sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Macarrão ao alho, óleo e azeite

Eu sou apaixonada por alho, aliás por alho e cebola. Desde criança levo fama de "ceboleira" e para quem comia pão com maionese e cebola crua quando chegava da escola, eu posso me considerar fã mesmo...rs. Só que com o passar do tempo e com as fofinhas crises de enxaqueca que me assolam, eu percebi que esses dois ingredientes são fatores que influenciam e muito nessas crises, e aí tive que reduzir drasticamente o consumo. 

Cebola crua é muuuuuito raro eu comer, apesar de adorar, procuro sempre utilizá-la cozida ou fritinha, alho cru está completamente fora da minha alimentação (apesar de amar uma salada de tomate com alho bem fininho...hummmm), e mesmo frito eu evito bastante. Só que vamos combinar que um ser humano não pode viver sem comer macarrão ao alho e óleo não é mesmo? E aí como fazer né?

O negócio é esperar a vontade apertar muito e se jogar, sem medo de ser feliz, e garantir que o vidro do meu bom e velho amigo Lisador esteja cheio...hehehe. Nem sempre a dor de cabeça vem, mas é melhor se precaver.

Quer ver como é fácil preparar? Ah e este eu te garanto que vai ficar bem suave e vai fazer muito sucesso!

Ingredientes:

- 250 gr. de macarrão de sua preferência (eu utilizei talharim fresco)
- 1/8 de xícara chá  de óleo de soja
- 1/8 de xícara chá de azeite extra-virgem
- 6 dentes grandes de alho esprimidos (+ / - 1/2 cabeça)
- tempero pronto ou sal à gosto

Preparo:

- Cozinhe o macarrão conforme instruções da embalagem, reserve 1/8 de xícara da água do cozimento e escorra o restante o macarrão. Reserve.
- Em uma panela coloque o azeite, o óleo, o alho e o tempero pronto ou o sal. 
- Ligue o fogo em temperatura bem baixa e vá mexendo sempre o alho para que ele não queime e doure por igual.
- O alho irá espumar no azeite e isso é normal. Quando estiver dourado retire do fogo e despeje imediatamente sobre o macarrão.
- Junte a água do cozimento reservada, mexa bem e sirva em seguida.

Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 25 minutos
Grau de dificuldade: Moleza

Para acompanhar, servi estes medalhões de mignon ao molho de chimichurri. Precisa de mais alguma coisa? Não né?! Simples, prático, rápido e delicioso!

A postagem de hoje é para atender ao pedido da Ana Júlia de Belo Horizonte/MG, que escreveu pedindo uma receita deste macarrão, e que  contou que ao preparar pela primeira vez, ela utilizou 1 e 1/2 xícara de óleo para 250 gr. de macarrão...risos... Minha coronária entupiu só de ler o e-mail da fofa. E a todo mundo que me pede para postar receitas, aos poucos eu vou atendendo aos pedidos tá?!

ATENÇÃO, ÚLTIMO DIA PARA VOCÊ PARTICIPAR DA PROMOÇÃO SANTA MARINA / MARINEX E ARTE NA COZINHA, CLIQUE AQUI E PARTICIPE!!!

Beijos e ótimo final de semana,
Fla.

16 comentários:

  1. Oi Fla, também gosto muito desse macarrão, mas a preferência aqui em casa é sem o óleo, só com azeite, embora que o chamem de macarrão alho e óleo, rsrs.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. aqui uso manteiga, azeite e alho, adoramos, o seu ficou lindo de mais, bj enorme.

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus desacreditei quando li que a Ana Julia usou tudo isso de óleo para o tanto de macarrão rsrs
    Fla vc me fez lembrar dos meus tempos de mocidade, que já se vão longe, longe rsrs, eu adorava comer pão, com sal, umas borrifadas de vinagre, cebola crua e azeite. Nossa que delicia hehe. Macarrão alho e óleo é realmente delicioso, e esse mignon me deixou com água na boca. Adorei seu prato
    Bjokas um ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!!

    Adoro o seu blog, ja vejo ha algum tempo todos os dias! Agora me encorajou a criar um pra mim tb! Ainda nao entendo mt bem como funciona a "blogosfera" mas acho que aos poucos vou pegando o jeito! hehe

    Parabéns pelo Blog e sucesso!
    Quando puder entra no meu!

    Beijos, Mariana

    ResponderExcluir
  5. Oi, Fla,
    Receita muito boa esta sua. Adoro macarrão no alho e óleo. E acompanhado de um filé como o seu, é um verdadeiro banquete para mim.
    Beijocas, Laura Lucia

    ResponderExcluir
  6. OLÁ FLA!
    ESTE MACARRÃO É TUDO DE BOM, EU TBM AMO ALHO E CEBOLA.
    SEU PRATO TÁ BOM DEMAIS!

    TENHA UM ÓTIMO FIM DE SEMANA, BEIJOS....

    ResponderExcluir
  7. Oi Mariana, tudo bem? Que legal que também criou um blog. Deixa o link aqui pra mim que eu visitarei claro e com prazer! Bem vinda a blogsfera!
    Beijos

    E obrigada a todos pelos comentários!

    ResponderExcluir
  8. Fla, também costumo usar muita cebola e alho na comida, mas sempre me preocupo com o hálito que nem sempre sai ao escovar os dentes, rsrsr.
    Agora esse macarrão com azeite e alho é tudo de bommm :))

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Fla, tb sou fã deste macarrão!!!
    Quando faço uso bastante cebola cortada em tiras bem fininhas, refogadas no azeite, amooooo!!!!
    haaaa, a minha vó fazia muito esta cebola( eu tive muito desejo de come-la quando estava grávida) ela não fica ácida, talvez seja a acidez que te dê dor de cabeça.
    Vc faz assim, corte a cebola o mais fina que vc conseguir(pois vai ter o resultado melhor), lave bastante em égua corrente, deixe de molho na água por uns 10 minutos, depois lave bastante novamente, faça isto uma 3 ou 4 vezes, tempere com azeite, sal e vinagre, deixe na geladeira (vc não precisa consumir no mesmo dia, ela dura uns 3 ou4 dias na geladeira) eu gosto dela geladinha, mas vc pode faze e comer na hora!!!
    Se vc fizer e gostar me avise!!!
    Bjs...E um excelente final de semana!!!

    ResponderExcluir
  10. Ai, que delícia! Adoro macarrão alho e óleo! E seu ficou com uma cara ótima! que vontade de almoçar... hehehe e são apenas 10:15h... kkk
    Amei seu recadinho, Fla! Que bom que gostou da capa de livro que fiz!
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Manu, obrigada pela receita e pela dica. Pode ser mesmo da acidez que me dê a dor de cabeça, faz sentido. Vou fazer essa cebola e te conto!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Fla, acabei de conhecer seu blog e estou encantada, tb adoro cozinhar, mas não sou assim tão dedicada como vc e como a Iliane (Cozinha da Iliane) (conheço a Iliane desde pequena, sou fã número um dela), um dia quem sabe chego no mesmo patamar que vc´s duas, kkkk.
    Vou começar a te seguir, posso?
    Beijos e Felicidades,
    Com Carinho,
    Nay.

    ResponderExcluir
  13. Oi Flá, tudo bem?
    ando meio sem tempo, mas vim aqui agradecer seus comentários e vistas ao Cozinha da Leca. Te linkei lá nos meus preferidos, e aqui sempre cheio de delicias. Adorei a surpresa de morango, dá vontade de experimentar tudo!

    Beijão, ótima semana!

    Alessandra Macedo
    http://cozinhadaleca.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.