terça-feira, 20 de outubro de 2009

Cortes de carne

Bom pessoal, hoje eu vou fazer um post a pedido da Lúcia de Uberaba/MG. A Lúcia sempre comenta meus posts através do e-mail porque diz que não se sente a vontade para comentar como as outras colegas que visitam meu blog. E algumas outras pessoas também fazem isso, e tenho maior prazer e responder a todas.

Mas meninas, não se acanhem tá?! Aqui o espaço é bem democrático e aberto para todo o tipo de comentário. Mas podem continuar mandando e-mails que eu vou adorar. Façam aquilo que vocês tiverem vontade.

Bem, voltando, a Lúcia me contou pelo email que ela tem 22 anos, acabou de se casar e que a cozinha para ela era um território bemmm desconhecido. Disse também que na casa dela quem cozinhava era a mãe ou a empregada e que por isso ela nunca se interessou pela arte culinária. Mas não é que a bonita anda se jogando no território antes inimigo e está dando show?!

Como ela foi morar longe da mãe, e não tem muitos amigos lá em Uberaba, agora ela sempre se vê num dilema quando vai ao açougue e como ela mesma diz "carne moída pra ela é a que já está moída", porque ela não tem ideia de que carne comprar para fazer o que.

E no intuito de ajudá-la e também a outras colegas que por aqui passam e que tenham a mesma dúvida, eu fui atrás de informações que possam ser úteis e espero que tanto a Lúcia, quanto todas vocês gostem das dicas.


**********

Para quem não conhece, este é o boi...hehehe.


1. Cupim: parte bem gordurosa e fibrosa, utilizada para churrasco ou feita na grelha.

2. Acém: carne magra, macia, muito utilizada no preparo de ensopados, picadinhos, cozidos, carne moída e carnes de panela.

3. Contrafilé de costela: carne saborosa, suculenta e macia, possui fibras curtas e rijas, sendo muito utilizada em churrasco, grelhas ou cozida com legumes na forma de ensopados.

4. Contrafilé: carne macia com uma capa de gordura que ajuda a manter a umidade da mesma. Ideal para churrasco, bifes na chapa e grelhados.

5. Filé Mignon: é o corte mais macio e magro do boi. Ideal para bifes, medalhões, escalopes, strogonoff, rosbifes, assados em geral e picadinhos.

6. Picanha: carne macia e suculenta e no Brasil é a carne mais utilizada em churrascos, mas também pode ser preparada no forno com o cozimento feito de forma lenta. A picanha nunca pode pesar mais de 1 e 1/2 kg e possui uma brilhosa capa de gordura que ajuda a manter a maciez da carne.

7. Alcatra: possui fibras macias e é uma das mais nobres. Pode ser utilizada principalmente para bifes e grelhados. Feita em pedaços na churrasqueira também é excelente. Evite cortes finos para que a carne não resseque.

8. Coxão duro: com fibras longas e com uma grossa camada de gordura, é ideal para carnes de panela ou carne enrolada, pois exige um cozimento longo.

9. Coxão mole: carne macia mas não muito suculenta. Ideal para bifes à milanesa, enrolado, escalopes, picadinho, moída e strogonoff.

10. Lagarto: de fibras longas, magra, de formato arredondado e alongado. Utilizado para carnes de panela, carne desfiada, assados, rosbifes. Crua ela dá origem ao carpaccio.

11. Rabo: ossos cobertos de carne gordurosa, utilizada para fazer a famosa rabada.

12. Músculo do traseiro: carne com muitas fibras e nervos porém muito saborosa. Muito uitlizada em ensopados, molhos, papinhas e sopas.

13. Patinho: menos macio que a alcatra, é utilizado para bifes à milanesa, preparações com carne moída, escalopes e picadinhos.

14. Maminha da alcatra ou ponta de alcatra: boa para assados e churrascos em geral. O corte correto desta carne faz toda a diferença para manter a sua maciez, sempre contra as fibras. Também vai bem em bifes grelhados.

15. Fraldinha: corte muito saboroso que vai muito bem com ensopados, picados, cozidos, carne moída e também no churrasco desde que em tiras grossas.

16. Costela: exige um longo tempo de cozimento para amaciar suas fibras. Usada principalmente para churrasco ou cozido com legumes. Tem bastante gordura por isso a carne é tão suculenta.

17. Ponta de agulha ou capa de filé: usada em ensopados, assados ou sopas. Carne excelente para churrasco. A minha predileta por achar mais saborosa. Com essa carne pode-se fazer o matambre (a costela recheada e enrolada) e também a costela no bafo.

18. Paleta ou Sete: ótima para molhos, sopas e ensopados. Muito saborosa na minha opinião.

19. Raquete: mais musculoso que o acém, com fibras longas e gordura concentrada. Muito boa para sopas, ensopados, molhos e bifes.

20. Peixinho: tem menos nervos que o músculo e é tão saboroso quanto. É excelente para sopas e ensopados, mas também é ótimo para escalopes.

21. Pescoço: utilizado em sopas, caldos, guisados, refogados.

22. Peito: dele é feito o pastrame, um temperado servido em fatias finíssimas como o carpaccio. Exige muito tempo de cozimento por causa da grande quantidade de fibras. Pode ser usada em cozidos, ensopados e em casa é a base de uma receita chamada: feijão pescador.

23. Músculo do dianteiro ou Braço: pode ser usado em bifes, ensopados, sopas e carne de panela.


****************

E então, agora dá pra ter uma ideia de que carne utilizar para o preparo de cada prato não é mesmo? Retirei as informações deste site, sendo que dei uma resumida básica.

Lúcia eu espero ter te ajudado e que as outras amigas que visitam este blog também gostem do post de hoje.

Um beijo enorme e até amanhã.
Fla

15 comentários:

  1. Ajudou não só a Lúcia! Eu ando meio enjoada das mesmas carnes... Comprar carne em supermercado tem que ser a que arece mais fresca no dia e não a que a gente quer. Preciso achar um bom açougue por aqui, alguma sugestão?

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que boa explicação Fla, n só ahudou a Lúcia como tb muita gente :D
    Beijinhos doces miga *.*

    ResponderExcluir
  3. Adorei, Fla! Eu também sou um pouco adepta do "carne moída é a que já tá moída" hehehehe. Essas informações vão me ajudar um montão! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Hum, ótimo post, me ajudou muito também. Não entendo nada de carne, meu marido compra e me diz: essa serve para isso, aquela serva para aquilo, hehe.

    Que vergonha.

    Bjão!

    ResponderExcluir
  5. Fla, muito bom o post, informações preciosas até para quem conhece um pouco. Agora muitos açougueiros não vão passar a perna na gente querendo empurrar outra carne que não a que pedimos, é só prestar atenção ao corte! Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  6. Adoreiiiiii, num entendu nada de carne...chego no açougue e peço, quero bife ou quero carne de panela, ou carne moída...rs rs rs

    P/ Lúcia....não se acanha em comentar!!! E sobre a pouca intimidade na cozinha, qdo casei, fiz carne moída c/ legumes na panela de pressão, deixar cozinhar por uns 30 minutos, sentiu o drama, né!!! rs rs rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Flavinha, muito obrigada pelo post. Com certeza irá me ajudar bastante.

    Tá vendo, hoje eu resolvi comentar para agradecer.
    Vou tentar imprimir esse post, será que tem como? Assim levo para a minha casa, porque lá como eu te disse não tenho net ainda.
    Obrigada mais uma vez e um beijo,
    Lúcia.

    ResponderExcluir
  8. Eita, me ajudou também. É que sou anta na cozinha... :(

    ...kkkk... tenho que rir comigo mesma de mim mesma,né não? :D

    Enfim, posts assim ajudam muito quem casou sem noção do que era cuidar de uma casa, e que nela havia uma cozinha... É. Nela havia uma cozinha...

    ResponderExcluir
  9. Fla,que maravilha !
    Isto e' otimo pra mim que quase nao sei os nomes dos cortes de carne em portugues.

    Obrigada !

    ResponderExcluir
  10. Olá Fla, acho que vc ajudou muita gente, eu não costumo fazer carne pq sou vegetariana, mas muitas vezes preciso cozinhar para pessoas que comem carne, então isso ajuda muito. Bjos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Boa Fla, sempre tive problemas em saber onde ficava cada parte do boi...hoje já me acho!! Beijão

    ResponderExcluir
  12. Adoro esse tipo de post informativo! Parabéns Fla! Bjokas

    ResponderExcluir
  13. Uaaaaaaaaaaaaaaaauuu. Esta dica ajuda-me imenso pq qd vou ao talho nunca sei o que é bom para o que e por vezes ja tenho sido enganada.

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.