quarta-feira, 11 de março de 2009

Arroz com frango e pequi

Você conhece pequi? Já ouviu falar ou já teve a oportunidade de experimentar? Não?! Então corre porque vale muito a pena.



Pequi segundo o site Wikipedia é: "é uma fruta nativa do cerrado brasileiro, muito utilizada na cozinha nordestina, do centro-oeste e norte de Minas Gerais. Dela é extraído um azeite denominado azeite de pequi. Seus frutos são também consumidos cozidos, puros ou juntamente com arroz e frango. Seu caroço é dotado de muitos espinhos, e há necessidade de muito cuidado ao roer o fruto, evitando cravar nele os dentes, o que pode causar sérios ferimentos nas gengivas. O sabor e o aroma dos frutos são muito marcantes e peculiares. Pode ser conservado tanto em essência quanto em conserva."

Eu já pude experimentar a fruta assim, como na foto, in natura. Onde morei em Campo Grande, havia mais facilidade em encontrá-la, já aqui em Sorocaba, a única forma é utilizar o fruto em conserva. Geralmente ele já vem fatiado, mas em alguns lugares ainda encontro ele inteiro. O sabor não muda muito e o bom é que apesar do preço salgadinho (média do preço do vidro de 200 grs é de R$ 10,00), basta um pouco para que o sabor fique bem marcante.

E a combinação perfeita para mim é do pequi com frango. E foi num domingo que resolvi fazer este arroz com frango que modéstia a parte ficou muito gostoso.


Ingredientes:

- 2 xícaras de arroz
- 4 xícaras de água
- 500 grs. de frango a passarinho
- 1 cebola pequena picada
- 2 dentes de alho amassados

- 50 grs. de pequi bem picado
- 1 limão
- 1 col. chá de colorau

- sal e pimenta à gosto
- cheiro-verde à gosto

Preparo:

Lave bem o frango em água corrente. Em seguida tempere com limão, colorau, sal e o alho. Deixe marinando por meia hora. Em uma panela grande frite-o em pouco oléo. O frango deverá ficar cozido, mas também coradinho. Se houver necessidade vá pingando água aos poucos. No final não deverá sobrar muito caldo na panela.
Enquanto o frango está fritando, faça o arroz da seguinte forma: em um pouco de azeite frite a cebola e o pequi por alguns minutos. Depois adicione o tempero de sua preferência e frite o arroz até que ele fique com a coloração do pequi. Adicione a água e deixe em fogo médio até ficar cozido.
Agora, é só juntar o arroz na panela onde você fritou o frango. Misture bem e por último adicione bastante cheiro-verde.

Simples né?! Eu acho. O bom é que é só fazer uma salada e já se tem uma refeição completa!

Pequi? Eu recomendo! Ah, sorry pela foto, minha máquina anda rebelde. Ela não faz jus ao sabor do prato...rs.

Beijos,
Fla.

3 comentários:

  1. hum me deu uma fominha agora...

    ResponderExcluir
  2. Vou ter que ser sincera.. pequi eu não curto muito...

    ResponderExcluir
  3. Eu AMO pequi!!!
    Conheci aqui em Sorocity e gostei de primeira!!!

    Como até puro, se duvidar!

    =)

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.