terça-feira, 17 de março de 2009

Carne ao molho de vinho

Não é sempre que a gente inventa alguma coisa na cozinha e dá certo não é mesmo? Eu já testei algumas coisas que eu não daria nem para o cachorro comer, até porque eu não tenho cachorro...hehe.

Massssssss, tem dias que parece que tudo conspira a favor e você joga um ingrediente daqui, outro ali, põe um condimento aqui, joga uma pimenta acolá e tcharã... o resultado fica melhor que o esperado. Foi assim que eu inventei essa carne com um molho de vinho que ficou bem gostosa.

Então, vamos lá.


Ingredientes:

- 1 kg de coxão duro em pedaços grandes
- 2 col. vinagre
- 2 col. sopa de azeite
- 200 ml de vinho tinto seco
- 1 cebola cortada em pétalas grossas
- 1 vidro pequeno de champignon
- 2 col. sopa de shoyo
- 1 col. café de cominho em pó
- 2 pimentas biquinho ou 1/2 pimenta dedo de moça
- cheiro-verde a gosto
- sal a gosto

Preparo:

- Tempere a carne cortada em pedaços com o vinagre, sal e 50 ml de vinho. Deixe marinando por 30 minutos.
- Em uma panela de pressão, coloque as 2 col. de azeite e deixe aquecer bem. Coloque a carne na panela e deixe em fogo alto para que ela fique bem corada. Isso espirra, então cuidado. Procure manter o fogo alto e virar a carne com um pegador, para que não aconteça de furar os pedaços. Não jogue fora o caldo que ficou marinando, vamos utilizá-lo em seguida.
- Com a carne corada, despeje o caldo da marinada e mais 50 ml de vinho. Tampe a pressão e deixe até que a carne fique firme porém macia. Uns 35 minutos acho que já é suficiente, isso vai de acordo com cada fogão.
- Depois de aberta a panela de pressão, deixe ferver o caldo que ficou na panela por uns 5 minutos. Aí, retire a carne e reserve.
- Na panela adicione a cebola, a pimenta biquinho, o shoyo, o cominho e o restante do vinho. Deixe ferver até que a cebola fique transparante. Coloque os cogumelos e deixe por alguns minutinhos.
- Retorne a carne na panela e misture bem. Coloque em um refratário e cubra com bastante cheiro-verde.

Fácil hein?! Servi com um arroz branco e uma salada. Como diria o bonitinho do meu vô: "Não precisa nem de mistura". Rs..rs..rs..

Ah, como informação eu usei o vinho Miolo Seleção Tinto Seco, que além de ser um dos meus favoritos, comprei no Extra por um precinho chuchu: R$ 13,90 a garrafa. Por aqui o preço geralmente é na faixa dos R$ 22,00, então valeu muito a pena. Eu havia tomado metade da garrafa e como por motivos de força maior estou impossibilitada de ingerir qualquer bebida alcóolica (oh Jesus!), resolvi aproveitá-lo de outra maneira. Sou espertinha...hehe.

Beijos,

Fla.

3 comentários:

  1. sempre que venho aqui me dá uma fomeeee....
    rsrsrs

    ah gostei do calendário :)
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Fla, que montão de receitas!!! Assim não consigo te acompanhar!!! :)

    Delícia!!!!!

    Tem meme pra você no meu blog.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Hehehe olhando a foto, pensei que tivesse quiabo!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.