quinta-feira, 17 de junho de 2010

Comidas da moda...


Oi gente, tudo bem com vocês? Espero que sim.

Vocês já repararam como algumas comidas viram febre e de repente perdem um pouco do glamour? Quem aqui não se lembra do "boom" do tomate seco? Era chiquéééérrimo servir qualquer coisa que levasse o dito cujo, fora que o preço dele era bem assustador. Hoje em dia, apesar de ainda ser muito utilizado, ele deixou de ser "chique" e perdeu espaço para outros ingredientes.

Há pouco tempo atrás era o açaí que brilhava. Chegava a ser insuportável a quantidade de gente que de repente virou natureba e só comia açaí na tigela (geralmente repleto de leite condensado, que até onde eu sei de natural não tem nada). Eu que nunca gostei da tal da frutinha, passei longe dessa fase e pela minha cidade da para contar no dedo os estabelecimentos comerciais que sobreviveram a esta fase e ainda vendem o produto.

O ingrediente que virou febre um tempo atrás mas ainda resiste é a quinoa. Apesar de muita gente ter virado realmente adepta do consumo do grãozinho, não podemos nos esquecer de que a linhaça e a soja (que por sinal ninguém sabe se é mocinha ou vilã) também já tiveram seus dias de glória.

Quer outros exemplos de comidinhas consideradas "fora de moda"? Melão com presunto, barquinhas de maionese, cuscuz, banana split, salmão, etc..etc..etc.

A onda do momento? Cupcakes, kebabs, comida mexicana, brigadeiros de colher, alimentos orgânicos, entre outros.

Apesar de ser um fato, eu acho isso de uma bobagem imensa. Continuo comendo muito tomate seco, adoro melão com presunto, barquinha de maionese continua sendo luxo pra mim, salmão vai ser chique sempre e tudo que é novo a gente vai incorporando na nossa vida e alimentação.

E esse post todo pra falar de uma outra combinação que já foi chique e que continua reinando na minha mesa: rúcula com manga. Amo essa mistura de sabores, até porque rúcula é minha verdura predileta e manga minha fruta favorita.

Servida assim, temperadinha com vinagre balsâmico (porque afinal a gente é chique...kkkk), azeite extra virgem, sal, salpicada de pimenta calabresa e acompanhada de uma picanha feita no grill, arroz e farofinha... tem como não ser luxo puro?



Vou deixar esse tipo de preocupação para quem quer ser gourmet, eu só quero comer bem e o que eu gosto! =)

Beijos,
Fla.

31 comentários:

Renata disse...

Tava com saudades docê,já menininha!!!Mas vc tem razão, tem umas "ondas" que é pra quem não tem personalidade em assumir o que gosta ou o que quer!!!Tbém amo manga com rucúla, e barquinhos de maionese são minha paixão, faz tanto tempo que não como hummmmmm...Fique com Deus, minha amiga!!!Bj gde,Rê.

Márcia (Itapê) disse...

Oi Flá, td bem com vc? deu uma sumidinha..rs, menina é isso mesmo tem que ter personalidade!!! essa comidinha tá com uma cara ótima...e esse arroz então..humm quero urgente a receita..rs, beijo

Iliane disse...

oi amiga..é verdade..tem moda prá tudo nessa vida!!inclusive para comida..eu amo barquete!e..faço sempre!!e..essa moda é mesmo uma loucura né?adorei essa materia sua!!e..amei essa costelinha com rucula!ficou divina!bjus

Adriana disse...

Flavinha querida bom dia , lendo seu post percebi que nunca fui chique e na moda kkkk, odeio açai,não sou muito chegada a tomate seco, adoro melão , nem tanto de presunto e por aí vai rsss, manga é minha paixão, maionese faço porque é um coringa pra acompanhar carnes.
A sua salada tá maravilhosa,sabe que nunca coloquei frutas na salada, marido sabe como é né? rsss.,
Mas amo tudo o que é verde principalmente no prato, palmeirense sabe como é rsss.
Beijos querida e um dia abençoado.

Mirane Mcleslie, Canada, Ontario disse...

Ola

Adorei a seu post!!!Menina!!!Como vc chique!! Que prato lindo e delicioso!!!
Aqui no Canada a rucula e muito utilizada!

Beijos

Mirane

Monica disse...

Flá, também nao ligo pra moda na cozinha não, amiga! Amo, coxinha, empadinha, brigadeiro, comidinhas consideradas "fora de moda" em festas.
bjk.

Misturação - Ana Karla disse...

Oi Fla, como você disse,,, só como o que gosto, na moda ou não.
Massa o post de hoje.
xeros

Marlene e João disse...

Minha linda o nosso gosto é q faz a nossa moda :D
Beijinhos doces**

Trainee de Cozinheira disse...

Oi Flávia eu só discordo de vc no açaí, aqui no Rio ele está sempre em alta, mas acho que é diferente, é uma fruta muito comida no Norte, inclusive na minha terra, mas não é pela moda a gente sempre soube do bom teor de ferro que ele contém e das fibras, por isso que ele é exportado para vários países, agora quanto a sua salada acho bem deliciosa e é atemporal, bjs
Maura

Juliana Masselli Castro disse...

Que delícia!!!!! Pratinho show de bola hein Flá!
Tb não sou mto adepta das modinhas... mas a dos cupcakes e brigadeiro de colher me pegaram de jeito.. sabe como sou formiga né? ehehehe
Bjos fofa

Marcia disse...

Fla, querida, esse seu post está simplesmente suculento, rsrsrs. Amo melão com presunto e deliro com qualquer coisa que leve tomate seco. E essa saladinha de rúcula com manga... Jesus, que delícia! Até me inspirei para o almoço.
Beijoca.

Gina disse...

Fla, já falei sobre isso no blog e penso como você. Como o que gosto, faço o que me apetece, trago sabores antigos para saborear lembrando momentos vividos.
Ah, também adoro novidades, mas não entro nessa de deixar de lado pratos considerados fora de moda.
Aprendi a gostar de rúcula, achava amargo, agora acho ótimo.
Bjs.

Fe. disse...

Flavictha querida!! adorei o post!
Esse lance de comida da moda vou te falar hein!!hehehe...eu como o que gosto e nem ligo se é chic ou está na moda....hehe...adoro tomate seco e tbm passo longe do açaí..iiirrrrk.....rsrsrs.
Manga com rucula é tudo de bom!! (amo as duas juntas e separadas!!)
Bjs ;)

Desabafando disse...

Eu não ligo pra isso do que está na moda ou sobre o que o povo anda comendo..rsrsrs..se eu gostar eu como, se não gostar nem quero saber. O que importa é agradar ao paladar. Tb amo colocar manga na salada, acho que fica ótimo e leve. Tb amo cupcakes e às vezes faço alguns...rsrsrs...mas não faço pq é chique e sim pq eu gosto e é super prático e fácil! kkk...

Caren disse...

Oi Flavia!
Nem sei como cheguei ao teu blog, mas adorei e já vou seguir! O que me chamou a atenção foi teu sobrenome Muraro, que é o mesmo do meu marido, natural de Flores da Cunha/RS. Vamos ver se tem parentesco? E ele tem um tio chamado Flavio Muraro. Que coincidência!
Bjks

Daniana Bittencourt disse...

Vc tem toda razão Flávia. Esse negócio de moda, tá por fora. Agente tem que comer o gosta e o que pode, é claro! rsrsrs
Abraço, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Cristina disse...

Fla, vc sabe que eu, como boa amazonense AMO açaí né? kkkkk mas como gosto não se discute, só digo a você uma coisa: o açaí comercializado em outros lugares do Brasil que não sendo o Amazonas é tão ruim que nem eu aguento. Muita água misturada e acompanhamentos que não tem muito a ver (granola e morango? ECA! rsrsrs). Ainda não postei. mas breve terá um post no pouquin sobre o açai.
Mas, voltando ao assunto, seu post foi interessante pelo simples fato de que comida não pode ter momento, moda. Se uma coisa é boa, ela é boa sempre. Eu também faço parte do grupo que gosta de uma boa maionese de batatas e um frango assado na bandeja. Claro que podemos incluir as sementes da saúde no cardápio (e devemos). Mas nada dessa paranóia de moda. Deixa isso pra roupas e coisas do tipo. (o que eu também tô fora).
Muitos beijos!

cacahuete disse...

Comidas da moda e bem boas.

Beijinhos

welze disse...

tudo a ver seu post com a verdade. tem mesmo moda de comida. será que depois que a moda passa, neguinho deixa de gostar? sei lá. mas na festinha do bonitão teve brigadeiro, abacaxizinho, beijinho, cajuzinho e até olho de sogra. ninguém achou falta de bolinhos última moda. tô com vc e não abro. (nada contra os bolinhos)

ANGELA disse...

hummmm ai sim einh Flá...falou minha lingua...rsss...adoro tudo isso também!!bju amei seu prato!

Camila Marinho dos Santos disse...

Oi cumadre quanto tempo eu estava in off para o mundo virtual por esses dias até andei bisbilhotando por aqui mas sem tempinho de deixar um recadinho vejo que vc continua arrasando nas delícias heim? Amei essa salada!
Bjo grande =)

Paula disse...

Cáspita! Ainda bem que vc nao quer ser chique, imagino se quisesse!! Tem coisa melhor que um prato desses?
Parabéns mes-mo!
Bjs

Débora disse...

Obrigada pelo carinho em seu comentário amiga!!!
è muito bom saber que tenho quem torça por mim...que vc seja sempre muito feliz...e que comidinhas MARA hein!!! rsrsrs
Bjks

Mangia disse...

Fla, esse negócio de moda é muito complicado mesmo. Acho muito legal aprender sobre novos alimentos ou mesmo descobertas sobre o que já conhecemos de comidas. Mas comer porque é moda...tô fora!
Ficar decorando nome de restaurante chique ou chef do momento porque tem que saber para aparecer...xi...não é assim por aqui.
Adorei a combinação, amo rúcula, manga, picanha, arroz e farofa...! Sobrou?
Beijos!

Miriam disse...

Olá Flavia,

Adorei o prato e penso que independente de moda ou não o importante é Ser Feliz!!! Comer e saborear é tudo de Bom!!!!

Seja Feliz Sempre....
1000 Beijokinhas

Erica Yamamoto Ferreira disse...

Também não ligo para modismos. Sigo meu paladar e uso o bom senso, uma vez que preciso optar por pratos menos calóricos já que meu estilo de vida é bem sedentário.

Adorei o post de ervas e temperos!

Um beijo.

angela disse...

voce está correta, faço o gosto, sirvo o que gosto, adoro resgates de pratos que muitas vezes ficam esquecidos, meu blog é a prova disto, vide a postagem de hoje. bjs

Le disse...

Oi, Flá. Voltei =D
Não como rúcula. Detesto, prontofalei, rsrs
Só como o que gosto, dentro ou fora da moda.
E sobre a culinária da moda, sabe que aqui, na Vila Madalena, temos um local onde só servem pratos "fora de moda"?
Filé a Oswaldo Aranha, Picadinho, Strogonoff, e por aí vai.
E olha que é um lugar badalado e superbem frequentado...
Bj

ELIANE TAVEIRA disse...

Flá, amei sua salada com manga!!! Misturar frutas é mesmo uma boa pedida...

Bjokas,

Eliane

receitaserecipestop.blogspot.com

Economia Doméstica e Requinte com Ana Paula disse...

Que maravilha isso, guria da uma fome sabia ficar olhando o teu blog...
Parabéns amore.
Bjs

cacahuete disse...

Concordo plenamente com a ultima frase deste post. Afinal tudo evolui ate os ingredientes na cozinha.

Beijinhos