quarta-feira, 10 de março de 2010

Nhoque de mãe

Você certamente já ouviu aquela frase: "Hum, tem gosto de comida de mãe". E não é mesmo? Não existem algumas coisas que quando experimentamos em algum lugar, de tão bom que é, a gente acaba fazendo essa comparação? Conheço muita gente que vai concordar comigo.

Eu tive a benção de ter uma mãe que cozinha muito (e duas avós também), mas muito bem, mesmo ela dizendo que já tá enjoada e que a comida já não fica lá essas coisas, o que claro, não é verdade. Pra mim, e posso falar pela minha irmã também, o gosto da comida da nossa mãe é único, independente do que for servido, sempre ela ouvir o nosso "hummmmm" de satisfação.

Dias atrás, ela resolveu fazer nhoque para o almoço de comemoração do aniversário do meu padrasto, e eu fui mais cedo para poder ajudá-la. Quando cheguei, a carne que seria utilizada no molho, já estava no fogo e o cheiro como sempre já era de abrir o apetite.

Como de costume, ficamos na cozinha, conversando e cozinhando, e eu aprendi a fazer o nhoque que sem dúvida é um sabor que faz lembrar muito a minha infância.

Quer saber como faz? Vamos lá então, a receita é para um batalhão, 10 pessoas comem tranquilamente.

Cozinhe 4 quilos de batata com a casca. Depois de esfriar um pouco, retire a casca, passe por um espremedor, junte 2 ovos grandes, 1 1/2 col. sopa cheia de sal e farinha o quanto baste.

Amasse muito bem amassado e enquanto você amassa, já deixe 1 panela alta com água fervendo no fogão com um fio de óleo.


Em casa utilizamos aquelas nhoqueiras que você encontra facilmente em qualquer feira-livre, mas caso queira fazer os cordõezinhos é só deixar a massa um pouco mais consistente.

Então para testar e saber se está no ponto certo, pegue uma bolinha da massa e solte na água fervendo. Quando subir retire rapidamente. Verifique a consistência, se estiver muito mole ou esfarelando vá adicionando mais farinha. Só cuidado para que ela não fique muito pesada.

Conforme você for retirando as bolinhas do nhoque, coloque em uma travessa e vá soltando molho vermelho por cima. Não mexa com a colher, apenas vá chacoalhando a travessa para que as bolinhas se soltem e misturem ao molho.

Depois polvilhe queijo ralado por cima e sirva bem quentinho.


O molho foi feito com carne picadinha levada na pressão até amolecer. Em seguida tomates previamente batidos no liquidificador com 1 cebola. Coloque o molho junto com a carne na pressão, tempere a gosto e deixe na pressão até cozinhar bem.

Olha, não é porque é minha mãe não viu, mas o nhoque da D. Sidnéa é tuuuuuudo de bom, não é Fer?
=)

Beijos,
Fla.

23 comentários:

  1. Já estou há um tempo para fazer nhoque!! Vi uns videos na net que me abriram apetite!!! A ver se faço breve!! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nunca comi! Mas parece ser delicioso!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. certamente é, sua mãe é um doce de pessoa, conheço a mãe e não a filha. bjs

    ResponderExcluir
  4. Nossa que lindo Flavia, comida de mãe é mesmo tudo de bom! E realmente uso muito essa dito! Comeria um pratão agora mesmo! Bjokas

    ResponderExcluir
  5. Nossa..taí um prato que me traz boas recordações, aprendi a fazer com minha avó, que todos os domingos preparava essa receita. E sempre foi uma tradição em casa. A única coisa que coloco a mais que vc é um pouquinho de sal e de pimenta do reino na hora de preparar a massa.

    ResponderExcluir
  6. Eu concordo plenamente com a Fla: nada chega ao sabor das comidinhas das nossas mães! E a D.Sidnéa merece os parabéns por tão boa receita!
    beijinho.

    ResponderExcluir
  7. A minha mãe não cozinha muito bem, mas a minha avó paterna é óptima cozinheira!! E há comida que só ela faz bem!! =)
    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  8. hummm amiga..essa receita da sua mãe é demais..eu amo nhoque..e tenho essa maquininha de cortar as bolinhas..e..tenho a um bom tempo..esse molho deve tá uma delicia..parabens a sua mãe!!!..e..dizer "tem jeito de comida de mãe!"isso é uma verdade mesmo..tem comidas que só lembram uma boa mae...parabens pela sua..bjus

    ResponderExcluir
  9. Flavia, comida de mae è a melhor coisa do mundo !!! Delicia de receita...Adorei o aspecto...bjus,

    ResponderExcluir
  10. Tem razão, comida de mãe fica na memória prá sempre.
    Parabéns a sua mamãe.....esse nhoque está de salivar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Que absurdo é esse menina? É de babar, que delícia . adorei. Adorei tb a dica da comida mexicana. sou chegada nessa culinária e ainda não sabia que tinha aqui na cidade. valeu. vamos lá sim.

    ResponderExcluir
  12. Hummm... Delícia!! Amo gnocchi!Ainda mais com um molho vermelhão de carne.

    ResponderExcluir
  13. Deve ser mesmo muito bom,com todo esse capricho!!!
    Hummmm que delícia!rs
    Xeros

    ResponderExcluir
  14. Nossa Fla!!! Eu AMO nhoque!!!
    é tudo de bom!! Minha avó faz quase sempre que vou pois sabe o quanto eu adoro...e para tda gravida da familia ela faz nhoquao recheado..hehe..ainda nao tive o tive meu..mas espero que nao demore mto..hehehe
    grande bjs

    ResponderExcluir
  15. Hummmm....cheirinho veio aqui!
    está c uma cara ótima!

    ResponderExcluir
  16. Olá Fla, amoooo nhoque e modéstia a parte faço um tudo de bom, me deu até vontade de fazer agora que eu vi esse com uma cara ótima E não tem nada melhor não do que comida de mãe, de vó então, nem se fala! bjos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Nhoque pra mim é comida de vó, quando criança ajudava minha avó a levar os nhoques cortados para a mesa, antes de cozerem. Boas lembranças seu post me trouxe...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Nunca comi, mas com esse aspecto... nhami nhami!!!!

    Beijinhos :)

    ResponderExcluir
  19. Fla adorei a dica da carne picadinha sempre fiz com carne moída mas vou experimentar essa receita com certeza.
    Bjos =)

    ResponderExcluir
  20. É sim, gente... nhoque da minha mãe é tudo de bom... e eu, nunca fiz nhoque e não posso dizer que nunca vou fazer, mas acho um pouco improvável... kkkkk

    ResponderExcluir
  21. Hummmmm, amei esta receita, é realmente de mae - quero experimenta'-la!
    Um abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  22. Querida fla, quantas delícias há por aqui!
    Adorei este nhoque. :)

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  23. Oi Fla!! Adoro suas receitas! Vou tentar fazer esse nhoque..
    Ah, adorei seu post ali em cima sobre a máquina de fazer pão, me fez refletir sobre onde guardá-la caso eu compre uma... não havia pensado nisso...
    Beijoss

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.