como a ganhadora da promoção MOCOCA, Marta Cibele, não me encaminhou o endereço para entrega fiz um novo sorteio e a ganhadora dessa vez foi...


33. Lila Costa

Lila querida, por favor, mande seu endereço para mim até amanhã ok, para receber na sua casa o kit com 4 revistas da Mococa.

Obrigada gente!
Bjs

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Feliz 2011!


Gente, antes de mais nada gostaria de desejar um excelente 2011 a todos vocês, queridos amigos que durante o ano passado estiveram junto comigo aqui no blog. Saúde, paz, alegrias, felicidade e mesa farta para todos!

Essa última semana foi extremamente corrida e por isso não consegui passar por aqui antes, mas agora é renovar as energias porque muita coisa virá pela frente se Deus quiser.

A partir deste mês o blog passará por mudanças e por isso as postagens não serão tão frequentes, porque preciso me dividir entre a cozinha, a repaginação do blog, o meu trabalho e a preparação das minhas férias em fevereiro.

Mais uma vez agradeço pelo carinho de todos vocês e espero contar com todos mais este ano!

Feliz 2011!
Um ano novo lindo para todos nós!

Beijos,
Fla.