quinta-feira, 30 de julho de 2009

Pizza de liquidificador



Poxa, fiquei um dia sem postar nada e já deu saudade do blog. Eita vício...rs. Mas já voltamos as atividades normais...yes!

A receita de hoje eu conheci aqui no blog da Carina, que aliás só coloca delícias no cantinho dela. Assim que vi fiquei super curiosa para fazer e experimentar, porque além de ser super fácil a carinha tava boa que só vendo.

A massa da pizza lembra uma massa de torta e não se espante porque ela vai para a assadeira bem líquida. Com uma receita eu consegui fazer 2 pizzas com a massa fina. Fiz este recheio de calabresa e outro de queijo com milho. Sem dúvida é uma ótima pedida para aquelas tardes onde a fome bate e você precisa de um lanchinho rápido.

Vamos conhecer a receita então?

Ingredientes:

Massa:

- 3 col. sopa de requeijão cremoso
- sal a gosto
- 1 xícara chá de farinha de trigo
- 1 xícara chá de leite
- 1/2 xícara chá de óleo
- 3 ovos
- 1 col. sopa de fermento
- azeite

Cobertura:

- 200 gr. de presunto fatiado
- 2 xícaras chá de queijo muçarela ralada
- 1 tomate fatiado
- 1/2 xícara chá de molho de tomate
- sal
- pimenta, óregano e manjericão a gosto

Preparo:

- No liquidificador bata todos os ingredientes da massa até ficar homogêneo.
- Despeje em uma forma de 35x25 cm untada e enfarinhada.
- Leve ao forno preaquecido a 180 graus por 20 minutos;
- Retire a massa do forno, coloque por cima o molho, o presunto, o queijo, o tomate e tempere com sal, pimenta, orégano e manjericão;
- Retorne ao forno alto por mais 10 a 15 minutos. Sirva quente.

Rendimento: 2 pizzas médias
Tempo de preparo: 45 minutos
Grau de dificuldade: Fácil

Lanchinho bem gostoso viu. Pra criançada que ainda vai ficar de férias, (afinal pelo menos no Estado de SP as aulas não vão começar agora por causa da nova gripe) fica a dica de uma refeição diferente.

Vamos gente...coragem que amanhã já é sexta-feira!
Beijão,
Fla.
Foto do post original em 30/07/2009

terça-feira, 28 de julho de 2009

Sobrecoxas com gengibre e mel


Dias atrás solicitei a algumas amigas, receitas com sobrecoxa de frango porque eu tinha 6 delas no congelador e já estava enjoada de fazer com o mesmo tempero. Obviamente apareceram ideias ótimas, receitas de dar água na boca, e aí eu fiquei na dúvida do que fazer.

Então, eu fiz a minha baseada na receita da Chris e ficou excelente. O sabor agridoce dos temperos ficou fantástico. Taí uma dica de refeição leve, saborosa, e rápida. Vamos então a receita?

Ingredientes:

- 6 sobrecoxas de frango limpas (mantenha a pele)
- suco de 2 limões
- raspas de 1 limão
- gengibre ralado
- 1/2 xícara chá de shoyo
- 1 col. chá de colorau
- 2 col. sopa de mel
- 1 col. sopa de azeite
- pimenta calabresa a gosto
- sal a gosto

Preparo:

- Coloque as sobrecoxas dentro de um saco ou vasilha com tampa;
- Junte o suco dos limões, as raspas, o gengibre, o shoyo, o colorau, a pimenta e o sal a gosto;
- Misture bem todos os ingredientes e deixe marinando por umas 6 horas. (o ideal é temperar de um dia para o outro);
- Na hora de assar, coloque as sobrecoxas em um forma com papel manteiga ou untada com azeite;
- Despeje o caldo da marinada na assadeira. Por cima de cada sobrecoxa passe o mel com a ajuda de um pincel;
- Cubra com papel alumínio e leve ao forno baixo por 1 hora;
- Retire o papel alumínio e deixe corar.

Rendimento: serve 3 pessoas
Tempo de preparo: 1 hora
Grau de dificuldade: Fácil

Depois, sirva com um arroz branquinho ou se quiser, coloque junto com o frango, algumas batatas em pedaços pequenos e coloque também para assar junto. Fica incrível. Senhora refeição, hein?

Espero que tenham gostado.
Beijos,
Fla.
Foto do post original de 28/07/2009.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Pé de moleque



Post editado em 27/05/2018.

Esta receita é da série: "Coisas que só posso fazer uma vez no ano". E eu explico o motivo. Primeiro porque assim como Elma Chips, este pé de moleque é impossível comer um só. E segundo que ele engorda, e muito. Portanto, se fizer a receita eu te garanto que você não irá, de forma alguma, se arrepender, porém, assim como eu fiz, divida a receita com os demais membros da família, porque ele rende bastante.

Este pé de moleque lembra muito o que minha vó Elsa fazia quando eu ainda era criança, mas infelizmente, minha avó tinha muitas receitas na cabeça e infelizmente levou com ela esta e outras que nós tanto gostávamos. Naquela época, a gente nem pensava em ir pra cozinha para fazer alguma coisa...rs. O que a gente queria mesmo era comer.

A receita é super simples, só requer um pouco de paciência para ficar no fogão. Mas o resultado vale muito a pena. Ah sim, e a receita é da D. Lídia, sogra da minha irmã.

Ingredientes:

- 4 xícaras de açúcar refinado
- 500 gr. de amendoim cru
- 1 col. sopa cheia de margarina
- 1 lata de leite condensado

Preparo:

- Leve ao foto o açúcar, a margarina e o amendoim;
- Mexa sem parar até que o açúcar todo fique derretido. Mantenha o fogo sempre em chama baixa para que o amendoim não torre demais pois ele vai torrar enquanto o açúcar derrete;
- Depois que o açúcar estiver derretido, desligue o fogo e adicione o leite condensado. Mexa bem, até que fique bem incorporado;
- Unte uma forma quadrada ou uma forma de pizza com margarina e despeje o pé de moleque;
- Espere esfriar e corte em quadrados;

Rendimento: cerca de 60 quadradinhos de pé de moleque
Tempo de preparo: 40 minutos
Grau de dificuldade: Médio

Ele não é daquele duro, ele fica puxa puxa... é muito, mas muito gostoso. E óh, recomendo sempre ter alguém por perto para trocar na função de mexer a panela, porque não pode mesmo parar de mexer tá, então um revezamento vai bem...rs.

Bom começo de semana a todos vocês!

Foto do post original em 27/07/2009
Beijão,
Fla.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Preço x Marca

Você já reparou o absurdo dos preços no supercado e feiras né? Tudo subiu. O quilo da batata chegou a custar mês passado R$ 3,50. É muito, mas muito fora da realidade de um povo que pena para sobreviver com um salário mínimo. E mesmo para quem ganha um pouquinho a mais, não está fácil não, ver o preço dos produtos aumentando.

Quando eu vou até o supermercado fico de olho no que está em oferta e muitos produtos eu substituo numa boa pelos da marca do próprio supermercado. Por exemplo, o Pão de açúcar tem sua marca própria de alimentos, a Qualitá, já o Carrefour além da marca que leva o próprio nome, tem também uma outra chamada "Linha Viver", e na verdade estes são produtos de marcas que já conhecemos e que vem apenas com outro rótulo.

Quer um exemplo de como já conhecemos alguns produtos? O Ketchup da marca Qualitá, quem fabrica é a Predilecta. E este é apenas um dos exemplos, mas eu posso garantir a vocês, que muitos produtos são excelentes e não perdem em nada em termos de sabor e qualidade.


E sabe porque eles conseguem vender por um preço muito mais barato que aquele de marca? É simples. Porque além de eles conseguirem comprar em quantidade e assim negociar com seus fornecedores, o gasto que se embute com propaganda, distribuição e repasse são mínimos, por isso, não há motivos para se elevar o preço do produto.


Agora, complicado mesmo é quando você se apega a determinada marca. Eu, por exemplo, só compro uma determinada marca de sabão em pó, outra de maionese, uma de detergente e por aí vai. E quando isso acontece é bem difícil tentar trocar, mas há que pelo menos se tentar não é mesmo? Porque a economia minha amiga, é grande...muito grande, em muitos produtos pode chegar a 50%.

Então quando você for as próximas compras, perca um tempinho a mais e dê uma atenção a estes produtos, experimente alguns e procure verificar quem são os fabricantes, porque eu tenho certeza que você irá se surpreender.

Ah, e se você já experimentou algum produto, conte aqui pra gente nos comentários. Tenho certeza que todo mundo vai gostar.

E neste link, você poderá assistir uma matéria que o programa "Pequenas Empresas, Grandes Negócios" fez a respeito de marcas próprias.

Beijos para vocês e espero que tenham gostado do post.
Fla

Nota: As opiniões expressadas através de cada post dos tópicos "Eu experimentei" e "Leitura em dia" são exclusivamente desta que vos escreve e não tem o intuito de influenciar na escolha de cada um, uma vez que são apenas sugestões e todos tem direito a livre escolha. E para o conhecimento de todos este blog não recebe nenhum tipo de patrocínio. Obrigada.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Torta de doce de leite


Essa é uma idéia de sobremesa super gostosa que eu retirei de algum blog ou site que não tenho idéia de qual é, porque no dia eu vi a receita, anotei os ingredientes e não me lembrei de anotar o nome do site. Então se você cara amiga blogueira souber de onde eu tirei essa receita me avisa please, para que eu dê os créditos a dona da receitinha.

A receita mais fácil impossível:

- Para a massa eu utilizei a mesma receita que na torta de limão e chocolate: 1 pacote de bolacha maisena para 4 colheres de margarina derretida. Misture tudo, forre uma forma de fundo removível e leve para assar por uns 10 minutos em fogo médio. Retire e deixe esfriar.

- Para o recheio em uma batedeira coloque: 450 gr. de doce de leite pastoso, 400 ml de creme de leite fresco e duas colheres sopa de cacau em pó (eu não tinha e utilizei chocolate em pó mesmo), deixe bater em velocidade baixa por uns 5 minutos, depois adicione 1 envelope de gelatia incolor hidratada e misture bem com o batedor.

- Despeje o recheio sobre a massa fria e leve para a geladeira por 4 horas. Antes de servir decore com chantilly ou raspas de chocolate meio amargo.

Óh, essa ficou tão, mas tão boa, que apesar de render uma torta grande não sobrou nadica...rs. Não é um doce enjoativo e fica com cara de sobremesa chique viu colega. Dá uma olhada que linda ela partida...hummmm.


Gente bora criar coragem para encarar mais essa semaninha? Vamos que vamos!
Super semana pra vocês!
Beijos,
Fla.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Sanduíche gelado


Quer uma dica de algo leve, saudável, rápido e delicioso para comer a noite num lanchinho bem gostoso? Esse sanduíche gelado é ótima pedida, pode ter certeza.

Em uma forma de bolo inglês, coloque plástico filme ou papel alumínio para forrar o fundo e as laterais da forma. Pegue cerca de 9 fatias de pão de forma retire as bordas e reserve.

Para o recheio amarelo, utilize os ingredientes abaixo, misture bem e reserve:

- 1 cenoura grande ralada
- 3 fatias de queijo mussarela picado em tiras
- 1 col. sobremesa de maionese
- sal e pimenta a gosto

Para o recheio verde:

- 1/2 maço de rúcula picado
- 1 xícara de brócolis picado
- 1 col. sobremesa de requeijão
- sal e pimenta a gosto


Agora para montar, forre o fundo da forma com uma cada de pão de forma, despeje o recheio verde, coloque outra camada de pão, coloque o recheio amarelo e termine com uma camada de pão. Feche a forma, apertando bem para fixar os recheios. Leve a geladeira por 30 minutos.

Desenforme, retire o papel filme, e para cobrir você pode utilizar maionese, ou então, cozinhe uma batata, amasse bem e misture com 1 colher de sopa de maionese, sal, pimenta e cheiro verde a gosto, que foi o que eu fiz. As bolinhas foram feitas com o restante da cobertura de batata, uma rodelinha de azeitona e um pingo de katchup...hehehe meiguinho né?

Você ainda pode colocar batata palha, cobrir todos os lados, colocar em cima de uma salada... e claro, as opções de recheio podem variar, é só utilizar a imaginação. Mas fica super gostoso, vale a pena fazer.

Ahhhh, e pelamorrrr, as beiradinhas do pão não vai me jogar fora hein. Corte em lasquinhas, regue com azeite, sal e orégano e leve ao forno para torrar...hummmm...diliça!


Bom, agora, vamos lá, esse é o último presentinho que a pessoa que vencer a nossa promoção vai levar pra casa. É um conjunto de porta copos, feito pela minha mamãe e ficou um luxo viu. COMO É QUE É? NÃO PARTICIPOU DA PROMOÇÃO AINDA? CORRRRREEEEE... é só até amanhã.



Beijos, bom final de semana.
Fla

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Carne com cerveja


Numa manhã de domingo eu fui na feira com meu marido, que fica no Mercado Distrital aqui em Sorocaba, e aproveitamos para passar no açougue que tem lá dentro para comprarmos bifes para o almoço, e então pensei em já aproveitar e comprar alguma carne para fazer durante a semana, aí o açougueiro me mostrou uma peça linda de maminha e eu no impulso resolvi comprar.

Legal, cheguei em casa, guardei as compras e depois fiquei me perguntando: o que é que eu vou fazer com essa carne? Juro gente, nunca comprei maminha na vida. Já havia comido no restaurante, mas em churrasco e só.

Ai, conversando com a irmã sabida, ela disse: Faça uma carne de panela com cerveja. E não é que essa menina me deu uma ótima idéia.

Lá fui eu atrás de uma receitinha boa com cerveja para fazer a carne, e ao abrir minha gaveta repleta de revistinhas de culinária, encontrei logo de cara uma capa com a receita que eu procurava. Fácil de fazer, gostosa e de resultado surpreendente.

Ingredientes:

- 2 col. sopa de azeite
- 1 peça de mamina (aproximadamente 1 kg)
- 1 cebola picada
- 500 gr de molho de tomate
- 1 lata de cerveja
- 2 cubos de caldo de picanha
- 1/2 col. sopa de açúcar
- 1 lata de água
- sal e pimenta a gosto

Preparo:

- Faça furos na peça de carne, tempere a gosto com sal e pimenta.
- Em uma panela de pressão, coloque o azeite, a carne e frite em fogo alto até dourar por igual.
- Acrescente a cebola, o molho de tomate, a cerveja, o caldo de picanha, o açúcar, a água e o sal.
- Misture bem, tampe a panela e leve ao fogo médio até pegar a pressão. Abaixe o fogo e deixe na pressão por aproximadamente 40 minutos.
- Retire a pressão, abra a panela, verifique se a carne está macia, acerte o sal do molho, e sirva em fatias regada com o molho que se formou na panela.

Hum... e olha, fica um cheirinho divino pela casa. Eu garanto.

Bom, a foto abaixo é do segunto presentinho que a pessoa que ganhar a promoção vai receber, é um conjunto com 2 jogos americanos e dois guardanapos de boca, é super fofo. Não quis abrir a embalagem, mas acho que dá pra ter uma idéia né?


Se você ainda não participou, corre no post lá debaixo e mande sua frase até sábado.

Beijos.
Fla

terça-feira, 7 de julho de 2009

Brodo


Post reeditado em 30/10/2020.

Na nossa família este é um prato muito famoso, que antigamente era preparado pela minha vó Nena, e depois foi passando para minhas tias, minha mãe (que no caso era a nora) e agora ele é preparado pelas netas (eu e minha irmã).

Aqui em casa chamamos apenas de "Brodo", mas já conheci algumas variações da mesma receita, como o famoso "capeletti in brodo" muito conhecido pelos lados do Sul do país. Mas aqui a gente chama só de Brodo (e falamos bródo), é feito com macarrão caseiro, carne e de tão simples, chega a ser ridículo de fazer. O toque especial fica por conta do vinho, que é colocado sobre o prato da sopa pronta, e que pasmem, desde criança aprendemos a fazer assim, risos. Outros tempos, né?

A minha receita é bem simples mesmo! Veja só!

Ingredientes:

- 1/2 kg músculo em cubos (pode usar peixinho, perninha, acém ou a que você preferir, mas com músculo é muito mais gostoso)
- 1 col sobremesa de óleo
- 2 litros de água aproximadamente
- 1 col. sopa de extrato de tomate
- 300g de talharim fresco (se não tiver massa fresca, pode usar a de mercado mesmo)
- Sal a gosto
- Vinho tinto a gosto

Preparo:

- Corte a carne em cubos grandes. Tempere com sal e pimenta ou tempero a gosto;
- Em uma panela de pressão, coloque o óleo, esquente bem e coloque a carne. Deixe ela fritar em fogo alto para que ela fique corada;
- Acrescente 1 litro de água, o extrato de tomate e tampe a pressão;
- Deixe aproximadamente 30 minutos, ou até que a carne fique bem macia, quase desmanchando;
- Retire a pressão da panela; coloque o restante da água, deixe ferver bem;
- Coloque o macarrão, abaixe o fogo e deixe cozinhar;

Rendimento: serve de 2 a 3 pessoas
Tempo de preparo: 1 hora
Grau de dificuldade: Fácil
Bom, como eu disse, o que em casa temos o costume de fazer é colocar um bom punhado de parmesão ralado na hora, e derramar um pouco de vinho tinto seco na sopa. Gente, é de outro mundo. Minha mãe por exemplo prefere beber o vinho ao invés de colocar na sopa, mas em casa a gente adora fazer os dois.

É simples, delicioso e reconfortante! Receita de família.

Espero que tenham gostado!
Beijos,
Fla.
Foto do post original em 07/07/2009.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Noite do fondue


Eu acho que comentei aqui com vocês que no dia dos namorados eu ia fazer uma noite de fondues em casa. E eis que esqueci de colocar as fotos aqui, então lá vai. Arrumei a mesa bonitinha, coloquei um vasinho de gérbera para ficar mais alegrinho e tcharã... pronto.

Resolvi fazer tanto o de queijo quanto o de carne, este último por sinal, é meu favorito. Preparar uma noite de fondues é super simples, a primeira coisa que você precisa ter é um desses aparelhos para fondue. Nem precisa ser um grandão não, se você tiver grana aí sim, vale investir em um que já venha com potinhos e tal, caso contrário compre desses de tamanho médio. Estes da foto, um deles eu emprestei da minha irmã, o outro eu paguei R$ 28,90 em uma promoção no Extra.

Aí vem a parte de comprar os ingredientes.

Para o de carne você irá precisar para duas pessoas de aproximadamente 500 grs. de mignon. Pode até dar certo com alguma outra carne bem macia, como um miolo de alcatra, mas o mignon não tem gordura nenhuma, por isso é perfeito para o fondue. Se você for utilizar outra carne, lembre-se de retirar toda a gordura ok? Em uma panela comum, coloque óleo para esquentar, depois transfira com muito cuidado para sua panela de fondue. Não tempere a carne, porque se colocar sal ela vai espirrar e você vai querer morrer depois.

Para o de queijo você irá precisar também para duas pessoas: 250 gr. de queijo ementhal, 250 gr. de queijo gruyere, 1 dente de alho, 100 ml de vinho branco seco, 1 col. chá de noz moscada, 10 ml. de conhaque, 1 col. sopa de amido de milho. Para prepara, leve primeiro ao fogo baixo os queijos, e espere derreter bem. Depois junte o vinho, o conhaque e o amido de milho em uma vasilinha, misture bem e coloque junto com os queijos. Adicione a noz moscada e deixe começar a ferver. Desligue. Agora pegue sua panelinha de fondue, passe o dente de alho em toda a panela, descarte o alho e coloque a mistura dos queijos lá dentro.

Os dois são super fáceis de fazer. Agora você irá precisar dos acompanhamentos.

Para o de carne eu geralmente costumo comprar alguns molhinhos prontos e desta vez eu usei: maionese de molho tártaro, maionese de azeitonas, maionese com alho e um preparado de maionese com 1 xícara de maionese comum e 2 col. chá de curry em pó. Como meu fondue não vem com potinhos, utilizei estes mais básicos.


E para o de queijo, basta cortar pedacinhos de pão italiano. Mas você pode utilizar várias outras opções, até com a carne fica muito gostoso.

Olha, foi uma noite muito gostosa sem dúvida alguma. E não precisa fazer só no inverno, o de carne por exemplo vai bem o ano todo. Delícia né?

É isso aí. Já estamos na metade da semana... e eu estou querendo muito contar a novidade do blog, mas sóóóóó no final de semana...rs.

Beijos
Fla