segunda-feira, 23 de março de 2009

A soja é nossa amiga!

Odiada por muitos, amada por poucos, a soja vem ganhando cada vez mais adeptos, tanto pelo seu alto valor nutritivo já comprovado em diversas pesquisas, tanto pelas pessoas que buscam uma alimentação mais saudável e até mesmo menos "carnívora".

Eu acho que já até disse isso aqui, mas eu acredito que todo vegetariano é um ser evoluído. Eu, infelizmente ainda não consigo resistir a um pedacinho de picanha e um bacon fritinho, mas aos poucos venho tentando deixar de ingerir carne vermelha durante a semana. E o que tem me ajudado muito é o fato primeiro de eu comer qualquer tipo de legume, e o segundo é que eu adoro carne de soja.

A proteína texturizada de soja também conhecida como PTS ou PVT, segundo o site de um fabricante é obtida através da extração do óleo do grão e é composta de aproximadamente 52% de proteínas de alto valor biológico, além de conter vitaminas e mineirais como cálcio e ferro e ácidos graxos poliinsaturados que não elevam o colesterol. E pode ser encontrada de forma granulada ou em pedaços.

Eu passei a comer PVT quando conheci um restaurante vegetariano aqui em Sorocaba que utiliza muito este tipo de "carne" para preparar seus pratos. Lá já experimentei chuchu recheado, kibe, almôndegas, ensopado e até mesmo um dos meus prediletos: feijoada!!!

Olha se você nunca comeu e mesmo assim torce o nariz, porque não deixar o preconceito de lado e pelo menos tentar? Amanhã vou postar uma receita deliciosa a base de soja granulada. E vou tentar colocar aqui várias opções de receitas para que vocês possam incorporar a soja no cardápio da sua família.

Fonte: www.maeterra.com.br

Beijos,
Fla.

Um comentário:

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.