terça-feira, 12 de maio de 2009

Domingão com feijoada

O domingo que prometia ser de friozinho com chuva, no final das contas foi ensolarado e de calor, mas nada atrapalhou nossos planos (meu e da minha irmã) de uma feijuquinha com direito a caipirinha, couve com alho e bacon, farofinha e claro aquela pururuca.

Feijoada é uma coisa muito particular. Em restaurante geralmente eles colocam os ingredientes separados, justamente porque tem muita gente que não gosta de carnes "esquisitas" como pé, rabo, orelha e por aí vai. Eu sou uma dessas pessoas, não consigo comer essas coisas.

Na casa da minha mãe ela as vezes colocava, a gente separava e boa, mas nunca me agradou a idéia de saber que a orelha do bicho tava lá dentro...argh. Por isso, hoje em dia, eu só faço feijoada com as carnes que eu gosto, e o sabor é o mesmo, eu agarantio...hehe.

Outra coisa que tomo muito cuidado é para não deixar a feijoada muito gordurosa apesar de todos os ingredientes, então apesar do processo ser meio demorado, vale muito a pena, porque ela fica leve no quesito "entupindo a coronária".

Ah, e esse creminho em cima da feijoada é o molho de pimenta que fazemos, e que também é opicional, mas em casa não pode faltar. E a foto só da feijoada no fim esquecemos de tirar, mas tudo bem.



Ingredientes da feijoada:

- 1 kg de feijão preto
- 1 cabeça de alho
- 2 folhas de louro
- 200 gr de bacon cortados em cubos grandes
- 1/2 quilo de costelinha de porco salgada
- 1/2 quilo de lombo de porco salgado
- 4 gomos de paio em rodelas
- 2 gomos grandes de linguiça calabresa em rodelas
- 1/2 limão fatiado
- Sal e pimenta a gosto
- Você pode adicionar outras carnes como salame em rodelas ou então pedaços de carne seca

Preparo:

-Na noite anterior:

1. Lave bem todas as carnes salgadas. Pique o lombo em cubos médios e a costelinha em tiras. Deixe de molho na água gelada com algumas fatias de limão.

2. Em uma panela de pressão deixe o feijão preto de molho.

3. Fatias as linguiças e o paio e deixe também de molho em água gelada com fatias de limão.

- No dia da feijuca:

4. Troque a água das carnes. Lave bem os pedaços novamente e coloque-os em uma panela de pressão com água limpa. Deixe ferver sem pegar a pressão por aproximadamente 20 minutos. Essa etapa serve para eliminar ainda mais o sal e também a gordura extra da carne.

5. Depois troque a água novamente e cozinhe na pressão até que as carnes estejam firmes porém cozidas. Aproximadamente 20 minutos. Não deixe muito tempo para que elas não fiquem desmanchando muito. Lembre-se que essas carnes ainda vão ficar por algumas horas no fogo com o feijão.

6. Troque a água das linguiças e deixa-as fervendo em água limpa por aproximadamente 10 minutos. A quantidade de gordura que vai sair é enorrrrme. Escorra e reserve.

7. Cozinhe o feijão preto com bastante água até que ele fique firme, porém cozido.

8. Agora em uma panela bem grande, ou então em duas de pressão (aí você divide metade das coisas em cada panela), coloque o feijão, as carnes, a linguiça, o louro e deixe ferver em fogo baixo por uns 40 minutos. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Caso precise de mais água, vá adicionando água quente aos poucos.

9. Frite em uma panela o bacon até que fique dourado, adicione o alho para fritar. Coloque a mistura junto com a feijoada, prove e acerte o sal. Deixe no fogo baixo por mais 1 h e 20 minutos mais ou menos, até o feijão tomar bem o sabor das carnes e o cheiro começar a te enlouquecer...rs.

10. Para o molho de pimenta bata no liquidificador cerca de 2 conchas cheias de feijoada, 1/2 concha de água, 1 cebola inteira, 1/2 maço de cheiro-verde e 1 pimenta dedo de moça com semente.


Agora colega, faça aquele arroz fresquinho, uma farofa ou utilize daquelas prontas que também são ótimas, refogue aquela couve com bastante alho e bacon, reúna a família, e depois do almoço durma a tarde toda...kkkkk.

Eu amo, amo, amo feijoada. Ainda não rolou o bolinho porque eu tive muita preguiça, mas quero fazer com certeza, porque aquele bolinho de feijoada deve ser tudo de bom.

Ah, essa porção serve muito bem 6 pessoas e ainda dá pra congelar o que sobrar, o que eu particularmente amo, porque ela congelada pega bem mais o sabor...risos.


Bom a pururuca desta foto foi enviada para mim pela Bruna, minha amiga de Belo Horizonte. Assistindo a Ana Maria Braga um dia, ela estava mostrando um tipo de pururuca que só vendia em Belzonte... quase morri pelo ataque das minhas lombrigas, e fiz um pedido para minha amiga Bruna que caso ela encontrasse a dita cuja, que eu queria um pacotinho. Bruneka não só achou como me mandou 3 lindos pacotes que estão maisssss que aprovados. Bru, já disse que te amo? :D

A pururuca são pedaços do próprio couro do porco. Os pequenos quadradinhos já salgados, são fritos em óleo bemmmmmmmmm quente e começam a crescer, crescer, crescer e ficam assim, lindos e deliciosos.
É isso gente... tudo lindo, tudo saboroso, tudo obviamente engordativo, mas faz parte né?

Beijos,
Fla.

4 comentários:

  1. Eita que a minha barriga roncou vendo a feijoada... affff!

    Que delícia que deve ter ficado!!!

    Ah! Pois é, Fla. Quase toda mulher tem a bolsa “naquelas condições”. A minha vez ou outra pede socorro e eu tento dar uma melhorada. Por isso acho que o organizador de bolsa da Isabela é mesmo uma “mão na roda” , além de bonito!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Fla, que delícia! Depois deixe a receita do molho de pimenta, eu ADORO.

    Fico feliz que tenha gostado da pururuca. :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. nem vou falar nada, viu?! rs!!!
    na minha época de faculdade, dividia o ap com uma amiga de rio preto. a mãe dela vinha sempre e ficava a semana toda cuidando da gente. comidinha gostosa na mesa, coisa de mãe, sabe? e d. alba trazia a pururuca que ela fazia. comprava o couro, tirava a gordura, colocava numa assadeira e levava ao forno quente, já cortado em pedaço, até sair toda a gordura. ficava sequinho. delícia!
    em outubro do ano passado, reencontrei a amiga. e não é q d.alba me mandou as pururucas?!
    eu amo, Fla!
    bj

    ResponderExcluir
  4. não devia ter visto isso essa hora...rs...
    que delícia, Fla!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.