segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Petiscos Rápidos

Oi gente, tudo certinho?

Sumi de novo né?! Pois é, tive uma crise de sinusite e otite feia. Estou na base de antibiótico, mas já melhorei uns 70%. Ainda não estou respirando como deveria e acho que nunca dei tanto valor ao meu nariz como tenho dado nesses últimos dias...rs. Como é ruim ficar com o nariz trancado. Mas vamos levando, que já já fico 100%.

Hoje para tirar a poeira do blog vou postar algo bem simples mas que pode auxiliar muita gente a preparar um petisco rápido para receber os amigos, que foi exatamente o que eu fiz dias atrás, no mesmo dia que servi aquele pavê de bis que fez sucesso por aqui.

Poder preparar os petiscos do começo ao fim, obviamente é muito melhor e as vezes até mais saboroso, mas não podemos também nos sacrificar quando o tempo não é lá muito vasto, e por isso precisamos contar com produtos industrializados porém muito gostosos também, e com alguns toques simples podemos fazer várias tranformações.

Nessa foto que vocês estão vendo lá em cima, eu comprei bisnasgas de patê de presunto da minha marca predileta. Aí você pensa: "ai, mas patê de presunto é tão simples!". Pois é minha amiga, mas você pode incrementá-lo e deixá-lo mais suave, sabe como? Acrescente a uma bisnaga de patê, 1 colher de sopa de maionese e salsinha picada. Ou ainda, 1 colher de sopa de creme de leite e salpique com gergelim. Sirva com torradinhas e bolachinhas salgadas. Garanto que dá sim um "tchan" diferente.

Ah e uma dica, compre sempre bisnaguinhas de patês, porque os potinhos que vem em vidros custam cerca de R$ 4,50, e as bisnasgas, R$ 1,50 e vem a mesma quantidade. Economia é a ordem!

Outra dica são os patês prontos (eu compro da Sadia) de ervas finas com queijo e de tomate seco com queijo. Retire o patê do pote de plástico, adicione 1 colher de sopa de requeijão, 1 colher de sopa de creme de leite sem soro, cebolinha picada e um pouquinho de pimenta a gosto. Misture bem, coloque em ramequins ou potinhos bonitinhos e sirva.
Aqueles patês a base de ricota também são muito práticos. Aqui nos arquivos do blog você encontra algumas outras receitas. Mas a base é sempre ricota, requeijão ou maionese, e algo para dar um sabor: tomate seco, azeitonas pretas, hortelã, picles, etc.

Frios também sempre vão bem: provolone, parmesão ou muçarela em quadradinhos salpicados com orégano e um fio de azeite são maravilhosos para acompanhar uma cervejinha. Fatias de salame, azeitonas pretas temperadas e enroladinhos de presunto e queijo também vão muito bem.

E fora a minha paixão: amendoins envoltos em massa de polvilho, o famoso: Ovitos! Gente se deixar eu como um pacote sozinha fácil, fácil. Com uma cervejinha (pena que não posso beber...rs) ...hummm... Mas vai bem com uma Coca-Cola também...rs.


Na taça eu coloquei um salgadinho muito antigo que foi relançado pela Elma Chips, que são os "Stiksy". Um palitinho com pedacinhos de sal grosso que é viciante. Até a filhinha dos nossos amigos adorou, e olha que ela só tem 1 aninho. E colocando assim na tacinha, ficou bem diferente.

O importante é colocar tudo em potinhos bonitinhos, as torradinhas e bolachas em uma cestinha bem charmosa e pronto. Os pesticos vão fazer sucesso.

Ah, e não exagere nas quantidades, porque a ideia é ter apenas algo para tapear o estômago enquanto se bebe alguma coisa e não jantar os petiscos. Por isso, não faça muitas opções e não exagere, senão ninguém come o prato principal.

São ideias simples, mas que podem te ajudar num momento: "Meu Deus, vou receber visitas o que eu faço?".

Uma excelente semana pra todos vocês!

Beijos,
Fla.

22 comentários:

Mari disse...

Flá querida, também estou com sinusite desde sábado, e estou sofrendo pacas com ela... :(
O pior é que grávida, não tenho o que fazer, a não ser tomar tylenol para a dor melhorar... ainda bem q vc está melhor!!
Amei a idéia desses petiquinhos, tão rápidos, práticos e saborosos...
Sabe que achei uma excelente opção para o chá de bebê do Alberto?
Bjo enorme, e ótima semana

Mari

Abelha Maia disse...

Uma delicia estes petiscos.
As suas melhoras.
bjsss

Rosi disse...

Pois é, amiga
Sou daquelas que se joga sem medo nos petiscos........adoro!!!
Bjs e boa semana

Claudia de Paula disse...

hummm...delicia ! Ja anotei ! Apesar de aqui nao ter estes pates prontos,da pra fazer...
O meu marido estava assim tambem,com infeccao no ouvido e sinusite. Ficou dois dias em casa... e' barra.
O antibiotico vai te fazer ficar melhor logo,logo,mas se cuida,ta amiga ? !


Bjs !

Desabafando disse...

Amiga, espero que se recupere rapidamente. É chato estar doente né?

Gostei do post de hoje e aproveito pra deixar uma dica legal pra festar infantis de um petisco rápido. VI isso numa festa em que estive no sábado e achei bem criativo. Sabe aquelas batatas smile? A dona da festa assou e colocou numas forminhas bonitinhas. Pronto, prático, bonito e todo mundo gosta! rsrsrs...

Trainee de Cozinheira disse...

Melhoras prá vc, Flávia, ficar doente ninguém merece!
Eu tb sou fã desse patê, mas comprava sempre o potinho, gostei da dica.

bjs

Maura

Michelle disse...

Oi Flor!!! Se cuida aí!!!

Ó na minha casa não tem essa história de petisco, afinal, é a fome que faz a comida ficar boa....rs rs rs

Brincadeirinha....adoroooo petiscar, aliás, se deixar lá em casa é petisco todo dia

Beijuuuuuuussssssss

Iliane disse...

amiga..se cuida e fica boa logo!!..amei seus petiscos..é amiga..nessa hora a criatividade e que conta..é só incrementar um pouco que fica maravilhoso né?bjus..otimo começo de semana..li

Sónia Meirinho disse...

e que maravilhoso petisco!!! uma delicia mesmo e ideal para essas ocasioes!! as melhoras do nariz!! eu sei o que é!! nesta altura do frio com as roupas quentes ganho alergia aos pelos da roupa e farto-me de espirrar!!! é terrivel...ficom com a garganta e o nariz com uma impressao enorme!! beijinhos grandes e bebe muito chá que faz bem!!!

Elisabete disse...

Fla, adorei suas dicas até mesmo para incrementar os nossos patês caseiros. Tudo saboroso.

angela disse...

melhoras...se cuide. bjs

Lourdes Sabioni disse...

Eu sei o vc sofre porque meu filho sofre assim também desde pequeno! Agora os patezinhos são Dez!
Bjs e melhora viu?

welze disse...

Oi querida. Seus petiscos estão lindinhos, e espero que essa onda de "ITES", passe logo e que esteja bem novamente logo, logo.

ANGELA disse...

Fla se cuida ta a gente precisa de vc com saude aqui ...pra fazer receitinhas maravilhosas q só vc sabe fazer, e amei estas dicas ai ,vai bem pra quem tem adolescente em casa q n para de falar mãe to com fome....rsss..bj linda

Gina disse...

Tenho em casa o patê de queijo com cebola da Sadia e gostei muito. Nem sempre podemos ou queremos fazer tudo em casa e alguns alimentos prontos quebram o galho, sem paranoia.
Bjs.

Michelle disse...

Oie!!! Tem selinho pra vc lá no meu blog! Qdo der passa lá!

Beijos

Rose disse...

Oiii Fla, espero que esteja melhorzinha agora...adorei os petiscos eu que sou doidinha por uma cerveja e com ele calor combina perfeitamente...kkkk
Bjinhus!!!

Tatiana disse...

Flá eu amo esse patezinho pronto de peito de peru. Já provou? Eu misturo uma colher de maionese e uma de creme de leite. É bem suave.
Adoro!!

Nane Cabral disse...

Fla estimo suas melhoras o qto antes, é horrível nariz entupido. Achei muito interessante ver a foto dos seus petiscos pq geralmente sirvo as mesmas coisas qdo preciso de algo rapidex, inclusive os ovitos q adoro! muita coincidência. Bjos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

»¤Þ䵣䤫 disse...

Idéias simples mais ótimas! Eu amo patê! Adoro fazer e comer petiscos! Oh... delicia! Melhoras Fla como vc mesma disse logo vc está 100% Bjinhos

Na Cozinha da Carina disse...

esses patês de bisnaguinha eu costumo misturar com requeijão! fica ótimo!

Maria Laura Martins disse...

Oi, Flavia...
Amanhã é aniversário do meu marido... vou fazer uma festinha e tava procurando umas idéias de petiscos pra servir... você foi a salvação... amei as dicas..
Super obrigada!