quinta-feira, 21 de maio de 2009

Farofinha ou viradinho

As vezes o arroz e feijão nosso de cada dia precisa de um complemento não é mesmo? E vamos combinar que uma farofinha vem sempre a calhar. Fora aquela farofa para acompanhar um churrasquinho bem gostoso.

Aqui em São Paulo, é costume também fazer o virado, que eu não sei muito bem qual é a diferença da farofa pro virado, no entanto, viradinho de milho verde faz muita diferença em um churrasquinho. Estou falando de São Paulo porque minhas duas únicas bases, vamos dizer assim, de conhecimento culinário são Campo Grande (MS), e São Paulo. Conheço bem as diferenças das duas regiões e de seus sabores.

Eu fiz esta receitinha num dia que eu senti a necessidade (mentira, era vontade mesmo...) de acrescentar uma farinha no meu arroz e feijão. Veja como é fácil.


Em uma panela, coloque duas colheres de margarina para derreter. Frite na margarina 1 cebola picadinha e uns 3 dentes de alho amassados. Em seguida, coloque 1 lata de ervilha e 1 cenoura ralada. Mexa com cuidado para não desfazer a ervilha, por uns 5 minutos. Depois, acrescente farinha de mandioca torrada, até obter uma farofa bem úmida. Se achar necessário, coloque um pouco de azeite para amolecer a farofa ou virado. Acrescente uma boa pimentinha, nesse caso eu usei a biquinho, e é só servir.

Fácil né?

Bom, aproveitando o post eu gostaria de agradecer muito muito muito a Lidi do blog Bicha Fêmea, que me convidou para participar do blog dela como Bicha Fêmea Convidada.

Lidi, como você mesma diz, estou que nem pinto no lixo que tããããão contente. Obrigada mesmo. E aproveito para agradecer a todas as comadres que estão chegando aqui no Arte pelo Blog da Lidi. Vou agradecer uma a uma em seus respesctivos blogs, me aguardem e espero que gostem do meu cantinho que é humilde, sem muito requinte mas feito com todo carinho do mundo.

E se você que tá passando aqui e ainda não conhece o blog da Lidi, corre lá doida... não sabe o que tá perdendo, o blog é uma delícia!

Beijos a todo mundo.
Fla

4 comentários:

  1. Oi, Fla!!!

    Ô que blog perdição, meu pai!
    Mulher, tu és boa de cozinha mesmo, e cozinha das boas!!!

    Oh! Você que foi brilhante no seu post, e sou eu quem tem que agradecer. E o melhor? As bichas tão gostando demais!!! ;)

    Beijos e parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Flávia

    Vi tua história lá no Bicha Fêmea e me interessei muito pelo seu projeto. Na verdade estou passando por uma situação semelhante e queria trocar umas figurinhas. Pode ser?
    Acho que é melhor por e-mail, mas não consegui encontrá-lo por aqui. Tem como me passar? Anota o meu endereço ou pdeixa lá no blog: rosimarycosta@hotmail.com / http://mundinhodarosi.blogspot.com

    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  3. Oiii, bom já disse lá no Bicha que adorei o seu post...então passei pra agradecer a visita...adorei as receitinhas que tem aqui...grande beijo

    ResponderExcluir
  4. Fla, vim retribuir suas visitinhas ao Cantinho Vegetariano.

    Fico feliz em saber que está diminuindo a carne do cardápio. Os animais, sua saúde e o planeta, só têm a ganhar com isso.

    Amo farofa... Essa sua receita parece tudo de bom.

    Abraço, bom fim de semana!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.