domingo, 19 de abril de 2009

Quibebe

Esses dias atrás eu estava assistindo uma reportagem, que infelizmente eu não me lembro direito, mas acho que foi na "Domingo Espetacular" da Record, sobre abóboras, e fiquei espantada ao ficar sabendo de todas as suas propriedades nutritivas e também pelo fato de ela possuir poucas calorias, por ser composta em grande parte por água.

A abóbora possui alto teor de betacaroteno, vitaminas antioxidantes, vitamas do complexo B, possui uma grande quantidade de fibras, e pasmem, 100 gr de abóbora tem aproximadamente 40 cal.

Eu apesar de gostar muito de abóbora não costumo utilizá-la em muitos pratos, e naquela reportagem, eles mostraram a utilização dela em sopas, saladas, cremes e guarnições, além claro, do famoso camarão na moranga.

Aliás, a variedade de tipos de abóboras e abobrinhas é enorme, e na reportagem eles mostraram qual tipo é usado para cada prato. Eu ainda vou encontrar esta reportagem, procurei muito na internet e não encontrei.

Bom, o que rola aqui em casa sempre que eu vou a feira e compro pacotinhos já picados de abóbora é o Quibebe, que eu descobri na internet, é um prato de origem africana, e que tradicionalmente é feito com carne de sol ou charque. Porém eu não utilizo nenhum dos dois e fica bom também.

Vamos então a minha receita de Quibebe que é ridícula de tão fácil.

Ingredientes:

- 500 gr. de abóbora
- 5 dentes de alho
- 1 xícara de cheiro-verde
- 1/4 xícara de água
- 1 col. sopa de azeite
- Pimenta calabresa a gosto
- Sal a gosto

Preparo:

- Em uma panela de pressão coloque o azeite e doure um pouco os dentes de alho inteiros.
- Coloque a abóbora, a água, a pimenta e tempere com sal a gosto.
- Tampe a panela e deixe na pressão por aproximadamente 25 minutos.
- Retire a pressão e deixe apurar, até secar quase toda a água.
- Coloque o cheiro-verde e sirva.

Fácil né?

A partir de agora pretendo testar outras receitas, inclusive um nhoque que vi em outro site dias atrás. Já que é tão saudável não custa nada incorporar a nossa alimentação, porque saborosa ela é demais.

E você, em que pratos utiliza abóbora?

Beijos,
Fla.

Um comentário:

  1. Fla, a minha prima faz pudim diet de moranga e é muito bom, além de não ter quase nada de calorias. A primeira vez que comi nem acreditei que era feito de moranga.

    Vou pedir pra ela a receita e te passo.

    Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.