segunda-feira, 3 de maio de 2010

Alimente-se Bem - SESI-SP

Oi gente, tudo certinho?

Então, sexta-feira passada, o Globo Repórter apresentou um reportagem super bacana falando sobre alimentação: como diminuir custo com alimentação, como não desperdiçar alimentos, como podemos nos alimentar bem comendo fora de casa, etc.

Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a ênfase dada a um programa muito legal que é patrocinado pelo SESI-SP que é o já conhecido de muita gente: "Alimente-se bem". Segundo o site do SESI: "Criado em 1999, o "Alimente-se Bem" é um programa educativo, que incentiva a mudança de hábitos alimentares para a população. Suas aulas práticas ensinam receitas saborosas e nutritivas a baixo custo, utilizando conceitos para o aproveitamento integral dos alimentos."

O foco principal é fazer com que a dona de casa não desperdície aquilo que geralmente vai para o lixo, como talos, folhas e cascas de legumes, frutas e verduras. Quem faz o curso recebe uma apostila com dezenas de receitas.

Muita gente pode até torcer o nariz só de pensar em comer por exemplo um arroz com talo de couve, ou uma salada de folhas de rabanete, mas tudo isso é questão de hábito, muita gente nem vai perceber porque o sabor não muda em nada.

Se você dona de casa, anda com o orçamento curto e quer prestar mais atenção na alimentação da sua família, procure o SESI de sua cidade, e verifique quais os horários dos cursos estão disponíveis, e não perca esta oportunidade. Vale muito a pena.

Para conhecer as receitas apresentadas no Globo Repórter, clique neste link aqui. As receitas são: brigadeiro de casca de banana, carne ensopada com casca de melancia, casca de maracujá recheada, quibe de abóbora, salada de casca de abóbora e suco da horta.

E para mais receitas e maiores informações acesse o site do SESI-SP clicando aqui. E você também poderá assistir a reportagem do Globo Repórter neste link aqui.

Aproveitem e vamos dizer não ao desperdício!

***************

Essa semana vou estar muito atarefada no trabalho por conta de uma auditoria e fechamento. Vou ficar um pouco sumida mas eu volto em breve assim que conseguir uma folguinha.

Bjs,
Fla.

24 comentários:

Gina disse...

Fla, fiz esse curso aqui. Tem duração de uma semana e fiz o mais completo. Achei muito bom e já preparei várias receitas da apostila. Eu recomendo!
Meu marido ficou interessado na receita que foi mostrada no programa, ensopado de carne com pedacinhos da parte branca de melancia.
Bjs.

Michelle disse...

Putz...sabia que eu queria assistir o Globo Reporter por algum motivo, mas não lembrava qual....rs rs rs Acho que tô ficando velha...rs Agora vou apelar pros sites...rs rs

Acho ótima essa questão de reaproveitamente das coisas!!!!

Bjus

Cucchiaio pieno disse...

Oi querida
Amei as dicas, irei ao site do sesi para conferir melhor.
Aquele livro do Jamie, que voce sorteou, tem muitas receitas que aproveitam partes de verduras que eu sempre jogava fora.
Um grande abraço
Léia

Marcia disse...

Oi, Fla! Foi uma pena, mesmo. Mas entendo vc. E não se preocupe: teremos próximas vezes.

Beijoca e boa semana.

Lenita disse...

É bem legal esse curso. Já fiz tanta coisa baseada nos ensinamentos deles: panquecas de talo de couve, creme de abóbora com casca e tudo, e outros, muito gostosos.
Vale a pena!
Bj

Trainee de Cozinheira disse...

Boa dica Flávia tem gente que desconhece mesmo, tem muita coisa boa que se pode fazer.
bjs
Maura

Renata disse...

Flavinha,uma amiga certa vez no almoço fez um refogado de folhas de rabanete e estava um delícia, depois que ela me disse o que era,pois outra amiga nossa quando soube antes o que era não havia comido, como ela achou que tbém eu fosse assim, me disse só quando pedi explicação de como ela havia feito aquela delícia.Ficarei com saudade de ti, mas volta logo,viu!Fique com DEUS!!!Bjão,Rê.

Miriam disse...

Oi Flavinha,

Realmente foi muito bom mesmo, inclusive o meu Blog "Prato Barato" é em homenagem a essas receitas que ajudam tantas famílias a economizar em R$ e ter uma refeição muito mais R$ca, saudável e nutritiva.
Trabalhei com famílias carentes que fizeram os cursos e até hoje seguem os ensinamentos da economia.
o Livro virou a Bíblia da Cozinha.

Dica maravilhosa amiga!!!
Tudo de Bom e de Belo para você...
1000 Beijokinhas

»¤Þ䵣䤫 disse...

Flavinha eu assisti sexta-feira o globo repórter, adorei o programa, adorei as receitas, achei super apetitosas e o melhor de tudo: saudáveis! Bjinhos e uma ótima semana!

Desabafando disse...

Ah, quando eu era criança minha mãe fazia esses cursos do Sesi, até hoje tem uns livrinhos de lá aqui!

Pena que vc não foi! Foi bem legal!

Iliane disse...

eu assisti o globo reporter sim..e amei tudo que vi..alias..eu faço muita coisa em casa do que vi ali..detesto desperdicio..e sempre que tem folhas, e talos em casa..eu sempre utilizo em alguma coisa..adorei suas dicas..bom trabalho..bjus...li

Viviane disse...

Oi Fla,
as dicas do Sesi são ótimas para aquilo que normalmente jogamos fora. E o melhor é que são receitas saborosas e nutritivas.
Beijos!!

Silvia Arruda disse...

O programa do Sesi é tão legal que inclusive já fiz várias reportagens sobre ele justamente para diculgá-lo!!! O livro de receitas deles é uma surpresa atrás da outra!

Anakoelho disse...

Oi Fla!
Parabéns pelo post,amei!
Abraço tudo de bom,uma abençoada semana pra vc.


Ana.

Eu Mulher disse...

Miguxaaa, até agora seu delicioso pão está ganhando lá no alquimia!!
Se você quiser já me adiantar quais serão os dois próximos ingredientes, já pode me enviar,certo?
vou já preparar o post.

Beijão e parabéns pela ótima participação!!!

Aline disse...

Já vou procurar saber no Sesi daqui! valeu a dica!

Tenha certeza que vc fez muita falta no nosso encontro viu? Quando fizermos outro, te dou um tok!!

Beijosss

Eu Mulher disse...

Amiga, você é a nossa vencedora no alquimia!!

Diga lá quais nossos dois próximos ingredientes...

Bjs

ELIANE TAVEIRA disse...

Que dica boa, Flá!
Muito legal mesmo...
Ah, hoje assei seu quibe!
Estava hiper delicioso...
Já tirei foto e tudo, aguarde q amanhã vou postar, foi um sucesso aqui em casa!
Obrigada e beijinhos,

Eliane.

Mili disse...

Quando tiver folginha volta heim....ótima semana!!!
E é isso mesmo o importante é recomeçar e não perder o foco!!!
Bjão...semaninha super light!
Bjão!

Monica disse...

Fla, ótima dica menina! Não vi o globo repórter porque aqui passa com uma semana de atraso, mas esta semana vou assistir, seguindo sua dica.
Vc já está convidada a vir provar umas "arepitas rellenas" em minha casa ta? Ou aqui na Chaveslandia ou em Sao paulo mesmo. Voltaremos para o Brasil em julho!

Rachel disse...

Não consegui assistir ao programa, mas já ouvi falar desse curso.
Aqui em minha cidade tem um Sesi bem próximo de mim, se houver outra oportunidade, não deixarei passar!
Bjuss, bom trabalho e ótima semana!

Ah...fique atenta, vai ter sorteio lá no blog!

Márcia disse...

Deve ser muito legal esse curso mesmo...minha mãe vai fazer,não podemos desperdiçar nada não, minha gente..rs, beijos

Adriana disse...

Oi Fla, tudo bom? Muito legal né menina esse tipo de curso, minha mãe fez ano passado, e foi tudo de bom, inclusive ganhou vários livros também.
Passa lá no meu bloguinho, tem um selinho pra vc.

cacahuete disse...

Bem esse curso deve ser muito bom. Até eu gostava de fazer um curso desses.

Beijinhos