quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Hamburguer de soja

Eu já comentei aqui o quanto eu gosto de soja e o quanto eu considero importante o seu consumo. Em casa, pelo menos 1 vez a cada 15 dias eu procuro fazer um prato com a proteína de soja texturizada, que graças a Deus meu marido come e gosta, portanto não há empecilho nenhum lá em casa.

Eu acredito que muitas pessoas tenham preconceito quanto ao sabor, mas posso garantir que ela bem preparadinha, super temperada, fica com um gostinho delicioso e se não fosse pela sua textura um pouco diferente para algumas pessoas (porque eu já acostumei), tenho certeza que todo mundo provaria e não acharia ruim.

Essa receita de hoje eu busquei em um blog chamado Cantinho Vegetarino. Adoro este espaço e a dona dele, a Elaine, é sempre muito atenciosa. Lá você encontrará diversas receitas vegetarianas separadas por: Veganas, Lacto e Ovo-Lacto. Gente, vale muito a pena conhecer esse cantinho. Já fiz algumas receitas e cada postagem nova da Elaine eu fico mais animada em melhorar a minha alimentação.

Como vocês podem ver, na primeira foto, eu fiz esse sanduba que ficou divino. Como a nova fase de reeducação alimentar exige claro que eu me alimente de forma mais saudável, decidi fazer esse lanche com o hamburguer de soja, mussarela, tomate, rúcula e só usar uma fatia de pão para cada sanduíche. E só nessa brincadeira eu economizei em 110 calorias, é mole? Não, eu não estou nessa fase neurótica de contar calorias, odeio isso, mas quando eu olhei no saquinho do pão fiquei chocada...rs.

Bom, o link original da receita está aqui. Mas vou colocar os ingredientes da forma como eu fiz ok?




Ingredientes:

- 250 gr. de PVT granulada
- 1 cebola grande ralada
- 2 dentes de alho ralados
- 1 col. café de curry
- 1 col. chá de açafrão
- 2 col. sopa de orégano
- 1 col. de manjericão seco
- 6 col. sopa de óleo
- 2 col. sopa de mostarda
- 22 col. sopa de farinha de trigo
- sal e pimenta a gosto
- 1/2 xícara chá de shoyo
- água fervente
- 1 xícara de farinha de rosca

Preparo:

- Coloque o PVT em uma vasilha e adicione água fervente até cobrir. Junte o shoyo, mexa bem e deixe descansando por meia hora.
- Passe pelo espremedor de batata ou aperte bem com as mãos até sair toda a água.
- Coloque o PVT hidratado em um outra vasilha grande, adicione a cebola, o alho, o curry, o açafrão, o orégano, o manjericão, o óleo, o sal, a pimenta e a mostarda. Misture bem todos os ingredientes.
- Adicione a farinha aos poucos e vá mexendo. Caso necessite coloque mais farinha até obter uma liga onde você consiga enrolar e moldar os hamburgueres.
- Modele, passe na farinha de rosca e asse em forma teflonada até ficar ligeiramente dourado, algo em torno de uns 25 minutos.
- Se quiser, frite uma frigideira com um pouco de óleo.

Rende aproximadamente 15 hamburgueres e você ainda pode congelar por até 6 meses. Para o congelamento, coloque em uma assadeira, um ao lado do outro por 2 horas. Depois é só colocar em um saquinho e manter no congelador.

Olha gente, fica muito bom. Se alguém tiver alguma dúvida, quiser alguma outra receita de soja ou alguma dica, fiquem a vontade para me escrever ok?

Espero que tenham gostado da receita.
Beijos,
Fla.

21 comentários:

  1. Devem ser optimos os hamburgueres. Eu nunca fiz nada com soja mas sei que faz muito bem. Mas já fiz pratos vegetarianos que sao deliciosos. Gostava de ser vegetariana mas nao dispendo o peixe, carne nem marisco!! É bom demais :) Beijo

    ResponderExcluir
  2. Uau, mas q delicia este hamburguer :D
    Minha querida Fla manda pra Portugal sim?
    Beijoquinhas *.*

    ResponderExcluir
  3. Essa receita é muito saudavel...
    Sucesso..

    ResponderExcluir
  4. Fla, eu adoro kibe de soja, com cenoura, hummm....Bom demais! Nunca tentei hambúrgueres, achava de dá muito trabalho, olha a preguiça aí...
    Uma semana iluminada!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei Fla. Eu nunca fiz nada com soja, mas acho que é por pura preguiça mesmo... rsrsrs Eu não como hamburguer destes congelados nem x-burguer, etc... Antes eu comia só big mac ou whoper do burguer king. Agora nem estes eu como mais, por causa da reeducação alimentar e o melhor é que não estou sentindo a mínima falta. Vou ver se acho esta PVT granulada. Meu marido tb é aberto a estas experiências com soja. Já fomos em restaurantes vegetarianos e ele disse que é igual a carne para ele. Obrigada pela dica do blog vegetariano.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. a receita parece boa amiga!
    só queria saber se os hamburgueres não ficam secos... por ser de soja?
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Muito bom mesmo esses hamburgueres né!?
    Eu sempre faço aqui em casa também...ainda vou ser "vegan" de verdade...rsrsrs mas só eu e a filha quem comemos...o marido não gosta...só come se for camuflado rsrsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Confesso que nunca provei, mas está com óptimo aspecto!!!!
    Apetece comer tudinho!!!!
    Gostei muito do teu blog!!!!
    Beijinhos:)

    ResponderExcluir
  9. Oi Flá, que bom que vocês gostam de soja. Apesar de saber do seu grande valor nutritivo, não consigo gostar nem mesmo do suco. Sorte a de vocês. Saúde.

    ResponderExcluir
  10. Fla, eu gosto muito de soja granulada, as vezes até misturo com a carne.
    Ficaram uma delicia e bem guarnecido.
    bjsss

    ResponderExcluir
  11. Nuna fiz soja em casa, acho q pq tenho trauma pq era obriagada a tomar leite de soja no colégio qdo era criança e odiava, qdo ouço "soja" me arrepia a alma! kkkkk
    Mas parece gostoso!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  12. Flá, amei a receita... Eu sempre faço PTS como se fosse carne moída, mas enjoa, né??? Fazia macarrão e colocava no molho, ficava igualzinho a bolonhesa... Obrigada pela receita e dica do site.BJs.

    ResponderExcluir
  13. Obrigada por lembrar de nós, vegetarianos...rsrsrs....brincadeirinha.....adoro soja, aqui em casa fazemos strogonofe, soja refogada (parecendo carne moída)! E faz tempos que estava procurando alguma receita bacana de hamburguer de soja...vou tentar! Adorei!

    ResponderExcluir
  14. Agora uma receitinha light!!! VIva!!! kkkkkk

    Flávia, tem presentinho pra vc no meu blog.

    Cheiro.

    ResponderExcluir
  15. Hummmm...adoro soja, e como você disse bem temperada é maravilhosa...faço uma salada com ela em grãos muito boa e saudável também...aprendi a gostar de soja na Facul...
    Vou lá conferir o blog que você indicou...apesar de gostar de carne também gosto de comida vegetariana hihihihihi
    Bjokas!!!

    ResponderExcluir
  16. Flá eu faço quibe de forno de soja de vez em quando, hamburguer nunca fiz. Anotei a receita, tá lista dos "a fazer".

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Fla, adorei esta receita! Amo tudo de soja mas sou meio [preguiçosa para fazer. Como esta semana estou na cozinha, vou experimentar fazer este hambúrguer. Acho q Sophia vai gostar tb.
    Ah!Muito obrigada pelo constante carinho lá no blog e me desculpe a ausência por aqui nestes últimos dias. Ando enroladinha esta semana, mas na q vem normalizo tudo. Hj postei uma promoção lá no blog que acho q vai gostar de participar. Passa lá. Beijão, Fabi.

    ResponderExcluir
  18. Hummm...a receita ficou com uma cara ótima!
    Eu nunca fiz nada com soja, mas eu gosto!
    Obrigada pelas felicitações!!
    Uma linda sexta-feira
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Ei Fla! Amei essa receitinha de hambúrguer de soja, eu como vegetariana fico babando né? bjocas, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Ei Fla! Amei essa receitinha de hambúrguer de soja, eu como vegetariana fico babando né? bjocas, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.