sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Macarrão com Funghi Secchi

Há um restaurante aqui em Sorocaba, uma churrascaria mais especificamente, chamada OK, e foi lá onde experimentei funghi pela primeira vez. Desde aquele dia eu fiquei encucada com o tal do cogumelinho e não susseguei enquanto não consegui uma receita que me fizesse cogumelisticamente falando, feliz...hehe. Até porque devido ao preço um tanto quanto salgadinho do lugar, eu não poderia ir até lá sempre que quisesse desgutar o bonitinho.
E eis que um dia encontrei esta receita em um site que não me lembro, até porque já tem um bom tempo, e resolvi fazer. Da primeira vez fiz com shitake porque não achei o funghi secchi, e o resultado não foi muito legal. Mas quando fiz com o cogumelo certo...hum... ficou muuuuuito bom! Desde então esta é a minha receita predileta de macarrão.

A última vez que ela foi executada, foi no aniversário de minha mãe, que também é fã de tal receitinha.


Ingredientes:

- 1 pacote de macarrão (penne ou fusilli)
- 50 gr. de funghi secchi
- 2 col. sopa de margarina ou manteiga
- 1 cebola pequena picada
- 1/2 xícara chá de vinho branco seco
- 2 col. sopa de farinha de trigo
- 2 xícaras chá de caldo de carne
- 2 xícaras chá dá água do funghi
- 2 xícaras chá de creme de leite fresco
- sal e pimenta a gosto
- queijo parmesão ralado

Preparo:

Etapa 1 - O funghi

Coloque o funghi de molho em 2 xícaras de água quente. Deixe por meia hora e procure não movimentar o recipiente, porque o dito do cogumelo tem terra e ela vai toda para baixo. Após este tempo, retire com cuidado o funghi e pique em pedaços. Reserve.
Em um coador de café passe a água do funghi pelo filtro de papel por umas 2 vezes (ok, dá trabalho, mas ninguém vai querer comer terra né?!) Reserve.

Etapa 2 - Caldo de carne

Essa é fácil. Coloque duas xícaras de água e um tablete de caldo de carne para ferver. Após derreter o caldo, desligue o fogo e reserve.

Etapa 3 - O molho

Em uma panela derreta a manteiga e frite a cebola até começar a ficar transparente. Acrescente o funghi e frite bem. Coloque o vinho e deixe evaporar até sobrar algo em torno de 1 colher de sopa de caldo. Coloque o caldo do funghi e deixe levantar fervura.
Misture a farinha no caldo de carne e despeje na panela. Deixe ferver até engrossar. O molho não chega a ficar grosso como um creme, mas fica bem consistente.
Depois é só misturar o creme de leite fesco, que até pode ser substituído pelo de caixinha mas sinceramente não é a mesma coisa, e deixe na panela por uns 10 minutos. Lembrando que creme de leite fresco, assim como de caixinha, podem ir ao fogo e levantar fervura. O de latinha não pode porque talha.
Pois bem, depois de pronto o molho é só corrigir o sal, colocar uma pimentinha caso queira e misturar ao macarrão que a esta altura já deve estar cozido.

Coloque muuuuuuuuuito queijo parmesão (nada de queijo de pacotinho pelamor hein!!!), e é só comer!!!

Essa receita serve 6 pessoas magrinhas ou 4 comilonas.

É isso.
Bom final de semana a todos!!!
Beijokas,
Fla.

3 comentários:

  1. Não sei porque não pode usar queijo de pacotinho, que preconceito!!! Rss... Este eu sei que estava ótimo!!!! Fer

    ResponderExcluir
  2. Gente, vcs não tem ideia (parece que caiu o acento, por via das duvidas agora não vou mais ancentuar nada nem usar hifen rsrsrs) de como estava uma delicia!
    Vale a pena fazer e experimentar, fica divino! beijos

    ResponderExcluir
  3. Hummmm também adoro qualquer coisa com fungi seco :)

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.