segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Feijão "quase" saudável!

Em casa consumismo pouquíssimo feijão. Eu particularmente adoro, mas como ele pesa um pouco no meu estômago, ultimamente tem sido raro eu prepará-lo em casa. Porém quando fui a nutricionista, ela insistiu que seria importante comer uma porção, nem que fosse pequena (2 col. de sopa), mas que teria sim que comer.

Então, o que eu tenho feito é comer no trabalho, porque lá tem feijão todos os dias, e pelo menos o "caldinho" eu jogo por cima do arroz, mas nem sempre ele me apetece.

E aqui em casa, como somos apenas dois, se eu preparar 1/4 do pacote, ou seja 250 gramas dos grãos, eu consigo pelo menos 3 potinhos para congelar fora o que consumimos no dia do preparo, então resumindo, é muito feijão pra pouca gente...hehehe.

Mas o que eu realmente gosto é de um feijão temperadinho, e o que digo com "temperadinho" é com uma calabresinha, um baconzinho, um alhozinho, resumindo, um feijão nutritivo "pero no mucho"...hehehe.

E sabe com quem eu aprendi a fazer um feijão batuta? Com meu sogro. No começo confesso que me assustava tanta calabreza num feijão só, mas quando meu marido começou a preparar para nós também, eu viciei no bendito. E claro, agora, cada vez que eu faço feijão em casa, lembro do Migué (meu sogrinho) e preparo o feijão quase igual ao dele.

Simples de fazer olha só:

- 250 gr. de feijão da sua escolha, deixe de molho em água, na panela de pressão por 1 hora no mínimo. Quando for tampar a panela e colocar na pressão, coloque lá dentro 1 cabeça de alho inteira lavada, com casca e tudo, a cabeça mesmo tá?!

- Tampe e deixe na pressão por mais ou menos 25 minutos ou até que os grãos fiquem cozidos. Aí você retira a cabeça do alho e espreme cada dente, irá ficar um purezinho (sai facinho a casca), que você colocará de volta na panela.

- Enquanto isso, numa outra panela frite 1 calabresa e/ou um pedaço de bacon na própria gordura e quando estiver bem fritinho, adicione tempero pronto ou sal a gosto.

- Despeje uma concha do feijão na panela com a calabresa e amasse com um garfo os grãos, é essa mistura grossa que irá ajudar a engrossar o caldo do feijão. Deixe ferver e coloque junto com o restante do feijão que está na outra panela.

- Agora é só deixar apurar o sabor e ferver mais um pouco para engrossar o caldo.



Ai ai ai viu... esse eu congelei com gosto, porque ele vai apurando o sabor e fica mais gostoso ainda...hehehe. É que nem feijoada, eu prefiro depois que ela está congelada, porque fica bem mais saborosa do que feita na hora. E olha esse pratinho com arroz, salada de berinjela, o feijãozinho e confesso, quibe congelado (porque as vezes só o congelado salva! hehe).



Tudo bem, eu sei que quase todo mundo sabe fazer feijão, mas olha, esse feijãozinho fica especial, eu garanto que todo mundo vai amar.

Bom, a semana começou e eu como trabalhei o final de semana todo, estou mais cansada do que nunca, mas vamos que vamos que tudo dá certo...rs.

Boa semana pra vocês!
Beijão,
Fla.


P.S. O feijão do sogrão é bom, mas o da minha mãe é o melhor feijão do mundo!!! =) Mas esse nem adianta tentar fazer igual, que o dela é único!!!!!!!!

24 comentários:

  1. olá Flá. tem selinho pra vc no gostosurassemtravessuras.

    ResponderExcluir
  2. a eu amo feijão!
    tem dias que como arroz, feijão e farifinha pronta.. .rs

    ResponderExcluir
  3. Ficou uma feijoada!! hihi. Eu não aprecio muito feijão, com pena minha, mas sei que quem adora tem pratos deliciosos. Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida! Deixei um presentinho para você lá no blog! Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Olá Fla. A batata doce é semelhante à normal mas tem uma forma mais irregular, uma côr alaranjada e um sabor mais adocicado!! É bastante saborosa!!! Beijinhos e obrigada pelos comentários.

    ResponderExcluir
  6. Oi Flávia,
    Eu tb acho que feijão deve estar em todas as dietas, mas com essa quantidade de alho vc e mata, se vc não se lembra sou a blogueira que diminui o alho de tudo!
    bjs

    Maura

    ResponderExcluir
  7. AMEI SEU FEIJÃO FLÁ.....Q DELICIAAAA....OLHA A NUTRICIONISTA DA MINHA TIA Q FEZ REDUÇÃO DO ESTOMAGO DISSE PRA ELA SE NÓS TIVERMOS Q TIRAR Q TIREMOS O ARROZ E FICASSEMOS SÓ COM FEIJÃO POIS ELE É O ESSENCIAL PRA SAUDE TEM TUDO Q PRECISAMOS DE TÃO SAUDAVEL E ELA FAZ ASSIM COME MAIS FEIJÃO Q E ARROZ SÓ UMA COLHERZINHA...MAS PARABÉNS O SEU TA ME OLHANDO...KKKK..BJ LINDINHA

    ResponderExcluir
  8. Olá Flávia
    O feijão do seu Migué parece ser bom mesmo, isto de pôr a cabeça de alho inteiro pra cozinhar junto, deve dar um sabor peculiar.
    Eu adoro feijão não fico sem, qualquer hora vou por o alho assim, pra ver como vai ficar, mas calabresa e bacon só na feijoada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. eu adoro feijão Fla, sempre preparo em casa, com beterraba, batata, cenoura e chuchu, falo que é feijão do super heróie, o Erik adoro, viu só minha ´copia melhorada, rsrsrs

    bjs e avante

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro feijão de todas as cores, ficou uma delicia, adorei.
    bjssss

    ResponderExcluir
  11. Muito rico seu feijão, eu também quando faço, coloco nele essas "tranqueiras", no bom sentido, é claro...rs! Que delícia!!!
    Uma leve semana pra você! Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  12. Fla, eu sei fazer feijão, mas não como esse. :D

    Eu tento fazer igual ao da minha mãe, mas o dela é que fica gostosão... quem sabe quando eu for mãe não chego lé, né? Desconfio que esse é o segredo... ehehehe...

    ...
    Fla, a ideia das pequenas telas acabou puxando outra, e o post ficou mais rico ainda. :)

    Atualizei o post com tua dica. Obrigada! :D

    ResponderExcluir
  13. Eu gosto demais de feijão! Gosto de usar um cubinho de caldo de costela ou bacon. Mas assim me parece muito gostoso!

    ResponderExcluir
  14. Eita Fla, que me deu uma vontade danada de comer esse feijão!
    Amo feijão bem temperado e cheio de coisinhas dentro, charque, linguiça, bacon, afff.
    Pena que aqui em casa, o povo não goste muito de feijão carioca, gostm é de feijão preto, só compro dele. A saudade do carioca, só amto na casa da sogra e dos amigos, hehe.

    Bjão!

    ResponderExcluir
  15. Eu adoro feijão mas sabe que quando estou trabalhando e tenho que comer na rua eu evito comer? Porque geralmente eles colocam bacon e outros tipos de coisas que eu não como..rsrsrsrs...(por ser vegetariana).

    Então por desconfiança fico apenas mesmo com o feijão de casa..rsrsrs..

    obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  16. Flávia, feijão é bom demais...Este seu esta com uma aparência... Eu também sou fã de feijão. Outro dia me disseram que o feijão azuki (japonês) era bom pois tinha muito mais ferro. Eu comprei e testei, fica super saboroso. Experimente. Bjs.

    ResponderExcluir
  17. Nós adoramos feijão de todas as maneiras cozinhadas :D
    O teu pratinho está delicioso!
    Beijinhos doces**

    ResponderExcluir
  18. eu tambem amo feijão e numca faço..justamente por esse peso que ele deixa na gente!!!mas..tem dias que sinto o cheiro do feijão da vizinha e morro de vontade de comer só um pouquinho!mas..êsse feijão do seu sogro é tudo de bom..deu agua na boca sóe em vêr a foto!amei..ah..fiz a lasanha de batatas..e amei..bjus querida otima semana..li

    ResponderExcluir
  19. Fla : Acredite pois é a pura verdade, meus 3 mosqueteiros não viveriam 1 dia sem feijão...Eu gasto 6 kg por mês!!! Já pensou uma cabeça de alho p/ cada 250g ? Tô ferrada! :(
    Mas um dia vou experimentar essa delícia! Bjs

    ResponderExcluir
  20. Aqui em casa, feijão so no dia que cozinha...depois vai bem devagar kkkkk
    Bjinhus!!!

    ResponderExcluir
  21. kkkk! Só vc mesmo, Fla! Adorei as dicas, e morri de rir com os kibes congelados! :) Beijão, Fabi.

    ResponderExcluir
  22. Hoje não tinha nenhuma carne para colocar no feijão e temperei com alho e louro. Não é que ficou bem gostosinho? Gosto muito mais de feijão do que de arroz. Ponho 2 colheres pequenas de arroz e cubro com feijão... delícia!
    Que interessante a maneira como cada pessoa faz seu feijão!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  23. Já anotei a sua receitinha de feijão, vou fazer e colocar no blog, eu AMO feijao!
    Só que eu acho o meu tão sem graça.....
    Ahh...eu tb acho que o melhor feijao do mundo é o da minha mae!!!!!!!!!!!1
    beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.