quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Torta de abobrinha e palmito

Eu definitivamente sou uma pessoa que ama torta, e de qualquer recheio: frango, palmito, legumes, camarão, ricota, etc. Acho um prato simples de fazer e serve muito bem como um lanche prático e saudável.

Como já contei aqui estou comprando uma cesta com legumes orgânicos, porém a quantidade, mesmo só pedindo de 15 em 15 dias, é grande para duas pessoas, por isso, ao final da segunda semana, alguns legumes vão encalhando na geladeira, e como "jogar fora" é uma palavra que não existe em casa, sempre apelo para a torta, fazendo várias combinações que sempre ficam uma delícia.

Essa aqui surgiu com a seguinte combinação de legumes:

- 1 abobrinha brasileira (aquela de cabeça) picada em cubos;
- 1 xícara de palmito picado em cubos;
- 1/2 xícara de ervilhas (utilizei as congeladas);
- 2 tomates sem semente picados;
- 1 cebola grande picada;

A esta combinação adicionei os seguintes ingredientes e reservei:

- 1 xícara de mussarela em cubos;
- 1 col. sopa de azeite;
- 1 col. sopa de manjericão fresco;
- 1 col. sopa de mostarda;
- sal e pimenta a gosto;

Em uma vasilha a parte bati com o batedor os seguintes ingredientes:

- 1 e 1/2 xícara de leite (usei desnatado);
- 1/2 xícara de óleo;
- 1/4 xícara de azeite;
- 3 ovos;
- 1 xícara chá de farinha de trigo;
- 1/2 xícara chá de maizena;
- 1 col. sopa de orégano seco;
- 1 col. sopa cheia de fermento para bolo;
- sal a gosto.

Juntei as duas misturas, e levei ao forno em uma forma de fundo removível untada e enfarinhada. Por cima polvilhei uma xícara de queijo mussarela ralado e deixei por mais ou menos 30 minutos ou até que a torta fique cozida e corada.


E foi lindo! Sou muito mais feliz de barriguinha cheia e sabendo que não foi nadinha para o lixo. =)

Ah, e algumas pessoas perguntaram nos comentários e por email quando é meu aniversário e eu respondo, é dia 23/11. Neste dia vou completar 27 aninhos. =)

Gente obrigada de coração por todos os comentários que recebo, pelos e-mails fofos que chegam em minha caixa de mensagem e pelo carinho de vocês!!! Obrigada mesmo tá!

Beijos e linda quinta-feira pra vocês!
Fla.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Lasanha de batata - Trainee de Cozinheira

Eu simplesmente adoro o blog da Maura, o Trainee de Cozinheira. Mas vamos combinar de que ela já passou da fase "Trainee" tem tempo, ela é PHD na cozinha isso sim.

Seu blog traz receitas simples e sofisticas e sempre com uma linda apresentação, o que faz eu querer voltar sempre e claro, testar todas as suas receitas.

Quando vi esta receita de "Lasanha de batata e frango" eu fiquei atordoada pensando em como aquilo deveria ser gostoso. E não é que eu estava certa? O prato é divino, fácil e super, super saboroso e mega diferente da lasanha que a gente já está acostumada.

Na verdade fiquei em dúvida se fazia esta ou uma outra receita, mas resolvi testar esta até porque quando avisei o marido da possível janta de segunda-feira ele abriu um olho enorme como quem diz: "Hum, essa deve ser boa mesmo".

E lá fomos nós para a cozinha, eu e marido, fizemos tudo bem rápido e tcharãn, em pouco tempo estávamos degustando desta delícia de prato, e gente juro, não tô exagerando não viu.

A Maura pegou a receita na Ana Maria Braga, mas pra mim a receita já virou da Maura e do Trainee.

O que, vai dizer que não conhece o blog desta mulher batuta? Vai menina, voa daqui do meu blog direto pro dela clicando aqui.

Ah sim, a receita, claro fiz como a Maura mandou e você confere clicando aqui.

Espero que gostem, porque eu amei!
Beijo grande,
Fla.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Cortes de carne

Bom pessoal, hoje eu vou fazer um post a pedido da Lúcia de Uberaba/MG. A Lúcia sempre comenta meus posts através do e-mail porque diz que não se sente a vontade para comentar como as outras colegas que visitam meu blog. E algumas outras pessoas também fazem isso, e tenho maior prazer e responder a todas.

Mas meninas, não se acanhem tá?! Aqui o espaço é bem democrático e aberto para todo o tipo de comentário. Mas podem continuar mandando e-mails que eu vou adorar. Façam aquilo que vocês tiverem vontade.

Bem, voltando, a Lúcia me contou pelo email que ela tem 22 anos, acabou de se casar e que a cozinha para ela era um território bemmm desconhecido. Disse também que na casa dela quem cozinhava era a mãe ou a empregada e que por isso ela nunca se interessou pela arte culinária. Mas não é que a bonita anda se jogando no território antes inimigo e está dando show?!

Como ela foi morar longe da mãe, e não tem muitos amigos lá em Uberaba, agora ela sempre se vê num dilema quando vai ao açougue e como ela mesma diz "carne moída pra ela é a que já está moída", porque ela não tem ideia de que carne comprar para fazer o que.

E no intuito de ajudá-la e também a outras colegas que por aqui passam e que tenham a mesma dúvida, eu fui atrás de informações que possam ser úteis e espero que tanto a Lúcia, quanto todas vocês gostem das dicas.


**********

Para quem não conhece, este é o boi...hehehe.


1. Cupim: parte bem gordurosa e fibrosa, utilizada para churrasco ou feita na grelha.

2. Acém: carne magra, macia, muito utilizada no preparo de ensopados, picadinhos, cozidos, carne moída e carnes de panela.

3. Contrafilé de costela: carne saborosa, suculenta e macia, possui fibras curtas e rijas, sendo muito utilizada em churrasco, grelhas ou cozida com legumes na forma de ensopados.

4. Contrafilé: carne macia com uma capa de gordura que ajuda a manter a umidade da mesma. Ideal para churrasco, bifes na chapa e grelhados.

5. Filé Mignon: é o corte mais macio e magro do boi. Ideal para bifes, medalhões, escalopes, strogonoff, rosbifes, assados em geral e picadinhos.

6. Picanha: carne macia e suculenta e no Brasil é a carne mais utilizada em churrascos, mas também pode ser preparada no forno com o cozimento feito de forma lenta. A picanha nunca pode pesar mais de 1 e 1/2 kg e possui uma brilhosa capa de gordura que ajuda a manter a maciez da carne.

7. Alcatra: possui fibras macias e é uma das mais nobres. Pode ser utilizada principalmente para bifes e grelhados. Feita em pedaços na churrasqueira também é excelente. Evite cortes finos para que a carne não resseque.

8. Coxão duro: com fibras longas e com uma grossa camada de gordura, é ideal para carnes de panela ou carne enrolada, pois exige um cozimento longo.

9. Coxão mole: carne macia mas não muito suculenta. Ideal para bifes à milanesa, enrolado, escalopes, picadinho, moída e strogonoff.

10. Lagarto: de fibras longas, magra, de formato arredondado e alongado. Utilizado para carnes de panela, carne desfiada, assados, rosbifes. Crua ela dá origem ao carpaccio.

11. Rabo: ossos cobertos de carne gordurosa, utilizada para fazer a famosa rabada.

12. Músculo do traseiro: carne com muitas fibras e nervos porém muito saborosa. Muito uitlizada em ensopados, molhos, papinhas e sopas.

13. Patinho: menos macio que a alcatra, é utilizado para bifes à milanesa, preparações com carne moída, escalopes e picadinhos.

14. Maminha da alcatra ou ponta de alcatra: boa para assados e churrascos em geral. O corte correto desta carne faz toda a diferença para manter a sua maciez, sempre contra as fibras. Também vai bem em bifes grelhados.

15. Fraldinha: corte muito saboroso que vai muito bem com ensopados, picados, cozidos, carne moída e também no churrasco desde que em tiras grossas.

16. Costela: exige um longo tempo de cozimento para amaciar suas fibras. Usada principalmente para churrasco ou cozido com legumes. Tem bastante gordura por isso a carne é tão suculenta.

17. Ponta de agulha ou capa de filé: usada em ensopados, assados ou sopas. Carne excelente para churrasco. A minha predileta por achar mais saborosa. Com essa carne pode-se fazer o matambre (a costela recheada e enrolada) e também a costela no bafo.

18. Paleta ou Sete: ótima para molhos, sopas e ensopados. Muito saborosa na minha opinião.

19. Raquete: mais musculoso que o acém, com fibras longas e gordura concentrada. Muito boa para sopas, ensopados, molhos e bifes.

20. Peixinho: tem menos nervos que o músculo e é tão saboroso quanto. É excelente para sopas e ensopados, mas também é ótimo para escalopes.

21. Pescoço: utilizado em sopas, caldos, guisados, refogados.

22. Peito: dele é feito o pastrame, um temperado servido em fatias finíssimas como o carpaccio. Exige muito tempo de cozimento por causa da grande quantidade de fibras. Pode ser usada em cozidos, ensopados e em casa é a base de uma receita chamada: feijão pescador.

23. Músculo do dianteiro ou Braço: pode ser usado em bifes, ensopados, sopas e carne de panela.


****************

E então, agora dá pra ter uma ideia de que carne utilizar para o preparo de cada prato não é mesmo? Retirei as informações deste site, sendo que dei uma resumida básica.

Lúcia eu espero ter te ajudado e que as outras amigas que visitam este blog também gostem do post de hoje.

Um beijo enorme e até amanhã.
Fla

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

McFlavia

Pois então, o que a gente faz quando está louca para comer um lanche mas sabe que a RA não permite, porque todos os sanduíches vendidos em fast foods tem uma quantidade absurda de gordura desnecessária???

Simplessssss... fazemos o nosso próprio hamburguer em casa!!! Yessss!!!

Na verdade eu juntei tudo: primeiro a compra de uma maionese da marca Jurema sabor churrasco, segundo que o marido adora um lanche chamado Mc Tasty que tem sabor de churrasco e terceiro a minha vontade de comer um lanchão...hehehe.

Aí o que eu fiz? Fui ao mercado, comprei os ingredientes todinhos e lá fui eu para a cozinha numa sexta-feira a noite. E o melhor de tudo foi supreender o marido com essa surpresinha que por sinal ele amou!

Então vamos lá que eu vou contar a vocês como eu fiz este hamburgão.

Ingredientes: (rendimento mais ou menos 5 hamburgueres)

- 400 gr. de patinho moído duas vezes
- 2 col. sopa creme de cebola
- 2 col. sopa de molho inglês
- 2 col. sopa de shoyo
- 1 col. café de sal
- 1/2 cebola batidinha
- 1/2 col. café de pimenta síria
- 1/2 xícara chá de salsinha bem picadinha

- fatias de mussarela ou queijo cheddar
- rodelas de tomate salada
- folhas de alface
- maionese sabor churrasco ou qualquer outra.

Preparo e montagem:

- Misture muito bem todos os ingredientes para o preparo do hamburguer. Deixe descansar na geladeira por no mínimo 1 hora.

- Se você tiver um aro modele os hamburgueres no aro, senão faça como eu, utilize um ramequim, unte com um tiquinho de azeite, coloque a massa do hamburguer até a metade, aperte bem e vire sobre a frigideira.

- A frigideira deve ser pincelada com um fiozinho de óleo. Coloque um hamburguer de cada vez. Deixe corar de um lado, vire e deixe corar do outro. Então pingue algo como 1 col. de sopa de água e abaixo o fogo para que cozinhe dentro. Quando a água secar ele irá corar um pouco mais, por isso não é necessário fritar com aquele monte de óleo.

- Quem quiser pode fazer no grill também.

- Então basta comprar pão de hamburguer, passar a maionese, colocar o hamburguer bem quente, coloque duas fatias de mussarela, tomate, alface e coloque ketchup e mostarda a vontade.


Eu ainda acompanhei com batatinha chips pronta. Um pouquinho só pode né?! E eu só comi um lanche desse, agora o marido...hummmm, comeu dois...hehehe.

Ficou delícia e eu gastei pelas minhas contas R$ 16,00 para fazer o equivalente a 5 hamburgueres, sendo com esse mesmo dinheirinho eu comeria um lanche naquela famosa lanchonete de fast food que por sinal eu amo...kkkkk.

Ah sim, a maionese que eu falei é esta aqui, se quiser saber mais visite o site do fabricante clicando aqui.

Espero que gostem da receita de hoje.

Ah sim, e se você não come carne, conheça a minha versão de hamburguer vegetariano clicando aqui.

Amanhã colocarei todas as visitas dos blogs em dia.
Boa semana pra todos!
Beijão,
Fla.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Lagarto na pressão

Eu estava com vontade de comer carne mas não sabia muito bem o que fazer com o pedaço do lagarto que estava na geladeira. Então pensei em fazê-lo desfiadinho para comer com pão, mas como eu havia deixado de molho grão de bico para fazer uma salada, achei que o ideal seria prepará-lo em pedaços.

E aí, me deparei com um problemão, minha geladeira estava quase sem opções de legumes para preparar a carne, então tive que ir fazendo adaptações e no final o resultado ficou bem bacana. Claro que o preparo é fácil porque eu não sou chegada a pratos complicados...rs.

Vamos a receita.

Ingredientes:

- 1 kg de lagarto (pode ser coxão duro também) em pedaços grandes
- 1 col. café de cominho
- 2 col. sopa de vinagre
- 4 dentes de alho amassados
- sal e pimenta a gosto
- 2 tomates sem semente picados
- 1/2 pimentão vermelho picado em tiras
- 1/2 pimentão verde picado em tiras
- 1 cebola grande picada em pétalas grossas
- 5 azeitonas picadinhas

Preparo:

- Tempere a carne com o cominho, o vinagre, o alho, sal e pimenta a gosto. Deixe marinando por pelo menos 30 minutos.
- Aqueça uma panela de pressão e coloque um fio de óleo. Leve a carne ao fogo alto para corar. Quando estiver corada derrame o caldo da marinada e tampe a pressão por 35 minutos ou até que a carne esteja quase desfiando.
- Destampe a panela, junte a cebola, os tomates, os pimentões, tampe a pressão novamente e deixe por 5 minutos.
- Retire a pressão, abra a panela e deixe o molho apurar por alguns minutos até ficar grossinho.
- Coloque as azeitonas e corrija o sal.

Como vocês podem perceber eu servi com arroz branquinho, salada de alface roxa com molho de mel e mostarda e salada de grão de bico que só foi cozido e temperado com cebolinha, azeite, sal e pimenta síria.

Comidinha simples mas bem gostosa.

Gente, um excelente final de semana pra todos vocês, e aproveitem!
Beijos,
Fla

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Macarrão com brocólis

Meu marido vai pouco para a cozinha. Primeiro porque ele sabe que eu gosto de cozinhar, segundo que ele quase não tem tempo pra isso, mas olha, quando dá de ele ir tomar meu posto na cozinha, eu sempre tenho a certeza de que vai sair um prato maravilhoso de lá.

E foi num domingo desses que eu estava com muita dor de cabeça, que ele resolveu fazer o almoço e quando acordei a mesa estava posta e esse macarrão prontinho.

Ele mesmo foi pesquisar na internet um molho branco para ele fazer, porque o que ele viu no meu caderninho de receita ia creme de leite e no armário não tinha. Depois de escolher a receita, foi para a cozinha e preparou este prato delicioso.

Acordei com aquele cheirinho delicioso pela casa, almocei e fiquei boazinha. É ou não é bom ter alguém cuidando da gente?! :)

O marido fez o seguinte:

- Pegue um maço de brocólis japonês e corte os buquês, limpe bem e cozinhe em água e sal. Reserve.

- Agora prepare o molho assim: Ferva 2 xícaras de leite. Em uma panela derreta 2 colheres de sopa de margarina e doure 2 colheres de sopa de farinha de trigo, deixe dourar. Despeje o leite de uma só vez e mexa bem para não empelotar. Adicione sal, noz moscada e pimenta a gosto. Adicione 50 gr. de queijo mussarela ralado e mexa bem.

- Junte o brocólis cozido ao molho branco. Coloque o molho sobre talharim cozido ou qualquer massa de sua preferência. Polvilhe queijo parmesão ralado.


Ficou suuuuuuuuuuuuuuuuuuuuupimpa!

Marido, pode fazer mais vezes porque eu gosto e mereço uma folguinha da cozinha as vezes né?! Rs...

Espero que gostem.
Beijos
Fla.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Strogonoff Mais Você

Sabe aquele dia em que você teima que quer fazer uma receita diferente da sua e fica procurando, procurando, até encontrar?! Pois então, esses dias eu encasquetei que queria uma receita diferente de strogonoff para fazer que não fosse a minha.

Aí que eu puxei da minha memória uma receita que eu vi uma vez no programa da Ana Maria, onde ela fazia um estrogonoff bem simples e diferente do que eu estou acostumada a fazer. Aí bingo. Saí em busca da receitinha e com os ingredientes em mãos preparei esta receitinha que ficou deliciosa.

E olha o resultado ficou excepcional. Acho que essa receita é até mais próxima da receita digamos...orginal do estrogonoff, porque a minha também fica boa, mas vai coisa pra chuchu...rs.

Então, bora anotar essa receita supimpa? Se quiser clique aqui e vá direto ao site.

Ingredientes:

- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 kg de filé mignon (ou alcatra ou patinho) cortado em tiras finas (emince) temperadas com sal e pimenta a gosto
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 cebola grande picada
- 200 g de champignon laminado
- 5 colheres (sopa) de molho inglês
- 1 cálice de conhaque
- 1 lata de creme de leite sem soro
- 5 colheres de (sopa) de catchup
- 2 colheres (sopa) de mostarda
- sal e pimenta do reino a gosto
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo dissolvida em 1 lata e meia de leite (utilize a mesma lata do creme de leite)

Preparo:

- Numa frigideira em fogo médio com manteiga frite aos poucos o filé mignon (ou alcatra ou patinho) cortado em tiras finas temperadas com sal e pimenta a gosto. Reserve.

- Numa panela grande com manteiga doure uma cebola grande picada. Assim que dourar acrescente o champignon laminado e a carne (reservada acima). Refogue por mais uns 5 minutos.

- Adicione molho inglês e um cálice de conhaque aquecido. Flambe o refogado.

- Num recipiente misture o creme de leite sem soro, o catchup, mostarda, sal e pimenta-do-reino a gosto e farinha de trigo dissolvida em uma lata de leite (utilize a mesma lata do creme de leite). Coloque esta mistura na panela (que está a carne refogada) e cozinhe por mais 5 minutos em fogo médio.

- Retire do fogo e sirva acompanhado de batata palha, arroz branco e salada de folhas.

Fiz tudo como titia Ana Maria Braga mandou e a receita ficou ultra boa!
Fácil, rápida e saborosa, do jeitinho que nós, donas de casa gostamos né não?!

Uma excelente sexta para todo mundo!
Beijos
Fla

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Bolo de Laranja - Ora, Pitangas!


Oi gente, tudo bem com vocês? Espero que sim.

Hoje estou super feliz, porque vou inaugurar um novo marcador no meu blog chamado: "Saboreando outros blog", e o que vai ter neste novo marcador? Ora, receitinhas de outros blogs que sempre estou visitando. Além disso, vou aproveitar e falar um pouco mais da dona ou dono do blog e de seu espaço.

E eu escolhi para começar este marcador, uma receita de um blog que eu adoro muito. Estou falando da Angela, do delicioso Ora, Pitangas.

Engraçado que até eu me comunicar com a Angela eu sempre tive a impressão de que ela morava no exterior, porque sua casa, pelas fotos que ela mostrou no blog, é um lugar com algumas árvores, uma varanda... e aí não sei porque eu cismei que ela morava fora do País.

E não é que um dia, nós acabamos descobrindo que ela não só morava no Brasil, como pasmem era minha vizinha de cidade...hehehe. Coincidência deliciosa por sinal. E mais ainda, a mãe dela mora na rua da loja da minha mãe, inclusive as duas já estiveram por lá fazendo uma visitinha a ela.

Pois é gente, a blogsfera realmente une pessoas e com certeza sou grata a internet por ter me apresentando tantas pessoas bacanas.

E quando eu pensei em fazer este marcador, fui lá no blog da Angela e comecei a ver aquele monte de delícias e já estava anotando várias receitas quando vi uma que me chamou demais a atenção, um bolo de laranja lindo que na hora me fez ficar com vontade de provar a receita. Então disse para mim mesma: "É este!".

Coincidentemente no dia seguinte eu tinha um churrasco para ir e resolvi levá-lo. Sucesso total, todos adoraram o bolo que fica extremamente macio, fofinho e a caldinha é deliciosa.

A receita você pode conferir clicando aqui e como não fiz nenhuma alteração vou deixar apenas o link ok?

E se você ainda não conhece o blog da Angela não sabe a quantidade de delícias que está perdendo. Vale muito a pena conferir!!!
É isso, espero que gostem da receita e da indicação.
Super quarta pra todo mundo.
Beijos,
Fla.