domingo, 15 de março de 2009

Cuscuz de assadeira

No dia 8 de março, meu marido fez um agradinho pra mim e foi ele mesmo para a cozinha preparar nosso almoço, e eu ainda tive direito de escolher o que queria. Tadinho, eu judiei e fui escolher justo algo que ele nunca tinha preparado. Mas com algumas explicações, eis que o prato foi preparado com destreza e o resultado ficou delicioso.

Como eu não gosto de sardinha e o preço camarão está pelos olhos da cara, optei por pedir um cuscuz de linguicinha calabresa fininha. E ficou muuuuito bom. Pra mim a graça do cuscuz está quando ele esfria e eu posso de tarde comer um bom pedaço dele com café fresquinho.



Ingredientes:

- 1 pacote de linguiça calabresa fininha (cada pct vem com 4 unidades)

- 1 cebola picadinha
- 2 tomates sem semente picados
- 1 caixa de massa de tomate
- sal e pimenta calabresa a gosto
- 1 lata de ervilha
- 1 vidro de palmito picado (separe 1 para enfeitar)
- +/- 300 grs de farinha de milho

Preparo:

- Corte a linguiça em rodelas bem fininhas. Em uma panela frite-as em um pouco de azeite até que fiquem bem coradinhas. Coloque a cebola para fritar e em seguida os tomates. Adicione sal ou o tempero que desejar. Quando os tomates estiverem desmanchando adicione a massa de tomate. Deixe ferver até que fique bem encorpado.
- Adicionei as ervilhas e deixe ferver mais um pouco. Adicione a pimenta a gosto e por último o palmito. Mexa bem e deixe em fogo baixo.
- Enquanto o molho está no fogo, coloque a farinha em uma tigela e jogue um pouco de água morna por cima dela, e vá esfarelando a farinha, isso evita que fiquem gruminhos no cuscuz ou pelotinhos de farinha.
- Agora vá adicionando a farinha no cuscuz até que fique com a consistência desejada. Lembrando que por se tratar de um cuscuz de assadeira, ele não será desenformado, então ele deverá ficar mais úmido que o outro cuscuz.
- Depois, vá mexendo sempre na panela, por uns 15 minutos, em fogo baixo para não queimar. É bom para exercitar o braço.
- Unte um refratário com azeite de oliva e despeje o cuscuz. Por cima enfeite com o que quiser, tomates, o palmito reservado, pode colocar ovo cozido, azeitonas, e por aí vai.

É muuuuuito gostoso e rapidinho de fazer.

Marido mandou muito bem. Esse ele vai ter que repetir várias e várias vezes, agora ele já sabe a receita e as instruções na ponta da língua.

Beijokas,
Bom domingo.

Fla

2 comentários:

  1. Oi Fla!
    Obrigada pela visita e mensagem no meu blog.
    Pois é...vc não sabe como faz falta alguns produtos "made in Brazil" aqui na terra do gelo. Eu, como uma boa cearense q sou, adoro farofa e meu estoque de farinha acabou. Escrevi isso no meu blog e tive a felicidade de receber essa "preciosidade" de uma amiga q mora tb aqui na Suécia (Verônica) e tb da Márcia. Hj até escrevi um post pra Márcia agradecendo a farinha especial q ela me mandou. Farinha "das boas" vinda do interior da Bahia. Hum, q delícia!!
    Abra§os e apare§a mais vezes.

    ResponderExcluir
  2. adoro cuscuz!!! faz tempo que não faço e é tão bom, né?
    beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.