sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Coockies de chocolate - Blog Chocolate em Pó

Pessoal, como vocês estão? Animados pro final de semana? Eu estou. Hoje é aniversário de uma menina muito querida e de quem gosto muito, a Manuela. Filha da minha melhor amiga, a Manu está fazendo 12 aninhos e amanhã vou na festinha para abraçá-la muito! Manu, a tia gosta muito de você e deseja tudo de bom na vida pra você!

Gente, esses dias eu estava num desânimo total e me deu uma vontade louca, desesperada de comer um doce. Como o que me restava no armário era uma barra de chocolate meio amargo (que eu não curto comer puro), pensei comigo "vou procurar uma receita para fazer alguma coisa com ele".

E aí lá fui eu pesquisar receitas nos blogs amigos e claro, nada melhor do que encontrar uma receita que vai chocolate, do que num blog chamado: Chocolate em Pó. E bingo! Encontrei o que eu queria. Já fiz muitos coockies, mas com certeza estes são os melhores que já provei. Mas não tem dúvida alguma disso.

A receita é da Patrícia Scarpim, mas a encontrei no blog da Luciana, que tem cada receita de dar água na boca gente. E se você ainda não conhece o blog do Chocolate em Pó, voa amiga, cria asas nesses dedinhos e clica aqui urgente pra conhecer o blog da Luciana.

Talvez a foto não apeteça tanto quanto o sabor, mas por isso deixo o link da receita do blog da Patrícia (clique aqui) e também do blog da Luciana (clique aqui).

Vou colocar a receita aqui pra vocês também. Vamos lá?

Ingredientes: (Rendimento aproximandamente 12 coockies grandes)

- 1 1/3 xícaras (233g) de chocolate meio amargo picadinho
- 2 colheres (sopa) (28g) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 2 ovos
- 2/3 xícara (134g) de açúcar
- ½ colher (chá) de extrato de baunilha
- ¼ xícara (35g) de farinha de trigo
- ¼ colher (chá) de fermento em pó
- 1 xícara (175g) de chocolate amargo em gotas ou pedaços

Preparo:

- Derreter o chocolate com a manteiga numa panela pequena em fogo baixinho, mexendo para não queimar.
- Retire do fogo e deixe esfriar por 5 minutos.
- Numa tigela média, misture bem os ovos, a baunilha e o açúcar.
- Em outra tigelinha, peneire a farinha e o fermento.
- Adicione o chocolate e manteiga derretidos à mistura de ovos e misture.
- Aos poucos, acrescente os ingredientes secos e misture só até incorporar.
- Misture o chocolate picado. Coloque porções de 1 (sopa) de massa nas assadeiras untadas e enfarinhadas.
- Asse por 10-12 minutos ou até firmarem por fora (a massa se tornará mais opaca).
- Retire do forno e deixe esfriar completamente nas formas.

CABUM! Luciana, você me fez uma mulher muito mais feliz comendo meus coockies deliciosos naquele dia. Obrigada por partilhar essa receita no teu blog.

Gente, da próxima vez eu vou tentar fazer menorzinho, com colher de sobremesa pra tentar deixá-lo mais gordinho, mas olha, é tuuuuuuuuuuuuuudo de bom mesmo! Vale a pena.



É isso criançada. Bom final de semana, juízo (ou não!).

Beijos,
Fla.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Filé de Saint Peter com creme de mandioquinha


Oi gente, tudo certinho? O que? Estão achando que eu vou reclamar do calor? Aha! Se enganaram, sabem porque? Porque tá chovendooooooooo e tá fresquinhoooooooooo! Amém! Amém! Nem acredito. Tá certo que a chuva faz estragos, mas não dava para aguentar mais. Tks São Pedro!

Bom, essa semana eu vi em algum blog uma receita bem parecida com essa que eu vou postar hoje, e como minha memória é péssima obviamente eu não lembro onde foi que eu vi, mas de qualquer forma, se a pessoa se manifestar entrem no blog dela e vejam uma outra opção deliciosa de peixe com creme de mandioquinha.

A ideia aqui na verdade era grelhar bem o peixe só no azeite, porém minha frigideira já deixou o anti-aderente pra trás faz tempo e no primeiro filezinho que eu coloquei, grudou tudo e ficou uma caca. Então apelei para o forno.

Vamos lá então.

Ingredientes:

- 4 filés de saint peter (ou o que você preferir)
- suco de 1 limão
- sal, pimenta, alecrim e colorau a gosto
- azeite
- 400 gr. de mandioquinha (batata baroa)
- 1 caixinha de creme de leite
- 1 col. chá de margarina
- sal e pimenta a gosto
- 1 col. café de noz moscada ralada

Preparo:

- Tempere os filés de peixe com o os temperos e um fio de azeite. Deixe tomar gosto.
- Asse em forno por 20 minutos ou então grelhe até ficar dourado. Reserve.

- Cozinhe a mandioquinha e depois de macia escorra.
- Passe por um espremedor e coloque de volta na panela.
- Adicione a margarina, o creme de leite, o sal, a pimenta e a noz moscada.
- Mexa bem até ficar encorpado.
- Arrume em um prato o purê e por cima o filé.

O macarrão é a receita da minha avó, que eu já até coloquei aqui no blog. Nada mais é do que uma massa cozida, que você escolher, e o molho você ferve 1/2 xícara de água, 1 col. de azeite, 1 cubo de caldo de carne e 1 colher sopa de orégano (para cada 250 gr. de macarrão). Depois de ferver e o caldo de carne estiver dissolvido, é só juntar com o macarrão e está pronto.

Óh, mega fácil né?! Amiga que publicou receita parecida, manifeste-se! Risos.

Gente, o dia foi tão, mas tão punk que eu vou me retirar e me esticar no sofá porque hoje, eu mereço!

Beijos,
Fla.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Coalhada (falsa e original)

Boa tarde gente. Tudo tranquilo? Tá, nem vamos comentar que aqui continua calor porque já tá repetitivo o negócio...rs. Vamos falar de dicas de produtos?!

Então, tô sempre ligada nas indicações das minhas amigas blogueiras a respeito de produtos novos, ou alguns outros que eu nunca havia experimentado, porque vamos combinar que é bem melhor comprar alguma coisa já tendo em vista a opinião de alguém não é mesmo?

E foi andando pela net que peguei duas dicas muito bacanas para acompanhar o "quibe nosso de cada dia". Pois é, quibe com ketchup não dá né galera? Quibe que se preze tem que vir acompanhado de uma bela coalhada. Pelo menos no Abu Salim, meu restaurante árabe predileto em Sorocaba, o quibe sempre vem acompanhado de coalhada (ou de homus).

Então, mas confesso que não sou a pessoa mais apaixonada pela coalhada normal sabe, acho meio forte demais, e aí, andando primeiro no blog da Tati, o Panelaterapia, eu a vi (ou eu a li..há!) utilizando o famoso creme de ricota da Tirolez para fazer uma coalhada fake (clique aqui para ver a receita dela).

Como eu tenho uma mega dificuldade de encontrar o creme de ricota perto de casa, aproveitei quando eu achei, para testar a versão da Tati, e putzzzzzzzzzzzzzzz, que delícia! É só misturar o creme de ricota, limão a gosto (eu prefiro mais azedinho), azeite, pimenta síria e sal. Gente, fica tudibom! Recomendo!



A outra dica, peguei no blog da minha querida Welze, do Gostosuras sem travessuras, ela disse que utilizava a coalhada pronta da marca da Vigor. Eu nunca tinha encontrado para comprar, até que num supermercado menor eu acabei encontrando e resolvi levar para experimentar. (Clique aqui para ler o post dela)

BINGO! Welze acertou em cheio com a indicação. A coalhada é deliciosa e não é forte. Temperei com um pouquinho de azeite, pimenta síria, cebolinha e sal e tcharã, acompanhei com o belo quibe assado que postei ontem aqui pra vocês.

Fala a verdade, é ou não é uma beleza ter colegas tão bacanas e que indicam produtos tão legais?! Eu acho!

Por isso, como testei as duas opções, repasso a indicação e espero que vocês experimentem e gostem também.

Beijokas,
Fla.

Nota: As opiniões expressadas através de cada post dos tópicos "Eu experimentei" e "Leitura em dia" são exclusivamente desta que vos escreve e não tem o intuito de influenciar na escolha de cada um, uma vez que são apenas sugestões e todos tem direito a livre escolha. Obrigada.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Meu presente chegou!!


Vocês lembram que eu contei que ganhei uma promoção do blog Kitutis da Cris? Pois então, hoje eu recebi meus presentes e fiquei tão, mas tão feliz que eu tinha que correr aqui contar pra vocês.

Cris, queridona, quanto capricho! Amei tudo. Agora o Kitutis faz literalmente parte da minha cozinha e com certeza você já ocupa um lugar muito especial neste coração! Obrigada viu!

Gente olhem que coisa mais linda:

- 1 pano de prato fofo com barrado de flores e escrito "kitutis da cris"

- 1 avental mega ultra fofo no mesmo motivo

- 1 luva com a mesma estampa fofa de florzinha

- 1 protetor de jarra muito fofo repleto de missangas


E se você não conhece o blog da Cris, corre lá, tem casa receita boa...nham nham!

Obrigada mais uma vez Cris, você deixou uma mocinha Sorocaba mais feliz hoje viu! Vivaaaa!

Beijos,
Fla.

Quibe assado recheado - Rainhas do Lar


Oi gente, tudo bem com vocês?
E esse calor minha gente? Quando mesmo começa o inverno? Ah sim, temos o outono antes, mas será que teremos um outono fresquinho ou vamos continuar nesse forno a céu aberto? Essa noite eu mal consegui dormir, e olha que o ventilador estava ligado.

Criar coragem para cozinhar com esse calorão não tem sido fácil né?! Tenho lido em vários blogs a dificuldade que todas nós temos em enfrentar o fogão, mas comer é preciso e pelo menos em casa, infelizmente, a gente não sabe viver só de salada, portanto... a cozinha recebe sim minha visita quase diariamente.

Pois bem, dias atrás estava na Fer, a minha irmã, e eis que ela serve um quibe recheado super gostoso e me informa que a receita ela tirou do Rainhas do Lar. E eu que não sou boba nem nada resolvi também fazer a receita em casa e ficou boa demais da conta!

A receita original você encontra aqui. Mas como fiz algumas modificações (poucas) vou colocar pra vocês a minha versão.

Ingredientes:

- 200 gr. de trigo para quibe
- 500 gr. de carne moída (patinho moído 2x)
- 1 col. sopa de tempero pronto
- 1 cebola pequena
- 1 maço pequeno de hortelã
- 3 col. sopa de azeite
- suco de 2 limões
- 1 col. chá de pimenta síria
- 2 tomates grandes sem semente picados
- 1 talo grande de alho poró fatiado
- cheiro-verde à gosto
- 200 gr. de mussarela ralada

Preparo:

- Coloque o trigo em uma vasilha e cubra sem deixar excesso com água fervente. Deixe descansar por 1 hora.
- Adicione ao trigo a carne moída e misture bem.
- Em um liquidificador bata o tempero pronto, a cebola, o hortelã, o azeite, o limão e a pimenta síria.
- Misture os ingredientes batidos junto com a carne e o trigo e misture bem. Deixe tomar gosto na geladeira, coberto por papel filme, por 30 minutos no mínimo.
- Passado esse tempo, unte uma forma com azeite (eu utilizei de fundo removível), e coloque metade da massa do quibe.
- Coloque o tomate picado, o alho poró fatiado, o cheiro-verde e por último a mussarela.


- Cubra com a outra metade da massa do quibe, regue com um fio de azeite, e leve para assar por +/- 1 hora ou até que a carne esteja cozida. - Espere esfriar um pouco e desenforme.

Aqui eu servi com um arroz, salada de maionese e coalhada temperada (essa será assunto para o post de amanhã).


Gente, fica bom demais! Infelizmente a foto do quibe inteirinho saiu tremida... aliás como grande parte das fotos que eu tiro, porque a pessoa aqui quase não treme sabe...rs. Preciso urgente de um tripé para minha máquina.


É isso gente.
Beijos pra vocês.
Fla.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Sanduíche Dom Corleone - Receita vencedora


Eis a receita vencedora do concurso de 1 ano do Arte na Cozinha. Testada, aprovada e apreciada, o Sanduíche Dom Corleone oi uma receita desenvolvida pelo Marcão, filho da Lenita, vencedora do concurso. E como vocês poderão ver, o garoto é com certeza um chef nato!

Mais uma vez obrigada pela participação de todos e parabéns a Lenita!

Sanduíche Dom Corleone

Ingredientes:

- Mini-pães italianos (um para cada pessoa)
- Ragú de carne (ou refogado de carne moída)
- Cebola
- Alho
- Molho de tomates
- Manjericão fresco
- Orégano
- Louro em pó
- Shoyo
- Azeite de oliva
- Mussarela ralada
- Queijo parmesão ralada

Preparo:

Ragú de Carne:

- Carne macia picadinha na faca (utilizei lagarto desfiado), refogada com os temperos que gostar e cozida num molho de tomates espesso.
- Aqueça bem uma panela, coloque a carne e mexa rapidamente para selar a carne e evitar que a carne solte água.
- Deixe que fique corado o fundo da panela.
- Regue com um fio de azeite, junte o alho amassado e deixe dourar.
- Coloque o shoyo, a cebola picadinha, um pouquinho de orégano e louro em pó e refogue.
- Junte o molho de tomates e deixe cozinhar até apurar o molho.
- Ajuste o sal. Reserve.

Montagem:


- Corte a tampinha do pão, escave o interior, retirando o miolo com cuidado.
- Faça uma camada de mussarela, uma camada de ragú bem quente, manjericão picadinho, parmesão, um pouquinho do miolo, ragú, mussarela e parmesão.

Nota:

- Apesar de ser um sanduíche, come-se com garfo e faca.

Minhas observações:

- Como não achei em nenhuma padaria mini pão italiano, utilizei pão bola coberto com queijo.
- O ragú de carne fiz com lagarto previamente cozido e depois desfiado.
- Deixe o ragú bem quente para que a mussarela derreta bem.
- Polvilhei ainda manjericão seco por cima.
Olhem a cremosidade do sanduíche partido...


Gente, posso falar? Vou falar! Não é bom não o sanduíche...é MUUUUUUUUITO BOM! Parabéns! Aqui em casa está aprovadíssima.

Façam e vocês não vão se arrepender.

Beijos,
Fla.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

RESULTADO: PROMOÇÃO!!!!!

Pois é, pois é, pois é.

Ao todo foram enviadas 40 receitas! O que meu deixou muuuuuuuuuuuito feliz. Muitas receitas de doces, salgados, pratos típicos... todas sensacionais. A comissão julgadora teve trabalho em eleger a melhor receita diante de tantas delícias.

Cada um dos membros da comissão julgadora (minha irmã, minha mãe e meu marido), recebeu um arquivo contendo todas as receitas, com ingredientes, modo de preparo e claro, a resposta para a pergunta: "Porque a sua receita irá revolucionar a minha cozinha?".

Nenhuma das receitas foi enviada para a comissão com nome ou cidade dos participantes para que não houvesse nenhum tipo de "influência" ou "privilégio". Todos fizeram suas escolhas separadamente, cada um na sua casa e sem qualquer tipo de palpite de minha parte. Podem acreditar que foi uma votação muito séria e criteriosa.

E é com muito orgulho que anuncio o(a) grande vencedor(a) desta promoção (com 2 votos). Que rufem os tamboresssssss.... a receita vencedora foiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii:

SANDUÍCHE DOM CORLEONE
Enviada por: LENITA LICCIARDI - São Paulo / SP

Resposta: É uma receita fácil, barata, rápida, mas pode ficar sofisticada se for servida com acompanhada de champignons, ou aspargos sautée. E além de tudo, é uma delícia!

Yesssssssssssssssssss! A receita na íntegra você conhecerá no dia 21/02/10. Eu mesma farei a receita, farei um passo-a-passo e publicarei aqui no blog.

Lê, parabéns! Espero que goste do livro! Envie por favor um email para fla.artenacozinha@gmail.com com seus dados e endereço para que eu possa te enviar o livro tá?!

Obrigada de coração a todo mundo que participou. Com certeza outras promoções acontecerão aqui no blog! Obrigada pelas receitas deliciosas, pelas histórias contadas, pelas dicas enviadas e por dividirem conosco tantas delícias. Com certeza muitas das receitas que recebi vocês terão a oportunidade de ver aqui no blog.

Obrigada também a minha família, que me apoia sempre e que participa comigo me ajudando muito! Amo vocês!

Valeu gente!
Beijos e mais beijos,
Fla

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Promoção - último dia!

Gente!!! Hoje é o último dia para enviar sua receita para a promoção aqui de 1 ano do Arte.

Caso você tenha enviado sua receita e não tenha recebido um email de resposta meu, por favor me avise aqui nos comentários e envie seu email novamente para o fla.artenacozinha@gmail.com. Algumas pessoas tiveram dificuldade de encaminhar seus emails e acabei passando um outro. Como não soube de mais ninguém, então vamos fazer isto. Avise nos comentários e encaminhe novamente seu email.

Até agora temos 35 receitas inscritas. Estou super contente com a participação de vocês.

Então, se você ainda não está concorrendo, clique aqui e veja as regras da promoção e envie sua receita até às 24:00 de hoje.

Amanhã a noite publicarei o resultado da promoção.

Obrigada a todos,
Beijos,
Fla.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Empadão - Cozinha e Cia

Oi gente, tudo certinho? Espero que sim. Aqui o calor ainda está absurdo mas pelo menos o sol deu uma trégua e até tem uma nuvenzinha bem cinza pairando sobre nossas cabeças, tomara que seja sinal de chuva.

Bom, amanhã é o último dia para você enviar sua receita para participar da promoção de 1 ano do blog. Então cooorrreeeee gente! Tem cada delícia de receita que vocês precisam ver! Aliás, com certeza vocês verão muitas delas por aqui viu. Mas óh, clique aqui, confira o regulamento e participe.

Então, dias atrás eu tava curiando alguns blogs atrás de uma receita bem boa de torta/empadão para poder utilizar um pedaço de frango assado de padaria que estava na geladeira e mais alguns ingredientes que eu tinha dando sopa.

Aí me deparo com uma receita deliciosa de empadão de carne lá do blog da Rose, o Cozinha e Cia. O que? Não conhece a Rose? Então para tudo e vai lá conhecer o blog dela ué! Sério, a Rose que mora lá em Salvador/BA, mãe de dois filhos lindos, é cozinheira de primeira viu, e daquelas comidinhas que a gente gosta, coisa caseira, e que só de olhar a gente fica babando.

E lá fui eu, fazer a torta da Rose e olha, eu amei! Pena que eu tive que sair para buscar o marido e acabei não deixando muito tempo para ela ficar douradinha, mas olha, ficou tudibom! Ainda quero fazer com o recheio de carne moída também.

Ah só uma coisa, a minha massa ficou um pouco mais líquida porque eu anotei a receita num papel e não sei de onde eu tirei 4 ovos, quando na verdade eram 3. Acho que com 3 ela ficaria uma massa mais sequinha, mas ficou boa do mesmo jeito.

Se quiser conferir a receita original clique aqui. Vou colocar a massa da receita dela com o meu recheio ok?!

Ingredientes:

Massa:

- 2 xícaras de farinha de trigo
- 3 ovos
- 1 col. sopa de fermento
- 1 sachê de tempero pronto de sua preferência (eu utilizei um caldo de legumes sazón)
- 4 col. sopa de queijo ralado
- 1 xícara de leite
- 1/2 xícara de óleo
- sal e salsinha a gosto
- 2 gemas para pincelar (polvilhei queijo porque não tinha mais ovos em casa...há!)

Recheio:

- +/- 2 xícaras de frango desfiado (utilizei o que sobrou de um frango assado que comprei no mercado)
- 2 tomates sem semente picados
- 1/2 xícara de bacon em cubos
- 1 vidro de champignon fatiado
- 1/2 xícara de ervilhas (utilizei aquelas congeladas)
- 1 cebola grande picada
- cheiro-verde e sal a gosto
- 1/2 copo de requeijão

Preparo:

Massa:

- Bata todos os ingredientes no liquidificador menos a farinha e o fermento.
- Coloque a mistura do liquidificador na tigela e acrescente a farinha e o fermento.
- Misture até ficar macio e homogêneo.
- Em uma forma untada e enfarinhada coloque metade da massa, o recheio e a outra metade.
- Utilize uma espátula para ajudar a espalhar a massa.
- Pincele com as gemas e umas gotas de azeite.
- Leve para assar em forno pré-aquecido.

Recheio:

- Frite o bacon até ficar bem douradinho. Escorra um pouco da gordura e adicione a cebola.
- Depois que estiverem murchas, coloque o frango e refogue bem.
- Adicione o tomate, a ervinha, o sal e o cheiro-verde.
- Mexa por alguns instantes e adicione o champignon.
- Desligue o fogo, coloque o requeijão, misture bem e deixe esfriar um pouco.

Eita que fica bom isso hein?! Rose queridona, mandou muuuuito bem na receita!

É isso hein pipou! Até amanhã!
Beijos,
Fla.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Salada Japonesa


E aí pessoal? Muita folia por aí? Aqui em casa a gente viu muito Carnaval pela televisão, e também participamos forçadamente do desfile de carnaval da cidade, porque foi aqui perto de casa na avenida da Prefeitura e do meu quarto eu conseguia escutar tudinho, inclusive os gritos dos puxadores animando a torcida.

De resto estou mesmo é aproveitando para descansar porque o próximo feriado só daqui 40 dias...risos. E claro, se estou em casa aproveite para cozinhar. Não fiz nada de muito diferente mas logo logo vocês irão conferir as receitas.

E você, já enviou sua receita para participar da promoção de 1 ano do blog? Não?! Fala sério, então corre! Até dia 18/02 você pode enviar e concorrer. Para conferir o regulamento clique aqui e saiba mais. Conto com sua participação hein?!

Bom, aqui em Sorocaba existe um restaurante que é o meu predileto: Costela e Cia. Sem dúvida alguma eles servem a melhor costela no bafo (aquela que fica horas e horas na churrasqueira para ficar derretendo de tão molinha) e eles também possuem um buffet de saladas maravilhoso. Gosto tanto de lá que meu almoço de casamento foi feito neste lugar.

Dentre todas as saladinhas que eles servem, a de bifum (macarrão de arroz) é a minha preferida. E durante algum tempo eu penei para tentar desvendar o que tanto dava sabor a esta salada e olha, acho que cheguei bem perto.

Ingredientes:

- 200 gr. de macarrão de arroz (bifum)
- 8 fatias de presunto fatiada bem fininho
- 1 penino japonês fatiado bem fininho ou ralado
- 1 cenoura fatiada bem fininha ou ralada
- 1 colher chá de gengibre ralado ou fatiado
- +/- 10 gotas de óleo de gergelim
- 3 col. sopa de shoyo
- suco de 1 limão
- 1 col. sopa de azeite
- sal a gosto

Preparo:

- Ferva 2 litros de água e coloque 1 fio de óleo e um pouco de sal.
- Coloque o macarrão de arroz e deixe ferver por 3 minutos. Desligue o fogo, mexa bem e observe se o macarrão está cozido, se não estiver, deixe em fogo desligado que ele irá ficar pronto bem rápido.
- Escorra o macarrão e passe em água gelada para encerrar o cozimento.
- Coloque o macarrão em uma vasilha e adicione os demais ingredientes.
- Mexa bem, corrija o sal e leve para gelar.
- Sirva com mais algumas gotas de shoyo.

Esta é sem dúvida uma salada bem refrescante para esses dias de calor insuportável.

Bom, aproveitem o restinho do feriado e tomem muita água viu.
Beijos,
Fla.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Enroladinho de salsicha - Bem Família

Sim! Hoje é sexta! Véspera de Carnaval! E eu estou muuuuito animada! Acho que depois do Ano Novo este é o feriado que eu mais gosto, não só porque eu adoro samba, mas porque esse clima é contagiante.

E para você, que assim como eu, terá um feriado prolongado, eu trago uma receita que sem dúvida alguma será um super sucesso na sua cozinha.

A receita do enroladinho de salsicha eu peguei do blog Bem Família da minha amigona Lila. Essa mulher é uma cozinheira de mão cheia e apesar de o blog andar meio abandonadinho porque agora ela está trabalhando muito, você ainda encontra nos arquivos receitas de dar água na boca.

Fácil de fazer, gostoso e dá inclusive para você congelar. Bom não é mesmo?! A receita original você pode encontrar clicando aqui, mas eu vou colocar aqui no blog também com minhas pequenas adaptações.

Ingredientes:

- 1 copo (240ml) de leite com 1 ovo (coloque o ovo no copo e complete com leite)
- 1/3 copo de água
- 1/4 copo de óleo
- 2 colheres (chá) de sal
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 4 copos de farinha de trigo
- 2 1/2 colheres (chá) de fermento biológico seco
- +/- 12 salsichas cozidas e frias (que eu cortei em 3 pedaços cada)
- 2 colheres (sopa) de ketchup
- 2 colheres (sopa) de mostarda

Preparo:

- Coloque os ingredientes na MFP na ordem acima até o fermento biológico seco.
- Escolha a opção massa e espere até a máquina apitar.
- Retire a massa, abra com a ajuda de um rolo e corte com a ajuda de um copo ou cortador.
- Em casa pedaço redondinho da massa passe um pouquinho só de ketchup e de mostarda, coloque um pedaço de salsicha e enrole fechando bem.
- Coloque em uma forma untada e enfarinha e pincele os enroladinhos com a mistura de 1 ovo batido com um fio de azeite.
- Leve ao forno pré-aquecido até que fiquem dourados.

O resultado é este! Como eu só tinha 12 salsichas resolvi fazê-los pequenos, mas a Lila disse que utiliza 18 salsichas cortadas ao meio para fazer enroladinhos maiores. Como sobrou massa eu resolvi fazer alguns com queijo mussarela cortada em quadrados grandes com orégano. Ele saiu da massa um pouco mas ficou delicioso também. (Detalhe para o copo de refrigerante - do marido - e o meu de cerveja...hahaha).


Utilize a massa para fazer outras combinações como: presentuno e queijo, frango com requeijão, mortadela, calabresa, etc. Com certeza sua família vai adorar!!! Ah e se você não tem a MFP é só seguir os mesmos passos e sovar a massa na mão ok?!

Agora queria contar uma coisa muito 10 pra vocês! Eu ganhei um concurso superrrrrrrr bacana no blog Kitutis da Cris. Sim, a Cris fez niver de 1 ano do blog e eu ganhei o sorteio de um kit lindo de cozinha! Ai gente, tô que nem me aguento de tão feliz que eu fiquei.

Cris querida, muito obrigada viu. Adorei ter participado, ter te conhecido e claro, ser a sortuda que vai levar pra casa esse mimo tão lindo. Parabéns pro seu blog e como eu já te disse vida longa ao Kitutis da Cris.

E se você ainda não conhece o blog da bonita, corre lá!

Gente, é isso, lindo carnaval pra vocês! Juízo hein (ou não né?...rs)?!

Beijos,
Fla.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Bolo de maçã econômico

O dia amanheceu nublado aqui pela minha Sorocaba. Graças a Deus aliás, porque o calor anda infernal. Sim, porque se a casa do coisa ruim é realmente quente como reza a lenda, a gente já tá podendo ter uma pequena amostra e definitivamente vamos nos esforçar pra ir para um outro lugar...kkkkk.

E o que combina bem com um dia nublado? Sim, bolo! E dias atrás, quando o tempo também estava bem parecido como o de hoje, eu resolvi utilizar umas maçãs que estavam a ponto de estragar na geladeira, para transformá-las em um bolinho delícia, cuja receita vem de um programa existente no Brasil todo chamado: "Alimente-se bem com R$ 1,00".

O bolo é muito gostoso e baratinho, por tanto, esse ninguém tem desculpas para não fazer não é mesmo?! Vamos a receita?

Ingredientes:

- 2 xícaras chá de farinha de trigo
- 3 maçãs com casca picadas
- 1/2 xícara de óleo
- 2 xícaras de açúcar
- 3 ovos inteiros
- 1 col. sopa de fermento em pó
- 1 col. chá de canela em pó

Preparo:

- Bata todos os ingredientes no liquidificador, colocando primeiro os líquidos.
- Despeje em assadeira untada e enfarinhada e leve ao forno médio pré-aquecido para assar até passar pelo teste do palito.

Ah, que difícil não?! Risos.

Bom, só para lembrá-los que se você ainda não participou da promoção do blog, até o dia 18 ainda dá tempo. Envie sua receita e siga todos os passos que estão neste post aqui e concorra ao novo livro do Jamie Oliver!

Beijos a todos,
Fla.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Salada de repolho delícia

Bom dia! Tudo certinho com vocês? Por aqui tudo na santa paz!

Poxa, que delícia ver tanta gente participando da promoção do blog! O queeeee? Não tá sabendo ainda? Mas então corre aqui nesse link e leia as instruções para participar!

Olha, super hiper mega obrigada por todo o carinho e pelas palavras lindas que vocês me disseram em comemoração ao 1 ano do bloguinho. Obrigada mesmo gente, de coração. Fiquei toda boba! É muito legal saber que agrado vocês de alguma forma. Vocês são todos fofos e fofas!

Mas voltando a programação normal... essa receita maridão fez e óh ficou show! A receita das tirinhas de carne é bem fácil, tirinhas de mignon, temperadas com sal e pimenta. Frite bem no azeite e depois acrescente 1 caixinha de molho madeira pronto (ou se quiser prepará-lo melhor ainda), junte cogumelos se gostar e está pronto.

Agora o tchan da noite foi a salada de repolho com bacon. Deliciosa!

Ingredientes:

- 1/2 repolho grande fatiado fino
- 500 ml de água fervente
- 1 xícara de bacon cortado em cubos
- 4 col. sopa de vinagre
- 1 col. sopa da gordura do bacon
- sal e pimenta a gosto

Preparo:
- Corte o repolho e reserve.
- Ferve a água com um pouco de sal.
- Coloque o repolho nessa água, desligue o fogo e deixe por 1 minuto.
- Escorra o repolho e coloque em uma vasilha.
- Em outra panela frite os cubinhos de bacon até que fiquem bem douradinhos.
- Escorra a gordura em excesso até que sobre apenas 1 col. de sopa
- Adicione na panela o vinagre, o sal e a pimenta e misture com o repolho.
- Deixe na geladeira e sirva.

Gente, mas o que é bom isso vocês não tem noção. Claro que é nada light, mas uma vez ou outra não é tão pecado assim né?!

Só sei que o jantarzinho tava mutcho bom!

É isso gente! Participem da promoção! Já recebi tanta receita boa...Jesus, a comissão julgadora vai ter trabalho! Ainda bem!

Beijos,
Fla.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

NIVER DO BLOG - PROMOÇÃO


Oi gente! Pois é, hoje meu blog comemora 1 ano. Quantas e quantas coisas conquistei através deste espaço. Eu nem imaginava a quantidade de coisas boas que iria me acontecer, as amizades que eu iria fazer, e o carinho que eu iria conquistar.

Cheguei a mesa de muitas pessoas através de minhas receitas, e também servi em minha casa pratos elaborados com receitas de muita gente querida. A verdadeira intenção deste espaço é justamente esta: a troca de experiências culinárias, de informação, dicas, etc.

Escrever e poder me dedicar um pouquinho a quem por aqui passa, é sem dúvida alguma uma grande alegria, me faz sentir mais útil e claro, muito mais feliz.

O blog fez surgir uma verdadeira revolução na minha cozinha e essa ideia surgiu no dia 08/02/09 por ser uma data muito especial: aniversário da minha mãe. A ela dedico sempre meu maior amor e meu carinho eterno. Mãe te amo muito e você está em cada espacinho deste blog. Parabéns mãe!

E essa "revolução na cozinha" é justamente o tema da promoção de 1 ano do blog.

O chef riponga mais amado do mundo, Jamie Oliver, lançou seu livro com este mesmo título, Revolução na Cozinha (em inglês Ministry of food), com a intenção de provar a uma comunidade e ao mundo também, que todos nós podemos fazer a nossa própria comida sem qualquer complicação ou extrema habilidade.



O livro traz receitas simples que podem ser feitas por qualquer pessoa, e ele prova que através do conhecimento, ou seja, ensinando nossas receitas a outras pessoas, podemos mudar a forma como nos alimentamos. Tudo é uma questão de consciência e atitude.

Por isso, gostaria de convocar a todos que quiserem participar, para que enviem uma receita de qualquer tipo: doce, salgada, elaborada, simples, light, diet, vegan, etc... e que me convença em poucas palavras do: "PORQUE SUA RECEITA IRÁ REVOLUCIONAR A MINHA COZINHA?".

Envie sua receita e sua resposta para o email fla.artenacozinha@gmail.com até o dia 18/02/2010 às 24:00 hrs. A melhor receita será escolhida por 3 membros de minha família (todos com gosto bem diferentes por sinal): Minha mãe, minha irmã e meu marido. As identidades dos que enviarem a receita serão mantidas em segredo por mim, assim não terá como eles saberem quem enviou qual receita. E no caso de empate o voto de minerva será do meu cunhado Júnior.

No dia 19/02/10 ocorrerá a publicação do vencedor da promoção e no dia 22/02/10 haverá a publicação da receita e demonstração do prato que eu mesma irei preparar com muito carinho.

Ah sim, para participar só é preciso enviar o email e esta promoção está aberta a qualquer pessoa, independente do país, portanto meus amigos de fora do Brasil também poderão participar.

Obrigada a todos pelo carinho distribuído ao longo destes 365 últimos dias!

Meu abraço mais fraterno a todos vocês!
Aguardo a participação de todos na promoção!

Beijos,
Fla.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Pão de Milho

Oi gente... que calor é esse? Sei que o pessoal do Sul está sofrendo mais que a gente do Sudeste, mas olha ligaram o forno geral no nosso Brasil il il.

Confesso que nesse calor eu nem tenho coragem de ir para o fogão, mas comer é preciso e a gente se vira nos 30 em busca de receitinhas leves, saborosas e que sustentem sem precisar comer muito.

Pois bem, pegando carona na minha máquina de fazer pão tão amada, eu tenho feito algumas receitinhas para tomar lanche de noite, assim comemos menos, porque o pão sustenta bem, e não preciso ficar enfrentando o calor da cozinha.

Essa receitinha eu tirei do próprio livrinho que veio junto com a MFP, e me chamou a atenção porque eu simplesmente amo pão de milho, mas não tinha a menor ideia de como se fazer. Só imaginava que o ingrediente principal fosse o milho, e fiquei boba quando li a receita e só ia fubá.

Meio desacreditada fui para a cozinha e gente, não é que o resultado foi melhor do que a gente esperava? Marido, meu provador oficial, gostou muito e até um café fresquinho para comermos com o pão quentinho (porque vamos combinar, para pão quentinho não tem essa de verão ou inverno né?!).

A receita super simples você também pode fazer a mão, caso não tenha a MFP. Mas faça, porque fica excelente!

Ingredientes:

- 200 ml de leite de coco, batido com 2 ovos
- 3 col. sopa de manteiga
- 2 col. sopa de óleo de soja
- 1/2 copo de fubá
- 2 col. chá de sal
- 2 col. sopa de leite em pó
- 4 col. sopa de açúcar
- 2 col. sopa de erva doce
- 3 copos de farinha de trigo
- 2 1/2 col. chá de fermento biológico seco instantâneo

Preparo:

- Coloque todos os ingredientes nesta ordem na cuba da sua MFP.
- Escolha a opção "normal", pão de 900 gr.
- Espere esfriar 15 minutos depois de pronto para cortar sem despedaçar.


Caso você não tenha a MFP, misture todos os ingredientes, deixe crescer até dobrar de tamanho e asse em forma untada e enfarinhada até ficar corado e assado.

Gente, esse eu recomendo e assino embaixo viu.

Olha, bom final de semana pra todos, e relembrando... segunda temos novidades aqui no blog, não se esqueçam!

Beijos e abraços,
Fla.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Torta (quiche) de palmito

Oi pessoal, tudo certinho por aí? Espero que sim. Por aqui, graças a Deus a chuva deu uma trégua! Já não era sem tempo também né?! A nossa marginal foi liberada e parece que o trânsito já deu uma boa melhorada na cidade. Amém!

Receitinha de hoje foi 100% aprovada pelo maridão e por mim também. Vai aparecer em casa com outras opções de recheio com certeza, afinal, eu sou amante das tortas e quiches pela sua praticidade!

Vamos a receita?

Ingredientes:

Massa:

- 2 xícaras de farinha de trig
- 150 gr. de manteiga com sal
- 1 ovo
- 3 col. sopa de preparado p/ sopa de cebola

Recheio:

- 1 vidro de palmito picado
- 10 azeitonas pretas picadas
- 1 cebola pequena
- 2 tomates s/ semente picados
- 1 xícara de ervilhas (utilizei congelada)
- 1/2 xícara de leite
- 2 col. de requeijão cremoso
- 1 col. sobremesa de amido de milho
- 1 col. sopa de parmesão
- 1 col. sopa de farinha de rosca
- 1 ovo
- 3 col. sopa de azeite
- sal e pimenta a gosto

Preparo:

Massa:

- Misture todos os ingredientes e amasse bem até virar uma massa bem homogênea. Se necessitar coloque mais um pouco de farinha.
- Embale em filme plástico e leve a geladeira por meia hora.
- Depois forre uma forma de fundo removível com a massa e fure embaixo com um garfo. Reserve.

Recheio:

- Em uma panela coloque o azeite para aquecer e frite a cebola.
- Acrescente o palmito picado, a ervilha e o tomate. Deixe cozinhar por alguns minutos
- Coloque as azeitonas, o sal e a pimenta. Misture bem.
- Em um copo misture o leite, o requeijão e dissolva o amido de milho.
- Junte a mistura na panela e deixe em fogo baixo até criar um creme espesso.

- Coloque o recheio sobre a massa, por cima coloque um ovo batido com um pouco de sal, polvilhe a mistura de parmesão com farinha de rosca e leve ao forno por aproximadamente 45 minutos. Espere esfriar, desenforme e sirva.



Como vocês podem perceber, a titia Fla esqueceu um tequinho a torta no forno e ela ficou bemmmmm moreninha...hehehe. Mas o sabor desta massa é uma delícia. A sopa de cebola dá um gostinho delicioso!

Gente, seguinte, segunda-feira o blog comemora aniversário e clllaaarrroooo que vamos ter surpresas e melhor: promoção a vistaaaaaaaaaaaaaa! Yes! Então já sabe né, não esquece de passar aqui na segunda para conferir as novidades!

Beijos pra todos,
Fla.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Escondidinho de salsicha - Amehlia Digital

Bom dia!!! Tudo bem com vocês?!!! Por aqui a vida anda corrida minha gente! Quem trabalha com RH ou Fiscal, sabe que no começo do ano o bicho pega. E pra quem desenvolve sistemas para esse pessoal utilizar, a coisa fica mais complicada ainda, porque temos prazos, então é sempre uma corrida contra o relógio.

Cozinhando eu estou, mas confesso que as vezes nem tempo para descarregar a máquina eu tenho. E quando me sobra algum, minha internet resolve dar piti e não funcionar, o que me deixa maluca de tanta raiva. Fazer o que né?! O jeito então é esperar aparecer uma folguinha no trabalho (como agora) pra gente conseguir postar.

Receita de hoje veio de um blog que eu acho um charme, o Amehlia Digital, principalmente porque a dona daquela cozinha é mineirin uai, e nóis gosta de gente mineirin que ela! O modo como ela escreve seus posts é uma delícia de ler, e se você ainda não conhece o blog da fofa então corre lá que tem receitas imperdíveis!!!

E foi neste blog que eu vi essa receitinha de "escondidinho de salsicha". Adorei! Em casa nós amamos salsicha! Tudo bem que tem gente que diz que é melhor nem saber como elas são feitas, mas que a receita é boa, isso é.

Então eu fiquei decidida a testar a receita e lá fui eu pra cozinha toda alegre e saltitante, e não é que o resultado ficou bem melhor do que eu esperava? É muito bom mesmo! E pra quem não come carne (caso da dona do blog), da pra fazer com salsicha de soja tranquilamente.

Quer ver como faz essa delícia? No blog ela apresenta duas versões: uma com creme e purê, e outra só com purê que foi a que eu fiz. Se quiser conferir a receita com creme, clique aqui. Se quiser fazer a que eu fiz, clique aqui.

Menina prendada essa viu?!

Bom, estou todas as visitas atrasadas, mas hoje a noite, se a internet me permitir eu visito todos os blogs!

Beijos,
Fla.