quarta-feira, 7 de abril de 2010

Salmão com lemmon & pepper

Olá, tudo certinho com vocês? Espero que sim!

Então, a ideia aqui em casa é que ao longo das semanas a gente inclua mais peixe na nossa alimentação, por um motivo bem óbvio: é extremamente saudável. Mas tenho alguns obstáculos a enfrentar nessa nossa (minha e do marido) empreitada.

Primeiro, eu não como qualquer peixe. Tenho pânico de espinhos de peixe! Então sardinha por exemplo, nem com reza brava. Não vai, não adianta. Segundo, eu não como atum ou qualquer semelhante enlatado (nem fresco...hehe). Terceiro, bacalhau é coisa que passo longe, amei todas os posts de bacalhau que eu vi na semana da páscoa, até comentei que fico com vontade de provar, mas no fim, não vai. Quarto, peixe com molho é dureza, não vai também. E quinto e último...o preço, peixe no Brasil é uma coisa muitoooo cara, infelizmente, então preciso pesquisar algo que caiba no meu bolsinho.

Pois é, já viram que vai ser difícil eu conseguir, e tenho que me virar buscando peixes diferentes, e sabores diferentes, porque senão eu fico na merluza, na tilápia e no salmão.

E você se pergunta: "Tá bom o menina chata, e como você gosta de comer peixe?" e eu te respondo: Frito! Ou seja, o "saudável" do peixe fica para trás né?! Aí complica.

Pois então, você querido leitor deste blog, se tiver alguma receita boa de peixe e quiser me enviar eu agradeço de coração! =)

Bom, mas como eu peguei um preço bom de salmão no Extra no meio do mês passado, tratei de trazer dois filés do bichinho pra casa e um deles utilizei para fazer esta receita que ficou diliça! Quer ver só?

Ingredientes:

- 1 filé inteiro de salmão
- 1 col. sopa de lemmon & pepper
- 1 col. sobremesa de sal grosso
- suco de 1 limão
- 4 col. sopa de azeite

Molho agridoce:

- 2 col. sopa de mostarda
- 1 col. chá de mel
- 2 col. sopa de limão
- 1 col. sopa de shoyo
- 1 col. café de sal
- 2 col. sopa de cebolinha picada

Preparo:

- Coloque o filé inteiro em uma assadeira (eu coloco papel alumínio por baixo para não grudar nada na assadeira), regue com o azeite, o suco de limão, o lemmon & pepper e o sal grosso.
- Leve ao forno médio por 30 minutos.
- Misture todos os ingredientes do molho e sirva por cima do peixe.

Óh, que fácil minha gente. O molho eu fiz porque eu e o marido adoramos comida agridoce, mas fica a critério de vocês ok?

Pra quem não conhece, "lemmon & pepper" é uma mistura de casquinha de limão siciliano e pimenta do reino preta moída e é bom demais! Aqui em Sorocaba eu acho em um Empório que tem no Novo Mercadão do Campolim.

Bom, vamos ver o que farei com o outro pedaço de filé de salmão que tenho no freezer. Aceito sugestões!

Beijos pessoal.
Um lindo dia pra vocês.
Fla.

25 comentários:

  1. eu amo peixe sempre..e êsse seu salmão ficou muito bonito!!!bjus...li

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkk... Vc praticamente odeia peixe Flavinha, hahahaha... Gostei de ler, eu só não gosto de ter que ficar tirando espinhos, mais do resto topo tudo! Seu salmão ficou lindo! Adoro lemmon & pepper! Bjokas

    ResponderExcluir
  3. Fla, que delicia heim !!! Adoro salmao...uhummm, se fizer os paes de queijo me conta depois ok? Bjim e obg pela presença constante no meu blog.

    ResponderExcluir
  4. Pois é Fla, também tenho alguns probleminhas com peixe, principalment o preço, que realmente é de matar. Faço geralmente ele ao molho, porque sempre gosto de fazer o pirão do molho, então dá super certo. E quando quero frito, tento fazer na anti aderente, é a melhor maneira, ou no forno como vc fez. Viu que ficou especial? Acho que mudando os molhos não dá para enjoar! Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Fla, vc nao esta sozinha nessa nao amiga..rs..eu tbm tenho algumas "restriçoes" com peixe...e seu, ta com uma cara linda e parace bem sequinho!! Uma delicia.
    Dica: pelo seu gosto, vc pode gostar de surubim (em filé) é bem gostoso tbm, (eu meio que gosto de peixe sem gosto de peixe..rsrs)...nao é em todo lugar que tem, mas se acha experimente!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Não conheço esta mistura de limão e pimenta. É, bom é? A casquinha do limão é seca?
    Beijos
    Patty Martins

    ResponderExcluir
  7. eu sou uma apaixonada por peixes e aqueles que têm demasiadas espinhas e pequenas, como a sardinha, tambem nao como! torna-se perigoso e tudo. mas temos a sorte de se venderem já em lombinhos e de haver peixes que nem espinhas trazem!! ficou uma refeiçao deliciosa e com um dos peixes que mais gostamos!! beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi Flávia nossa ficou demais heim, realmente os preços do salmão/peixes são salgados....
    Parabéns ficou lindo!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Fla,

    Infelizmente não tenho como te ajudar com receitas de peixe, já que aqui é um produto dificil de achar tbm...

    Mas o que eu quero dizer é que tbm adoro esse lemon pepper... dá um gostinho bom em tudo né? Com frango tbm dá super certo...mas não com quiabo, pleaaaaaaaaaaseeeeee...detesto!!!kkkk


    Abraço amiga, preciso trabalhar, Meu Deus!!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Fla!
    Menina esse teu salmão tá com um aspecto maravilhoso. Gostei muito da receita. Bjo.

    ResponderExcluir
  11. eita tá chique hei amiga...adoroooo salmão...mas nunca fiz assim.
    Bjinhus!!!

    PS: e sobre o projeto de genro, tenho também um projeto de agronomo (o filhote) kkkkk

    ResponderExcluir
  12. Ah minha amiga eu sei o que é isso, aqui em casa camarão e peixe marido passa longe e eu amo , é uma briga rsss, seu salmão ficou lindo , fiz um mais achei meio pálido kkkk.
    Olha eu daria o que me pedisse por esse frango com quiabo rsss, outro prato proibido aqui em casa pelos "homens" rsss.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oi Fla, tb fiquei fã de salmão há pouco tempo... Tá com 1 aspectp super bom :)
    beijo

    ResponderExcluir
  14. hummmm que carinha linda,esse peixinho....nhammmm....bj Flá!

    ResponderExcluir
  15. Menina, estou com lemon pepper há algum tempo sem uso. Ele dá um sabor muito especial ao peixe.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  16. amo salmão Flá, fiquei com água na boca...meu Deus...
    beijos!

    ResponderExcluir
  17. Flá, mas tu és complicada pra comer peixe, hein??? rsrsr Vem cá, já tentou começar a gostar de bacalhau com creme? Depois, devagarinho vc experimenta o só no azeite, cebola e alho.
    Amava salmão tb, mas enjoei na gravidez e desde então, para mim, mudou o gosto. Hoje não é mais aquela paixão de antes. Prefico cru no sushi.

    Boa sorte na empreitada de vida saudável.
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Hummm, tenho certeza que esse salmão ficou maravilhoso, ainda mais com este molho agridoce.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  19. Amiga, aqui em casa comemos peixe quase 6 dias na semana e olha que eu me viro para sempre mudar o cardápio,heheh. Não é fácil comer peixe todos os dias!
    Eu também não gosto muito de peixe cozido, então sempre faço no forno, cobrindo o peixe com folha de alumínio. A melhor maneira que eu encontro de preparar é usar limão e sal e só depois de pronto é que eu corto cebolinha fresca por cima. Meu esposo adoro salmão, já euzinha não como nem por promessa.

    Vou fazer sua receita para o maridão experimentar.

    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Fla,
    Especialíssima a sua receita. Adorei. E está bela, mui bela aquela posta.
    Não se magoe com minha ausência, não é descaso. É saudade, é falta, é compromisso com um "animal de sete cabeças" chamado inventário e falta de coragem para toda e qualquer coisa.
    Mas não esqueça: eu lhe quero bem e sempre a tenho no coração.
    Beijo fraterno

    ResponderExcluir
  21. é verdade deveriamos comer mais peixes, não tenho nenhuma restrição, nem de modo de fazer nem de qualidade. esclareço uma coisa, depois de trabalhar muitos anos com pesca industrial, o preço do pescado no Brasil é muito alto devido ao combustivel, isto mesmo, tem pesca que é feita em parelha, isto é em dois barcos, tem peixes que são pescados em aguas profundas, ai são horas e horas de mar, dias e dias de mar, tudo isto é movido a combustivel, para manter os motores, a refrigeração, a fabrica de gelo,a calefação das cabines, o ar refrigerado, a a"armação" de um barco pesqueiro é carissima, isto sem contar o transporte das origem ou do sul ou do norte, que tambem tem que ser em carga especial.
    ai então, o ocorre o que estavamos vendo acontecer hoje, o salmão chileno, chega aqui a excelente preço e qualidade, porque lá fora a politica de pesca industrial é outra coisa! bjs

    ResponderExcluir
  22. Faz tempo que não faço salmão, tô com vontade! Eu me empolguei no mercadão (lá do centro) e comprei um sacão de lemon pepper que já deve estar sem aroma. Preciso usar! Deve ter ficado muito bom no salmão!
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Fla vou procurar correndo este lemmon & pepper, que elicia deve ser, e olha amiga hãm hãm..panico de espinha de peixe??? ai ai ai...parece criança hahahha brincadeirinha viu...achei engraçado demais...menina, acho que é costume mesmo, meus filhos comem de olhos fechados, quer dizer, se tiver espinhas eles tiram, ensinei que eles deviam fazer isso e deu certo, mas aqui as crianças comem mesmo o filé fritinho, com molho não desce...
    bjocas
    Paula

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.