quinta-feira, 29 de julho de 2010

Roteiro do Vinho - São Roque/SP


Me considero sinceramente priviliegiada por morar em Sorocaba. Primeiro porque estamos muito próximos a capital (80 km) e segundo porque ao nosso redor existem diversas pequenas cidades com muitos atrativos turísticos, o que torna o interior paulista um lugar rico em termos de natureza, cultura e diversão.

São Roque é um destes exemplos, uma cidade que virou Estância Turística e que traz como seu maior atrativo o fato de ser um dos maiores produtores de vinho do nosso estado e também do país. E para quem pensar em torcer o nariz achando que a qualidade dos vinhos produzidos são de baixa qualidade se engana, lá encontramos vinhos para todos os gostos e para todos os bolsos.

E foi no domingo passado que eu e minha família decidimos conhecer o famoso Roteiro do Vinho. Localizada a beira da rodovia Raposo Taveres, a Sorocamirim ou Estrada do Vinho, reúne além de diversas vinícolas, restaurantes maravilhosos, produtos artesanais de excelente qualidade, pesqueiros e as famosas plantações de alcachofra.

Nós fomos com um trajeto bem definido, sabendo quais as vinícolas gostaríamos de visitar e também onde iríamos almoçar, o que nos ajudou a aproveitar o tempo, porque o movimento aos domingos é muito grande e os restaurantes e vinícolas costumam ficar lotados.

Começamos passando pelo Museu do Vinho, um lugar simples porém interessante. Tenho esperança que com o tempo o Museu seja revitalizado e que se torno um lugar mais atrativo, porém é passagem obrigatória. Em seguida fizemos nossa primeira parada em uma Adega cheia de charme e de produtos deliciosos. Com um ar português exaltado pelas músicas que tocavam no antigo rádio e pelas lindas louças que estavam a venda (claro que eu trouxe uma...hehe), esta adega além de ser um restaurante, vende produtos como vinhos, sucos de uva, licores, doces artesanais, pimentas, queijos e embutidos. Adorei os sucos mas me decepcionei com o salame que provei.

Outro lugar pelo qual passamos foi a vinícola mais famosa de todas aqui no interior, a Vinícola Góes. Produtos de excelente qualidade e onde há que se ter cuidado com a degustação, porque senão fica difícil encontrar a saída...risos. De lá trouxemos além do chopp de vinho, diversos tipos de vinhos e também um pró-seco delicioso.

Já a vinícola Palmeiras me interessou mais pelos rótulos antigos e pela decoração do que pela loja em si, porque tudo fica dentro do balcão e isso dificulta um pouco. Já a chocolataria (achamos estranho o nome mas estava assim) ao lado é uma tentação, vale a pena conferir.

Tivemos também a oportunidade de conhecer uma plantação de alcachofras, que infelizmente ainda estava sem as flores (que são lindíssimas) pois a florada acontece no mês que vem e a colheita em setembro e outubro, que por sinal é a época onde a cidade se reúne em um grande evento que é a Festa da Alcachofra. Deste sítio onde visitamos a plantação trouxemos além da alcachofra em conserva, um patê delicioso (este aliás que eu ganhei da minha mãe).

A hora do almoço foi muito esperada, porque já conhecíamos o restaurante de outro lugar e também porque é um dos mais famosos da região. A cantina Tia Lina é simplesmente tudo de bom. Comida de boa qualidade, excelente atendimento e o preço é relativamente justo. O foco são os pratos feitos com alcachofra e as massas artesanais. Fizemos ótimos pedidos.
Como entrada pedimos fundos de alcachofra temperados e um antepasto de berinjela divino, tudo acompanhado de pão em fatias. Depois eu e marido pedimos um talharim ao molho branco com alcachofras gratinado e minha mãe foi de nhoque recheado de alcachofra com molho de calabresa. E para arrematar pedimos uma porção de polenta porque eu vi em outra mesa e fiquei com vontade...kkkkk. Super recomendo este lugar.

E para finalizar o passeio, já na volta paramos em uma outra adega onde vendem deliciosos licores de cachaça de diversos sabores. Indico o de chocolate com avelã, de jabuticaba e o de milho verde. São todos divinos (provei váááááários...hehe).

E foi assim, viajando apenas 40 km que pudemos passar um domingo muito agradável. Se você mora no interior ou se está em SP, venha conhecer o nosso interior, tenho certeza que vocês também irão adorar. Ah, a última foto acima é de algumas das coisinhas que trouxemos pra casa.

Para maiores informações: http://www.roteirodovinho.com.br/

Beijos,
Fla.

22 comentários:

  1. Ai que delícia!
    Inveja boa, rsrs
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Fla, tô aguada! =D
    Preciso comer esse talharim...preciso!
    Valeu a dica, qquer dia vou me aventurar por essas bandas!
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  3. Que super passeio! Você realmente mora num local privilegiado! Esse roteiro parece delicioso de se fazer, o detalhe é mesmo ter de tomar cuidado em alguma degustação, rsrs...
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. vc esta certa, nosso pedacinho é bom mesmo.bjs

    ResponderExcluir
  5. Fla,Que charmosa esta viagem...Tranquilinha e bem interessante, pude sentir o sabor dos vinhos, do vento da estrada, e claro... as delicias daquela cantina.
    Adorei o Post!!!
    Beijos, Lila

    ResponderExcluir
  6. Tá tudo muito certo, tá tudo muito bom, mas e os vinhos? Chegou a experimentar? OU é pra gente ficar mais curiosa ainda??
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi,Flavia

    Realmente São Roque é um lugar muito legal,com vinhos muito bons e pertinho de São Paulo.
    Os vinhos tem para todos os gostos e bolsos,e os mais baratinhos também são uma delicia.Mas olha fiquei babando com essa mesa saborosa!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Flá
    Qua passeio delicioso!
    Moro relativamente perto de São Roque!tipo uns 35 min. pois moro no km 19 da Rod. Raposo Tavares.
    Passei minha infância indo num clube em SR... muito bonita a cidade!
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pela visita!!!E que lugar maravilhoso!!!Só tem delícias!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir
  10. oi minha linda. realmente é um passeio dos deuses. adorei. estamos pretendendo voltar por lá.

    ResponderExcluir
  11. Oi Flá, que delícia de passeio!!! Que dica bacana! Anotado...
    Beijinhos,
    Dani

    ResponderExcluir
  12. Oi Flá!
    Também amo o interior de São Paulo, sempre visitamos nossos parentes em Ribeirão Preto. Passeio muito gostoso esse!
    Bjokas

    Eliane

    ResponderExcluir
  13. Que delícia Fla!! Aqui no Rio não temos vinhedos...
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá Flávia!
    Descobri seu blog por acaso (graças a Deus), é muito bom.
    Tem só receitas maravilhosas,vou fazer todas, começando pela costelinha.
    Abraços..Dezirê

    ResponderExcluir
  15. Ô beleza, hein? Eu quando vou para Vinhedo volto carregada, hahahaha!! Fala se dá para resistir? Adorei a sugestao, aqui a gente sempre fala em ir para outro lugar e sempre acabamos em Vinhedo. Vou experimentar São Roque em breve!

    Bom fim de semana!!

    ResponderExcluir
  16. Ola

    Flavia,

    Nao sei ja te falei, mas morava em Campinas! Meu irmao mora em Sorocaba!
    Adorei essas dicas, vai ser um dos meu passeios quando for ao Brasil!
    Eu e meu marido adoramos esse tipo de passeios! Vai ser legal, pois posso deixar as criancas com a minha mae!

    Beijos

    Bom Final de Semana!

    Mi

    Beijos

    Mi

    ResponderExcluir
  17. Que domingo mais legal vocês passaram. E o melhor é que é pertinho de casa.
    Abraço, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Há uns 3 anos, no mês de agosto estive em S. Roque e amei a cidade. Fui numa vinícula. Comprei e experientei dos vinhos da região.

    ResponderExcluir
  19. Ola,querida Fla.
    Voce esteve bem pertinho da minha casa,amiga.Esse e um roteiro que a gente sempre faz quando estamos em casa,no Brasil,e realmente e um passeio muito bom.Geralmente reunimos a familia e os amigos e vamos em tres ou quatro carros,sem hora para voltar,com o almoco,regado a vinho,pela tarde toda.Uma delicia.Valeu relembrar aqui,mas avivou a saudade...
    Grande beijo.zenaide storino.

    ResponderExcluir
  20. Oi Fla, adoro esses passeios, é muito bom poder tomar um vinhozinho, curtir um ar diferente... amei! bjos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Que belo domingo vocês tiveram, heim?! Já tinha ouvido falar nesse roteiro do vinho e sempre quis conhecer, uma hora vai dar certo, apesar de para mim serem muitos kms a mais, mas vale a pena!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  22. Vinhos Sao Roque 15 de março às 15:13
    GRÁTIS 1 GARRAFA 375 ML DO VINHO QUINTADO JUBAIR N COMPRA DE 3 GARRAFAS OU MAIS DE QUALQUER PRODUTO DO NOSSO SITE.NÃO FIQUE FORA DESSA,ENTRE EM NOSSO SITE www.vinhosdesaoroque.com.br E FAÇA SEU PEDIDO.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.