sábado, 30 de janeiro de 2010

É canja de galinha!

Pessoal, alguém pode me explicar porque chove tanto? Há quase 24 horas está chovendo sem parar na minha cidade. As ruas estão alagadas, o trânsito caótico, e a represa da cidade vizinha já teve que abrir as comportas para não aconteça algo pior devido ao acúmulo de água e isso tem feito o rio ficar ainda mais cheio.

Já estou mais uma vez pensando: "Porque não comprei a secadora de roupas da última vez que choveu tanto assim?". Pois é, agora eu fico naquela: compro ou não compro? Porque secar roupa com chuva já é difícil, em apartamento então é impossível! Vamos aguardar pra ver se o tempo melhora.

Bom, semana passada como eu estava bem dodói e malemá conseguia me alimentar, tive que apelar pra sopinha né?! Confesso que o miojo rolou solto, primeiro porque eu gosto mesmo e admito, segundo que como eu não conseguia sentir cheiro de comida, preparar alguma coisa seria impossível.

Massss, com um peito de frango dando mole na geladeira, eu resolvi criar coragem e fazer uma canjinha. É bem verdade que canja mesmo é feita com arroz e acho que com menos tipos de legumes, mas era o que eu tinha em casa e como me deu vontade de fazer dessa forma eu fiz, e o resultado ficou muito bom.

Sopinha sem segredo: Tempera o frango cortado em cubos com sal, pimentinha, 1 col. chá de colorau e limão. Deixa tomar gosto e depois de 1 hora leva com um fio de azeite para a panela de pressão junto com 500 ml de água. Deixe cozinhar até que fique bem macio (coisa de uns 20 minutos). Retire os pedaços de frango, deixe a água do cozimento na panela, e desfie o franguinho todo.

Na panela de pressão coloque cortado em cubos: 2 tomates bem vermelhos s/ semente, 1 batata grande, 4 mandioquinhas, 1 cenoura média e 1 chuchu. Coloque mais água se desejar, volte o frango desfiado pra panela, tampe e deixe até que os legumes estejam quase cozidos.

Agora é só tirar a pressão, colocar coisa de 1/3 de xícara de macarrão argolinha ou de arroz e deixar que ele fique cozido. Acerte o sal e pronto.

O parmesão ralado fica a seu critério. Como é forte dessa vez eu tive que passar, mas em todas as outras eu me acabo no parmesão!

Tem como não ficar melhor depois de uma sopinha dessa? Ahn? Ahn? Ahn?

Cuidem-se, tenham um bom final de semana e cuidado com a chuva!
Beijos,
Fla.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Lanchinho 10!

Olá, tudo bem com vocês? Por aqui a chuva continua castigando e pelo jeito não há previsão para que essa chuva pare. Sair de casa com essa chuva requer muito, mas muito cuidado. Só rezando pra que São Pedro mande um solzinho pra gente.

E o que a gente faz em dias chuvosos e impossíveis de se sair de casa???? A gente come! Rs... E aí precisamos de algumas opções para variar o lanchinho da tarde ou o jantar do final de semana, e eu tô sempre em busca de praticidade, por isso as massinhas chamadas RAP10 da Bimbo/Pullman são uma ótima escolha.

Sei que muita gente já conhece, mas acho que quando o produto é bom ele tem mais é que ser divulgado mesmo, porque sempre vai ter alguém que não conhece ou nunca viu no mercado.

Com essa massinha você pode fazer wraps de vários sabores, pode fazer como se fosse uma panqueca e também utilizar para fazer pizza, tanto na frigideira quanto no forno. Eu particularmente gosto de dar uma selada nas massinhas com um pouco de azeite na frigideira e depois de colocar a cobertura colocar no forno.

Estas eu fiz num domingo a noite. E o bom é que você pode variar a cobertura das pizzas com os ingredientes que mais gostar e a melhor da melhor das notías: TEM A VERSÃO LIGHT! Ou seja, engorda no queijo mas economiza nas calorias da massa! É a lei da compensação minha gente! Ou vai me dizer que você nunca foi comer um Mc Donald's e pediu uma coca zero? Ahn?! Rs...


Então é isso. Aproveite as facilidades do RAP10, faça seus wrap's, suas pizzas, suas panquequinhas e seja bem feliz! Mais informações clique aqui.

Beijos,
Fla.


Nota: As opiniões expressadas através de cada post dos tópicos "Eu experimentei" e "Leitura em dia" são exclusivamente desta que vos escreve e não tem o intuito de influenciar na escolha de cada um, uma vez que são apenas sugestões e todos tem direito a livre escolha. Obrigada.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Strogonoff de soja II


Oi gente, tudo bem com vocês? Espero que sim.

Bom, eu já disse aqui no blog há algum tempo atrás o quanto eu amo carne de soja, porém confesso que minhas habilidades com a mesma é meio limitada, porque não tenho muitas receitas e acabo sempre fazendo as mesmas coisas.

Mas no fim não reclamo, até porque aqui em Sorocaba temos um ótimo restaurante vegetariano e vira e mexe apareço por lá para comer aquelas delícias.

Bem, mas o fato é que algumas pessoas que por aqui passam são vegetarianas e as vezes percebo que falta um pouco de receitas para atender a esta turminha da qual me sinto um pouco parte. Um dia eu vou conseguir deixar a carne em definitivo.=)

E por isso eu resolvi colocar de novo uma receitinha que eu já postei aqui de Strogonoff de Soja. Sinceramente eu acho tão gostoso quanto um com carne. Claro que é uma questão de gosto, mas aqui em casa sempre que eu faço, todo mundo come sem reclamar e ainda ouço o delicioso: "hummmm" hehehe.

Se você quiser conferir a receita é só clicar aqui. E se você também tiver alguma outra receita de soja, que utilize o PVT, e se quiser me enviar eu vou ficar super grata e prometo testar e colocar aqui no blog.

Beijinhos,
Fla.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Frango Xadrez

Oie! Voltei! Agora em definitivo. Gente do céu que virose é essa?! Olha, até agora eu não sei bem se foi ou não foi a tal da virose, mas o fato é que meus exames graças a Deus deram normais (tirando o ácido úrico que insiste em ficar alto) então nada justificaria uma infecção por exemplo.


Mas graças a Deus eu já estou boazinha e agora é só me hidratar bastante e tomar cuidado com o que como, pelo menos por um tempinho.

Bom, preciso abrir um parênteses aqui para dizer que hoje eu completo 2 anos de casada. E gostaria de dizer pro meu marido uma coisinha: Fá, eu te agradeço por tudo. Por ser meu amigo, por ser meu marido, por ser meu confidente, por ser meu porto seguro, por ser meu incentivador, por ser você... Sou muito feliz ao teu lado e te amo muito. Viva nóoooiiiiiissssss!

Agora sim, vamos a receita que é o objetivo desse boteco...hehehe.

Dias atrá eu estava numa preguiça mortal de ir pra cozinha, mas queria comer algo bem gostosinho. Aí lembrando de um franguinho que estava dando mole no freezer, resolvi buscar no meu caderno (o que eu tenho escrito a mão mesmo), alguma receitinha e eis que lembrei da minha receita de frango xadrez.

Lá fui eu pra cozinha mais animadinha e o resultado ficou show. Sei que eu peguei essa receita da net, mas não tenho ideia de onde foi porque já faz alguns anos que a tenho anotada. Vamos lá pra receita então?!

Ingredientes:

- 2 col. sopa de azeite
- 1 cebolas pequenas cortada em cubos grandes
- 2 dentes de alho fatiados
- 300 gr. de frango cortado em cubos
- sal a gosto
- 1/2 pimentão verde cortado em cubos
- 1/2 pimentão vermelho cortado em cubos
- 1/2 pimentão amarelo cortado em cubos (não tinha então não coloquei)
- 1/2 xícara de cogumelos fatiados
- 1/4 xícara de shoyo
- 1 col. sopa rasa de maizena
- 200 ml de água
- 1/2 xícara de amendoim (eu utilizei castanha de caju)

Preparo:

- Em uma panela coloque metade do azeite e frite a cebola e o alho. Retire da panela e reserve.
- Na mesma panela coloque o restante do azeite e frite os pimentões. Depois de uns 5 minutos coloque o cogumelo, misture bem, retire da panela e reserve.
- Na mesma panela coloque o frango (já temperado com sal, limão e pimenta) e frite até dourar.
- Volte todos os ingredientes na panela junto com o frango e misture por alguns minutos.
- Em uma vasilha coloque a água, o shoyo e dissolva a maizena. Junte esta mistura na panela e deixe cozinhar em fogo baixo até que forme um caldo espesso.
- Retire do fogo, misture o amendoim e sirva.



Olha, dá de dez em muito frango xadrez de fast food, que além de ser caro pra chuchu vem mais pimentão que frango. Vale muito a pena fazer em casa.

Espero que gostem da receita.

Mais uma vez obrigada a todos que torceram pela minha recuperação!
Beijos,
Fla.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Tô viva!

Oi gente!

Super mega obrigada pelas palavras de carinho e pelos votos de melhoras viu. A energia positiva de vocês deu certo e eu fico muito, mas muito agradecida.

Ainda não tô 100%, mas ontem eu consegui me alimentar bem, hoje voltei ao trabalho e amanhã prometo voltar com as atividades normais do blog porque tenho algumas receitinhas para postar pra vocês!

Coloco as visitas em ordem assim que a vida voltar ao normal de vez.

Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito obrigada mais uma vez!

Beijos, Beijos, Beijos.
Fla

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Dodói...


Pois é, eu tô dodói, com uma virose brava e de cama... volto quando estiver melhor.
Beijos a todos,
Fla.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Bolo de milho

Boa tarde gente, tudo certinho?

O trabalho anda me consumindo num grau que eu cada vez mais penso na minha aposentadoria..hehe. Mas o fato é que mesmo cheia de coisa pra fazer eu não abro mão de duas coisas: meu blog e minha fazendinha (aquela do facebook...rs). E que meu chefe nunca descubra o endereço deste blog...hahahaha.

Então, semana passada numa vontade alucinante de comer um doce e a necessidade de usar um pacote de coco ralado que já estava prestes a vencer, fui atrás de uma nova receita de bolo que fizesse o uso deste ingrediente e me lembrei de uma receita de bolo de milho que eu havia visto no Rainhas do Lar.

Cheguei em casa, abri minha dispensa e munida de todos os ingredientes lá fui eu preparar meu bolinho delicioso com o intuito de também agradar o meu marido.

Bolo mega rápido e super gostoso. Confesso que polvilhei a canela por cima como a receita pedia mas me arrependi um pouco por dois motivos: 1. não posso comer canela que me dá dor de cabeça, 2. não gosto muito dela...hehe.

Se quiser conferir a receita original clique aqui. Mas eu vou colocar a receita aqui embaixo porque eu sou uma fofura de pessoa (hehe, tô engraçadinha hoje, liga não!).

Ingredientes:

- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de milho verde escorrida
- 4 ovos
- 1 col. sopa de margarina
- 100 gr. de coco ralado
- 2 col. chá de fermento em pó

Preparo:

- Bata no liquidificador todos os ingredientes, menos o fermento e deixe bater bem.
- Depois acrescente o fermento e misture bem.
- Coloque em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno médio pré-aquecido por +/- 40 minutos.
- Depois de assado, desenforme e polvilhe açúcar e canela.

Não tenho preconceito contra bolos que utilizam batedeira mas confesso que os de liquidificador me agradam mais pela praticidade. E este eu assino embaixo.

Isso aí, vamos continuar nossas orações para que chegue logo a sexta-feira. =)

Beijos e abraços,
Fla.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Macarrão cerejinha

Bom dia!!! Tudo bem com vocês? Espero que sim.


A receita de hoje é ultra mega power simples e segue a mesma linha do "macarrão sem vergonha", mas ele tem um pouco mais de classe...rs.

Cozinhe 250 gr. de seu macarrão predileto (eu utilizei o caracol). Reserve.

Em uma frigideira coloque 1/2 xícara de azeite para aquecer. Doure 5 fatias (ou o que você tiver a mão) de presunto picado em tiras. Quando ele estiver meio "pururuca" jogue 1 xícara de tomates cereja picados ao meio e deixe aquecer. Junte 1 colher sopa de alho frito (utilizei aqueles prontos), 8 azeitonas pretas picadas (utilizei azeitonas chinelas que já estavam temperadas na geladeira) e por último acrescente 1 xícara de mussarela de búfala picada.

Junte tudo rapidamente ao macarrão, misture muito bem e adicione manjericão, de preferência fresco, mas se você não tiver (meu caso), utilize o desidratado, coloque sal e pimenta a gosto. Misture bem e sirva.

Ha! Tem coisa mais fácil? Não né?! E olha ficou delicioso. Marido comeu um prato de dar medo! Hehehe.

*********************************
Bom, depois de um final de semana mega agitado: trabalho, viagem, encontros... eis que começa mais uma segunda-feira com essa que vos escreve caindo de sono! Mas tudo bem, logo logo são seis horas da tarde e eu vou embora dormir...rs.

Eu disse "encontro" ali em cima né?! Pois bem, existem amizades virtuais que a gente faz questão de trazer pra "realidade" não é mesmo? E foi isso que me motivou a ir encontrar uma pessoa muito fofa que conheci pela internet através do grupo que participo chamado Papo de Comadres.

As meninas que fazem parte do grupo são incríveis, e lá formamos uma grande família com pessoas do mundo todo, e eu espero encontrá-las muito em breve no encontro internacional que iremos promover, a gente é chique né?! Rs...

E esse final de semana, numa passagem relâmpago por São Paulo, consegui encontrar com a querida Lenita que é exatamente como eu imaginava: alegre, extrovertida, com um sorrisão contagiante e muito fofa. Almoçamos juntas em um shopping em SP (meu marido foi também), conversamos a beça e como ela mesmo disse com a sensação de "te conheço há anos!".

Lê querida, obrigada viu. Adorei o almoço, a conversa, o carinho e meu presente! =) Vamos repetir a dose com certeza!!! Ah, olha eu e a Lê aqui embaixo!!!

Bom é isso minha gente!

Uma semana maravilhosa pra todos nós! Obrigada pelas visitas e pelo carinho de sempre!
Beijosssss,
Fla.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Minha Máquina de Fazer Pão

SIM! SIM! SIMMMMMMMMMMMMMMMM! Eu ganheiiiiiii uma MFP!!! Meu marido num ato de muita generosidade (hehe) me deu esse presente e eu fiquei megaaaaaaa feliz da vida e nesse mesmo dia eu ganhei uma MFP e quase perco minha mãe...kkkk, quase matei a Dona Néia de susto porque liguei pra ela pra contar numa euforia só e ela achou que tivesse acontecido alguma coisa, e aí foi um rolo só...hehehe, desculpa aí mãezinha.

Bom, mas o fato é que depois de muito tempo namorando a MFP dos outros, eu tenho a minha! Ai que felicidade...kkkk. Claro que chegando em casa eu já fui ler o manual todinho, mas só consegui fazer o pão 2 dias depois.

Deixei tudo na máquina, ligadinho, programado para que quando eu e meu marido acordássemos o pão estivesse lá, fresquinho, bonitinho, quentinho... Buttttttttttttttttt, 6:30 da manhã a bendita começa a apitar e dar uns estralos, levantei correndo achando que tivesse algo de errado, mas nãooooo, ela só estava me avisando que se eu quisesse poderia colocar mais ingredientes...hehehehe.

Aí, na euforia de ver meu pão ficando pronto nem dormi mais...hahaha. Depois foi só alegria, o meu pão saindo quentinho, bonitinho, e bem fofinho da máquina.

Já fiz mais algumas versões e aos poucos vou colocando as receitinhas, e também já peguei algumas de blogs amigos.

Ai ai, fiquei tão felizinha. Eu super recomendo a máquina viu.

Vou deixar a receita do pão básico tradicional, mas acho que quem já tem a MFP já deve ter a receita. E quem não tiver a máquina é só fazer do modo tradicional mesmo tá.

Ingredientes:

- 1 1/2 copo de água (320 ml)
- 1 1/2 col. sopa de margarina
- 1 1/2 col. chá de sal
- 2 col. sopa açúcar
- 4 col. chá de leite em pó
- 4 copos de farinha de trigo
- 2 col. chá de fermento biológico


Preparo:

- Adicionar os ingredientes na MFP na ordem acima.
- Escolher o ciclo normal e o tamanho do pão número II (900 gr.)
- Ligar sua MFP e esperar.

Depois é só retirar e ser feliz comendo um pão quentinho...hehehe.

Olha aqui uma fatia dele... bonito né?!


Gente, um excelente final de semana pra vocês!
Beijos,
Fla.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Arroz de festa e torta de limão e chocolate

Oi gente, tudo certinho com vocês??? Por aqui a coisa anda tão corrida que nem consegui passar aqui para postar.

Hoje só vou apresentar a vocês mais duas delícias que fizeram parte do Ano Novo lá da casa da minha mãe. Uma delas é um arroz que pra nós tem cara de festas de final de ano, e que é super simples de fazer. E a outra, é uma receita que já apareceu aqui e aqui e que eu continuo fazendo a pedidos da galera lá de casa: a famosa torta de chocolate e limão do Rainhas do Lar.

O arroz de minha mãe é feito assim: você prepara seu arroz da forma como está acostumada. Dessa vez minha mãe fez só o arroz branco, mas depois lembro que das outras vezes ela prepara o arroz com cenoura picadinha e pimentão picadinho.

Depois de pronto, você adiciona presunto picado em cubos, mussarela picada em cubos e passas a vontade. É tudo sem medida mesmo tá. Você coloca conforme seu gosto. Aí aquele queijinho derrete e fica dos deuses. Tudibom! Simples e bem gostoso.

A torta de chocolate e limão, você pode pegar a receita original direito deste link do Rainhas ou clicar aqui e aqui. Torta mega coringa que se você ainda não fez não sabe o que está perdendo. Algo que é feito com chocolate, nutella, e uma mousse de limão tem como ficar ruim? Não né?! Rs...

Agora seguinte... algumas amigas comentaram no outro post que fiz das batatas recheadas, e também recebi alguns emails, de pessoas que não conhecem Tender porque não são daqui do nosso país. Então resolvi explicar pra vocês tá?!

Tender é um tipo de presunto feito de carne de porco que é defumado e delicioso. O preparo dele é super simples, não requer horas e horas de forno porque já vem digamos "pré-cozido". Essa aqui embaixo é a imagem do nosso amigo tender. As meninas mais conhecedoras da culinária podem deixar nos comentários maiores explicações sobre o mesmo tá?!


É isso gente.
Amanhã tem mais.
Beijos,
Fla.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Batatas recheadas com tender e requeijão

Oi pessoal, bom dia! Tudo bem com vocês? Espero que sim.

Primeiro lugar queria pedir desculpa pela total falta de glamour da foto, porque nem deu tempo de tirar as batatinhas recheadas do papel alumínio, a minha pilha da máquina estava a um passo de acabar, eu tinha que aproveitar aquele momento e ser rápida para garantir uma fotinho, então acabei tirando daquele jeito mesmo, sorry.

Bom, assim como eu, muitas pessoas acabaram ficando com várias comidinhas de Natal e Ano Novo que sobraram não é mesmo? Eu por exemplo tinha tender, lombo e pernil em casa, e só ir esquentando para comer não dá, a gente precisa renovar o alimento não é mesmo?

Foi aí que surgiu as ideias das batatas recheadas com tender e requeijão. Gente, ficou bom isso que vocês não tem noção. Mega ultra power fácil de fazer e ainda me ajudou a desencalhar o tender que estava na geladeira (fiz essa receita já faz tempinho tá, não vão achar que eu ainda estava com comida do ano novo na geladeira...hehehe).

Eu fiz assim: peguei 4 batatas médias, lavei bem e fiz vários furos com a ajuda de um garfo. Coloquei as 4 na beirada de um prato raso e levei ao microondas por 16 minutos. Na metade do tempo virei as batatas. Quando termina o tempo, você as embrulha em papel alumínio e deixa uma abertura para que depois você possa abrir e rechear. Deixe-as embrulhadinhas por mais 5 minutos.

Passado esse tempo, você faz um pequeno corte com a ajuda de uma faca aonde ficou a abertura do papel alumínio, e dá um tapinha nas laterais até a batata abrir. Retire um pouco da "polpa" da batata com a ajuda de uma colherzinha, salpique dentro delas sal e coloque uma colherinha de margarina em cada uma delas. Reserve.

Em uma panela aqueça 1 col. sopa de azeite, frite 1 cebola em pedacinhos, em seguida junte 2 xícaras de tender em cubinhos e frite bem. Depois some cebolinha picada, 2 colheres sopa de requeijão e pimenta a gosto.

Recheie as batatas com o tender refogado, cubra com bastante mussarela ralada e leve ao forno para derreter o queijo.

Sirva com uma salada e seja bem feliz!

Hehehe, bom né?! Eu fiquei feliz com o resultado. Essa batata recheada eu já até tinha colocado aqui com outro recheio, ela é super coringa.

Prometo da próxima vez caprichar na fotinho...rs.
Beijos a todos,
Fla.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Farofa Fria

"Comprei um quilo de farinha, pra fazer farofa, pra fazer farofa, pra fazer farofa-fa-fa". Fala a verdade, eu fui longe agora né?! Se você é daqui do Brasil, provavelmente já ouviu essa música do Silvio Brito, que também já foi regravada pelo Sérgio Malando, certo? E se você não é do Brasil e não conhece a música, garanto que vocês não estão perdendo nada...hahaha, a música é uma bobagem só...rs.

Massss, comecei o post de hoje com essa música, porque claro, a receita que vou colocar aqui é de uma farofa deliciosa. Quem me passou a mesma foi uma amiga e sou muito grata a mãe dela, que é dona da receita. A farofa aqui no meu caderno está como FFF: farofa da d. fátima freitas...hehehe.

Não dá um pingo de trabalho pra fazer, os ingredientes são simples e o resultado delicioso.

Essa foto foi tirada na ceia de Ano Novo na casa da minha mãe, e como vocês podem ver, aparecem 4 pratos. A farofa foi feita por mim, o arroz pela minha mãe e as duas saladinhas pela minha irmã. Hoje vou colocar a receita da farofa (por isso ela está com o número 1), nos dias seguintes colocarei as demais receitinhas tá?!

Vamos a receita então? Aviso aos navegantes que a receita rende pra chuchu. Eu sempre faço metade.

Ingredientes:

- 3 cenouras raladas
- 1 lata de ervilha escorrida (eu usei ervilha congelada)
- 1 lata de milho verde escorrido
- 10 azeitonas verdes sem caroço picadas
- 3 ovos cozidos picados
- 1 pimentão verde bem picadinho
- 1 pimentão vermelho bem picadinho
- 2 tomates sem semente picados
- 1 cebola grande picada
- cheiro-verde, sal e pimenta a gosto
- 1 1/2 xícara de farinha de milho
- 1 1/2 xícara de farinha de mandioca torrada
- 1 xícara de azeite
- 1 xícara de passas

Preparo:

- Depois de picar todos os ingredientes, coloque em uma vasilha bem grande, junte o azeite, o sal, a pimenta e o cheiro-verde, misture tudo muito bem.
- Leve a geladeira e retire na hora de servir.

Fácil né? E olha fica bem gostosa e substanciosa. Espero que vocês gostem!
Ótima segunda-feira!
Beijos a todos,
Fla.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Macarrão Sem Vergonha

Boa tarde gente, tudo certinho?

Primeira sexta-feira do ano hein, que delícia. O ano está voando...hahaha, brincadeirinha.

Bom, sabe porque eu chamei essa receita de "Macarrão Sem Vergonha"? Simples, porque eu tinha que ter vergonha de postar uma receita tãoooo boba dessas...risos. Mas é que o resultado ficou tão gostoso e inesperado que eu resolvi compartilhar com vocês mesmo assim.

Pense num dia em que você está se arrastando pela casa, com vontade apenas de deitar e dormir, porém você tem que se alimentar e seu marido idem. Não tem nada pronto para comer e a geladeira está a mingua. Foi assim que surgiu esse macarrão.

Encontrei no congelador um pacote com 4 linguicinhas calabresa daquelas fininhas, aqui conhecidas como "Josefina", 1/2 lata de molho pronto pomarola, 1/2 caixa de creme de leite, 1/2 cebola e 1/2 pacote de macarrão, e foi com estes ingredientes que preparei essa massinha.

Panela no fogo, coloque as calabresas com um tiquinho de azeite para fritar. Depois de fritinhas coloque a cebola e refogue um bocado. Junte o molho, deixe apurar uns minutinhos, coloque o creme de leite, acerte o sal, coloque pimenta e misture ao macarrão já cozido em água e sal.

Parmesão (que é bom e a gente gosta) por cima para dar um tchãn e pronto. Affff, ridículo de fácil né não? E gente, não é que ficou uma delícia? Hehehehe, até meu marido que fez uma cara de "isso não vai dar certo", sentou, experimentou e disse: "Nossa, não é que ficou bom?!".

Nem sempre a gente ânimo, paciência e vontade de ir pra cozinha né?!

Bem pessoal, desejo a todos um excelente final de semana e que pare de chover um pouco no nosso Brasil il il...

Beijos,
Fla.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Bolo de damasco, maçã e nozes

Bom dia!!! Tudo bem com vocês? Espero que sim.

Aqui na minha Sorocaba continua um calor monstruoso apesar de estar chovendo um pouco durante a noite, porém aqui na sala onde trabalho o frio é constante, o que faz meu pobre nariz sofrer de tanto espirrar. Fazer o que né?! Ossos do ofício.

Bom, mas mudando de pato pra ganso, uma das receitas que mais fizeram sucesso no ano passado aqui no blog foi o bolo de banana com passas e nozes que eu publiquei aqui. Pois bem, tanto aqui no blog, quanto no grupo do Papo de Comadres que eu participo (graças a Christien que se tornou fã da receita e falava sempre do bolo), eu comecei a testar variações da mesma e olha, deu muito certo.

Para aproveitar o clima natalino e utilizar uma fruta que por aqui só encontramos nessa época, resolvi fazer a receita utilizando damasco, maçãs e nozes. Olha, até eu que não sou lá tãããão chegada em damasco gostei bastante.

A única coisa que alterei da receita, que você pode conferir aqui, foi que ao invés de utilizar bananas, eu coloquei 100 gr. de damasco seco picado e 2 maçãs sem semente picadas, ah e retirei as passas também.

Ah e preciso dar os créditos para minha mãe que correu achar uma fita para eu colocar no bolo porque esqueci de pensar na decoração do bichinho...risos.

Espero que gostem!
Beijos,
Fla

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Tender Agridoce e Lombo delícia


Bom dia pessoal, tudo bem com vocês?

Acho que vocês já devem estar de saco cheio de tanta receita de Natal e Ano Novo não é mesmo? Mas como eu não coloquei nenhuma ainda, vou me dar ao direito de postá-las, assim já fica aqui nos arquivos para o final deste ano.

Bom, desde o ano passado, eu e minhas amigas da época do colégio (ai, isso já faz tanto tempo), organizamos com nossos respectivos maridos, uma festa de pré-natal. Na verdade essa é uma forma de nos encontrarmos, agradecermos pela nossa amizade, rezarmos todos juntos e claro, fazer uma bela ceia farta com várias delícias.

Preciso confessar que das minhas 3 amigas que participam destes encontros, a única que realmente pilota o fogão sou eu, as demais digamos assim vivem da comida da mamãe, de disk's de todos os tipos, e lá uma vez ou outro encaram um grill...rs.

E por isso, a incumbência de levar um assado fica comigo (disseram que neste ano vão me livrar desta etapa...rs), e eu adoro claro, porque apesar de sermos apenas 7 pessoas, já que uma das amigas ainda não casou, é sempre muito gostoso pensar nos preparativos, decoração e claro elaborar o menu.

Ano retrasado eu fiz um lagarto recheado que agradou a todos e que modéstia a parte ficou realmente bem gostoso, agora pra esse ano eu precisava inovar um pouquinho, e queria algo com cara de Natal mesmo, por isso fiz duas receitas: Tender Agridoce com mostarda e mel e Lombo Delícia ao vinho branco.

As duas receitas são mega fáceis e você amiga, pode usar a ideia do lombo por exemplo, para fazer na sua casa num domingo qualquer.

Vamos então as receitas?

Tender Agridoce

Ingredientes:

- 1 tender (comprei da marca Rezende que é uma marca da Sadia) bolinha s/ osso de 1.200 Kg +/-
- 15 cravos da india +/-
- 3 col. sopa de mostarda (utilizei 1 de holandesa e 2 da normal)
- 2 col. sopa de mel
- suco de 1/2 limão
- 1 xícara de vinho branco seco
- 1/2 abacaxi em rodelas

Preparo:

- Risque o tender com uma faca superficialmente formando losângos. Em cada encontro dos losângos coloque um cravo da índia.
- Misture bem em um potinho a mostarda, o mel e o limão.
- Coloque o tender em uma assadeira antiaderente e besunte com metade da mistura.
- Jogue por cima do tender com cuidado metade do vinho branco.
- Leve para assar por 30 minutos em forno médio/baixo.
- Passado este tempo, coloque as fatias de abacaxi na assadeira junto com o tender e besunte-o com o restante da mistura e regue com o restante do vinho. Deixe mais 30 minutos em foto médio/alto para corar e ficar brilhante.
- Depois de assado retire o tender e os abacaxis da assadeira e reserve a assadeira.


Lombo Delícia

Ingradientes:

- 1 lombo de porco (também comprei o Rezende) de aproximadamente 1.800 Kg
- suco de 2 laranjas
- suco de 3 limões
- 1 xícara de vinho branco seco
- 3 dentes de alho inteiros com casca (só aperte os dentes para quebrá-los)
- 1 cebola partida em 4
- 1 ramo de alecrim
- 1 col. café de cominho em pó
- 4 cravos da índia
- 1/2 col. café de pimenta calabresa
- 2 col. azeite
- sal a gosto

Preparo:

- Tempere o lombo com todos os ingredientes.
- Se possível deixe em um saco fechado e vá virando as vezes. Deixe marinar por 24 horas.
- Em uma assadeira coloque o lombo e despeje todo o caldo.
- Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio/baixo por 1 hora.
- Não se esqueça de ir regando o lombo a cada 20 minutos. Isso ajuda a fazer com que ele fique úmido.
- Depois de 1 hora, retire o papel alumínio, vire a peça do lombo e deixe por mais 1 hora, regando sempre também.
- Passado este tempo, vire novamente a peça do lombo e aumente o fogo até corar. Continue regando e caso a assadeira seque derrame mais vinho branco.


Molho para acompanhamento:

- O que eu fiz foi muito simples. Peguei as duas assadeiras, do tender e do lombo (que eu coei), juntei o conteúdo das duas em uma panela e adicionei mais 1 xícara de suco de laranja com 1 col. sopa de farinho de trigo.
- Levei para o fogo baixo até engrossar um pouco.
- Depois foi só fatiar as carnes e deixar o molho ao lado.


Óh eu gostei bastante do resultado e foi bem elogiado, e isso óbvio, deixou a cozinheira aqui numa alegria só. Cá entre nós, não tem recompensa maior né não?

Espero que gostem da receita. A foto ficou meio distante e não deu pra ver que eu enfeitei o marinex com o abacaxi do tender e no meio deles coloquei uma cereja ao marrasquino. Bom a culpa da foto é minha porque depois de algumas tacinhas de Lambrusco eu já tava pra lá de Bagdá...hehehehe.

Beijos pra vocês!
Fla

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Leitura em dia - JN: Modo de fazer

Pois é pessoal, esse blog possui uma "coluna" ou "marcador" que se chama Leitura em dia, onde eu falo um pouco sobre os livros que estou lendo e expresso minha humilde opinião sobre os mesmos.

Confesso que já havia algum tempo que eu não fazia nenhum post deste tipo mas tem um motivo. A penúltima postagem foi sobre o livro "Comer, Rezar, Amar", que no começo eu estava lendo bastante, até que eu empaquei com a bendita da leitura. Sei que é um best-seller, que milhões de pessoas acharam o livro fantástico, massssss, eu não gostei.

O livro relata a viagem de uma escritora para 3 países: Itália, Índia e Indonésia. Pois bem, a parte da Itália eu confesso que li rapidinho e me interessei bastante, mas depois que entrou na Índia, não deu mais, o livro perdeu a graça pra mim e fiz um grande esforço para conseguir terminar, porque afinal eu sou daquelas que nunca deixa um livro pela metade, por mais chato que ele seja.

Pode ser que você que está lendo este blog agora já tenha lido e tenha adorado. Legal, ainda bem né?! Rs... Mas este sinceramente entrou para a lista do "não indico".

Massss, como nem todos os livros desagradam esta que vos escreve, emprestei da minha mãe o livro escrito pelo jornalista Willian Bonner, que é apresentador e editor-chefe do Jornal Nacional da Rede Globo. (Para as amigas de outros lugares do mundo, explico que este é o telejornal mais assistido do País e já tem seus 40 anos no ar), confesso que peguei emprestado com uma certa descrença no conteúdo, pensando que pudesse ser muito político, mas olha, me enganei.

E que grata surpresa está sendo este livro cuja intenção é mostrar a nós telespectadores, todo o processo que envolve a edição, a elaboração e montagem de um telejornal desta proporção. E o autor faz esse relato de uma forma tão natural e simples, que me fez sentir como se ele estivesse no sofá da minha casa contando tudo.

<O livro está tão bom que hoje a noite eu pretendo terminá-lo. Portanto vou concluir a leitura em 4 dias. Eu sou assim, se gosto de um livro e ele me prende, leio rapidinho.

Fica aqui a indicação de um excelente livro para vocês.


Mas e aí, conta pra mim, o que você está lendo ou o que você me indica para uma boa leitura?


Beijos,
Fla.

Nota: As opiniões aqui expressadas através de cada post dos tópicos "Eu experimentei" e "Leitura em dia" são exclusivamente desta que vos escreve e não tem o intuito de influenciar na escolha de cada um, uma vez que são apenas sugestões e todos tem o direito a livre escolha. Obrigada.

Pão da mamãe

Bom dia pessoal, tudo bem com vocês?

Olha, respondendo aos comentários do post de ontem: sim, vou mostrar algumas fotos da viagem pra vocês, mas confesso que nem as tirei da máquina ainda porque estamos formatando o pc então já viu né, até segunda ordem não é pra colocar mais nada nele...hehe. E olha, eu fiz confusão, o blog vai fazer 1 aninho, não reparem gente que eu ainda estou em marcha lenta...risos.

Esta primeira receitinha que vou colocar é de um pão delícia, cuja receita é da minha mãe e é o tipo de receita certa, nunca dá errado e fica sempre divina. Você pode fazer o pão simples como fiz desta vez só para comer com uma manteiga ou então pode abrir e rechear com o que você desejar: presunto e queijo, linguiça, frango com requeijão, tomate seco com queijo. Essas foram algumas das opções que eu já fiz e que recomendo.

Receita fácil fácil que eu espero que vocês gostem. Vamos a ela então?

Ingredientes:

- 2 copos (usar a medida do copo de requeijão) de leite morno (se estiver muito calor, deixar apenas em temperatura ambiente)
- 50 gr. de fermento para pão
- 3 ovos
- 1 col. sopa de margarina com sal
- 1/2 xícara de óleo
- 1 col. sopa rasa de sal
- 1 pitada de açúcar
- +/- 1 kg de farinha de trigo

Preparo:

- Bata no liquidificador o leite com o fermento.
- Depois vá adicionando os demais ingredientes um a um.
- Coloque esta mistura em uma vasilha e vá adicionando a farinha de trigo aos poucos.
- Sove bem a massa. Reserve uma bolinha da massa e coloque em um copo de água.
- Divida em duas formas para pão untadas e enfarinhadas.
- Cubra as formas e mantenha-as em lugar seco e longe de correntes de ar. Deixe crescer por 1 hora mas caso a bolinha no copo de água não tenha subido, espere até que isso aconteça.
- Leve ao forno pré-aquecido, em forno baixo, até que ele fique bem corado.

Gente o truque da bolinha no copo de água é antigo mas é muito útil viu?! Dá certinho. O negócio é esse mesmo, se ela subir antes não tem problema, sempre deixe 1 hora no mínimo para a massa crescer. Agora se passar uma hora e ela não tiver subido, deixe mais tempo até que isso aconteça.

Pãozinho batuta esse viu. Podem confiar.

Lindo dia pra vocês!
Beijos,
Fla.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Voltando!!!

Bom dia!!!

Puxa que bom poder voltar aqui para meu cantinho, confesso que estava morrendo de saudade, mas esse tempinho foi preciso para que eu colocasse muita coisa em ordem e também para descansar.

A viagem de férias foi deliciosa. Porto de Galinhas (PE) é simplesmente um paraíso e eu e o marido adoramos o nosso passeio. Conhecemos gente nova, lugares novos, experimentamos comidas diferentes, sabores diferentes e claro, tomamos muito sol e aproveitamos bastante.

Vocês passaram bem Natal e Ano novo? Espero que sim. Por aqui também foi tudo bem tranquilo graças a Deus. Todos unidos, família reunida, mesa farta e muita felicidade.

Agora é hora de recomeçar não é mesmo? Deixar a preguicinha das férias de lado e voltar a organizar e planejar o ano de 2010 que eu tenho certeza será de arrasar!!!

Na minha vida pessoal muitas mudanças e transformações irão acontecer se Deus assim permitir. Do lado profissional eu sei que terei muito, mas muito trabalho, mas se Deus quiser darei conta de tudo. E aqui no blog, a partir de fevereiro, que é quando esse cantinho irá completar seu 1 aninho (nossa eu tinha colocado "2", tô ficando doida...kkkkk), vamos ter algumas novidades.

A partir de amanhã voltaremos com a programação normal do blog, ou seja, vamos falar de comidinhas. Por hoje fico por aqui, desejando a todos vocês que por aqui passam deixando seu carinho e seu afeto, meus mais sinceros votos de alegria, felicidade, paz e união. E que 2010 seja lindo!

Beijos e até amanhã,
Fla.